Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Visitante jaime dias

boa tarde, sou apenas um iniciante nestas lides apesar de estar a ler informaçao importante, apenas gostaria de saber aos mestres aqui do blogue o que acham  das hethcar fundo de acçoes sectoriais do Montepio investimento na area da saude , laboratorios e biomedicas , farmacia.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Acerca deste ser ou não um bom ano para as obrigações, no geral, referia-me a coisas que vou lendo aqui no fórum e não só. Mas claro que previsões/opiniões há sempre muitas... Mas li estas duas ontem, por exemplo:

- http://bonds.about.com/od/Issues-in-the-News/a/2013-Bond-Market-Outlook.htm

- http://econintersect.com/b2evolution/blog3.php/2012/12/02/2013-bond-market-forecast-is-the-bond-bubble-finally-about-to-burst

Estamos no limiar da coisa, penso que é de aproveitar este ano porque vai acabar a coisa boa das ob. os preços começam a estabilizar e as yields a diminuir, o que torna a coisa menos atractiva, logo a que aproveitar os amendoins que ainda andam por ai.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Tenho 1000€ para aplicar num PIMCO para complementar a minha inicial e por agora pequena carteira de fundos. Já sunscrevi o ES Liquidez e o Dunas Bic A FITA ambos fundos de tesouraria/monetários.

Tinha pensado em subscrever o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  - IE00B11XZ103, mas pelo que vejo não tem tido boas rentabilidades.

qual me aconselham dos que estão no top ou idênticos?

PS: Tem de ter comissão de resgate de 0€

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  - IE00B1Z6D669

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  - IE00B1Z6D669

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd - IE00B11XZ327

obrigado pela ajuda

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Tenho 1000€ para aplicar num PIMCO para complementar a minha inicial e por agora pequena carteira de fundos. Já sunscrevi o ES Liquidez e o Dunas Bic A FITA ambos fundos de tesouraria/monetários.

Tinha pensado em subscrever o PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  - IE00B11XZ103, mas pelo que vejo não tem tido boas rentabilidades.

qual me aconselham dos que estão no top ou idênticos?

PS: Tem de ter comissão de resgate de 0€

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  - IE00B1Z6D669

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  - IE00B1Z6D669

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd - IE00B11XZ327

obrigado pela ajuda

Qualquer dos 3 eheh, mas ia mais para o Diversified Income.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer qual é a rentabilidade liquida dos fundos ES Liquidez e ES Obrigações Europa desde do dia 1 Fevereiro 2013?

Segundo os meus cálculos o Obrigações Europa dá 1,16% e o Liquidez 3,14%.

Usei a fórmula apresentada aqui: https://www.bpionline.pt/Funds/FundsFaq.aspx

TAEL = ((UP 1/ UP 0 ) ^(365/(Prazo)) -1

Em que:

TAEL - Taxa Anual Equivalente Liquida

UP 1 - Valor da UP no momento final (UP mais recente)

UP 0 - Valor da UP no momento inicial (UP mais antiga)

Prazo - Diferença de dias entre o momento inicial e o momento final

Exemplo: No dia 4 de Janeiro de 1999 o Sr. Pedro subscreveu 1,000 Unidades de Participação do Fundo BPI Europa Valor a 15 Euros. No 17 Outubro de 2000 o valor da UP do BPI Europa Valor era de 16 Euros.

Resposta:

Nº de dias que decorreram entre a aplicação e a data de cálculo = 17/10/2000 - 04/01/1999 = 652 dias

Rentabilidade do investimento: (16 /15 )^(365/652) - 1 = 3,68%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Tendo eu  a carteira de fundos abaixo mencionada, gostava mais uma vez de auscultar a vossa opinião

acerca do equilíbrio da mesma.

Uma coisa que constato é que ela reflete no pouco tempo que tem as tendencias deste ano

para os fundos, isto é Fundos monetários e de obrigações muito flat :) e com baixo rendimento

fundos mistos, muito mistos, e fundos de ações um pouco em alta.

Pondero arriscar um pouco mais em mais "alguns" fundos de ações, mas como ponderado que penso ser

gosto de ouvir as vossas opiniões

obrigado desde ja e bons negocios

Fundos Tesouraria/Monetarios                                     

Banco BIC Tesourar  PTVORDHM0002    11,5       

ES Monetário            PTYESPLM0000        7,7       

ES Rendimento          PTYEVDLM0009        7,7       

ES Liquidez                PTYEVOHM0002      9,2                                         

46,2

Fundos de Obrigações                                         

AXA WF Euro 5-7      LU0251660279        5,8       

P Total Ret Bd          IE00B11XZB05        7,7       

P Diversif Inc            IE00B1Z6D669        7,7       

P Euro Bond              IE00B11XYY66          7,7       

28,8

Fundos Mistos                                         

Carmignac Patrim  FR0010135103            5,8       

Inv Balan-Ris Allo  LU0432616901            3,8       

9,6                 

Fundos Ações                                         

AGI Eur Equity Growth  LU0256839860    7,7       

FF Consumer Indust  LU0114721508      7,7       

15,4 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Tendo eu  a carteira de fundos abaixo mencionada, gostava mais uma vez de auscultar a vossa opinião

acerca do equilíbrio da mesma.

Uma coisa que constato é que ela reflete no pouco tempo que tem as tendencias deste ano

para os fundos, isto é Fundos monetários e de obrigações muito flat :) e com baixo rendimento

fundos mistos, muito mistos, e fundos de ações um pouco em alta.

Pondero arriscar um pouco mais em mais "alguns" fundos de ações, mas como ponderado que penso ser

gosto de ouvir as vossas opiniões

obrigado desde ja e bons negocios

Fundos Tesouraria/Monetarios                                     

Banco BIC Tesourar  PTVORDHM0002    11,5       

ES Monetário            PTYESPLM0000        7,7       

ES Rendimento          PTYEVDLM0009        7,7       

ES Liquidez                PTYEVOHM0002      9,2                                         

46,2

Fundos de Obrigações                                         

AXA WF Euro 5-7      LU0251660279        5,8       

P Total Ret Bd          IE00B11XZB05        7,7       

P Diversif Inc            IE00B1Z6D669        7,7       

P Euro Bond              IE00B11XYY66          7,7       

28,8

Fundos Mistos                                         

Carmignac Patrim  FR0010135103            5,8       

Inv Balan-Ris Allo  LU0432616901            3,8       

9,6                 

Fundos Ações                                         

AGI Eur Equity Growth  LU0256839860    7,7       

FF Consumer Indust  LU0114721508      7,7       

15,4 

Pode fazer muita coisa, reduzir percentagens nos mais defensivos e aumentar nos de acções assim como subscrever novos, na minha opinião tirava para já um de tesouraria, talvez o ES Rendimento, e com esse valor reforcava em partes iguais os dois de acções... isto só para dar um pouco mais de "energia" á carteira, porque deve estar actualmente um pouco "pachorrenta" nos de Obrigações e Tesouraria...hoje vão subir os de obrigações mais defebsivos, e amanhã parece que a tendência será a mesma...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é o que se chama um investidor ultra conservador, que faz como um fundo de fundos, mais defesa que isto é impossivel. Desde que de dinheiro é porque está certo.  :)

Boas, obrigada pela tua opinião é/foi importante, quanto ao ultra conservadorismo, penso que acaba por ate ser normal em quem entra de novo e se quer defender, mas apos os receios iniciais e sabendo de alguns riscos que se corre neste tipo de investimento, gostava tb de ouvir a tua opinião acerca de onde modificativas tu a carteira, e se tiveres alguns fundos na sugestão ainda mais agradecia :).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode fazer muita coisa, reduzir percentagens nos mais defensivos e aumentar nos de acções assim como subscrever novos, na minha opinião tirava para já um de tesouraria, talvez o ES Rendimento, e com esse valor reforcava em partes iguais os dois de acções... isto só para dar um pouco mais de "energia" á carteira, porque deve estar actualmente um pouco "pachorrenta" nos de Obrigações e Tesouraria...hoje vão subir os de obrigações mais defebsivos, e amanhã parece que a tendência será a mesma...

Obrigada D@vid,

como sempre as tuas opiniões são importantes e acertadas, visto que se enquadram no que eu vejo da evolução dos meus fundos. O ES Rendimento, desde q distribui dividendos?? parou encontrando-se ligeiramente negativo, logo um dos possíveis para realocar para outros fundos, o ES liquidez penso que tem peso tlvz a mais.

Mais um agradecimento q tenho q fazer é em relação ao AGI Eur Equity Growth, foi uma boa dica.

Se quiser investir em  + fundos ações, visto que de os de obrigações penso q por ora chegam, ainda por cima os mistos tb incorporam + do mesmo, e seguindo um concelho teu q é diversificar, quais me aconselhas (NOVOS), n fazendo da tua opinião qq responsabilidade tua ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada D@vid,

como sempre as tuas opiniões são importantes e acertadas, visto que se enquadram no que eu vejo da evolução dos meus fundos. O ES Rendimento, desde q distribui dividendos?? parou encontrando-se ligeiramente negativo, logo um dos possíveis para realocar para outros fundos, o ES liquidez penso que tem peso tlvz a mais.

Mais um agradecimento q tenho q fazer é em relação ao AGI Eur Equity Growth, foi uma boa dica.

Se quiser investir em  + fundos ações, visto que de os de obrigações penso q por ora chegam, ainda por cima os mistos tb incorporam + do mesmo, e seguindo um concelho teu q é diversificar, quais me aconselhas (NOVOS), n fazendo da tua opinião qq responsabilidade tua ;)

Na 1ª página tens alguns, vai dando uma vista de olhos neles, em particular estes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04NYJ

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FBY

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06806

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, obrigada pela tua opinião é/foi importante, quanto ao ultra conservadorismo, penso que acaba por ate ser normal em quem entra de novo e se quer defender, mas apos os receios iniciais e sabendo de alguns riscos que se corre neste tipo de investimento, gostava tb de ouvir a tua opinião acerca de onde modificativas tu a carteira, e se tiveres alguns fundos na sugestão ainda mais agradecia :) .

A unica razão pq não faço isso é pelo trabalho que dá e vou dizer-te por alto, tirar base de dados, tratar a base, calcular riscos de perdas, riscos de ganhos, var, covar, risco de perdas com risco de mercados, achar carteira optima em cada perfil de investidor,estudar as tendencias a nivel gráfico, situação economica.... como vês não é só ir ao site e ver o que eles dizem, eu quando andava em fundos tive no maximo 3 e mesmo assim já me achava conservador e dava algum trabalho inicial, agora com a tua carteira é de perder algum tempo, mas como sempre eu disse se dá dinheiro está certo e sempre podes ir a olho arriscar mais um pouco em acções e diminuir os de tesouraria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rentabilidades YTD (Inicio do ano até á ultima cotação disponivel) Brutas:

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc  4.95%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  0.45%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  0.14%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg0.57%

E.S. Rendimento Plus FEI 4.43%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  1.57%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  2.28%

Nordea-1 European Cross Credit E  0.18%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  2.45%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  0.03%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  1.50%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  0.57%

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ  0.86%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  1.28%

E.S. Monetário FI Acc  1.64%

E.S. Rendimento FEIA  0.63%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A 2.35%

Invesco Balanced-Risk Alloc E  1.43%

MS INVF Global Balanced Risk Control B 2.92%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc  10.80%

Vontobel Fund Global Value Equity C  7.88%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  3.10%

Pictet Water-R EUR  10.16%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR 6.96%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc  9.34%

Franklin European Growth N Acc 8.50%

F&C European Small Cap A 10.05%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  9.93%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

YTD é a rentabilidade anualizada, certo?

Como é que o ES Liquidez tem uma YTD bruta tão baixa se no simulador da ESAF a liquida é bem superior?  ???

Certamente estou a perceber algo mal  :o

Não YTD quer dizer Year To Date, ou seja, inicio do ano ate hoje :P é melhor colocar isso á frente hehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

YTD é a rentabilidade anualizada, certo?

Como é que o ES Liquidez tem uma YTD bruta tão baixa se no simulador da ESAF a liquida é bem superior?  ???

Certamente estou a perceber algo mal  :o

YTD é Year To Date, ou seja, a rentabilidade desde 01/01/2013.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será uma boa altura para entrar no fundo que está no top:

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND?

Eu gosto desse fundo, dai estar no top, quanto á pergunta não te sei dizer :) nunca acho boa nem má alturas para entrar em fundos, é entrar e pronto, se estás a pensar em resgatar ao fim de um mês nem vale a pena fazer, se é numa perspectiva de medio/longo prazo é entrar e pronto :) mas aproveita a onda das acções europeias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse fundo só peca por ser em USD, de resto tem optimos rácios e uma rentabilidade brutal :) é daqueles que se pode ter ali um bocadito  numa carteira :)

Realmente tbm vi que é excelente... Se fosse eu a procurar, não conseguia arranjar rácios tão bons :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )