Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Bem vindo aos mares de águas agitadas... :D

Que fundos de índice tens?

Na minha opinião neste momento o mais importante é manter a calma e deixar as coisas rolarem...

Também tenho fundos de índice e neste momento o meu Europeu (Pictet - Europe Index R EUR) está a levar porrada de todo o tamanho... o meu Pictet - USA Index R EUR está negativo mas nem tanto...

Quando se lê esses artigos parece tudo muito simples e fácil mas depois quando se vê a carteira no vermelho e os euros a voar as coisas ficam mais sérias :) o mais importante é focares o objectivo no longo prazo e não entrares em pânico.

Tenho estes:

Amundi Index North America [LU0442407853]

Amundi Index Europe [LU0389811372]

Se eu for a ver, para quem entrou em Agosto (em alta, imediatamente antes da queda na China), até nem está muito mau (quando actualizar, devo andar com perdas de -7.5%), mas mais complicado que cair muito ou pouco, é cair todos os dias (para mim).

Pânico não tenho, porque o meu portfólio de investimentos é inferior a 5% da minha liquidez: como tenho projectos no médio prazo (habitação própria), decidi que não ia mexer no dinheiro que tinha de lado, mas que podia tentar rentabilizar mais as novas poupanças, porque os depósitos andam pela hora morte. No fundo foi isso que fiz, todos os meses continuo a fazer poupanças fixas que vão para depósitos e o que sobra tem ido para fundos de investimento e tenho tentado diversificar o mais que posso, mesmo pagando comissões mais altas, pois como os montantes eram pequenos não quis meter tudo em 2/3 fundos.

Como disse, não é uma questão de pânico, mas é uma experiência emocional "interessante", por assim dizer. :huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Uma boa alternativa ao Marshall Market Neutral que até a 3 anos anualizado apresenta melhor retorno:

Old Mutual Global Eq AR A € Hgd Acc

Pelo que vejo o mínimo é também de 1.000€. mas sem a restrições de ter de ser em papel, no Best.

Talvez até possam "casar" bem os dois, não consigo ver a carteira do Old, e aguardo a actualização da performance do Marshall ao dia 15 para ver se tem alguma correlação com o Old.

Fundo azul: Marshall

Fundo Vermelho: Old

MO.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela partilha Javier_Zanetti.

Tenho outro ficheiro, mas são 47 páginas e o essencial está aí.

Uma coisa que não percebo: todos os dias é uma sangria desatada nos mercados devido às perdas no sector energético/crude. Se isso é lógico para firmas como Galp, BP, Repsol, etc etc etc, no global os nossos mercados (europeus, logo importadores) não deveriam estar a reagir bem à queda do preço da energia? Afinal, se há um sector que perde (energia), todos os restantes vão ter consumidores com maior rendimento disponível ao fim do mês... falando por mim, se deixo menos dinheiro na bomba da Galp, sobra mais dinheiro para gastar no Pingo Doce, nos cinemas NOS, para meter no banco, para trocar de carro, para arranjar uma brasileira jovem e fogosa... :-)

Então, se o meu raciocínio tiver alguma lógica, porque é que a reboque do petróleo têm ido todos os outros sectores atrás? Como europeus, importadores de petróleo, não deveria passar-se uma lógica inversa? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde, 

Já sou um seguidor assíduo deste fórum, mas esta será uma das minhas 1ºas intervenções.

Para responder à questão do Javier_Zanetti, parece-me que este artigo do Ulisses Pereira ajuda a explicar a actual sangria dos mercados:

Apocalypse NowAlguém se recorda de algum ano catastrófico nos mercados que tenha ocorrido com as maiores casas de investimento a alertarem?O início deste ano nestá a ser marcado por previsões catastrofistas de algumas casas de investimento. A Société Générale veio afirmar que acredita que o S&P pode cair 75%. Já o RBS prevê que 2016 pode ser um ano em que aconteça um cataclismo e recomenda que os investidores vendam tudo excepto dívida pública dos EUA e da Alemanha.

O principal argumento que está na base da previsão do apocalipse é a desaceleração económica da China que terá um efeito "bola de neve" nas principais economias mundiais, agravada pela desvalorização da moeda chinesa e exponenciada pela decisão da Fed em aumentar os juros. 

As bolsas vivem um "Bull Market" há mais de seis anos. As primeiras correcções fortes e a China abriram a janela para que alguns possam fazer uma previsão assombrosa que os coloque na história como os analistas que adivinharam o Inferno. O "timing" parece perfeito, parecem reunidas as condições para a tempestade acontecer. Já se sente o cheiro a Napalm, mas há algo que me faz torcer o nariz.

Alguém se recorda de algum ano catastrófico que tenha ocorrido com algumas das maiores casas de investimentos a alertarem para um cenário catastrófico? Eu não e já levo mais de 20 anos de mercados financeiros. Aliás, um dos principais detonadores do final dos "Bull Markets" é o unanimismo em relação às futuras subidas e não o inverso. Porque, quando todos acreditam que o mercado vai subir, já estão dentro e falta quem queira entrar no mercado, desaparecendo a pressão compradora que faz os mercados subir. 

Os argumentos são bons, as razões são válidas, o "timing" parece perfeito, mas o medo que está presente impede que eu acredite nas previsões catastróficas. Aliás, quando numa dessas análises se prevê que o crude pode chegar a 10 dólares, o meu primeiro impulso é comprar crude. Mas como o crude está num "Bear Market" tão profundo, esperarei por sinais claros de inversão da tendência para entrar.

O mundo pode estar para acabar, a China já não alimenta o resto do globo como antes, a Fed deixou de levar os mercados ao colo mas os anos trágicos nos mercados não acontecem quando todos o anunciam. A menos que, como é moda ouvir-se dos candidatos presidenciais portugueses, "este seja um tempo novo". Mas confio mais na história e na estatística que nas palavras de quem corre atrás dos votos. 

Por isso, se 2016 for um ano trágico para os mercados, será uma grande surpresa para mim. Chuva é uma coisa, um dilúvio é outra. Um ano mau nos mercados é uma coisa, um "crash" é outra. E estes não se anunciam. 

Link aqui: http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/20160118_1001_apocalypse_now.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho outro ficheiro, mas são 47 páginas e o essencial está aí.

Uma coisa que não percebo: todos os dias é uma sangria desatada nos mercados devido às perdas no sector energético/crude. Se isso é lógico para firmas como Galp, BP, Repsol, etc etc etc, no global os nossos mercados (europeus, logo importadores) não deveriam estar a reagir bem à queda do preço da energia? Afinal, se há um sector que perde (energia), todos os restantes vão ter consumidores com maior rendimento disponível ao fim do mês... falando por mim, se deixo menos dinheiro na bomba da Galp, sobra mais dinheiro para gastar no Pingo Doce, nos cinemas NOS, para meter no banco, para trocar de carro, para arranjar uma brasileira jovem e fogosa... :-)

Então, se o meu raciocínio tiver alguma lógica, porque é que a reboque do petróleo têm ido todos os outros sectores atrás? Como europeus, importadores de petróleo, não deveria passar-se uma lógica inversa? 

Petróleo é um dos grandes motores económicos do mundo, na verdade, a matéria prima crude, encontra-se quase em tudo, até no computador onde estou a escrever agora, e no telemóvel que tenho aqui ao lado, nos auscultadores que oiço música...

A seguir a isso, o sector da energia, é de facto o mais importante de todos, é ele que faz mexer tudo, o valor razoável para que as economias tenham um bom rácio de compra/venda de petróleo situa-se algures entre os 60-80 dólares, ora está abaixo dos 30 dólares, o que vem causar um grande desequilibro, até tem alguma piada o petróleo baixo para algumas economias e para nós consumidores, mas um horizonte alargado de preços nos 30 dólares pode-se traduzir em graves problemas, quando as grandes petrolíferas começarem a despedir pessoal e a cortar nas explorações, encerrar plataformas...está o caldo entornado, acho que era bom que rapidamente os valores subissem para uns 45 dólares como alguns analistas vaticinam para 2016, estar entre os 40-50 dólares.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É um pouco o que penso fredgbom, há interesses por trás, curioso, estava a pesquisar no google, um fundo, que para o caso nem interessa e já antigo, e reportou-me para umas páginas bem atrás deste tópico, para o ano de 2013, e havia alguém que tinha postado um artido do jornal de negócios com umas análises e na altura os analistas vaticinavam para 2 anos seguidos de más performances nas Acções América...

Rentabilidades acumuladas, 2014/2015, de alguns fundos com alta exposição a EUA da 1ª página:

• Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R      +35,57%
    • Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND      +42,59%
    • MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc  +14,24%

Assim como o ano passado, nos 1ªs 3 meses houve fundos que subiram mais de 20% e não se entrou em euforias, não é agora que se vai entrar em depressão, ainda há 11 meses e meio pela frente de mercados, são ainda 250 dias úteis de fortes emoções :D, e no final se fazem as contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos, já não vinha aqui há muito como andam os investimentos por aqui

Tenho hoje 40x mais dinheiro investido que tinha em 2013, quando me iniciei. E tenho hoje menos dinheiro em valorização do que aquele que já me saiu do bolso.

Ou seja, quando em Abril de 2015 estava com 20% de valorização, hoje estou -5% abaixo da linha de água, desde Novembro 2013.

Portanto pode-se dizer que as coisas andam calmas, sem stress e sempre a meter ferro, porque se é para entrar em bear, ao menos que se entre em grande estilo! 
    :):D

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A nivel de mercados estou fora entrei em força no mercado imobiliario e nada arrependido, os mercados estão instaveis e com analises a dizer vendam tudo que 2016 vai ser do pior, menos incentiva, o petroleo a ser negociado no Mexico e Canada a 15 usd, e a china a perder gás, eu vou esperar por melhores tendencias e continuar no ramo imobiliario que está muito bom com rendibilidades de 12%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde D@vid

Venceu-se um DP de 8K e oferecem  1% a um ano.

Consultei vários fundos conservadores e analisei este Invesco Euro Bond Fund E Acc.  No caso de Cyprus  não cumprir, o fundo perde a % que detêm?

Pelo histórico penso que pode obter uma rentabilidade superior.

Obrigado

Editado por antoniobento
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu desabafo e conhecimento empírico diz-me que, os fundos de investimento têm dois inconvenientes quando desvalorizam:

1 - Não ter dinheiro disponível para ir aos saldos (já referido anteriormente).  

2 - E embora as quedas sejam iguais para todos, as "feridas" são maiores para quem tem montantes maiores investidos.

Fica aqui uma pergunta de algibeira, ou desafio... Não seria melhor resgatar tudo o que sobra agora e comprar unidades com cotação mais baixa?

Eu sei que iria perder dinheiro se resgatasse.. mas esperar que deste ponto valorizasse até as cotações compradas inicialmente, levaria mais tempo a recuperar, ou não?

Quanto às vantagens dos fundos de investimento quando valorizam:

Não sei, não me lembro... Só me preocupo quando estou a perder... :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Macase, e se hoje vender tudo, com grandes perdas, e passado 3 dias, surgir um forte rebound e posteriormente o inicio de um longo período de valorizações, perdendo a hipótese de poder comprar unidades aos preços baixos deste período?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que vamos ver o petrol abaixo dos 20, como fala umas das conspiraçoes que diz que os eua querem enfraquecer a russia como nos anos 80. O problema é se a Russia conseguir negociar em rublos o petrol vamos assistir a muita coisa este ano e assistir a uma russia e talvez china em grande, claro que os eua irão fazer alguma. Será a invasão siria uma jogada dos eua?  Tanta conspiração que nem dá para ver a coisa mas que passa-se algo passa-se. Quanto aos mercado a minha opinião é ficar sentado e ver o filme todo e depois de o filme passar aproveitar a coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Macase, e se hoje vender tudo, com grandes perdas, e passado 3 dias, surgir um forte rebound e posteriormente o inicio de um longo período de valorizações, perdendo a hipótese de poder comprar unidades aos preços baixos deste período?

Acha que existe alguma noticia que lhe fundamente algum rebound porque eu só vejo é queda e tendencia de queda, eu pensaria melhor nesse tipo de estrategia de ficar à espera do rebound a curtissimo prazo, nas melhores hip. a medio prazo. Mas espero que esteja errado a 100% claro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nem olho mais para o meu portfolio até isto começar a subir.

O activo bank escusava era de ter tão visível no homebanking quanto está a valer a coisa, ás vezes preciso de ir lá só para fazer umas transferência e esbarro naquilo sem querer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )