Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Se quiseres discutir o teu EGO podemos fazê-lo por MP, porque eu já percebi qual é o teu nível e não vou descer baixo para o atingir.

Fazes-me lembrar um Senhor que tinha investido na SONI e que disse que as coisas sobre a AT eram bla bla bla, tretas vendidas, que nunca tinha perdidoetc..Pois bem, esse senhor saiu do grupo assim que a SONI fez o AC...

Eu quando me iniciei neste mundo*, a minha postura sempre foi a mais correcta e humilde, a palavra-chave era SABER OUVIR e nunca ter mente FECHADA. Mas nem todas as pessoas são iguais, uns preferem viver num mundo fechado, outros preferem aprender, evoluir.

Errar toda a gente erra, ninguém anda neste mundo sem cometer erros. Agora a minha diferença para este senhor é que eu no inicio quando me diziam algo, eu não era arrogante, tentava perceber o que me estavam a dizer, se nem sempre me faria sentido, a maioria fez-me aprender e procurar mais sobre cada assunto.

Aproveito para te desejar boa sorte nos teus investimentos e que não tenhas mente fechada sobre qualquer assunto (não exclusivamente AT), este país já tem muitas pessoas assim, e por isso é que um dos programas mais visto da TV é a "Quinta" LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

"Até tem sido bastante pródigo em folhagem" até parece que andas aqui há 1 mês, basta ver os últimos 6 meses xD 

Vou sugerir um tópico à moderação, discutam as variações diárias até aos vossos 60 anos LOOL o que interessa é o LP.

FoxNinja as citações estão todas a dizer o teu nome mas os comentários não são em resposta a ti.

Peço desculpa por este lapso, não sei usar as citações neste fórum.

De qualquer forma assim contribuo massivamente para aumentar o interesse neste tópico.

Edit: Estou em "Modo Chat" :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oh Cardoso, tu por acaso não és o Bruno de Carvalho? :D

Eish, olha eu a misturar futebol com investimentos, será que estou a prevaricar? :lol:

Relaxa, cada um tem a sua maneira de ser e de estar. Os fóruns públicos são isso mesmo, públicos, quando não se gosta de ler certas coisas, ignora e passa à frente.

Deixa o elitismo de lado, e deixa a plebe participar aqui também. Ou isto é só para Analistas Técnicos Racing XPTO?

Lagarto, lagarto, lagarto :P (Nem é esse o meu clube :P ehehe mas devo dizer que os meus melhores amigos conhecem-no).

É um bom paralelismo (futebol e investimentos, dá para ganhar com o futebol em investimentos)

Eu quero é ver estratégias (seja com base em fases lunares ou qualquer outra coisa, todos teríamos a ganhar com isso, não achas?).

Mas como dizes e bem, é seguir em frente ;)  

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Cardoso24 já estava a ficar preocupado com tantas citações "minhas" :D 

Desculpas aceites :) 

É como o Patanisca diz embora os investimentos sejam coisa séria por vezes temos que levar certas coisas na desportiva B)

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhem mas agora, tomando o mote do D@vid e até falando sério, se há coisa que valoriza mais que os FI, são sets de LEGO. Não sei se têm noção, mas um set por abrir, na caixa selada, com uns 4 ou 5 anos de idade, regra geral vale uma boa percentagem mais. :)

Uma vez que hoje em dia existe tanta correlação entre geografias, e até entre stocks e bonds, investir em LEGO é levar a palavra "diversificação" ao extremo! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pior do que ver os investimentos a desvalorizar, é não ter dinheiro disponível para ir aos saldos... :wacko:

Quanto às malas da Hermès, faz-me lembrar os Legos. Sabendo o que sei hoje, teria feito uns bons negócios com sets de Legos mais populares e descontinuados, e que agora são raros e muito valorizados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pior do que ver os investimentos a desvalorizar, é não ter dinheiro disponível para ir aos saldos... :wacko:

Quanto às malas da Hermès, faz-me lembrar os Legos. Sabendo o que sei hoje, teria feito uns bons negócios com sets de Legos mais populares e descontinuados, e que agora são raros e muito valorizados.

É preciso é perceber sobre Legos. De Legos não percebo nada, nem onde se poderia vender tais sets em Portugal (alguém conhece?) 

Só dou uns toques de numismática :) 

Olhem mas agora, tomando o mote do D@vid e até falando sério, se há coisa que valoriza mais que os FI, são sets de LEGO. Não sei se têm noção, mas um set por abrir, na caixa selada, com uns 4 ou 5 anos de idade, regra geral vale uma boa percentagem mais. :)

Uma vez que hoje em dia existe tanta correlação entre geografias, e até entre stocks e bonds, investir em LEGO é levar a palavra "diversificação" ao extremo! :D

Fiquei interessado neste assunto se poderes dar umas noções (não me importava de diversificar eheh).

Onde é que se poderiam vender esses Sets?

Já que estão a falar de Malas e Legos, que tal pensarmos em olhar para também para o Ouro? Ainda não existem sinais para entradas longas, mas é para estar atento nos próximos meses. 

Aliás a prata/ouro deram nas últimas sessões valentes esticões :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É preciso é perceber sobre Legos. De Legos não percebo nada, nem onde se poderia vender tais sets em Portugal (alguém conhece?) 

Só dou uns toques de numismática :) 

Fiquei interessado neste assunto se poderes dar umas noções (não me importava de diversificar eheh).

Onde é que se poderiam vender esses Sets?

Já que estão a falar de Malas e Legos, que tal pensarmos em olhar para também para o Ouro? Ainda não existem sinais para entradas longas, mas é para estar atento nos próximos meses. 

Aliás a prata/ouro deram nas últimas sessões valentes esticões :)

Quanto aos Legos, eu dou dois exemplos:

Em 2007 saiu um set da Torre Eiffel, e em 2008 saiu um set do Taj Mahal que penso eu, deveria ter custado +/- de 300€ cada um. 

Valores actuais para sets novos e selados:  Torre Eiffel = 3.000€ / Taj Mahal = 3.700€

Quer dizer que a Torre Eiffel teve uma valorização de 900% em 9 anos, ou seja, 100% por ano. E o Taj Mahal teve uma valorização de 1.133% em 8 anos, ou seja, 141% por ano.

Claro, isto são exemplos extremos, ainda assim, há os mesmos sets a serem vendidos acima dos valores anteriormente referidos.:P

Os Legos nunca depreciam de valor como a prata ou o ouro. Por exemplo, se eu comprasse 5 unidades de cada set nas datas de lançamento, ao fim de 5 anos (médio prazo), já teria um excelente pé de meia. Neste tipo de negócio, só depende da procura, e ela é grande. O meu problema é que desperto tarde para este tipo de negócios e também não tenho empreendedorismo nenhum.:ph34r:

Já para não falar da venda pela internet, que dá para não pagar impostos.

Mesmo com o preço do petróleo a baixar, o preço do plástico mantêm-se a subir.:lol: Mas sem dúvida que é um tipo de investimento diversificado e lucrativo!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto aos Legos, eu dou dois exemplos:

Em 2007 saiu um set da Torre Eiffel, e em 2008 saiu um set do Taj Mahal que penso eu, deveria ter custado +/- de 300€ cada um. 

Valores actuais para sets novos e selados:  Torre Eiffel = 3.000€ / Taj Mahal = 3.700€

Quer dizer que a Torre Eiffel teve uma valorização de 900% em 9 anos, ou seja, 100% por ano. E o Taj Mahal teve uma valorização de 1.133% em 8 anos, ou seja, 141% por ano.

Claro, isto são exemplos extremos, ainda assim, há os mesmos sets a serem vendidos acima dos valores anteriormente referidos.:P

Os Legos nunca depreciam de valor como a prata ou o ouro. Por exemplo, se eu comprasse 5 unidades de cada set nas datas de lançamento, ao fim de 5 anos (médio prazo), já teria um excelente pé de meia. Neste tipo de negócio, só depende da procura, e ela é grande. O meu problema é que desperto tarde para este tipo de negócios e também não tenho empreendedorismo nenhum.:ph34r:

Já para não falar da venda pela internet, que dá para não pagar impostos.

Mesmo com o preço do petróleo a baixar, o preço do plástico mantêm-se a subir.:lol: Mas sem dúvida que é um tipo de investimento diversificado e lucrativo!

Obrigado pela resposta.

No entanto ainda existem três questões que se colocam:

1) Quando falamos em Sets estamos a falar de várias caixas, correcto?

2) São mais valiosos os LEGOS comprados na loja oficial ou é indiferente? Os Legos com tamanho grande são mais valiosos, né?

3) Como saber aqueles que são mais valiosos (acredito que esses exemplos que deste, o sejam, mas existem outros que não).

Edit: Offtopic

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pela resposta.

No entanto ainda existem três questões que se colocam:

1) Quando falamos em Sets estamos a falar de várias caixas, correcto?

2) São mais valiosos os LEGOS comprados na loja oficial ou é indiferente?

3) Como saber aqueles que são mais valiosos (acredito que esses exemplos que deste, o sejam, mas existem outros que não).

1) Sim. Cada caixa equivale a um set ou referência.

2) À partida é indiferente, pois o que "manda" é o set estar selado, ser original, etc, e depois o preço. Por vezes, há campanhas no Hipermercado Continente com 50% de desconto. Os sets são originais, novos e estão selados, mas podem ser mais baratos do que comprados na loja oficial, ou mesmo directamente via site da Lego, mas têm um senão, que é de não ter a oferta de sets/referências que a loja ou site oficial tem.

3) Bom, tudo tem a ver com a recepção do público face a um produto. É difícil adivinhar qual o que vai ter mais saída, ou não. Sets representativos de grandes monumentos históricos, com muitas peças, dentro da linha mais tradicional da Lego, e em grande escala, terão à partida mais interesse lúdico, comercial ou até mesmo de colecção. Depois vêm, dentro da mesma linha de histórico/antigo/tradicional, os sets de comboios e por fim, talvez os veículos da linha Technic (que são aqueles que têm peças mais técnicas ou sets mais mecânicos/dinâmicos).

Por exemplo, a linha da Lego mais infantil/básico, ou também agora a linha mais orientada para as raparigas/mulheres, terão menos interesse comercial, porque também terá menos procura.:)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma nota: uma valorização de 900% a 9 anos dá para aí uns 29% ao ano e uma de 1133% a 8 anos dá uns 37% ao ano.

Mas, ainda assim, estou a gostar dos exemplos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma nota: uma valorização de 900% a 9 anos dá para aí uns 29% ao ano e uma de 1133% a 8 anos dá uns 37% ao ano.

Mas, ainda assim, estou a gostar dos exemplos :)

Correcto. Em termos de valorização essas percentagens estão certas se pensarmos no efeito capitalização, e se esperarmos que essa percentagem de crescimento seja uniforme. Por exemplo, enquanto a fábrica produz o bem, a valorização é mais lenta ou até mesmo nula. Assim que o produto é descontinuado, o valor dispara brutalmente!:)

Eu escolhi fazer "prognósticos depois do jogo", dividi a valorização pelo tempo passado. Mas penso que, ambas as contas são válidas para ter a perspectiva geral de que, até onde pode um "simples" produto evoluir na sua cotação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz um plano de investimento no ActivoBank e todos os meses adquiro de modo automático uma quantia fixa de UP desse fundo e posso dizer que todas as UP que adquiri (OUT/NOV/DEX/JAN) estão no vermelho, com variações entre -4.5% e -1.4%... ou seja, tem estado a cair quase continuamente nos últimos 4 meses e se for verdade aquilo que se diz sobre uma possível reestruturação da dívida grega em 2016, será que deve ser mantida a aposta em obrigações europeias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este fundo tem uma rentabilidade de +78% acumulados desde 2008... tem de se dar tempo para se colher os frutos, entraste numa altura "má", mas na verdade sempre que tens comprado UPs tens comprado mais barato...

Este fundo já não tem nada da Grécia, e eu não vou muito no que se fala, gosto de ver as coisas em concreto, e se devido a estas quedas do petróleo e com os dados económicos que temos o BCE reforçar o QE? também poderá vir a ser bom...mas é como digo, coisas em concreto para depois se ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este fundo tem uma rentabilidade de +78% acumulados desde 2008... tem de se dar tempo para se colher os frutos, entraste numa altura "má", mas na verdade sempre que tens comprado UPs tens comprado mais barato...

Este fundo já não tem nada da Grécia, e eu não vou muito no que se fala, gosto de ver as coisas em concreto, e se devido a estas quedas do petróleo e com os dados económicos que temos o BCE reforçar o QE? também poderá vir a ser bom...mas é como digo, coisas em concreto para depois se ver.

O fundo tem poucas obrigações e no top 10 não estava a Grécia, isso eu confirmei, mas a acontecer isso que falava da Grécia, não sei até que ponto não haveria contágio para as dívidas soberanas de PT, IT, ES - e aí o fundo sofreria bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que sim, pelo menos á partida, que isto dos mercados a racionalidade já se sabe o que é, mas não seria só esse fundo a sofrer.

O que é importante salientar é o objectivo traçado por ti, pelo que vejo é utilizar este fundo como uma espécie de PPR será? para longo prazo e com entregas mensais, se for esse o objectivo, talvez o ideal teria sido mesmo um PPR como o NB PPR, uma vez que é misto abrange mais mercados, assim como eficiência fiscal, mas o NB Obrigações Europa não deixa de ser boa escolha, só que mais limitado nesse aspecto.

Em comparação de carteira:

NB Obrigações Europa - 22 Obrigações

NB PPR - 23 Obrigações / 82 Acções

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Claro que sim, pelo menos á partida, que isto dos mercados a racionalidade já se sabe o que é, mas não seria só esse fundo a sofrer.

O que é importante salientar é o objectivo traçado por ti, pelo que vejo é utilizar este fundo como uma espécie de PPR será? para longo prazo e com entregas mensais, se for esse o objectivo, talvez o ideal teria sido mesmo um PPR como o NB PPR, uma vez que é misto abrange mais mercados, assim como eficiência fiscal, mas o NB Obrigações Europa não deixa de ser boa escolha, só que mais limitado nesse aspecto.

Em comparação de carteira:

NB Obrigações Europa - 22 Obrigações

NB PPR - 23 Obrigações / 82 Acções

Não, a ideia era diferente. Iniciei o meu portfólio há muito pouco tempo (6 meses) e investi em acções através de fundos índice e pretendia contrabalançar com alguns fundos de obrigações, sendo que o ActivoBank dispõe do Invesco Global Bond a partir de 1 UP (+/- 7 euros) e o NB Obrigações Europa a partir de investimentos mensais de 50 €.

Dentro daquele artigo do David Almas do Observador e dentro dos curtos montantes que pretendia ir alocando mensalmente, pareceram-me ambos opções a considerar, para não ficar com o portfólio tão dependente de acções. Mas como são ambos fundos de obrigações de grau de risco 4, a volatilidade deles também tem sido considerável.

O problema nem têm sido estes 2 fundos, apesar de estarem no vermelho, o problema têm sido os índices, porque alguns deles estão com -10% no espaço de um mês. Só que as obrigações também não têm ajudado tanto como eu pensava... mas é como tudo, sou marinheiro de primeira viagem nestas coisas, é tudo novo para mim... LOL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, a ideia era diferente. Iniciei o meu portfólio há muito pouco tempo (6 meses) e investi em acções através de fundos índice e pretendia contrabalançar com alguns fundos de obrigações, sendo que o ActivoBank dispõe do Invesco Global Bond a partir de 1 UP (+/- 7 euros) e o NB Obrigações Europa a partir de investimentos mensais de 50 €.

Dentro daquele artigo do David Almas do Observador e dentro dos curtos montantes que pretendia ir alocando mensalmente, pareceram-me ambos opções a considerar, para não ficar com o portfólio tão dependente de acções. Mas como são ambos fundos de obrigações de grau de risco 4, a volatilidade deles também tem sido considerável.

O problema nem têm sido estes 2 fundos, apesar de estarem no vermelho, o problema têm sido os índices, porque alguns deles estão com -10% no espaço de um mês. Só que as obrigações também não têm ajudado tanto como eu pensava... mas é como tudo, sou marinheiro de primeira viagem nestas coisas, é tudo novo para mim... LOL

Bem vindo aos mares de águas agitadas... :D

Que fundos de índice tens?

Na minha opinião neste momento o mais importante é manter a calma e deixar as coisas rolarem...

Também tenho fundos de índice e neste momento o meu Europeu (Pictet - Europe Index R EUR) está a levar porrada de todo o tamanho... o meu Pictet - USA Index R EUR está negativo mas nem tanto...

Quando se lê esses artigos parece tudo muito simples e fácil mas depois quando se vê a carteira no vermelho e os euros a voar as coisas ficam mais sérias :) o mais importante é focares o objectivo no longo prazo e não entrares em pânico.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )