Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Na minha opinião, não vamos entrar em Bear Market a médio prazo nem nos EUA nem na Europa, por 2 razões respetivamente: Dados macro da economia real dos EUA são positivos e o emprego está melhor que nunca, e na Europa ainda estamos sob efeito QE e estaremos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Hoje já dei ordens para reforçar 2 fundos:

- Nordea Stable Return [EUR] LU0227385266

- MFS Prudent Wealth [EUR] LU0583242994

Comprados nos picos de inícios de Novembro, mostraram bastante resiliência e estão a cair 1.08% e 1.13%, respectivamente.

Juntei também um pouco de obrigações mundiais em dólares, que era o que tinha em falta, e acções japonesas (residual), que ainda não tinha.

Tendo começado o meu portfólio em Agosto, estou com perdas médias de 5%, com excepção desses dois fundos que falei, que têm tido bastante estabilidade, pelo que me parece justificada a preferência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia.

Quais os vossos comentários à seguinte carteira que estou a pensar constituir:

Nome do fundo

Ponderação          

ISIN

UBS - European Opp. Unconstrained (EUR) P-acc       

20,00%

LU0723564463

Oddo Proactif Europe CR-EUR

30,00%

FR0010109165

Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity E

15,00%

LU0267985314

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Q Inc

35,00%

LU0459992896

30% num Fundo de obrigações (Jupiter) bastante conservador, 30% num fundo misto da Oddo, focado para o mercado Europeu,

onde existe bastante potencial, 20% no fundo da UBS de oportunidades Europeias, ou seja, empresas que estão subvalorizadas

atualmente e por fim 15% num fundo mais arriscado, o da Invesco, mas com uma diversificação enorme, pois é um Fundo Global,

que tem mandato para procurar a maior rentabilidade possível, independentemente da zona geográfica.

Editado por molaflex
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Não Eurico, eu não dei opinião nenhuma :) apenas coloquei um quadro da FundsPeople onde consta os fundos de obrigações Nacionais que melhor desempenho tiveram.

O fundo de acções é aceitável claro, mas pode sempre ir pesquisando e comparando com outros Aqui , no gráfico interactivo do Best que é a melhor ferramenta existente para comparação de fundos neste banco,.

Toda a razão, mas mesmo assim ainda houve alguns que se safaram, e mesmo apostando em periféricos que já se achava que estavam com taxas muito baixas, as obrigações estão como estão porque também os investidores têm procurado activos de maior risco, este ano pode até ser ao contrário, procurarem as obrigações como refúgio, pelo menos neste inicio de ano tem sido assim.

Boa noite.

Agradeco a resposta. 

Fiquei um pouco apreensivo com o que li hoje num jornal portugues que se refere a 2016 como o "ano do cataclismo" 

http://www.dinheirovivo.pt/banca/vendam-tudo-os-investidores-devem-ter-medo-diz-rbs/

Conhecem alguns fundos de obrigacoes "de elevada qualidade" (usando as palavras da notícia) onde os nosso "tostoes" possam estar salvaguardados? Tenho umas pequenas poupancas para aplicar e estou indeciso...

Outra questao, tenho verificado, quando procuro informacao ou estou em vias de subscrever um fundo pela net (no portal do banco), que esse mesmo fundo existe em versao Euros e em versao Dólares. E' indiferente subscrever um ou outro (tratando-se do mesmo fundo) ou, pelo contrario, e' mais vantajoso, para nosotros que usamos euros, optar por uma moeda especifica. Qual das duas aconselham comprar fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outra questao, tenho verificado, quando procuro informacao ou estou em vias de subscrever um fundo pela net (no portal do banco), que esse mesmo fundo existe em versao Euros e em versao Dólares. E' indiferente subscrever um ou outro (tratando-se do mesmo fundo) ou, pelo contrario, e' mais vantajoso, para nosotros que usamos euros, optar por uma moeda especifica. Qual das duas aconselham comprar fundos?

Depende dos fundos. Se não tiverem cobertura cambial a evolução das duas versões será virtualmente indêntica. Talvez comprar em Euros seja ligeiramente mais vantajoso, pois se tivermos o nosso saldo em eur e o fundo estiver em usd, suponho que haja uma ligeira perda na taxa de câmbio que o banco aplica no momento da transação.

Se forem fundos com cobertura cambial o cenário é diferente. Mas nesses casos as versões em moedas diferentes nem sequer poderão ser consideradas o mesmo fundo, mas sim fundos similares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Agradeco a resposta. 

Fiquei um pouco apreensivo com o que li hoje num jornal portugues que se refere a 2016 como o "ano do cataclismo" 

http://www.dinheirovivo.pt/banca/vendam-tudo-os-investidores-devem-ter-medo-diz-rb

Um dia acertam... pena que não tenham acertado em 2008...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conhecem alguns fundos de obrigacoes "de elevada qualidade" (usando as palavras da notícia) onde os nosso "tostoes" possam estar salvaguardados? Tenho umas pequenas poupancas para aplicar e estou indeciso...

Os fundos de obrigações de elevada qualidade, são os fundos que detêm obrigações ( geralmente de estados ) com rating alto, "A" para cima, na 1ª página tens alguns, o Pimco Real Return por exemplo.

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E eis que ao mesmo tempo que o mau tempo alivia no nosso território, coincidência ou não, as nuvens negras começam a desvanecer nos mercados e já desde ontem que o sol brilha! :D

Essa recomendação do RBS é no mínimo parva. "Vendam tudo! (Que é para eu comprar baratuxo!)".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava à espera que o Banco Best arrancasse com uma nova campanha agora no início do ano, para aproveitar e fazer uma carteira lá, com as prendas de natal, para ver se começo a migrar os investimentos que tenho na CGD para o Best, mas afinal não fizeram campanha nenhuma. Acabei por dar as minhas prendas à CGD. 

Lembro-me de no passado oferecerem iPads e recentemente ofereciam 200€ em vales Fnac, para novos clientes. Agora oferecem uma sacada de ar. Forretas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava à espera que o Banco Best arrancasse com uma nova campanha agora no início do ano, para aproveitar e fazer uma carteira lá, com as prendas de natal, para ver se começo a migrar os investimentos que tenho na CGD para o Best, mas afinal não fizeram campanha nenhuma. Acabei por dar as minhas prendas à CGD. 

Lembro-me de no passado oferecerem iPads e recentemente ofereciam 200€ em vales Fnac, para novos clientes. Agora oferecem uma sacada de ar. Forretas.

Guloso :D:D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E eis que ao mesmo tempo que o mau tempo alivia no nosso território, coincidência ou não, as nuvens negras começam a desvanecer nos mercados e já desde ontem que o sol brilha! :D

O que vale é o que se tem ás 16.35h na Europa e 21.00 nos EUA, até lá pouco importa se está no vermelho ou verde :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, ainda de manhã estava um sol bem bom e agora já está nublado outra vez! Isto dos mercados é do caneco.

Toda a Asia está-se a aguentar bem (inclusive o bicho-papão chinês); o Japão já fechou bem verdinho, ainda bem que o pouco capital que tinha disponivel para aproveitar estes saldos os injetei no Japão.B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Toda a Asia está-se a aguentar bem (inclusive o bicho-papão chinês); o Japão já fechou bem verdinho, ainda bem que o pouco capital que tinha disponivel para aproveitar estes saldos os injetei no Japão.B)

Alguns players de mercado vão levando a água ao seu moinho, criar pânico para depois comprarem baratuxo, amanhã se a coisa não mudar vamos ter a Europa a perder uns 3%/4%... não, não quero criar pânico, até porque não tenho capital para reforçar :unsure::unsure:.

Estou a gostar tanto do velhinho PIMCO Real Return... com a yield a cair para 2,05%, lá vai este fundo subir mais um bocadinho, já vai em 0,45% YTD, ainda bem que reforçei em Dezembro :P.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Quem está para longo prazo, não tem que se preocupar com este inicio de ano e com as noticias, certo?

Claro que não. Daqui a 20 anos, quem é que dá importância a um drop de 5 ou 10% que aconteceu no primeiro trimestre de 2016?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )