Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

E os outros anos passados não foram também atribulados? :D, não há ano que não seja atribulado, há sempre uma "desculpa" qualquer para fazer os mercados cair, mas como passado é passado e os ganhos dos anos anteriores já lá vão, até nos esquecemos ;).

Parece que vai estando bom é para as obrigações, até os fundos HY estão a subir este ano, parece que a tendência de descorrelacionamento verificada em 2015 se mantém, acções a cair e obrigações a subir, gosto disto assim.

Também já ia sendo tempo, há FIs de obrigações que estão negativos há mais de 18 meses :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E os outros anos passados não foram também atribulados? :D, não há ano que não seja atribulado, há sempre uma "desculpa" qualquer para fazer os mercados cair, mas como passado é passado e os ganhos dos anos anteriores já lá vão, até nos esquecemos ;).

Parece que vai estando bom é para as obrigações, até os fundos HY estão a subir este ano, parece que a tendência de descorrelacionamento verificada em 2015 se mantém, acções a cair e obrigações a subir, gosto disto assim.

David, que fundo recomendarias para obrigações?

Edit: Não sei se reforce as acções ou subscreva um de obrigações. Isto hoje vai levar mais uma pancada :wacko:

Editado por SABRE
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As acções na China foram suspensas após 30min de trading, bateram outra vez nos -7%.

STOXX50 a perder mais de 3%, outra vez. 

Ora vamos lá ver quem é rijo e aguenta esta pressão de ver euros a voar para o infinito! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As acções na China foram suspensas após 30min de trading, bateram outra vez nos -7%.

Ora vamos lá ver quem é rijo e aguenta esta pressão de ver euros a voar para o infinito! 

Quem não aguentar resgata e faz depósitos a prazo :D e reze para que o banco não abra falência e os depósitos abaixo dos 100k não entrem na resolução, que isto eles alteram as coisas quando querem e sem avisar :D.

As obrigações continuam com boa cara, da côr do Sporting, secalhar foi pelo resultado de ontem :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...a voar temporariamente para o infinito.

Custa-me é o dia de São Receber ainda estar longinquo, pois é apenas mais uma boa oportunidade de reforçar que não poderei aproveitar. Uma coisa é certa, nesta matéria de fundos de acções ninguém morre de tédio.Para os mais "agarrados" ao dinheiro, estes afundanços devem ser terríveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quem não aguentar resgata e faz depósitos a prazo

Para ter rendibilidades brutas de 2%, como a maior parte das carteiras defensivas nem teve, e como as coisas se estão a pôr, se calhar mais vale fazer depositos sim enquanto os houver a 2%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...a voar temporariamente para o infinito.

Se levarem os FI, como investimentos de longo prazo, como manda a lei, essa máxima aplica-se.

Agora quem anda a usar os FI como instrumentos de trading, se calhar o temporariamente já não é tão verdade. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para ter rendibilidades brutas de 2%, como a maior parte das carteiras defensivas nem teve, e como as coisas se estão a pôr, se calhar mais vale fazer depositos sim enquanto os houver a 2%. 

Como é que as coisas se estão a pôr?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São estas mentalidades que ajudam a que investe (como deve ser) em FI a ganhar dinheiro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é que as coisas se estão a pôr?

Os bull markets não se estendem indefinidamente. 

São estas mentalidades que ajudam a que investe (como deve ser) em FI a ganhar dinheiro. 

O modelo de carteira mais defensivo do invest está com -0,46 nos ultimos 3 anos. É um ganhar dinheiro que é uma coisa parva.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah claro, quem se sentir confortável com isso é de avançar, mas depende das arteiras defensivas que falas, se fores ao site do Best e veres a carteira defensiva de fundos deles obteve +4,37% em 2015, é só mais do dobro de 2%, mas para quem não se está para se chatear com subdas e quedas durante 12 meses é de se avançar para DP, isto o que é importante é deitarmos com a cabeçinha na almofada e estarmos tranquilos... ;)

O modelo de carteira mais defensivo do invest está com -0,46 nos ultimos 3 anos. É um ganhar dinheiro que é uma coisa parva.

Ainda bem que falas numa carteira concreta, a do Best está com +6,55% anualizada a 3 anos... assim como passam o tempo á procura de taxas nos depósitos também podem passar algum tempo a pesquisar melhores soluções noutros bancos :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Felizmente, existem soluções para todos os gostos e ainda vivemos num país livre. Quem não quer carteiras defensivas, que procure uma alternativa mais rentável. 

No final de contas o que importam são apenas duas coisas:
    - Ganhar dinheiro
    - Dormir descansado

:)

Eu, particularmente, vou aguardar mais um pouco para entrar novamente, está tudo em standby, cá fora. O que está dentro, está a escorregar, obviamente, mas não se pode ganhar sempre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo, mas tenho lido frequentemente essa advertência desde pelo menos 2012 (deveriam os investidores ter esperado pelo bull antes de entrarem?) De qualquer modo os bears markets também não se têm estendido indefinidamente no passado, o que não deixa de ser uma boa referência para o futuro.

Por isso é que eu acho que não vale a pena ser "defensivo" a não ser que já se esteja na fase do "gastar" e não do "acumular".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, basta irem a trás e verem em 2012 (Outubro ) , 2013, 2014 e 2015, o tempo que temos deste tópico, quanto renderam os fundos, coloco sempre no final de cada ano as rentabilidades, e de facto ganhou-se dinheiro que nem uma coisa parva :P.

UM DP de 10k á taxa de 2% rende-me liquidos 140€, são 11€ por mês, nem me dá para pagar a mensalidade do telemóvel... :huh: já agora qual o banco que faz DP com taxa de 2%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda bem que falas numa carteira concreta, a do Best está com +6,55% anualizada a 3 anos... 

A carteira do best conservadora dá-me a 3 anos anualiz. 3.37%, que tem um jupiter e um pioner mais um BGF.  

Ou seja, fica provavelmente abaixo das taxas dos melhores depositos nos ultimos 3 anos. 

já agora qual o banco que faz DP com taxa de 2%?

Quase toda a banca angolana em Portugal.

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Consegues dar um exemplo mais concreto? Todas as listas de melhores depósitos a prazo que encontro dizem que neste momento a melhor taxa são 2.95% no Best por um depósito de 90 dias... 

O primeiro banco angolano que encontro nas listas é o BIC que dá 1.5%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Consegues dar um exemplo mais concreto? Todas as listas de melhores depósitos a prazo que encontro dizem que neste momento a melhor taxa são 2.95% no Best por um depósito de 90 dias... 

O primeiro banco angolano que encontro nas listas é o BIC que dá 1.5%...

Ainda hoje fiz um DP a 2 anos no atlantico a 2%. Tens também o bni com 2.25.

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A carteira do best conservadora dá-me a 3 anos anualiz. 3.37%, que tem um jupiter e um pioner mais um BGF.  

Ou seja, fica provavelmente abaixo das taxas dos melhores depositos nos ultimos 3 anos. 

Não sei o que lhe têm dito, mas a  mim sempre me disseram que isto dos fundos (de acções) é coisa para começar a render com alguma garantia a partir dos 3-5 anos. Foi com esse pressuposto que meti nisto. Por isso 3,37% anualiz. a 3 anos, até que nem é mau para uma carteira conservadora nesse período.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desta vez vou esperar mais antes de reforçar... o reforço do final do ano foi um pouco "caro".

Comprei mais barato que a última vez mas mesmo assim não foi o barato o suficiente.

Para reforçar desta vez tem que cair mais :ph34r:

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda hoje fiz um DP a 2 anos no atlantico a 2%. Tens também o bni com 2.25.

Não me lembrava que o Atlântico era Angolano, my bad.

Anyway, não querendo estar a defender este ou aquele mecanismo de investimento, cada um deve meter o seu dinheiro onde se sentir mais confortável, seja em fundos, seja em depósitos a prazo seja em casa debaixo do colchão.

Em relação a fundos de investimento, que é do que se fala neste tópico, a minha opinião é que mesmo sem grandes riscos se consegue melhor do que o melhor dos depósitos a prazo, falo por experiência própria nestes últimos 2 anos e meio. Também tenho depósitos, numa perspectiva de diversificação, mas não são o core das minhas poupanças. Mas é uma ferramenta para quem quer e está disposto a gastar algum tempo a perceber como funciona. Como é óbvio, há fundos melhores, há fundos piores, há carteiras melhores, há carteiras piores. Da mesma forma que há DPs com taxas mais altas e DPs com taxas mais baixas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é isso que consta no site no desempenho, mas pode haver erro, qualquer das formas quando eu tiver tempo vou ver cada fundo, não consta nenhum BlackRock... está Aqui a carteira.

BNI tem mínimos de abertura de 100k, não é para todas as bolsas, desconfio sempre de algumas taxas, entendo algumas promocionais que só servem para captar clientes, mas taxas recorrentes acima de 1% neste momento é de desconfiar, lembro-me bem de há uns tempos um dos melhores bancos a dar taxas de DP era o Banif..

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é isso que consta no site no desempenho, mas pode haver erro, qualquer das formas quando eu tiver tempo vou ver cada fundo, não consta nenhum BlackRock... está Aqui a carteira.

BNI tem mínimos de abertura de 100k, não é para todas as bolsas, desconfio sempre de algumas taxas, entendo algumas proconfiarmocionais, só servem para captar clientes, mas taxas recorrentes acima de 1% neste momento é de desconfiar, lembro-me bem de há uns tempos um dos melhores bancos a dar taxas de DP era o Banif..

A carteira modelo que vi foi daqui.

https://www.bancobest.pt/ptg/ModelPortfolios

O minimo no bni é 100€, até no observador ja confirmaram isso no ultimo artigo do david almas. 

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )