Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A estratégia de por o nosso dinheiro a trabalhar para nós só resulta se tivermos muita paciência e resistir a certas tentações. Durante os 6 meses pode acontecer que a vontade da compra desvaneça, já me aconteceu várias vezes.lol

Só para deixar aqui o meu testemunho pessoal sobre o que a frugalidade pode fazer pelas nossas finanças, estive a fazer o balanço anual e este ano consegui poupar cerca de 50%  do nosso rendimento e colocá-lo em Fundos. Podem estes até nos proximos tempos não render nada ou até perderem, todavia ainda fico com mais do que quando não poupava nada nem investia nada.

Paciência e tempo são duas variáveis importantíssimas no mercado. 

5coroas parabéns pela tua postura, só prova que tens um plano bem definido e que o estás a cumprir rigorosamente. De qualquer forma é sempre bom relembrar que uma parte das mais-valias, podem e devem servir para comprar ou oferecer algo. Se não aproveitarmos enquanto somos novos, não é em "velhos" que iremos aproveitar. :P 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Acções e ETF's queria por de lado... estou familiarizado com os fundos de investimento e queria manter-me neste "ramo" :)

Quando falas em obrigações curto prazo tendo em conta a imagem a cima apresentada referes-te a obrigações global (curto prazo)?

O que é que queres dizer com "familiarizado" com FI´s? Se não estou em erro, começaste a investir em FI´s no início de 2015, admitindo que tiveste algum tempo a ler sobre esse assunto, diria que alguém para estar familiarizado com algo deve ter muitos anos de experiência num determinado tipo de investimento :) 

Também não é menos verdade que os FI´s são fáceis de entender como funcionam e os riscos associados. O D@vid que apanhou a crise de 2008 pode dizer quanto é que esteve a "perder", acho que ele nunca o disse porque não queria assustar os novos interessados em FI´s. :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Antes demais peço desculpa porque esta pergunta é feita vezes e vezes sem conta, mas infelizmente não tenho como fugir. Tenho andado a pensar em investir parte das minhas poupanças e estou bastante inclinado para Fundos e/ou ETFs. Dei uma vista de olhos por aqui só para ter mais informação acerca destes instrumentos e depois falei com o meu gestor de conta que me sugeriu algumas opções:

ü  Fidelity Funds - Global Opportunities

ü  JPMorgan Global Focus

ü  Jupiter European Growth

ü  Pioneer Funds Top European Players

Todos eles me parecem bons demais a julgar pelos resultados , mas ao mesmo tempo parecem-me demasiado agressivos e não consigo encontrar dados históricos com mais de 4 anos ( no site da morningstar ). 

Outra coisa que me preocupa é que são todos baseados na mesma classe de activos e penso que deveriam ser mais diversificados. 

Parece-vos bem esta lista? Complementavam-na com outros fundos? 

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Antes demais peço desculpa porque esta pergunta é feita vezes e vezes sem conta, mas infelizmente não tenho como fugir. Tenho andado a pensar em investir parte das minhas poupanças e estou bastante inclinado para Fundos e/ou ETFs. Dei uma vista de olhos por aqui só para ter mais informação acerca destes instrumentos e depois falei com o meu gestor de conta que me sugeriu algumas opções:

ü  Fidelity Funds - Global Opportunities

ü  JPMorgan Global Focus

ü  Jupiter European Growth

ü  Pioneer Funds Top European Players

Todos eles me parecem bons demais a julgar pelos resultados , mas ao mesmo tempo parecem-me demasiado agressivos e não consigo encontrar dados históricos com mais de 4 anos ( no site da morningstar ). 

Outra coisa que me preocupa é que são todos baseados na mesma classe de activos e penso que deveriam ser mais diversificados. 

Parece-vos bem esta lista? Complementavam-na com outros fundos? 

Obrigado :)

Para te podermos ajudar é preciso que dês muito mais detalhes sobre o que pretendes fazer, perfil de risco, horizonte temporal and so on. Mais do que fazerem vezes sem conta a mesma pergunta, conforme o referiste, é ainda mais importante apresentarem toda a informação de forma clara. Podias ainda referir se tens experiência neste tipo de investimento, provavelmente não, mas convém sempre referir isso, porque não temos acesso ao teu histórico/perfil conforme o teu gestor de conta.

Devias ter começado com a pergunta que colocaste ao teu gestor de conta.

Duvido que tenhas chegado ao pé dele (email) e dito "Estou a pensar aplicar parte das minhas poupanças". Não consigo perceber porque é que te aconselhou fundos com esse nível de risco e exclusivamente de acções (carregando na Europa que até pode fazer sentido mas...), porque motivo é que te aconselhou fundos, porque é que te aconselhou apenas 4...

Porque razão é que estás inclinado para Fundos ou ETF´s? (Não apresentaste qualquer ETF...) 

Posto isto, respondo-te claramente, não te sei ajudar.

EDIT: Da próxima vez coloca o ISIN desses fundos, ainda que seja possível procurar no Google pelos nomes.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"De um total de 190 fundos de investimento mobiliário nacionais só em três fundos, de duas sociedades gestoras, todos de pequena/média dimensão, constavam pelo menos um dos cinco títulos visados",

1,4% a 2,3% das carteiras, de 3 fundos que não sabemos quais são, detinham as referidas obrigações séniores do NB, os da GNB já sabemos que dificilmente existe algum, no entanto as percentagens são mínimas.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A estratégia de por o nosso dinheiro a trabalhar para nós só resulta se tivermos muita paciência e resistir a certas tentações. Durante os 6 meses pode acontecer que a vontade da compra desvaneça, já me aconteceu várias vezes.lol

Só para deixar aqui o meu testemunho pessoal sobre o que a frugalidade pode fazer pelas nossas finanças, estive a fazer o balanço anual e este ano consegui poupar cerca de 50%  do nosso rendimento e colocá-lo em Fundos. Podem estes até nos proximos tempos não render nada ou até perderem, todavia ainda fico com mais do que quando não poupava nada nem investia nada.

Estava a pensar utilizar esta estratégia para ver se comprava uma daquelas jóias que se põe no dedo da "maria" e ao mesmo tempo se ajoelha ;) não é nada de um valor exorbitante e se o quisesse fazer já já fazia mas queria ver se uma estratégia destas de recuperar o dinheiro gasto em pouco tempo poderia resultar. Assim quem iria pagar o presente seria o investimento e não iria gastar do meu :)

A estratégia de por o dinheiro a trabalhar para mim já a ando a aplicar e assegurar um futuro mais seguro é o meu objetivo e para isso já tenho a minha carteira de longo prazo... mas claro que se de vez em quando colocar o dinheiro a trabalhar para mim e conseguir comprar alguma coisa ou viajar à custa dos meus investimentos porque não?

Mas tudo com pés e cabeça :)

O que é que queres dizer com "familiarizado" com FI´s? Se não estou em erro, começaste a investir em FI´s no início de 2015, admitindo que tiveste algum tempo a ler sobre esse assunto, diria que alguém para estar familiarizado com algo deve ter muitos anos de experiência num determinado tipo de investimento :) 

Também não é menos verdade que os FI´s são fáceis de entender como funcionam e os riscos associados. O D@vid que apanhou a crise de 2008 pode dizer quanto é que esteve a "perder", acho que ele nunca o disse porque não queria assustar os novos interessados em FI´s. :P 

Quando digo familiarizado com os FI refiro-me que são veículos de investimento que não me são totalmente estranhos... Domino por completo? não. Mas Acções e ETF's é que não domino nada... Por isso dou preferência aos FI, mas ainda tenho muito que aprender é claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"De um total de 190 fundos de investimento mobiliário nacionais só em três fundos, de duas sociedades gestoras, todos de pequena/média dimensão, constavam pelo menos um dos cinco títulos visados",

1,4% a 2,3% das carteiras, de 3 fundos que não sabemos quais são, detinham as referidas obrigações séniores do NB, os da GNB já sabemos que dificilmente existe algum, no entanto as percentagens são mínimas.

BANCO BIC INVESTIMENTO 

100k eur  nb 21 1 2019 (pelo menos tinha em set 15)

mais         100k  eur    nb 8 5 2017

http://web3.cmvm.pt/sdi/fundos/carteiras/fim/dtlcart_fim.cfm?num_fun=%24%23%24SU" &data2=*%23D_B%23-9 (1<"P%40

faltam 2... ;)

Editado por 1pedro2
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

o mês que hoje se finda, trouxe de uma forma geral algumas quedas, tanto no mercado accionista como obrigacionista, da nossa 1ª página "salvaram-se" alguns que se mantiveram acima da linha de água, como Nordea-1 Stable Return E EUR, Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc, F&C European Small Cap A EUR Inc, MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc... mas estas quedas não retiraram, principalmente nos fundos de acções, sumo ás brutais subidas que se verificaram em Outubro e Novembro, há fundos de acções que estão com  mais de 10% a 3 meses.

Farei mais tarde o balanço de 2015 com a divulgação da rentabilidade obtida pelos fundos da 1ª página no ano que hoje se finda.

Até para o ano :D:D.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo resumo

agora fui ver a minha carteira e apesar de saber que a coisa n corre lá muito bem

fiquei chateado com o Dunas BIC Tesouraria

https://www.unience.com/cotizacion/fondos-inversion/PTVORDHM0002-Banco_bic_tesouraria_a/rentabilidad

-1,24% num dia, dia do Banif.. o que vale é que tenho o monetário dividido entre o NB Liquidez e este :(

Resumindo year 2015 - 3.68%

claro com N reforços, actualmente com:

• Obrigações: 23%
    • Acções:32%
    • Mistos:41%
    • Monetario: 4%

Conclusão: 50k em 37 fundos já ando meio perdido :P qualquer dia resgato tudo e vou para uma carteira pre-definida do BEST, ou mesmo unit-links

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha carteira chegou ao final do ano com Total Gain de +2.01%

Tenho a carteira apenas desde Outubro 2015

O montante investido é bastante reduzido tendo em conta os valores que certos membros partilham das suas carteiras... mas devagar se vai ao longe... grão a grão pode ser que consiga fazer algo interessante.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O montante investido é bastante reduzido tendo em conta os valores que certos membros partilham das suas carteiras... mas devagar se vai ao longe... grão a grão pode ser que consiga fazer algo interessante.

Os fundos foram criado mesmo para isso, quem os inventou foi na perspectiva de dar aos menos abastados a a possibilidade de investirem em activos que só os ricos podiam, os fundos são do mais democrático que existe nos mercados :) .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é que conseguem ter essa perspectiva total de ganhos ou perdas?

O meu mini portfólio está como na imagem.

Free Portfolio Tool- Track Your Portfolio Online, Portfolio Analysis 2016-01-04 10-22-41.jpg

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, total de 2015: +4,40%

Carteira 100% constituída por fundos CGD, com sensivelmente 60/40 (Acções/Obrigações).

Hoje está a ser um dia terrível nas bolsas. A China suspendeu as transações em bolsa depois de baterem nos -7%. Parece que o ano começa mal (ou bem, depende da perspectiva).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é que conseguem ter essa perspectiva total de ganhos ou perdas?

O meu mini portfólio está como na imagem.

Free Portfolio Tool- Track Your Portfolio Online, Portfolio Analysis 2016-01-04 10-22-41.jpg

Eu tenho a minha carteira inserida no site bloomberg watchlist e aí consigo ver toda a informação. 

Recentemente também tenho os dados inseridos no site Unience... dá praticamente a mesma informação só que também apresenta uns gráficos todos bonitos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, total de 2015: +4,40%

Carteira 100% constituída por fundos CGD, com sensivelmente 60/40 (Acções/Obrigações).

Hoje está a ser um dia terrível nas bolsas. A China suspendeu as transações em bolsa depois de baterem nos -7%. Parece que o ano começa mal (ou bem, depende da perspectiva).

Pois depende mesmo, as obrigações estão óptimas por enquanto :) por mim este ano podia ser um ano de obrigações, já chega de 6 anos seguidos de subidas nas acções :D:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma coisa que gosto na Unience é ver a Valuation cronologicamente. Traça um gráfico com 2 linhas, uma com o montante investido e outra com o montante que a carteira tem em determinado momento, e ao colocar o cursor num datapoint, mostra também a diferença entre o investido e o actual. É útil para perceber quanto dinheiro já se ganhou ou perdeu em determinado período.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma coisa que gosto na Unience é ver a Valuation cronologicamente. Traça um gráfico com 2 linhas, uma com o montante investido e outra com o montante que a carteira tem em determinado momento, e ao colocar o cursor num datapoint, mostra também a diferença entre o investido e o actual. É útil para perceber quanto dinheiro já se ganhou ou perdeu em determinado período.

Com poucos fundos e poucas mexidas, usar a Unience é bastante prático e fácil; no meu caso como faço frequentes novas pequenas subscrições a muitos fundos, para mim a Unience torna-se um fardo, pelo que é mais simples para apurar os ganhos/perdas totais calcular a diferença entre o total investido e o total de rendimento obtido. Neste momento -4,27%, sobretudo graças aos emergentes/china/brasil. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está a ficar feio mesmo o dia de hoje. STOXX50 já vai com -4%... E os futuros dos EUA estão na ordem dos -2%, o SP500 deverá abrir abaixo dos 2000pts. Que razia que vamos levar nos fundos de acções.

O STOXX50 parece ter estabilizado em torno de -3.5% e o S&P bateu nos 2000 mas aguentou-se (até ver).

Entrei nos fundos em Agosto e levei com as bolsas da China. Começa 2016 e levo com as bolsas da China... :blink:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa oportunidade para entrar barato esta manhã. Isto se amanhã a sangria não continuar, o que eu acho difícil. Amanhã o dia será de ligeira recuperação. Mas o estrago está feito.

Ainda bem que ainda estou com a liquidez à espera de entrar e que resisti à tentação de entrar logo no pós anúncio da FED.

Vai ser uma semana interessante (volatil).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )