Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Bom dia!

Quem está para longo prazo, não tem que se preocupar com este inicio de ano e com as noticias, certo?

Se googlar crash market 2012 ou 2013 ou 2014 ou 2015 e agora 2016 vai encontrar milhentos artigos sobre a iminente massiva catastrofe bolsista. Fora algumas agendas escondidas, isto é meramente entretenimento proporcionado pelos media que lucram com as noticias bombásticas que despertem e mantenham o interesse da clientela. Correcções em bull markets sempre existiram (mesmo até -20%) e provavelmente continuarão a existir, tal como eventuais crashs (geralmente estes surgem subitamente e de causas/consequências que só foram detectadas/prognosticadas após o "fim do jogo".

Se está para longo prazo, e tem reservas de capital para fazer face a despesas urgentes e inopinadas sem recorrer aos fundos estando estes negativos, don´t worry, be happy :).

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Referia-me mais a daqui a uns 3 anos

Pois, para 3 anos já é confiar demasiado na sorte e certamente dificilmente conseguirá manter-se "despreocupada" até lá. Se está disposta a aceitar o risco  de chegar aos 3 anos com perdas enormes, não ficando infeliz por isso, continue com os fundos; se pelo contrário, após esses 3 anos, com perdas, passar o resto da sua vida a derramar lágrimas de arrependimento, então o melhor será quando os seus fundos estiverem verdes, resgatar e pôr o seu dinheiro em algo mais seguro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se googlar crash market 2012 ou 2013 ou 2014 ou 2015 e agora 2016 vai encontrar milhentos artigos sobre a iminente massiva catastrofe bolsista. Fora algumas agendas escondidas, isto é meramente entretenimento proporcionado pelos media que lucram com as noticias bombásticas que despertem e mantenham o interesse da clientela. Correcções em bull markets sempre existiram (mesmo até -20%) e provavelmente continuarão a existir, tal como eventuais crashs (geralmente estes surgem subitamente e de causas/consequências que só foram detectadas/prognosticadas após o "fim do jogo".

Se está para longo prazo, e tem reservas de capital para fazer face a despesas urgentes e inopinadas sem recorrer aos fundos estando estes negativos, don´t worry, be happy :).

sim, obrigado...

Tens noção que isso não é longo prazo?

Médio - Longo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A definição de Curto Médio e Longo prazo têm a ver com o tipo de investimento e claro, com o indivíduo.

O mínimo de tempo aconselhável para manter um fundo de acções são 5 anos, portanto só daí já vê que o mínimo que se considera Longo Prazo para este caso são 5 anos.

Para ter uma ideia, eu quando entrei nos fundos em Nov 2013, meti 500€ num fundo de Acções Portugal. Hoje sabe quanto tenho lá? 450€.

Se eu definisse o meu horizonte como sendo 3 anos, em Novembro deste ano iria ficar muito triste por perder dinheiro em 3 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A definição de Curto Médio e Longo prazo têm a ver com o tipo de investimento e claro, com o indivíduo.

No meu caso, o meu timing de investimento, não é para 5,10,20... anos; é sim: até quando estiver satisfeito com os ganhos acumulados. Até lá, enjoying the roller coaster ride.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mínimo de tempo aconselhável para manter um fundo de acções são 5 anos, portanto só daí já vê que o mínimo que se considera Longo Prazo para este caso são 5 anos.

Para ter uma ideia, eu quando entrei nos fundos em Nov 2013, meti 500€ num fundo de Acções Portugal. Hoje sabe quanto tenho lá? 450€.

Se eu definisse o meu horizonte como sendo 3 anos, em Novembro deste ano iria ficar muito triste por perder dinheiro em 3 anos.

Então já não estou tão mal: como só entrei em 2014/AGO, também estou a perder 5%, mas como foi apenas 6 meses, ainda levo 2 anos e meio de avanço! :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acções Portugal?!?:o Vocês devem ser bolsistas suicidas.lol

Foi nos primeiros tempos. Quando percebia pouco ou nada disto. Deixei estar, porque são só 500€, uma gota no oceano. Só tiro quando estiver acima da linha de água.

Como já alguém disse aqui. Acções PT é para fazer short (em Fundos), tipo 3 ou 6m e sair. Só assim se ganha algum! No LP parece que é tipo a seleção nacional, joga joga joga, vai às eliminatórias e depois está quase lá, mas nunca ganha nada. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi nos primeiros tempos. Quando percebia pouco ou nada disto. Deixei estar, porque são só 500€, uma gota no oceano. Só tiro quando estiver acima da linha de água.

Como já alguém disse aqui. Acções PT é para fazer short (em Fundos), tipo 3 ou 6m e sair. Só assim se ganha algum! No LP parece que é tipo a seleção nacional, joga joga joga, vai às eliminatórias e depois está quase lá, mas nunca ganha nada. :D

Pode ser que um dia com o petróleo do Algarve ...:rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E se esse valor (Pictet - USA) tardar a chegar?

Bem, parece que o valor pretendido chegou... embora seja um valor muito à queima pode ser que daqui a 3 dias não sofra assim grandes alterações e acabe por fazer um bom negócio :)

Reforcei os meus dois fundos e se tudo correr bem este será o valor mais baixo a que vou comprar as UP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que vais ter muito para reforçar.

Bem, se ontem a América puxou tudo para baixo e levou a Europa (hoje) com ela, parece que o fim da tarde trouxe a cavalaria americana e reforços... o Euro Stoxx esteve a perder quase 2.50% e com a abertura dos mercados dos yankees já recuperou para valores abaixo da perda de um ponto percentual... o dia pode ser que nem seja tão negro como chegou a parecer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso é o quê? é a tua carteira? enviam um relatório de 3 em 3 meses com a posição é isso?

Sim D@vid, tb recebi da que lá tenho...

Eu tenho o Santander Ações Portugal (1.5k), deve estar bonito :-P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apresento-vos o fundo que melhor rentabilidade tem YTD, +3,78% entre 2500 fundos do Banco Best, quem disse que está tudo a cair? :D:D

Nordea-1 Heracles Long/Short MI E EUR LU0410958143

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002OWE&tab=1

***Atenção que apenas coloquei este fundo como curiosidade, não é sequer nenhuma recomendação, nem tenho opinião sobre o mesmo***

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

O fundo que tenho com pior performance (e que representa 6% da minha carteira) e' este (em dolares): PICTET EMERGING MARKETS INDEX (R) USD 

Está com uma "Variacao no período" de quase menos 12% e uma "Taxa Rend. Anual" de menos 4%.

Acham que e' de aguenta'-lo na carteira ou simplesmente devo passa'-lo a patacos?

Editado por Eurico, o presbítero
    erro de escrita
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo que tenho com pior performance (e que representa 6% da minha carteira) e' este (em dolares): PICTET EMERGING MARKETS INDEX (R) USD 

Está com uma "Variacao no período" de quase menos 12% e uma "Taxa Rend. Anual" de menos 4%.

Acham que e' de aguenta'-lo na carteira ou simplesmente devo passa'-lo a patacos?

Eu tenho esse mas em Euros, e quando estiver verde, vou resgatá-lo para nunca mais me meter em semelhante porcaria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Eu tenho esse mas em Euros, e quando estiver verde, vou resgatá-lo para nunca mais me meter em semelhante porcaria.

Considera que a venda so' deve ocorrer quando o fundo estiver no verde (ie, ao preço em que comprei)? 

Como tenho este fundo PICTET EMERGING MARKETS INDEX ha' ja' algum tempo/anos, estive a ver no meu historico e reparo que ele se manteve positivo na minha carteira (ate' com rendibilidades interessantes) ao longo de 2014 e que so' comecou a "afundar" a partir de Setembro de 2015. De la' para ca', manteve-se estavel no vermelho, dentro dos valores negativos que apresentei (menos 12%  de "Variacao no período" e menos 4% de "Taxa Rend. Anual"). 

Sera' que este comportamento negativo, de Setembro para ca', tem a ver com a valorizacao do dolar face ao euro? E' que se estamos 'a espera que o Euro recupere... bem podemos esperar sentados, não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para ler com calminha :D:D

“Quando o adversário se expande, eu contraio-me. Quando ele se contrai, eu expando-me. E quando há uma oportunidade, eu não ataco; o golpe acontece por si mesmo” Bruce Lee

Dez conselhos para suportar este período de volatilidade

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Considera que a venda so' deve ocorrer quando o fundo estiver no verde (ie, ao preço em que comprei)? 

Como tenho este fundo PICTET EMERGING MARKETS INDEX ha' ja' algum tempo/anos, estive a ver no meu historico e reparo que ele se manteve positivo na minha carteira (ate' com rendibilidades interessantes) ao longo de 2014 e que so' comecou a "afundar" a partir de Setembro de 2015. De la' para ca', manteve-se estavel no vermelho, dentro dos valores negativos que apresentei (menos 12%  de "Variacao no período" e menos 4% de "Taxa Rend. Anual"). 

Sera' que este comportamento negativo, de Setembro para ca', tem a ver com a valorizacao do dolar face ao euro? E' que se estamos 'a espera que o Euro recupere... bem podemos esperar sentados, não?

Considero que é um peso morto na minha carteira. Repare que o seu Pictet está com uma espantosamente ridicula rendibilidade de 1,90% a 10 anos e -3,83% a 5 anos. Não me parece grande aposta, tendo em conta outras alternativas que existem (por exemplo o Pictet index USA teve para os mesmos periodos 6,09% e 13,83%).Não quero para o longo prazo estar nesta àrea sujeito à instabilidade inerente a este tipo de paises. Praticamente neste momento estão com os mesmos valores que tinham em 2007. Fora as subidas abruptas que tiveram a partir de meados de 2014 e inicio de 2015, motivada pelas expectativas irrealistas de crescimento na China e na India, os Emergentes para já, sobretudo pela questão do petróleo, não oferecem grandes esperanças de constantes boas valorizações.

Quando estiverem ao preço que as comprei ou um pouco mais acima se os mercados emergentes estiverem mais estáveis nessa altura, será quando irei sair. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )