Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Fundos da 1ª página que melhor têm resistido a estes primeiros dias do ano ex-tesouraria/monetário.

A importancia da diversificação:

PIMCO GIS Glbl Real Ret E Acc EUR H +0,58%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc +0,30%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +0,27%

MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc +0,23%

AXA WF Euro 5-7 E-C EUR +0,21%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg +0,18%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg +0,10%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc +0,07%

Nordea-1 Stable Return E EUR +0,00%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc -0,05%

Nordea-1 European Cross Credit E EUR -0,10%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR -0,20%

PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdg Acc -0,30%

NB Rendimento Plus FIMAA -0,35%

MS INVF Global Bal Risk Control FOF B -0,54%

Pictet-Global Emerging Debt HR EUR -0,62%

NB Obrigações Europa FIMAO -0,81%

NB Plano Prudente FIMAF -0,89%

Schroder ISF Glbl Mlt-Ast Inc B Hg € -0,93%

Os que se têm aguentado melhor têm sido de facto os fundos de obrigações, com um out sider de acções, o Marshall ( what else? ) , um misto que tem o nome com ele ( retorno estavel, Nordea Stable Return, que está neutro, o resto negativo mas nada de anormal, os restantes fundos, de acções, estão com quedas entre 1% e 5%.

Destaque para os Pimcos, a fazerem dentro do possivel o seu trabalho, e aproveitando muito bem as treasuries que têm subido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Fundos da 1ª página que melhor têm resistido a estes primeiros dias do ano ex-tesouraria/monetário.

(...)

Os que se têm aguentado melhor têm sido de facto os fundos de obrigações, com um out sider de acções, o Marshall ( what else? ) , um misto que tem o nome com ele ( retorno estavel, Nordea Stable Return, que está neutro, o resto negativo mas nada de anormal, os restantes fundos, de acções, estão com quedas entre 1% e 5%.

Destaque para os Pimcos, a fazerem dentro do possivel o seu trabalho, e aproveitando muito bem as treasuries que têm subido.

Li aqui que "nao se apanham facas em queda", mas nao sera' este um bom momento para adquirir alguns fundos?

Tenho uma pequena liquidez e estou tentado a aproveitar este "down" generalizado. Desta lista, recomenda-me, por favor, um pequeno lote de 3 a 4 fundos? (perspectiva 3 a 4 anos e com uma me'dia exposicao ao risco)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Li aqui que "nao se apanham facas em queda", mas nao sera' este um bom momento para adquirir alguns fundos?

Tenho uma pequena liquidez e estou tentado a aproveitar este "down" generalizado. Desta lista, recomenda-me, por favor, um pequeno lote de 3 a 4 fundos? (perspectiva 3 a 4 anos e com uma me'dia exposicao ao risco)

Cada um tem a sua opinião e investe de acordo com o que se sente melhor, há quem prefira investir quando os mercados estão a subir e outros que preferem quando os mercados estão a cair.

O importante, por mim falo, é a diversificação aliada ao horizonte temporal, quem tem menos idade pode arriscar mais numa carteira com maior peso em acções, quem tem mais idade deve de fazer decrescer este peso e aumentar em obrigações.

Importante a reter:

• Fundos de Tesouraria: Prazo mínimo recomendado - 3/6 meses
    • Fundos de Obrigações: Prazo mínimo recomendado - 1 ano a 3 anos
    • Fundos de Acções: Prazo mínimo recomendado - acima de 3 anos, ideal mínimo de 5 anos.

Market Timming: Faz-se em Obrigações, Acções, ETfs, Certificados, Warrants, CFDs...produtos de trading.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os outros anos passados não foram também atribulados? :D, não há ano que não seja atribulado, há sempre uma "desculpa" qualquer para fazer os mercados cair, mas como passado é passado e os ganhos dos anos anteriores já lá vão, até nos esquecemos ;).

Parece que vai estando bom é para as obrigações, até os fundos HY estão a subir este ano, parece que a tendência de descorrelacionamento verificada em 2015 se mantém, acções a cair e obrigações a subir, gosto disto assim.

D@vid não se trata dos anos "passados", trata-se de ver o que temos neste momento (presente). Parece-te a ti que a situação é igual à dos anos anteriores? Vê o que o S&P 500 fez de 2011 para cá e repara no que fez em 2015...

O problema é que o pessoal que está nos FI´s (ainda que involuntariamente) parece fazer disto trades intraday, com comentários todos os dias sobre a subida ou descida do mercado.

Um mercado que não rompe os máximos anteriores, sabes o que significa? Independentemente da postura ser para LP (estarei curioso para ver se a postura será a mesma quando entrarmos num Bear Market), no presente os gráficos estão a mostrar-nos que existem muitas "desculpas".

Para mim parece-me que estamos a assistir a uma distribuição, para entrarmos num Bear Market progressivamentee. Não estou com isto a dizer que não vamos ter pullbacks, obviamente que vamos, mas parece-me que o caminho está traçado.

Eu também tive este discurso, relativamente ao IBB quando me desfiz de um fundo de Bios e a verdade é que o timming de saída nunca é perfeito, mas saí muito bem, 

Vê também o Dax...bem não me vou alongar muito mais para não baralhar o pessoal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não é hoje que bate no fundo?

Sem dúvida!

Mas também dá para fazer MT com FI´s, é preciso estar atento a determinados detalhes.

Fundos com cotação resgate +1 ou +3 (nem sei se existem, são para esquecer). A data do cutoff também é importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid não se trata dos anos "passados", trata-se de ver o que temos neste momento (presente). Parece-te a ti que a situação é igual à dos anos anteriores? Vê o que o S&P 500 fez de 2011 para cá e repara no que fez em 2015...

O problema é que o pessoal que está nos FI´s (ainda que involuntariamente) parece fazer disto trades intraday, com comentários todos os dias sobre a subida ou descida do mercado.

Um mercado que não rompe os máximos anteriores, sabes o que significa? Independentemente da postura ser para LP (estarei curioso para ver se a postura será a mesma quando entrarmos num Bear Market), no presente os gráficos estão a mostrar-nos que existem muitas "desculpas".

Para mim parece-me que estamos a assistir a uma distribuição, para entrarmos num Bear Market progressivamentee. Não estou com isto a dizer que não vamos ter pullbacks, obviamente que vamos, mas parece-me que o caminho está traçado.

Eu também tive este discurso, relativamente ao IBB quando me desfiz de um fundo de Bios e a verdade é que o timming de saída nunca é perfeito, mas saí muito bem, 

Vê também o Dax...bem não me vou alongar muito mais para não baralhar o pessoal.

Até pode ser igual a 2008, quem tem uma almofada, ou seja, quem investe em fundos há pelo menos 5 anos para trás, deve estar de facto muito preocupado com o bear market que poderá vir? penso que não, acho que estamos mais bem "preparados", a crise veio da maior economia do mundo, só estou a ver um 2008 vindo de novo dos EUA, a China deixou pontas soltas em Agosto, não as vão deixar de novo, em bear market também se ganha dinheiro, por isso a importancia de se diversificar, o NB Obrigações Europa em 2008 subiu quase 10%, PIMCOS que subiram cerca de 5%, AXAs igualmente, ou seja, os fundos que estão neste momento com subidas foram também os mesmos que em 2008 fizeram excelentes performances.

Faz parte da mente humana ir ver todos os dias os investimentos, por uma razão, são aplicações transparentes, talvez o ideal fosse tipo produtos estruturados, faz-se a carteira de fundos, ou fundo, para um prazo estipulado, 3 a 5 anos, e só nesse prazo se ver qual o saldo, acho que se iria ter uma agradável surpresa, agora, é óbvio que quem vê os fundos todos os dias, a probabilidade de os ver negativos é muito mair de quem só os vê anualmente, semestralmente ou mesmo trimestralmente, até acho que os fundos não deveriam estar nas posições integradas das contas, devia estra assim noutro sitio, só lá iam ver mesmo quem quizesse :D mas isso cada um faz o que quer, acho que na net há muitos sitios onde cada um pode tirar ideias de fundos, ver os comentários de quem fez esses tópicos, onde a recomendação é unânime, diversificação, horizonte temporal alargardo, ver as carteiras com espaços de tempo também alargados, quem segue segue, quem não segue não segue, é coisa que já não me preocupa, quem fez fundos de acções em Janeiro do ano passado e só os foi ver no final do ano ( apesar de todas as noticias, Grécia, China, VW, Matérias-Primas etc ), deve ter pensando que estava tudo maluco, tanta coisa e no fim estava a ganhar 30% como no Threadneedle, mas quem andou a ver esse fundo todos os dias de Abril a Setembro, apanhou-o várias vezes com rentabilidades negativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até pode ser igual a 2008, quem tem uma almofada, ou seja, quem investe em fundos há pelo menos 5 anos para trás, deve estar de facto muito preocupado com o bear market que poderá vir? penso que não, acho que estamos mais bem "preparados", a crise veio da maior economia do mundo, só estou a ver um 2008 vindo de novo dos EUA, a China deixou pontas soltas em Agosto, não as vão deixar de novo, em bear market também se ganha dinheiro, por isso a importancia de se diversificar, o NB Obrigações Europa em 2008 subiu quase 10%, PIMCOS que subiram cerca de 5%, AXAs igualmente, ou seja, os fundos que estão neste momento com subidas foram também os mesmos que em 2008 fizeram excelentes performances.

Faz parte da mente humana ir ver todos os dias os investimentos, por uma razão, são aplicações transparentes, talvez o ideal fosse tipo produtos estruturados, faz-se a carteira de fundos, ou fundo, para um prazo estipulado, 3 a 5 anos, e só nesse prazo se ver qual o saldo, acho que se iria ter uma agradável surpresa, agora, é óbvio que quem vê os fundos todos os dias, a probabilidade de os ver negativos é muito mair de quem só os vê anualmente, semestralmente ou mesmo trimestralmente, até acho que os fundos não deveriam estar nas posições integradas das contas, devia estra assim noutro sitio, só lá iam ver mesmo quem quizesse :D mas isso cada um faz o que quer, acho que na net há muitos sitios onde cada um pode tirar ideias de fundos, ver os comentários de quem fez esses tópicos, onde a recomendação é unânime, diversificação, horizonte temporal alargardo, ver as carteiras com espaços de tempo também alargados, quem segue segue, quem não segue não segue, é coisa que já não me preocupa, quem fez fundos de acções em Janeiro do ano passado e só os foi ver no final do ano ( apesar de todas as noticias, Grécia, China, VW, Matérias-Primas etc ), deve ter pensando que estava tudo maluco, tanta coisa e no fim estava a ganhar 30% como no Threadneedle, mas quem andou a ver esse fundo todos os dias de Abril a Setembro, apanhou-o várias vezes com rentabilidades negativas.

Eu não falei em 2008 (por razões óbvias).

Quem investe em FI´s há pelo menos 5 anos, não anda diariamente neste fórum/tópico, talvez tu sejas uma excepção. A maioria quanto muito tem fundos de 2012, retirando 5 anos ao que disseste estaríamos em 2010, tens fundos desde essa altura?

Claro que em Bear Market também se ganha dinheiro, começando com 2M€ e ficando com 1M€ xD Ganhas estando short nas principais R´s.

Falas de FI´s como Obrigações Europa e PIMCOS, mas não nos vamos esquecer que as obrigações tiveram um boom brutal, agora as taxas estão pela rua da amargura. 

Hoje em dia é fácil ver os investimentos diariamente porque estão à distância de um clique, se tivéssemos de esperar pelo extracto mensal como acontecia antigamente, ia ser lindo :D

Claro que cada um faz o que quer, mas como tu tão bem sabes para quem se inicia nestas aventuras, ver isto diariamente só vai dar porcaria, mais tarde ou mais cedo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Desde já, peço desculpa se este não é o tópico mais apropriado para a minha pergunta.

Qual a vossa opinião sobre este unit-linked?

Comercializado no banco best fidelity poupança

https://www.bancobest.pt/ptg/best_unit-linked

Cumprimentos

Pode ser aqui... não deixam de ser fundos...

Básicamente é o mesmo que fazer os fundos directamente, tens esse fundos já há muito tempo disponiveis, a diferença é que nesse caso estão "revestidos" por uma seguradora, e desse modo tens o tal beneficio nas taxas de IRS.

Deixo-te aqui um artigo de 2009  sobre este tipo de aplicação:

Fundos para comprar e esquecer

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante oh forreta! (visitante)

Boa tarde,

Desde já, peço desculpa se este não é o tópico mais apropriado para a minha pergunta.

Qual a vossa opinião sobre este unit-linked?

Comercializado no banco best fidelity poupança

https://www.bancobest.pt/ptg/best_unit-linked

Cumprimentos

Pode ser aqui... não deixam de ser fundos...

Básicamente é o mesmo que fazer os fundos directamente, tens esse fundos já há muito tempo disponiveis, a diferença é que nesse caso estão "revestidos" por uma seguradora, e desse modo tens o tal beneficio nas taxas de IRS.

Deixo-te aqui um artigo de 2009  sobre este tipo de aplicação:

Fundos para comprar e esquecer

Obrigado D@vid! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Cada um tem a sua opinião e investe de acordo com o que se sente melhor, há quem prefira investir quando os mercados estão a subir e outros que preferem quando os mercados estão a cair.

O importante, por mim falo, é a diversificação aliada ao horizonte temporal, quem tem menos idade pode arriscar mais numa carteira com maior peso em acções, quem tem mais idade deve de fazer decrescer este peso e aumentar em obrigações.

Importante a reter:

• Fundos de Tesouraria: Prazo mínimo recomendado - 3/6 meses
    • Fundos de Obrigações: Prazo mínimo recomendado - 1 ano a 3 anos
    • Fundos de Acções: Prazo mínimo recomendado - acima de 3 anos, ideal mínimo de 5 anos.

Seguindo o conselho, penso distribuir os 15k que tenho disponiveis, em partes iguais, por 3 fundos: 2 de Obrigacoes e 1 de Accoes, assim: 

• Pictet - Emerging Local Currency Debt - LU0280437830

• Schroder - Global High Yield - LU0189894842

• Fidelity Funds - World Fund - LU0115769746

Acham estes fundos boas opcoes (para um horizonte de 3 anos e um risco medio/baixo)? Ou terei no mercado melhores escolhas?

Desde ja' agradeço uma opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Nacionais:

Os melhores fundos de obrigações de 2015

O David e´de opiniao de que, eu em vez de optar por fundos de Obrigacoes internacionais, escolha 2 fundos nacionais? O do NB e o do Optimize (e' o da DECO nao e'? onde/como se subscreve este fundo?) 

Já quanto ao "meu" fundo de accoes (o Fidelity Funds - World Fund - LU0115769746) ele e' aceitavel e posso avancar para a subscricao?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não Eurico, eu não dei opinião nenhuma :) apenas coloquei um quadro da FundsPeople onde consta os fundos de obrigações Nacionais que melhor desempenho tiveram.

O fundo de acções é aceitável claro, mas pode sempre ir pesquisando e comparando com outros Aqui , no gráfico interactivo do Best que é a melhor ferramenta existente para comparação de fundos neste banco,.

Não termos de ter em conta o valor excepcionalmente baixo das obrigações?

Como poderiam os fundos de obrigações subir?

Toda a razão, mas mesmo assim ainda houve alguns que se safaram, e mesmo apostando em periféricos que já se achava que estavam com taxas muito baixas, as obrigações estão como estão porque também os investidores têm procurado activos de maior risco, este ano pode até ser ao contrário, procurarem as obrigações como refúgio, pelo menos neste inicio de ano tem sido assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Um mercado que não rompe os máximos anteriores, sabes o que significa? "

Não percebo este comentário;sempre os mercados (USA e EUROPA), no passado, romperam os máximos anteriores, embora várias vezes tivessem que demorar anos a voltar a fazê-lo. Existe algum aforismo bolsista que nos diga com uma certeza absoluta que se durante x tempo os máximos não forem batidos, irá acontecer y? Ou será apenas uma ideia importada do misticismo futebolistico "quem não marca sofre"?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Stocks May Fall More - Then It'll Be Time to Buy, Goldman Says

Só falta mesmo "adivinhar" quando é que vão começar a subir.

http://www.bloombergview.com/articles/2016-01-07/be-smart-don-t-try-to-time-this-stock-market

https://www.washingtonpost.com/business/get-there/the-dos-and-donts-of-a-market-crash/2016/01/08/8dd9bf72-b2f9-11e5-a842-0feb51d1d124_story.html?postshare=1571452285827236&tid=ss_tw-bottom

Don’t rely on gurus, shamans or talking heads. They haven’t the slightest idea about your financial needs, your risk tolerances or anything else about you.

I have been doing financial TV and radio for more than a decade, and having met many of them, I can tell you from my personal experience that most of them haven’t the slightest idea what they are talking about. The general advice they give is for entertainment purposes only.

Again, their forecasts amount to nothing more than marketing. Treat them that way.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

" As the chart below shows, 1981 was just about the start of the greatest bull market the world has ever seen, rising 1,447 percent during the next 20 years."

Isto é interessante, e talvez acalme um pouco aqueles que acreditam que o actual bull já dura à demasiado tempo e que por isso mesmo irá terminar brevemente (embora como diz o autor há alguns peritos que já vêm dizendo isso desde à anos e esperando um dia acertar na profecia). É com certeza aceitável supor que efetivamente o bull pode terminar brevemente, mas não me parece que o motivo por si só seja o período de duração que o bull já leva. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )