Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eurico, o presbítero

sr Eurico não quero de maneira alguma saber pormenores dos seus investimentos mas acho que estamos todos no fórum para nos ajudar e saber um pouco mais da área financeira que está tão pouco aprofundada na nossa sociedade. 

Em relação a isso tenho uma questão para lhe colocar, eu sou um jovem investidor e era um aconselhamento como você tem que eu esperava ter quando me dirigi ao BIG, um aconselhamento mais periódico onde indicassem onde investir no momento, comprar, vender, etc o que não acontece. 

Sou eu que envio e-mail a perguntar o que é melhor para determinada situação e a resposta é "é boa oportunidade" ou "não é", mas depois não dão alternativas, sou eu que leio e me informo. 

Sera por valor de carteira? Inferior ou superior a 5k?

por conhecimento do cliente? 

A pessoa que falo é a pessoa que me comunicou quando me inscrevi no site e pedi informações. Fui falar com ele pessoalmente e fiquei com o e-mail dele

Caro Abarroso, partilho a sua opiniao de que estamos todos neste forum para nos ajudarmos mutuamente. Sempre que esta' ao meu alcance e dentro das minhas possibilidades, e' precisamente isso que tento fazer, embora, confesso, não seja um frequentador regular deste espaço.

Relativamente ao caso que colocou, já experimentou dizer o que pretende ao seu gestor bancario? Dizer-lhe abertamente o que quer? Por exemplo, dizer-lhe que tem XXXX euros para aplicar em fundos; que tem um perfil de risco conservador/moderado/dinamico (o que for o seu caso); que pretende que o seu gestor construa uma carteira de fundos adequada ao seu perfil de risco; que deseja ser contactado mensalmente para que lhe sejam proporcionados "pontos de situação" mensais da evolução da sua carteira; que e' exigente quanto ao serviço; que pretende "ganhar dinheiro" (até pode falar numa "taxa de retorno teoria" que idealiza/espera para esta sua aplicacao, que, naturalmente, tera' que estar em sintonia como seu perfil de risco... não pode dizer que tem "perfil conservador" e desejar obter rentabilidades de duas casas decimais, compreende...), etc, etc. Coloque ao seu gestor, abertamente, as "cartas na mesa", diga-lhe o que pretende do banco e avalie a resposta que recebe.

Estou certo que ira' receber, nos bancos mais vocacionados para a comercializacao de fundos de investimento, uma resposta que vai ao encontro das suas pretensoes. Experimente esta estrategia. Seja decidido!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Já agora deixo a minha opinião também nos CLN :lol:

Pelo que entendo da aplicação em concreto, o que costuma acontecer é que a emissão depende do capital que se consegue plafonar, e essa quantidade é determinante para a aplicação sair, sair no sentido que se no fim não se coloca tudo o que foi tomado como firme o produto fica sem efeito, e o próprio banco poderá ter que pagar algo ao emitente do produto, isto é válido para todos os bancos.

A diferença é que os maiores bancos eles próprios emitem os estruturados, e os estruturados são sempre vendidos, sejam comprados por clientes seja pelo próprio banco, bancos mais pequenos tipo Best não têm essa capacidade, pelo que a coisa tem de bater certo no fim, imaginem o que é alguém dizer que quer e depois no último dia diz que não faz, e isto deve de acontecer N vezes, pelo que têm de andar a contactar o pessoal a perguntar se querem ou não.

Aqui eu vejo de novo a coisa da mesma forma que os fundos, o emitente nem é o Best, dantes era os BESI, depois chegou a ser o Société Générale, e agora tem sido o comprador do BESI, Haitong Bank, pelo que também aqui, o banco recebe uma comissão do emitente, assim como nos fundos, pelo que para o banco ou para o gestor, se um cliente fazer um fundo ou um CLN a diferença também não deve de ser muita.

É preciso ter em atenção os seguinte, estamos a falar em bancos de intermediação, ganham comissão da parte dos emitentes quando os clientes investem, mais nada, o único produto onde o Best ganha cash liquido é nos depósitos a prazo, de resto não têm mais nada deles, por exemplo o Invest ( que também pode ser considero um banco de intermediação ) já ganha bastante nos estruturados, porque é a própria Alves Ribeiro que emite, assim como os tais ditos depósitos indexados.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso sigo a recomendação da carteira dada pelo Best (sendo cliente recentemente). Embora a carteira fuja um pouco ao que eu pretendia, vou dar tempo ao tempo e dar também o benefício da dúvida, pois pode ter boas perspectivas futuras, apostando mais numa hipótese, ao invés de um historial consistente.

Mas, quando houver mais capital para investir, seguirei pela minha cabeça. Até porque, ao que me parece, no Best não é preciso investir em grandes "lotes" para entrar num fundo. O problema é que o dinheiro não cai das árvores, e para vê-lo crescer depois de plantado, leva muito tempo até saber qual o momento certo para o colher.

Boas Festas & Bons Investimentos! :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A recomendação do Best não é má de todo, para quem não está muito dentro do assunto e quer se iniciar e pelo menos esteja consciente que o mercado sobe e desce ( é o mais importante ) a coisa corre bem, deixo as rentabilidades a 1 ano ( 30/11/2014-30/11/2015 ) que podem ser consultadas no site:

Carteira Conservadora: +6,13%

Carteira Moderada: +12,32%

Carteira Dinâmica: +15,59%

Aproveito para chamar a atenção para a diferença entre o NB Liquidez e o Caixagest Liquidez actualmente, como sabem são os fundos que recomendo para "estacionar" capital que não se sabe bem o que fazer com ele ou para ter o tal pé de meia sempre pronto para alguma eventualidade, a questão é que, apesar das diferenças não serem muitas, pode ser a diferença entre ter menos -0,02% ou mais +0,01% no último mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A recomendação do Best não é má de todo, para quem não está muito dentro do assunto e quer se iniciar e pelo menos esteja consciente que o mercado sobe e desce ( é o mais importante ) a coisa corre bem, deixo as rentabilidades a 1 ano ( 30/11/2014-30/11/2015 ) que podem ser consultadas no site:

Carteira Conservadora: +6,13%

Carteira Moderada: +12,32%

Carteira Dinâmica: +15,59%

Aproveito para chamar a atenção para a diferença entre o NB Liquidez e o Caixagest Liquidez actualmente, como sabem são os fundos que recomendo para "estacionar" capital que não se sabe bem o que fazer com ele ou para ter o tal pé de meia sempre pronto para alguma eventualidade, a questão é que, apesar das diferenças não serem muitas, pode ser a diferença entre ter menos -0,02% ou mais +0,01% no último mês.

essas carteiras do best são para que valores?

por exemplo no BIG o financial advisor e a possibilidade de escolher as diferentes carteiras e para valores acima de 10 000€. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As carteiras são para os valores que quiseres desde que respeitas os minimos de subscrição de cada fundo, ou seja, não é nenhum serviço especifico, apenas colocam no site o que para eles são os fundos mais ihteressantes, e tu se quiseres segues essa recomendação, depois podes aderir aos alertas e sempre que alteram algum fundo recebes um alerta dando conta disso.

No BiG já é um serviço mais especifico, chama-se Fund Advisor, apesar que para mim é igual, e não faz grande sentido só ter acesso a ele a partir de 10.000€, porque básicamente fazem o mesmo, todos os meses revêm se alterarm alguma coisa ou não e mandam mail a recomendar as mudanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As carteiras são para os valores que quiseres desde que respeitas os minimos de subscrição de cada fundo, ou seja, não é nenhum serviço especifico, apenas colocam no site o que para eles são os fundos mais ihteressantes, e tu se quiseres segues essa recomendação, depois podes aderir aos alertas e sempre que alteram algum fundo recebes um alerta dando conta disso.

No BiG já é um serviço mais especifico, chama-se Fund Advisor, apesar que para mim é igual, e não faz grande sentido só ter acesso a ele a partir de 10.000€, porque básicamente fazem o mesmo, todos os meses revêm se alterarm alguma coisa ou não e mandam mail a recomendar as mudanças.

obrigado pelo esclarecimento, realmente quando abri conta no BIG estava à espera de um maior apoio da parte deles, ainda era mais verdinho do que sou agora, eles fazem a parte deles querem ajudar os clientes que tem mais dinheiro. 

tenho visto algumas razões que o best é melhor que o BIG. Se calhar vou abrir uma conta nova 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também tens o Fund Mix no BiG.

Mas eles apoiam-te, eles enviam novas recomendações e alterações no Fund Advisor, o que eu acho que não faz sentido é ter esse serviço por 10.000€, quando podes ter praticamente o mesmo serviço noutro banco sem ser preciso investir muito, apesar que o valor de 10.000€ seja um valor "base" que considero como ideal em investimento em fundos, mas só para comparar, com 10.000€ tens acesso a uma das 5 carteiras do serviço gestão de carteiras no Best, um serviço premium que investem em mais  aplicações do que fundos, embora seja diferente dá para ter aqui uma ideia da diferença de bancos elitistas e bancos mais do "povo" :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado pelo esclarecimento, realmente quando abri conta no BIG estava à espera de um maior apoio da parte deles, ainda era mais verdinho do que sou agora, eles fazem a parte deles querem ajudar os clientes que tem mais dinheiro. 

tenho visto algumas razões que o best é melhor que o BIG. Se calhar vou abrir uma conta nova 

Vou falar por mim, atenção. Se estás à espera de um maior apoio por parte do Best então esquece. Falo do meu gestor, em dois anos a única vez que me ligou ou enviou um mail foi há dois anos. Foi para abrir a conta. Desde aí para cá, o gestor tenho sido eu. Nem uma única recomendação faz. Não sei se serei o único, mas... O Best é bom pela quantidade de fundos existentes porque de resto... Eu vou ali e já venho.

Cumprimentos e bons investimentos. 

Editado por foskamon
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já ouvi muita gente a queixar-se do mesmo, mas isso também depende do tipo de cliente, como disse atrás, deve de haver clientes que não se importam que não os chateiem e outros que só estão bem a serem paparicados :D basta ir ver as filas que fazem na CGD e mais bancos, quando não têm mais nada para fazer lá vão ao banco moer o gestor ahah.

Mas também deve ser muitas vezes complicado, se têm á volta de 90 mil clientes...quantos PFA há no Banco?, só têm 7 Centros de Investimento e 9 "escritórios" PFA, isto deve de dar quantos PFA? uns 100? acredito que a maior parte do pessoal esteja no Marquês e no Porto, mas não devem ter mais do que isto, isto dá á volta de uma média de 900 clientes para cada um??

Foskamon tens de meter mais € para o pessoal te ver :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu PFA do banco best, normalmente não me liga nem envia e-mails. Mas também não lhe pedi isso. No inicio, quando formei a minha carteira marquei uma reunião com eles para ele me dar a sua opinião relativamente à carteira feita. Tivemos a reunião e fiquei satisfeito com a mesma, mas não exijo que ele esteja sempre de olho na minha carteira, porque acredito que devo ser um dos pequenos clientes que ele tem. De qualquer das formas ficava agradado de receber alguns e-mails de vez em quando para a minha carteira em concreto, mas se ele começasse a mexer demais depois também não ia gostar. ;)

Mas se querem uma análise periódica falem com os vossos PFAs de 4 em 4 meses por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já ouvi muita gente a queixar-se do mesmo, mas isso também depende do tipo de cliente, como disse atrás, deve de haver clientes que não se importam que não os chateiem e outros que só estão bem a serem paparicados :D basta ir ver as filas que fazem na CGD e mais bancos, quando não têm mais nada para fazer lá vão ao banco moer o gestor ahah.

Mas também deve ser muitas vezes complicado, se têm á volta de 90 mil clientes...quantos PFA há no Banco?, só têm 7 Centros de Investimento e 9 "escritórios" PFA, isto deve de dar quantos PFA? uns 100? acredito que a maior parte do pessoal esteja no Marquês e no Porto, mas não devem ter mais do que isto, isto dá á volta de uma média de 900 clientes para cada um??

Foskamon tens de meter mais € para o pessoal te ver :lol:

Mais €? Posso te dizer que não é uma quantidade pequena. Mas também se for para sugerir fundos como me queriam sugerir quando abri conta, então dispenso que me chateiem. Não acredito que em dois anos não possam dar uma simples vista de olhos ou fazer uma recomendação. Nem ligar ou enviar um email. Só peca por isso o Best, porque quanto ao que interessa, posso dizer que estou muitíssimo satisfeito €€€€€€€ ?

Editado por foskamon
    Engano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite!
    Prestes a fechar o ano, a minha carteira encontra-se assim (data 23/24):

Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR -5,83%
    MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR -1,88%
    Nordea-1 Stable Return E EUR -1,22%
    Invesco Pan European High Income E Acc -5,90%
    Invesco Balanced-Risk Alloc E -6,52 %
    NB Global Bond -3,85%
    Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R +0,18%
    UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P + 1,85%
    BGF World Healthscience E2 (EUR) + 0,17%

Subscritos/Reforço em Fevereiro/Abril, apenas 3 positivos. 

Esperemos um 2016 melhor!
    Bom Ano!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso dos gestores não serem proactivos tem uma explicação. Por muito que achemos que temos lá muito dinheiro investido, há sempre alguém que tem 1 ou 2 zeros a mais à direita. Esses sim são os que interessam aos gestores, o resto são trocados. E ninguém quer perder tempo com trocados. 

Eu em 2016 vou fazer como o foxninja e sair da CGD (progressivamente) e experimentar o Best, apenas pela diversidade de fundos e pelo facto de não haverem períodos mínimos de permanência tão agressivos como na caixa. 

Agora é esperar por uma campanha interessante, até dia 15 de Dezembro estavam a oferecer 200eur em vales fnac para novos clientes com 10k para investir. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite!
    Prestes a fechar o ano, a minha carteira encontra-se assim (data 23/24):

Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR -5,83%
    MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR -1,88%
    Nordea-1 Stable Return E EUR -1,22%
    Invesco Pan European High Income E Acc -5,90%
    Invesco Balanced-Risk Alloc E -6,52 %
    NB Global Bond -3,85%
    Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R +0,18%
    UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P + 1,85%
    BGF World Healthscience E2 (EUR) + 0,17%

Subscritos/Reforço em Fevereiro/Abril, apenas 3 positivos. 

Esperemos um 2016 melhor!
    Bom Ano!

Ainda faltam 3 dias e meia de mercados :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a minha estratégia de 2016 seria começar a diversificar o meu investimento para os mercados europeus como me foi indicado pelo gestor do BIG. 

Depois de muitos fundos vistos dependendo de histórico, mínimo subscricao etc chegamos a este 

THREADNEEDLE IF PAN EUROP SMALLER COMP F

ISIN GB00B0PHJS66

o que acham? Como e mínimo no BIG e de 500€ seria para investir de 3 em 3 meses 600€ ou na melhor das hipóteses 2 em 2 com 500€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E hoje parece que não foi muito bom :(

Não? porquê?

Nordea-1 Stable Return E EUR +0,07%

Schroder ISF Glbl Mlt-Ast Inc B Hg € +0,31%

NB Plano Prudente FIMAF +0,50%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +0,09%

Nordea-1 European Cross Credit E EUR +0,01%

NB Rendimento Plus FIMAA +0,01%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR +0,75%

Ou só tens fundos de acções? o mercado não é só bolsas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )