Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

e passado 3 dias, surgir um forte rebound e posteriormente o inicio de um longo período de valorizações

As bolsas japonesas entraram esta quarta-feira, 20 de Janeiro, em "mercado urso"

As bolsas chinesas entraram oficialmente no final da semana passada em "mercado urso"

O índice europeu Stoxx 600 entrou em "mercado urso"

Só se a gente, como diz o outro, acraditar com muita força. Todos os indicadores são péssimos de momento.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Será que vamos ver o petrol abaixo dos 20, como fala umas das conspiraçoes que diz que os eua querem enfraquecer a russia como nos anos 80. O problema é se a Russia conseguir negociar em rublos o petrol vamos assistir a muita coisa este ano e assistir a uma russia e talvez china em grande, claro que os eua irão fazer alguma. Será a invasão siria uma jogada dos eua?  Tanta conspiração que nem dá para ver a coisa mas que passa-se algo passa-se. Quanto aos mercado a minha opinião é ficar sentado e ver o filme todo e depois de o filme passar aproveitar a coisa.

Ficar sentado a ver o filme até quando? No ultimo crash, SÓ demorou 1 ano e tal até chegar ao fundo e depois mais uns 5 anos até voltar à posição mais alta antes do inicio do crash. Quem tivesse ficado apenas sentado, teria perdido uns 6 anitos do seu tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acha que existe alguma noticia que lhe fundamente algum rebound porque eu só vejo é queda e tendencia de queda, eu pensaria melhor nesse tipo de estrategia de ficar à espera do rebound a curtissimo prazo, nas melhores hip. a medio prazo. Mas espero que esteja errado a 100% claro :)

Os rebounds tem surgido sempre ...tambores....como sequência das quedas. Por isso essa possibilidade existe sempre. E como dizem os livros, aqueles que tem saído nas quedas para entrarem nas subidas (raramente acertam no timing ideal para entrar), em geral tem tido piores performances do que aqueles que aguentam firmes e aproveitam as rebounds.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Alguém por aqui com participação no fundo LU0676280711 - Allianz US High Yield AM (H2-EUR) EUR? que queira partilhar opinião(/dor)?

Tenho assistido diária e inquietamente à desvalorização do mesmo e tentado resistir ao resgate total com aposta a curto/médio prazo num rebound (como também mencionado há pouco).

Tenho este fundo há pouco mais de 1 ano e com perdas atuais significativas (14%). 

Editado por pesteves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fica aqui uma pergunta de algibeira, ou desafio... Não seria melhor resgatar tudo o que sobra agora e comprar unidades com cotação mais baixa?

O problema é adivinhar quando é a cotação mais baixa... o mais certo é perderes agora e perderes novamente quando (e se, claro) as unidades continuarem a cair e depois voltares a repetir a jogada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só se a gente, como diz o outro, acraditar com muita força. Todos os indicadores são péssimos de momento.

Que critérios e quem é que "oficialmente" decreta que este ou aquele mercado está "urso"?

A China está a cair desde à 6 meses, só agora é que está "urso"?

O Japão estava à menos de 1 mês a bater os máximos, já está "urso"?

A Europa à cerca de 1 mês atrás estava com valores semelhantes aos de hoje e não estava "urso" oficialmente, depois subiu quase aos máximos, desceu e agora já está "urso"?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda há dias aqui meti um link de uma opinião que dizia: "Não tentes fazer market timming, deixa isso para quem sabe".

Acerca desta fase e do que se disse atrás, acrescento 1 coisa:
    Fundos de Investimento não são ferramentas de trading.

Eu vou optar por deixar tudo como está e ir reforçando conforme o dinheiro vem no final do mês. Mesmo que caia mais, acho que sempre é melhor do que estar à espera do "momento ideal", que depois deixa de o ser por causa do desfasamento das subscrições (1, 2 ou 3 dias).

Que esta correção está a ser forte, está. E custa ver os rendimentos de 2 anos e meio apagados, e mais, ver liquidez a desaparecer através de perdas, que já começam a ser de montantes que já fazem coçar a cabeça.

Mas é nestes momentos que uns entram em pânico e saem, assumindo as perdas, quando toda a literatura recomenda que se mantenha a calma e faça o contrário, que se tenha paciência.

Afinal os prazos indicativos para os FI são sempre de vários anos. Nós é que na era da internet temos tendência a viver tudo com muita celeridade. Queremos resultados para ontem!

Calma, cabeça fria, não acreditar em manchetes sensacionalistas e usar a inteligência. É isto que eu tento fazer.

Só para reforçar a minha ideia:
    http://www.investing.com/analysis/what-does-history-tell-us-380749

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que critérios e quem é que "oficialmente" decreta que este ou aquele mercado está "urso"?

A China está a cair desde à 6 meses, só agora é que está "urso"?

O Japão estava à menos de 1 mês a bater os máximos, já está "urso"?

A Europa à cerca de 1 mês atrás estava com valores semelhantes aos de hoje e não estava "urso" oficialmente, depois subiu quase aos máximos, desceu e agora já está "urso"?

Exatamente.

O STOXX50 está hoje cerca de -3% do que estava há 1 ano atrás.
    Mas hoje já anda tudo arrasca a dizer que é o fim do mundo.

Claro que que comprou quando estava nos 3600~3800pts, agora está com 20% de perdas, se olharmos para últimos 6 meses de mercado, é um drop forte. Mas também a subida no Q1 2015 o foi, se bem se lembram, em 3 meses subiu de 3000pts para 3800pts (26%).

Quanto maior é a subida, maior é a queda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ComumenteDrawdowns na ordem de -10%= correction, -20%= bear market.

Mas não se esqueça que tem ainda que adicionar a essa definição (não oficial) o fator tempo, ou seja as tendências dos mercados ao longo de determinados periodos de tempo. Tendência bear/bull não é apurada com quedas ou subidas abruptas de 1 ou 2 semanas. E o que eu vejo até ao momento, é que dentro deste periodo de bull que se iniciou em 2009, estamos a atravessar desde Março de 2015 um período de estagnação (com altos e baixos mas sem praticamente perdas ou ganhos) em vários indices.Se vai para bear ou se retoma o bull, é o que falta saber, e na minha opinião ainda não existem suficientes indicios que apontem com toda a certeza que vamos irremediavelmente ou já estamos numa clara tendência bearish.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O petroleo cai a grande, a europa está toda lixada, a china está em queda, as arabias está toda lixada, os Brics estão todos lixados, os EUA entraram em bearish, as recomendações são de vendas, acho que com isto mostro qual a tendencia da coisa. Existe outros ramos para alem deste para ganhar dinheiro, para mim a que esperar que caia para depois entrar bem 

por exemplo vou pensar se entro na apple daqui  a uns tempos pois estás quedas são de panico e não de fundamentais e podera gerar boas oportunidades, o panico gera sempre boas oportunidades de entradas e como a apple falo em qq outra coisa que tenha estrutura

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

olhem por exemplo o facebook, antes desta ramboia toda estava nos 100 agora anda nos 90 e haverá de cair mais e sem volume massivo, isto podera significar quedas de panico e gerar boas oportunidades de entrar porqueqd a coisa parar de cair de certeza que o face irá voltar aos 100 por exemplo. Não analisei a coisa profundamente so olhei para o vol e queda de mercado logo não é recomendação somente um reparo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas não se esqueça que tem ainda que adicionar a essa definição (não oficial) o fator tempo, ou seja as tendências dos mercados ao longo de determinados periodos de tempo. 

Esta é a tendencia dos mercados no ultimo ano (52 semanas). Se isto não é uma tendencia clara, não sei o que seja.

http://i.imgur.com/414MtkZ.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim essas são apenas as diferenças entre os valores actuais comparativamente com os valores máximos alcançados durante as ultimas 52 semanas. Isto não me dá uma ideia de tendência ao longo do tempo. Diz-me apenas que algures nas ultimas 52 semanas houve um pico x e agora existe um dip y e a diferença é de -z%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto não me dá uma ideia de tendência ao longo do tempo. 

52-Week High/Low é usado para isso mesmo.

The 52 week high or low is really just useful in trend identification. If a stock is at its 52 week high then its trend is positive. If a stock is near its 52 week low then its trend is negative. Momentum investors try to buy with the trend and the 52 week high is a convenient way to define its direction.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fazendo um pouco de Chat que o Cardozo24 tanto "aprecia"... :ph34r: 

Os meus dois reforços que fiz entraram no valor mais baixo de sempre da minha carteira que está construída desde Outubro de 2015. Agora é esperar que as coisas não baixem muito mais, se não em Fevereiro se houver disponibilidad€ cá estarei para reforçar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Novo colapso das bolsas: o que é que está assustar os investidores?

O mais importante é dormir-se descansado, quem está preocupado com a situação actual, é fazer a tomada de menos-valias ( se for o caso ) ou simplesmente sair e arrecadar as mais-valias que tem, e depois "estacionar" num fundo de liquidez ou num fundo de obrigações soberanas que apostem na Alemanha ou EUA ( PIMCO GIS Glbl Real Ret E Acc EUR H YTD + 0,19%, este fundo caiu apenas 4,55% em 2008 ) ,  ou no Market Neutral ( MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc YTD +0,84%,  este fundo em 2008 não chegou a 5% de queda) .

Ou então, como já dizia o outro, aguenta aguenta :D

Agora fora de brincadeiras, eu tenho "pena" que muitos de vocês tenham descoberto os fundos de investimento "tarde" de mais, nunca é tarde, mas no timming de algum modo errado, porque se tivessem entrado por exemplo em 2009, apesar das grandes quedas, se não tivessem feito tomadas de mais valias, ainda tinham fundos com mais de 50% de rentabilidade, agora assim quem entrou há muito menos tempo, ou não tem almofada, ou estão bem no vermelho, como diz aí o artigo, desde Março de 2009 até agora a bolsa dos EUA tinha subido 250%, isto tem de esvaziar, é saudável que isso aconteça, não queremos, e ninguém quer, é que seja de formas abruptas, em 2008 foi  o subprime, agora tinha de se arranjar qualquer coisa como desculpa, o ano passado tivemos um principio, com a questão da Grécia, mas como a coisa se resolveu deixou-se de falar nisso, depois veio a China em Julho e a partir daí os investidores ficaram com ela debaixo de olho, e qualquer noticia menos boa vindo de lá é desculpa suficiente para as quedas, o petróleo apenas veio ajudar á festa...

Mas como disse acima, não vale a pena se queixarem, tirando algumas excepções, acima referidas entre outras, tudo o resto está a cair, não há boas ou más escolhas, nem fundos muito bons ou fundos muito maus, simplesmente está tudo a cair, agora cada um faz o que lhe parecer melhor.

Apesar de ser para longo prazo, assusta :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que investir é um assunto sério e temos que analisar a nossa tolerância ao risco. Que tipo de perfil de investidor temos. 

Quando se está a ganhar é tudo uma alegria, o problema é quando as coisas ficam no vermelho... e vão lá para baixo. Aí é que é preciso ver quem está "agarrado" à estratégia ou não.

Em relação ao post do D@vid, realmente comecei nos fundos um pouco tarde. Mas lentamente consegui fazer as coisas, construção do fundo de emergência entre outras coisas.

Atualmente os fundos de investimento estão um pouco na moda. São falados na televisão, etc... mas muitas pessoas metem-se neles sem perceber muito bem os seus riscos.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez ajude a suportar o mau momento:

"Contra a Ansiedade

Sempre que te aconteça alguma coisa contrária à tua expectativa diz a ti mesmo que os deuses tomaram uma decisão superior! Com semelhante disposição de espírito, nada terás a temer. Esta disposição de espírito consegue-se pensando na instabilidade da vida humana antes de a experimentarmos em nós, olhando para os filhos, a mulher, os bens como algo que não possuiremos para sempre, e evitando imaginarmo-nos mais infelizes um dia que deixemos de os possuir. Será a ruína do espírito andarmos ansiosos pelo futuro, desgraçados antes da desgraça, sempre na angústia de não saber se tudo o que nos dá satisfação nos acompanhará até ao último dia; assim, nunca conseguiremos repouso e, na expectativa do que há-de vir, deixaremos de aproveitar o presente. Situam-se, de facto, ao mesmo nível a dor por algo perdido e o receio de o perder. Isto não quer dizer que te esteja incitando à apatia! Pelo contrário, procura evitar as situações perigosas; procura prever tudo quanto seja previsível; procura conjecturar tudo o que pode ser-te nocivo muito antes de que te suceda, para assim o evitares. Para tanto, ser-te-á da maior utilidade a autoconfiança, a firmeza de ânimo apta a tudo enfrentar. Quem tem ânimo para suportar a fortuna é capaz de precaver-se contra ela; mas nada de angústias quando tudo estiver tranquilo! 
    O cúmulo da desgraça e da estupidez está no medo antecipado: que loucura é esta, ser infeliz antecipadamente? Em suma, para numa palavra te resumir o que eu penso e te descrever como são estes homens que, à força de se preocuparem, só conseguem fazer mal a si próprios: tanta falta de moderação eles mostram em plena desgraça como antes dela! Quem sofre antes de tempo sofre mais do que o devido; uma mesma incapacidade leva-o a não prever a presença da dor onde não a espera; uma mesma imoderação fá-lo imaginar permanente a sua felicidade, imaginar que os bens que o acaso lhe deu não só hão-de perdurar como também de multiplicar-se; esquecido do trampolim que é a vida humana, convence-se de que no seu caso, por excepção, o acaso deixará de se fazer sentir. 

Séneca, in 'Cartas a Lucílio'

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando se está a ganhar é tudo uma alegria, o problema é quando as coisas ficam no vermelho... e vão lá para baixo. Aí é que é preciso ver quem está "agarrado" à estratégia ou não.

Pois, é fácil considerarmo-nos audazes e fieis aos nossos planos e motivações quando estamos em segurança e as coisas nos correm de feição; quando as coisas começam a correr mal, é só gemidos e lamentações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E notas de 50€ a arder em frente aos olhos. :D

Umas atrás das outras!

NO PAIN, NO GAIN!

Amanhã ponho mais notas no fornalha (espero que a debandada dos carneiros em pânico se mantenha e as acções europeias não se atrevam subir muito;) ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )