Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A carteira modelo que vi foi daqui.

https://www.bancobest.pt/ptg/ModelPortfolios

O minimo no bni é 100€, até no observador ja confirmaram isso no ultimo artigo do david almas. 

Estava agora mesmo a ver o site e os DPs lá aparecem com mínimos de 10.000€:

http://www.bnieuropa.pt/depositos-a-prazo-particulares/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A carteira modelo que vi foi daqui.

https://www.bancobest.pt/ptg/ModelPortfolios

O minimo no bni é 100€, até no observador ja confirmaram isso no ultimo artigo do david almas. 

Pois mas não é aí, é onde eu coloquei, aí sim tem as 3 carteiras, com todos os dados e relatórios, e podes ver que está acima de 6%/ano nos últimos 3 anos, 7%/ano a 5 anos...

Sim já vi o preçário e já alteraram, tinham 100k, mas será que foi sempre assim ou era 100k? era importante saber... taxa de 3% a 92 dias ui...temos aqui outro PrivatBank, tarda nada até fazem fila :)

Estava agora mesmo a ver o site e os DPs lá aparecem com mínimos de 10.000€:

http://www.bnieuropa.pt/depositos-a-prazo-particulares/

Mas a abertura de conta é de 100€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os outros anos passados não foram também atribulados? :D, não há ano que não seja atribulado, há sempre uma "desculpa" qualquer para fazer os mercados cair, mas como passado é passado e os ganhos dos anos anteriores já lá vão, até nos esquecemos ;).

Parece que vai estando bom é para as obrigações, até os fundos HY estão a subir este ano, parece que a tendência de descorrelacionamento verificada em 2015 se mantém, acções a cair e obrigações a subir, gosto disto assim.

Tenho 2 fundos de obrigações com comportamentos diferentes:

- o Invesco Global Bond [LU0115143918] tem tido um bom desempenho. Bom 2.º semestre de 2015, caiu no fim do ano, mas já está a crescer novamente. A 1.ª subscrição, em OUT/2015, está a render 4%. Fiz mais 3 reforços e apenas o reforço do início de DEZ/2015 está a perder. Como subscrevi no Activobank, os montantes mínimos são muito baixos (<10€), pelo que foi uma solução interessante para ir acumulando.

- o NB Obrigações Europa [PTYESRLM0008] estava a ter muito bom comportamento até ao virar do ano, chegou a estar bastante positivo e agora tenho 4 reforços todos no vermelho. O Activobank permite fazer um plano de investimento com este fundo, com reforços mínimos de 50 €/mês e também foi uma opção para ir acumulando mas, sinceramente, estou muito desiludido com o seu desempenho. Reforços de OUT, NOV, DEZ e JAN todos no vermelho, alguns com -3%. No próximo mês efectuo o último reforço deste fundo e depois páro, para ver para que lado o vento toca as obrigações.

Nos últimos dias tem sido o Invesco a segurar a barra, com as quedas constantes das acções (tenho a maior parte do capital investido em 2 fundos índice da Amundi - América e Europa).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Maya diz-te quando é que pára de cair? 

Quando souberes, diz-me, com 2 dias de antecedência, por favor! :D

A "minha Maya" diz para comprar quando o Pictet - USA Index estiver com valores próximos ou mais baixo que 147.87€ e que o Pictet - Europe Index tenha valores a rondar os 159.65€ (neste caso até está ligeiramente mais baixo) mas acho que ainda vai cair mais um pouco.

No meu caso tenho que fazer as previsões com 3 dias de antecedência... ;) mas como no USA os valores ainda andam distantes por agora é estar quieto e à espera.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, eu sei, mas de que vale abrir uma conta com 100€ se a aplicação financeira mais acessível requer 10.000€?

Pronto mas aí já depende da capacidade financeira de cada um.

Tenho 2 fundos de obrigações com comportamentos diferentes:

- o Invesco Global Bond [LU0115143918] tem tido um bom desempenho. Bom 2.º semestre de 2015, caiu no fim do ano, mas já está a crescer novamente. A 1.ª subscrição, em OUT/2015, está a render 4%. Fiz mais 3 reforços e apenas o reforço do início de DEZ/2015 está a perder. Como subscrevi no Activobank, os montantes mínimos são muito baixos (<10€), pelo que foi uma solução interessante para ir acumulando.

- o NB Obrigações Europa [PTYESRLM0008] estava a ter muito bom comportamento até ao virar do ano, chegou a estar bastante positivo e agora tenho 4 reforços todos no vermelho. O Activobank permite fazer um plano de investimento com este fundo, com reforços mínimos de 50 €/mês e também foi uma opção para ir acumulando mas, sinceramente, estou muito desiludido com o seu desempenho. Reforços de OUT, NOV, DEZ e JAN todos no vermelho, alguns com -3%. No próximo mês efectuo o último reforço deste fundo e depois páro, para ver para que lado o vento toca as obrigações.

Nos últimos dias tem sido o Invesco a segurar a barra, com as quedas constantes das acções (tenho a maior parte do capital investido em 2 fundos índice da Amundi - América e Europa).

Pode não fazer sentido para ti dizer-te isto, mas ter fundos que se comportam de maneira diferente é o ideal, quer dizer que estão descorrelacionados entre si, tens um fundo de obrigações globais e outro europa básicamente de periféricos governamentais, seria até estranho estarem iguais, parece-me portanto que não foi esse o teu objectivo, mas bem poderia ter sido, ter dois fundos diferentes e que não fossem os dois pelo mesmo caminho

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A "minha Maya" diz para comprar quando o Pictet - USA Index estiver com valores próximos ou mais baixo que 147.87€ e que o Pictet - Europe Index tenha valores a rondar os 159.65€ (neste caso até está ligeiramente mais baixo) mas acho que ainda vai cair mais um pouco.

No meu caso tenho que fazer as previsões com 3 dias de antecedência... ;) mas como no USA os valores ainda andam distantes por agora é estar quieto e à espera.

E se esse valor (Pictet - USA) tardar a chegar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode não fazer sentido para ti dizer-te isto, mas ter fundos que se comportam de maneira diferente é o ideal, quer dizer que estão descorrelacionados entre si, tens um fundo de obrigações globais e outro europa básicamente de periféricos governamentais, seria até estranho estarem iguais, parece-me portanto que não foi esse o teu objectivo, mas bem poderia ter sido, ter dois fundos diferentes e que não fossem os dois pelo mesmo caminho

Pois, a ideia era um pouco essa, mas não contava com uma divergência tão grande... imaginava que o NB Obrigações se aguentasse melhor em alturas de maior volatilidade... por exemplo, o Invesco também caiu - e bem - mas rapidamente retomou os ganhos, mesmo que possa voltar a cair. Mas O NB tem estado a cair de modo quase continuado, a ponto de ter perdas em todos os horizontes temporais em que entrei (1 M / 2 M /3 M / 4 M)... 

À conta disso, estava a pensar investir mais em obrigações mundiais, mas desta vez em dólares [Templeton Global Bond USD - LU0122614208]. Poderá ser uma boa aposta para 2016? Pelo que vi, nas 10 maiores posições da carteira não há grande correlação com o Invesco Global Bond...

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04KWA&tab=3

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N97&tab=3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Javier, o dólar só tem um problema atualmente. É estar perto da paridade com o Euro. Ou seja, está caro, o que pode abrir caminho a desvalorização. Embora ache pouco provável, porque a FED está numa fase de aumento de juros e na Europa isso nem sequer se começa a falar tão pouco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Era tão bom que o Activo também desse para fazer carteiras modelo, assim não precisava de tanto trabalho de casa e de andar aos apalpões.
    Eu tenho tudo negativo desde Outubro :D Mas sem stress im in for the long run.

Parece que dá, mas também me parece que as rentabilidades são más, pelo que disse o zero...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca,

eu percebo isso, mas com o aumento de juros da FED e com o QE do BCE, não será de prever que o dólar se mantenha, pelo menos, tão forte como actualmente?

Eu diria que dificilmente ele vai baixar dos 0.9 daqui para a frente. Já li N analistas a dizerem que se caminha para a paridade, portanto ainda tens mais 0.1 para compensar e ganhar com isso. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E se esse valor (Pictet - USA) tardar a chegar?

Estaciona o dinheiro em DPs com taxas de 2%. :D lol

Se o valor tardar a chegar pelo menos vou ver se tento comprar a baixo dos 160.65€, neste momento já está a 155.72€ mas isto anda muito turbulento pode ser que baixe mais um pouco. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se os mercados mantiverem esta tendência muito tempo, em 2016 vou investir em acções da Betadine ou farmacêuticas que comandem o segmento de anti-depressivos...

Está lindo, isto. Hoje nem as obrigações vão escapar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O inicio de 2016 está a correr muito mal :(

Veja isto como mais uma oportunidade de exercitar a sua capacidade de resiliência e de superação de emoções negativas. Como alguém dizia "É nas quedas que o rio cria energia!"

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )