Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Quando se puder anunciar que estamos a iniciar o bear avisem.

It's been a wild ride in the last nine months for the Stoxx Europe 600 Index, which closed today 21 per cent from its record high in April - meeting the common definition of a bear market. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

"Um mercado que não rompe os máximos anteriores, sabes o que significa? "

Não percebo este comentário;sempre os mercados (USA e EUROPA), no passado, romperam os máximos anteriores, embora várias vezes tivessem que demorar anos a voltar a fazê-lo. Existe algum aforismo bolsista que nos diga com uma certeza absoluta que se durante x tempo os máximos não forem batidos, irá acontecer y? Ou será apenas uma ideia importada do misticismo futebolistico "quem não marca sofre"?

Há coisas que são demasiado óbvias.

Se não rompes máximos e as quedas são violentas (com volume), achas que isso é típico de um mercado com força?

Vê algumas das grandes empresas, nos valores onde estão.

Quanto ao S&P as coisas estão bem feias, para mim está a activar um H&S Top, o que pode muito bem atirá-lo, a prazo, para os 1690 pontos +-. Aproveitar os pullbacks para vender e não reforçar. 

De qualquer forma mantenho um certo cepticismo porque as coisas "aparentemente" não estão assim tão más. Só vejo que possa existir este ano, alguns problemas graves, China, Europa e algum emergente, como o Brasil e que o mercado esteja a antecipar esses efeitos.

PS- Não quero criar pânico até porque o pessoal que anda por aqui, pelo que leio, sabe muito bem o que está a fazer.

O mesmo digo dos analistas técnicos: astrologia disfarçada de ciência.

Se consideras os AT´s como "astrologia disfarçada de ciência", baseias-te em quê para investir?

Só para depois poder responder-te...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Quem está para longo prazo, não tem que se preocupar com este inicio de ano e com as noticias, certo?

Pessoalmente acho que te devias preocupar, se não sabes e não tens uma estratégias.

O melhor conselho que te podem dar é o de não consultares este fórum/tópico, ficarás muito mais confusa.

O meu Europa tem vindo a descer mas o USA já recuperou qualquer coisa...

Se vocês estão aqui para LP, porque razão é que só se vê/lê comentários diários, a relatar a carteira individualmente?

O objectivo é este tópico servir de aprendizagem e não de diário individual.

Se isto é assim nesta fase, nem quero imaginar se vier aí uma sangria de alguns meses. 

Eu não venho para aqui dizer que fiz X% ou desvalorizou X% porque isso, simplesmente não interessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E mais. Lembrem-se de um dos perigos da net, há a tendência para se acreditar em tudo o que se lê, seja em jornais ou redes sociais como este fórum. Lembrem-se que se por aqui há bons falantes, não se sabe nada sobre eles, nem se são bons ou maus investidores, nem se têm muito ou pouco a perder. 

O melhor conselho que se pode dar neste tópico a quem vem é de apenas olharem para factos. E esses estão na primeira página, cortesia do D@vid. Tudo o resto é ruído que não deve ser tido em conta no momento de tomar decisões de investimento! 

Uma palavra à discussão quase diária do status das bolsas e das carteiras. Eu acho que é interessante haver discussão, se fosse pela ideia do Cardoso, a malta vinha aqui 1x de 3 em 3 anos comentar o meu rebalanceamento da carteira. E este fórum perdia a vida que tem. 

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Falando por mim:

A razão pela qual eu vou relatando alguns acontecimentos com a minha carteira é mesmo para ir mantendo a minha participação no fórum activa e para ir contribuindo com alguma coisa... tenho pouco para ensinar e muito para aprender, mas parto do principio que se estiver "calado" à espera que os outros digam alguma coisa a minha participação/contributo para o fórum é muito reduzida. Sendo assim sempre que tenho algo para dizer digo... Se tudo o que eu digo é importante? Talvez não, mas pode ser que algum membro tire algo no meio de tanta palha que se partilha.

Em relação ás sangrias/euforias que podem vir por aí... mais uma vez falando por mim, sei bem a estratégia que quero para mim e sei o que é o longo prazo. Se existem membros do fórum que ficam em pânico com a situação atual ou que esperam que algum membro os acalme com alguma declaração isso é lá com eles.

No final de tudo cada um é responsável pelas suas decisões. Ninguém tem o direito que se alguma coisa correr mal vir aqui pedir explicações a um membro porque disse A ou B sobre um determinado assunto.

Um alerta para os membros mais novos... fazer investimentos não é como jogar computador... tem consequências reais positivas ou negativas e apesar de lerem aqui várias opiniões no final pensem sempre pela vossa cabeça não andem como carneirinhos ao sabor dos ventos/opiniões dos outros, se não entendem onde se estão a meter mais vale estarem quietos e assistirem de fora.

As tuas razões são extremamente válidas, no entanto, continuo a achar que devemos ter consciência que existe um diferenciado leque de utilizadores que lê/participa neste fórum, e que na maioria das vezes procura nos fóruns/internet resposta para as suas dúvidas. 

Falando por mim, leio e participo em vários fóruns, grupos, etc e nem imaginam a quantidade de vezes que li pessoas a dizerem algo sobre o BANIF (por exemplo, existe outros exemplos, sobre cada activo de investimento). São pessoas que perderam muuito dinheiro (não vou referir valores para não ferir susceptibilidades). 

Uma nota final:

Eu sou totalmente a favor da participação activa no fórum, não sou é a favor de escrever por escrever, sem conteúdo. Mas isso é a minha opinião. Dando o exemplo do tópico do Salvador, preferiam ler que a carteira dele, "à data de XX/XX/XXXX está em X% anualizados ou que relatasse a sua experiência e partilhasse informação como o fez? Imaginem que vinha ao fórum diariamente dizer "Hoje está a -1%, ontem - 2%..." and so on, teriam aprendido alguma coisa?...!. 

São posturas diferentes, preferes dizer "palha" do que ficar calado, se todos agíssemos assim isto virava um chat com a variante de que no final, poderíamos abrir outra janela.

Estamos sempre a aprender e certamente que se este tópico continuar a ter este tipo de comentários, não vais(vamos) aprender muito mais do que aquilo que sabes. Eu também sei muito pouco ou nada, mas esforço-me xD

E mais. Lembrem-se de um dos perigos da net, há a tendência para se acreditar em tudo o que se lê, seja em jornais ou redes sociais como este fórum. Lembrem-se que se por aqui há bons falantes, não se sabe nada sobre eles, nem se são bons ou maus investidores, nem se têm muito ou pouco a perder. 

O melhor conselho que se pode dar neste tópico a quem vem é de apenas olharem para factos. E esses estão na primeira página, cortesia do D@vid. Tudo o resto é ruído que não deve ser tido em conta no momento de tomar decisões de investimento! 

Uma palavra à discussão quase diária do status das bolsas e das carteiras. Eu acho que é interessante haver discussão, se fosse pela ideia do Cardoso, a malta vinha aqui 1x de 3 em 3 anos comentar o meu rebalanceamento da carteira. E este fórum perdia a vida que tem. 

A frase a "Bold" devia estar presente na 1ª página (just in case).

Achas interessante a ideia de chat? Então para isso mais valia criar um tópico à parte e não encher de palha um "tópico fixo". Eu nem falo de vir comentar após o rebalanceamento, falo de acrescentar algo com valor.

E mais. Os melhores investidores não andam por aqui, nem perdem tempo a comentar variações diárias, primeiro porque isso não lhes trás qualquer benefício. 

Eu nem gosto de usar os argumentos "saudosistas" como, a velha guarda faz falta (não sou velho). Mas este tópico perdeu a participação de muitos users de qualidade por alguma razão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nem gosto de usar os argumentos "saudosistas" como, a velha guarda faz falta (não sou velho). Mas este tópico perdeu a participação de muitos users de qualidade por alguma razão.

Atirando assim umas ideias para o ar... talvez alguma velha guarda se tenha "cansado" de vir ao fórum é natural que seja assim. Um investidor de LP que tenha tudo bem definido o que vem aqui fazer? Só vale a pena vir cá passados 40 anos e dizer que o investimento correu bem ou mal :D

É um pouco inevitável que por vezes o fórum se torne um pouco chat... se o fórum fosse demasiado técnico quase ninguém percebia o que se passava e não havia grandes participantes.

No final de contas é como o Patanisca diz:

Por um lado o fórum é tipo "conversa de café" onde cada um manda a sua opinião, mas no final e fazendo um resumo só contam alguns pormenores. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E com isto, de ontem para hoje apagaram-se-me 950€. :D

PS - é este tipo de frases que são úteis a quem lê este fórum. Assim tomam a noção de que isto dos fundos não é só fazer dinheiro fácil. 

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atirando assim umas ideias para o ar... talvez alguma velha guarda se tenha "cansado" de vir ao fórum é natural que seja assim. Um investidor de LP que tenha tudo bem definido o que vem aqui fazer? Só vale a pena vir cá passados 40 anos e dizer que o investimento correu bem ou mal :D

É um pouco inevitável que por vezes o fórum se torne um pouco chat... se o fórum fosse demasiado técnico quase ninguém percebia o que se passava e não havia grandes participantes.

No final de contas é como o Patanisca diz:

Por um lado o fórum é tipo "conversa de café" onde cada um manda a sua opinião, mas no final e fazendo um resumo só contam alguns pormenores. 

A velha guarda não se cansou de vir ao fórum, a qualidade dos comentários é que decresceu drasticamente nos últimos tempos, eu estive ausente algum tempo e quando reli a maior parte das páginas fiquei "desiludido".

Não é por ser um investidor de LP que não pode vir aqui contribuir com comentários úteis, eu próprio fiz uma análise do que me parece que pode acontecer, e a minha postura numa parte da minha carteira é de LP.

Se a ti te satisfaz um fórum em que o conteúdo na maior parte das vezes é 0, para outras pessoas não, por isso é que não participam/contribuem. Nos mercados financeiros a aprendizagem é constante, se for para fazer "sala" mais vale ir para o facebook, por exemplo, talvez não tenhas pensado nisso.

E com isto, de ontem para hoje apagaram-se-me 950€. :D

PS - é este tipo de frases que são úteis a quem lê este fórum. Assim tomam a noção de que isto dos fundos não é só fazer dinheiro fácil. 

Sem dúvida!

Mas vai reforçando que no LP isso vai ficar bem positivo, mais de 20xs no mínimo (contas feitas para +20 anos) e se forem fundos caixagest :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A velha guarda não se cansou de vir ao fórum, a qualidade dos comentários é que decresceu drasticamente nos últimos tempos, eu estive ausente algum tempo e quando reli a maior parte das páginas fiquei "desiludido".

Não é por ser um investidor de LP que não pode vir aqui contribuir com comentários úteis, eu próprio fiz uma análise do que me parece que pode acontecer, e a minha postura numa parte da minha carteira é de LP.

Se a ti te satisfaz um fórum em que o conteúdo na maior parte das vezes é 0, para outras pessoas não, por isso é que não participam/contribuem. Nos mercados financeiros a aprendizagem é constante, se for para fazer "sala" mais vale ir para o facebook, por exemplo, talvez não tenhas pensado nisso.

O "problema" é que a quantidade de pessoas que não percebe e vem à procura de algo é muito maior do que as pessoas que sabem, participam e que contribuem com algo útil. 

Eu não fico satisfeito com o conteúdo pobre que existe... tomara eu que todos os comentários fossem interessantes e construtivos mas isto é mesmo assim... é um fórum aberto a todos... para haver só conteúdos interessantes teria que ser um fórum fechado e só com convite é que se lá entrava :) mas mesmo assim prefiro assim um fórum aberto. Sempre se lê de vez em quando umas asneiras que nos relembram do que não se deve fazer e se vê a ingenuidade de muitas pessoas que pensam que isto é só um jogo que só se ganha e não se perde...

Editado por FoxNinja
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investimentos a ter em conta

Bens de consumo: Para os investidores que pretendam tirar partido do aumento previsível das vendas com que as empresas do sector de consumo tendem a beneficiar num contexto de petróleo barato, o Banco Best recomenda dois fundos de acções: o NN Food & Beverage e o Eurizon Consumer Staples.

Indústria: Trata-se de um dos sectores que mais beneficia de um petróleo barato, já que conseguem reduzir os gastos de produção. Neste âmbito, o Banco Best sugere dois fundos de acções: o NN Industrials e o Fidelity Global Industrials.

Mercados importadores de petróleo: Países cujas economias seja muito dependentes da importação do “ouro negro” tendem a ver a factura energética baixar em face do petróleo barato. A Índia é apontada como um dos melhores exemplos. O Banco Best sugere por isso dois fundos de acções que apostam nesse mercado: o Jupiter India Select ou o Goldman Sachs India Equity Portfolio.

Vejam se são boas alternativas a fazer parte de um portfolio, o Eurizon Consumer Staples para mim é sempre :D.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi você que pediu um market neutral?

"Dentro desta classe gostaria de destacar a estratégia de market neutral, uma estratégia que pretende gerar valor com a combinação de posições longas e posições curtas, representando a visão positiva ou negativa respectivamente do gestor em relação a esses títulos. A sua evolução depende da capacidade do gestor "

Não fala directamente, mas todos sabemos de que tipo de fundos ( ou de fundo ), estará a referir...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se consideras os AT´s como "astrologia disfarçada de ciência", baseias-te em quê para investir?

Só para depois poder responder-te...

Olho para o passado-presente (desempenho/volatibilidade dos fundos/mercados durante longos períodos temporais) e escolho os que no passado foram durante mais tempo melhor sucedidos e a partir daí ponho-me ousadamente nas mãos da sorte, ciente dos riscos e das minhas limitações ao nível de reconhecer que não consigo conhecer/antecipar o futuro devido á vasta complexidade/aleatoriedade dos mercados. Além disso adiciono alguma dose de fé que as coisas corram bem a longo prazo.  

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente e apesar de estar para LP, divirto-me com a análise diária das carteiras e prefiro este tipo de comentários do que se o forum estivesse limitado á verborreia da análise técnica por parte de alguns pseudo-iluminados que acreditam ilusóriamente que estão na posse do santo graal do investimento bolsista.A mente humana precisa de viver sobre uma ideia de controlo da realidade, o que por vezes não passa de uma ilusão de controlo (o que é excelente para se conseguir de certo modo antecipar o que pode acontecer no futuro e assim ir sobrevivendo) e é isso que é precisamente a análise  técnica (a pseudo-cientificidade e a complexização dos instrumentos de analise e da terminologia utilizada dão ainda mais força na crença nessa ilusão de controlo)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apresento-vos o fundo que melhor rentabilidade tem YTD, +3,78% entre 2500 fundos do Banco Best, quem disse que está tudo a cair? :D:D

Nordea-1 Heracles Long/Short MI E EUR LU0410958143

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002OWE&tab=1

***Atenção que apenas coloquei este fundo como curiosidade, não é sequer nenhuma recomendação, nem tenho opinião sobre o mesmo***

+7,61 YTD o que é istooooo!!!! Dívida de estados da Alemanha...pelo menos em Junho...

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olho para o passado-presente (desempenho/volatibilidade dos fundos/mercados durante longos períodos temporais) e escolho os que no passado foram durante mais tempo melhor sucedidos e a partir daí ponho-me ousadamente nas mãos da sorte, ciente dos riscos e das minhas limitações ao nível de reconhecer que não consigo conhecer/antecipar o futuro devido á vasta complexidade/aleatoriedade dos mercados. Além disso adiciono alguma dose de que as coisas corram bem a longo prazo.  

Com esta parte a BOLD disseste a tudo...

Aliás sabes o que é a AT para poderes "afirmar" como expert que és, em que se baseia ou o que pretende? Ou apenas gostas de te armar em esperto e ter uma mente fechada? É que há quem se baseie nas fases lunares, o que é perfeitamente plausível, agora basear-se em sorte e em fé, é tudo o que uma estratégia vencedora quer. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O "problema" é que a quantidade de pessoas que não percebe e vem à procura de algo é muito maior do que as pessoas que sabem, participam e que contribuem com algo útil. 

Eu não fico satisfeito com o conteúdo pobre que existe... tomara eu que todos os comentários fossem interessantes e construtivos mas isto é mesmo assim... é um fórum aberto a todos... para haver só conteúdos interessantes teria que ser um fórum fechado e só com convite é que se lá entrava :) mas mesmo assim prefiro assim um fórum aberto. Sempre se lê de vez em quando umas asneiras que nos relembram do que não se deve fazer e se vê a ingenuidade de muitas pessoas que pensam que isto é só um jogo que só se ganha e não se perde...

FoxNinja

Eu percebo o que estás a dizer, mas de certo que concordarás comigo que este fórum é procurado porque possui informações de qualidade, achas que se isto fosse um chat as pessoas vinham aqui?

De qualquer forma, reitero o meu comentário ao dizer que gosto da tua postura. E espero que não te tenhas sentido melindrado nalguma observação que tenha feito.

@Agora aqueles espertos que tem mente fechada e que debitam comentários inúteis, sem terem qualquer fundamento/justificação para o fazerem é que estão no caminho certo. Se conhecessem tanto de mercados teriam a certeza que no LP a gestão passiva bate a gestão activa, mas a mente humana gosta de viver na ilusão, pior, quando não têm razão continua a debater para parecer que é inteligente.

Ninguém falou em descobrir uma mina de ouro porque qualquer estratégia possui erros, naturalmente, mas devo pensar que investir em fundos com base na (sorte&fé) estará ao nível de apostar na roleta.:D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com esta parte a BOLD disseste a tudo...

Aliás sabes o que é a AT para poderes "afirmar" como expert que és, em que se baseia ou o que pretende? Ou apenas gostas de te armar em esperto e ter uma mente fechada? É que há quem se baseie nas fases lunares, o que é perfeitamente plausível, agora basear-se em sorte e em fé, é tudo o que uma estratégia vencedora quer. 

Não subestime a força do acaso de modo a bajular o seu pretensioso EGO. Não me baseio na sorte; escolho os meus cavalos baseado nas suas performances anteriores mas quanto aos resultados na corrida, humildemente reconheço que não sei com certeza o que vai acontecer. Mas se o meu trabalho fosse gerir carteiras alheias ou aconselhar clientes então era capaz de me meter em algo cientifico e altamente complexo para iludir os mesmos no sentido de pensarem que eu sei o que estou a fazer.

teriam a certeza que no LP a gestão passiva bate a gestão activa, mas a mente humana gosta de viver na ilusão, pior, quando não têm razão continua a debater para parecer que é inteligente.

Claro que os passivos batem os activos: traga-me para cá o fundos da Vanguard a preços razoáveis e eu mudo tudo para lá.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é o quê? é a tua carteira? enviam um relatório de 3 em 3 meses com a posição é isso?

Afirmativo

A minha carteira apenas no Activobank

Nao quero ter N carteiras em N bancos eheheh

E apenas é de 3 em 3 meses o relatorio, embora eu concordasse que se fosse mensalmente... o banco perdia o quê? Isto deve ser tudo informatizado... e que custos poderá ter?! Nao recebo em papel

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para que não haja más interpretações, quando me referi a ter  fé, não é a fé das religiões ou das crenças em destinos prédeterminados; referia-me tão somente a um saudável optimismo voluntário que devemos ter quando nos lançamos em algum projecto para o futuro, apesar da sua imprevisibilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )