Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A diferença é que, daqui a uns anos, imaginando que o fundo valorizou 100%, o que queimou o dinheiro vai andar todo satisfeito porque conseguiu duplicar o seu investimento (ele queimou os outros 500€, não contam para as contas da rentabilidade do investimento); enquanto que o que apostou nos fundos desde o início vai andar aliviado por finalmente ter atingido novamente o break even...

Conclusão - somos mais felizes se queimarmos o dinheiro :)

Consegui duplicar o seu investimento? 

Só se não pagar impostos :D

O pior é que na maioria desses casos, vão resgatar aos 50 ou 60%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Parece de loucos quando se fala em apenas 2 fundos, numa carteira com 10 fundos já não parece tanto de loucos, até porque não é tirar de um para meter noutro, é de uma forma mais global, quando o que se pretende é manter o equilibrio inicial em termos de pesos.

Eu sei que rebalancear se trata de ajustar o risco do portfolio e baixar a volatilidade, de forma a ter retornos ajustados ao risco. 

Mas quando tudo cai, é dificil de engolir e fazer o que se deve. Eu falo por mim, matérias primas ja estao 10% abaixo da alocaçao desejada, mas ainda nao me consegui convencer a meter la mais €€€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que rebalancear se trata de ajustar o risco do portfolio e baixar a volatilidade, de forma a ter retornos ajustados ao risco. 

Mas quando tudo cai, é dificil de engolir e fazer o que se deve. Eu falo por mim, matérias primas ja estao 10% abaixo da alocaçao desejada, mas ainda nao me consegui convencer a meter la mais €€€.

Eu por exemplo nunca fiz, mas é apenas por opção, se o teu objectivo inicial seria esse, e teres um peso imaginemos, de 10% na carteira em emergentes, se neste momento tens 2 ou 3% ou seja o que for, deverias o reforçar para manter o mesmo peso, o ideal é capital novo, e fazer o rebalaceamento dessa forma, se não a alternativa é retirar naqueles em que o peso está acima do inicial...se custa...então terás de abandonar essa estratégia... mas também depende do tempo em que pesas fazer o mesmo, se é de 6 em 6 meses, anual, bianual...etc..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Sr. tem memória de peixe, como tal aconselho-o vivamente a ler/reler os meus comentários, eu não reneguei nada.

"Lose your opinion, not your money". É uma frase muito indicado ao Sr. 5coroas.

Um bem haja!

Eu estava a referir-me aquele famoso astrólogo português que dizia para convencer os ignorantes papalvos: não renegue à partida a ciência que desconhece! Isto tanto se pode aplicar à Astrologia como à AT. Só morde o isco quem quer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu por exemplo nunca fiz, mas é apenas por opção, se o teu objectivo inicial seria esse, e teres um peso imaginemos, de 10% na carteira em emergentes, se neste momento tens 2 ou 3% ou seja o que for, deverias o reforçar para manter o mesmo peso, o ideal é capital novo, e fazer o rebalaceamento dessa forma, se não a alternativa é retirar naqueles em que o peso está acima do inicial...se custa...então terás de abandonar essa estratégia... mas também depende do tempo em que pesas fazer o mesmo, se é de 6 em 6 meses, anual, bianual...etc..

Ja que falas-te de mercados emergente, qual é a  tua opiniao sobre o futuro desses fundos? Qual o impacto do aumento de juros da FED tera no preço das açoes emergentes?

Eu pergundo porque neste momento, os indicadores fundamentais começam a dizer que os mercados emergentes estao baratos. Mas toda a gente parece estar com medo da FED, e a fugir desta classe de investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Os 28% do estado, temos que os pagar sempre... mas também não vou adiar o resgate de um fundo até à morte, só para ter um alívio no pagamento do IRS. :P

Se pagar por cada resgate 28%, é sinal que tive rendimentos... ou então invisto em produtos em forma de seguro, para obter benefícios fiscais.

O Eurico, o presbítero também tem a sua razão de ser (investir): mais vale colher os ovos da galinha, do que esperar que a galinha saiba fazer uma omelete. :lol: 

Caro "macase", permita-me uma pequena correcao: "os 28% ao estado" NAO "temos de pagar sempre". O imposto so' e' calculado no final do ano, atraves da declaracao do IRS do investidor (veremos se esse espaco do G ja' vem pre'-preenchido com os movimentos... não acredito em tamanha eficiencia da maquina fiscal portuguesa, mas veremos...), após o balanceamento entre as mais e as menos-valias registadas nesse ano.

No meu caso particular, desde meados do ano passado que tive em atencao esse balanceamento, sempre na perspectiva de fazer baixar, dentro do razoavel e racionalmente aceitavel, o saldo líquido das mais-valias. So' para lhe dar um exemplo, nos ultimos dias de dezembro, liquidei os 6 fundos que tinha "no vermelho", para recomprar 4 desses mesmos fundos logo na reabertura de janeiro. 

Nesta area, o sistema fiscal portuguese e' (ou passou a ser, desde 2015) praticamente igual ao praticado nos restantes paises da UE, e portanto aqui nao ha' muito que inovar. Trata-se apenas de compreender os fundamentais, ler alguma bibliografia e... fazer o que os outros fazem, juntando o nosso "personal touch". 

Agora, admito que um posicionamento activo no mercado de fundos, como aquele que eu procuro seguir, mesmo `a minha pequena escala, da' trabalho e e' exigente nos resultados. Contudo, na minha perspectiva, e com todo o respeito com quem pensa de maneira diferente, e' a única que vale a pena, nomeadamente, para quem sente algum gozo em estar/acompanhar esta area. 

Se optasse pelo tratamento "inerte" ou "voyeurista" dos Funds como eu li aqui - alguem que compra os funds com o objectivo de ficar, literalmente, a olhar para eles, intocaveis, durante 15 ou 20 anos!.. - bem, isso seria um descanso (seria??), mas também uma enorme chatice de tanta modorra! Ja' viram? Quem opta por este caminho "voyeurista" - respeitavel, nao ponho em causa - nunca pode comparar/quantificar resultados. Nunca pode dizer "este ano correu-me bem, ganhei X" ou o inverso, lamentando-se que foi um "annus horribilis", e que perdeu Y.... Atira tudo para as calendas e ai' nada e' real, prevalecendo as conjecturas, o subjectivismo e a imprevisibilidade inerente às incertezas que o futuro nos coloca.

Vivi em criança em Mocambique. Passei a minha meninice em casa de um tio que tinha uma enorme propriedade/fazenda no Chimoio, em Manica. Era pessoa muito integra, trabalhadora e abastada. Um homem que amava Africa e o seu povo como ninguém (lembro-me bem, tinha uma escola dentro da fazenda, onde todos aprendiam a ler... era um ponto de hora do meu tio!). Sabem como terminou? Vivendo de "recordacoes" em casa do irmao (meu pai), sem eira nem beira, quase por caridade fraterna... Alguma vez teria ocorrido ao meu tio o que o futuro (imerecidamente) lhe reservava?...

Enfim, tal como eu disse numa intervencao anterior, o posicionamento de cada um de nos no mercado, espelha a maneira de ser, de pensar, a idiossincrasia, da nossa personalidade. Ora, isso deve ser valorizado e preservado, porque e' a principal riqueza do genero humano: a nossa diferenca! 

Entendamos, pois, as nossas diferencas de perspectiva, com respeito mutuo e consideracao maxima pelo nosso interlocutor, pois e' a unica forma de termos conversas construtivas e civilizadas. Com toda a franqueza, detesto quando leio aqui insultos e desconsideracoes entre colegas de forum. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De uma forma muito simples, temos os fundos A e B em carteira. O Fundo A tem 500 euros, o fundo B também tem 500 euros. 

No final do trimestre, semestre ou do ano ( por exemplo), o Fundo A está com 750 euros e o Fundo B com 1250 euros.

Como é que rebalanceamos a nossa carteira de forma a optimizar o nosso investimento?

- Opção A - Resgatamos 250 euros do Fundo B e reforçamos o A de forma a ficar com 1000 Euros em cada um dos fundos e pagamos o imposto correspondente a esta mais valia? 

- Opção B - Injectamos novo capital no Fundo A, neste caso 500 euros de forma a reajustar a carteira para as percentagens que tinhamos definido inicialmente e não pagamos impostos?

Foi apenas isto que o 5coroas tentou transmitir. Trata-se de optimizar o nosso investimento, manter o imposto que iremos pagar um dia a render até esse mesmo dia.

Claro que depois podemos, como diz o Eurico, jogar com mais e menos valias caso algo tenha corrido mal e tenhamos de resgatar fundos com menos valias. 

Idealmente a Opção B é a mais indicada, porque permite rebalancear a carteira e injectar novo capital na mesma permitindo manter o imposto a trabalhar para nós.

E a médio longo prazo resgatar fundos com menos valias geralmente não acontece. Poderá acontecer com apostas muito específicas de "market timing", curto prazo, regiões específicas, sectoriais,  etc etc etc ..

Editado por lelo1520
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, já soube isto, mas não estou a encontrar. Corrijam-me se estiver em erro.

No ano passado resgatei dois fundos nacionais com lucros em Janeiro. Ou seja, não tenho de os declarar na declaração de IRS, certo?

Só para aí a partir de Junho (se não estou em erro) do ano passado é que isso se passou a fazer assim, correcto?

Obrigado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Pessoal, já soube isto, mas não estou a encontrar. Corrijam-me se estiver em erro.

No ano passado resgatei dois fundos nacionais com lucros em Janeiro. Ou seja, não tenho de os declarar na declaração de IRS, certo?

Só para aí a partir de Junho (se não estou em erro) do ano passado é que isso se passou a fazer assim, correcto?

Obrigado ;)

Sobre esse assunto, pode informar-se, por exemplo, AQUI.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estava a referir-me aquele famoso astrólogo português que dizia para convencer os ignorantes papalvos: não renegue à partida a ciência que desconhece! Isto tanto se pode aplicar à Astrologia como à AT. Só morde o isco quem quer.

Eu, contrariamente a si, nao mando postas para o ar, só para se sentir importante e esperto. Eu quando falo, tenho total certeza e conhecimento sobre o assunto em causa.

No entanto, gosto de dar trela aos que renegam um assunto e que se baseiam em fé e sorte (é o que uma estrategia vencedora no LP requer).

Volto a referir que AT nao e astrologia.

PS- Enquanto uns falam de isco, eu falo de dar trela, pode ser que assim percebam.

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Parvest Equity Russia na ultima sexta-feira: +8,64%:D

Não é muito normal um fundo subir quase 9% num dia :lol:, nem me recordo, pelo menos daqueles fundos que melhor conheço, de alguma vez isso ter acontecido...é um fundo impróprio para cardíacos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é muito normal um fundo subir quase 9% num dia :lol:, nem me recordo, pelo menos daqueles fundos que melhor conheço, de alguma vez isso ter acontecido...é um fundo impróprio para cardíacos.

O gestor deste fundo tem feito por merecer o seu ordenado; comparando:

Pictet index Russia: 1 y return -19,98%; YTD -17,71%

Parvest Equity Russia: 1 y return -3,64%; YTD -7,25%

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

DeGiro ataca supermercados de fundos após corretores “dinossauros”

A grande vantagem do serviço bolsista de fundos é a diversidade de sociedades gestoras de fundos que já aderiram. Além de gestoras já presentes em Portugal através dos chamados “supermercados de fundos” – como o ActivoBank, o Banco Best e o Banco Big –, a DeGiro permite o acesso a sociedades novas. Assim, a corretora holandesa oferece fundos de sociedades gestoras como a Vanguard, a Robeco e a Petercam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Génio de “A Queda de Wall Street” antevê outra crise económica

http://economico.sapo.pt/noticias/genio-de-a-queda-de-wall-street-anteve-outra-crise-economica_240675.htm

É um artigo interessante e fala em pontos curiosos, e olhando para Portugal... estamos de certo modo a cometer os erros do passado.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o investidor estar a virar-se para investimentos na água.

Neste tópico já se falou no Pictet Water... o que acham?

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se é versão USD então a moeda do fundo é USD, portanto as variações são totalmente diferentes, por exemplo, nos últimos 2 anos a versão USD rendeu 40%, a versão EUR rendeu 14%...

A versão USD não existe em Portugal pleo menos no tipo " MN C".

Chamo também a atenção que não são só nas rentabilidades que há diferenças, a versão EUR é bem menos volátil, com um DP de 3,50% a 3 anos, a versão USD é de 10%, assim como o Sharpe que na versão EUR é o dobro, a maior segurança "paga-se" com melhores rácios e menor rentabilidade :).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )