Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Se é para investir em fundos índice de acções USA/Europa, recomendo o ActivoBank, que tem dois Amundi que fazem a mesma coisa que esses Pictet, por pouco mais de metade das comissões (0.45 % Amundi vs 0.75% Pictet).

Os fundos da Amundi fazem tracking aos MSCI, não sei se o Pictet faz tracking do S&P. Mas acho que isso acaba por ser irrelevante.

Consegue colocar aqui as rendibilidades a 3/5/10 anos dos Pictets e dos Amundi para compararmos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Consegue colocar aqui as rendibilidades a 3/5/10 anos dos Pictets e dos Amundi para compararmos?

Ora bem, o Amundi faz tracking do MSCI EMU (zona monetária Euro) e há um Pictet que faz o mesmo, mas há também um Pictet faz tracking do MSCI Europe, que abrange também a zona não-Euro.

Amundi Index North America AU [USD] - LU0389811372

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000286V&tab=1

Pictet Euroland Index - LU0255981135

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=FOGBR05K0E&tab=1

Pictet Europe Index - LU0130731713

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04LWJ&tab=1

Ou seja, e para concluir: há pequenas diferenças porque o Pictet Europe faz tracking do MSCI Europe enquanto o Amundi faz tracking do MSCI Europe EMU e o Pictet USA segue o S&P enquanto o Amundi segue o MSCI North America. Mas uma vez que estamos a seguir índices, parece-me que é mais relevante pagar menos taxas do que propriamente o índice seguido. 

As informações que coloquei aqui estão no artigo do David Almas no Observador:

http://observador.pt/especiais/invista-sem-emocoes-ligue-piloto-automatico/

Editado por Javier_Zanetti
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não me enganei a ver os fundos estas são as cotações... corrijam-me se estiver enganado nos fundos Amundi...

Amundi Funds Index Equity Europe AE-C Class      
    1 dia -1,82      
    1 semana -6,27     
    1 mes -5,62    
    3 meses -1,22    
    6 meses -10,32     
    Ano 3,81     
    1 ano 7,18      
    3 ano anualiz. 9,73      
    5 ano anualiz. 7,18      
    10 anos anualiz. -

Pictet-Europe Index R EUR
    1 dia -1,82      
    1 semana -6,27     
    1 mes -5.65        
    3 meses -0.91    
    6 meses -10.52 
    Ano 3.28     
    1 ano 6.76      
    3 ano anualiz. 9.56      
    5 ano anualiz. 7.02          
    10 anos anualiz. 3.61

Amundi Fds Index Eq USA A4E-C
    1 dia 0.19          
    1 semana -4.20
    1 mes -2.67        
    3 meses 6.15    
    6 meses -1.10 
    Ano 8.29     
    1 ano 14.67      
    3 ano anualiz. 20.01      
    5 ano anualiz. 15.20          
    10 anos anualiz. -

Pictet-USA Index R EUR
    1 dia 0.19          
    1 semana -3.92
    1 mes -2.41            
    3 meses 6.49
    6 meses -1.00        
    Ano 8.53     
    1 ano 14.96          
    3 ano anualiz. 20.42      
    5 ano anualiz. -      
    10 anos anualiz. -

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O IWDA é o meu ETF de eleição e com a maior percentagem no meu portefólio. Dá exposição a 23 países desenvolvidos e a cerca de 2000 acções (não sei o número de cor). Pode ser perfeitamente o único ETF/Fundo na parte de rendimento variável de um portefólio. No meu caso tenho também o IS3N que acompanha o MSCI Core Emerging Markets, que dá exposição a 23 países emergentes e que também investe em cerca de 2000 acções. A percentagem da alocação ao IWDA é 3 vezes superior ao IS3N. Para maior diversificação tenho ainda uma pequena percentagem no D5BK que dá exposição ao mercado imobiliário europeu, é um ETF denominado de REIT.

neste momento tenho 100% da carteira em Iwda, mas também comecei em outubro. É o valor não era muito alto então preferi Iwda do que euro stoxx é só ficava com Europa. 

A ideia é diversificar o portfólio para n estar dependente apenas de 1 índice. 

Sigo os artigos do observador e o David diz que o facto de ter fundo índice não compensa para valores pequenos por causa das comissões. A ideia dele e investir eur/usa e quando tiver um montante maior investir no Iwda. 

Estou aqui um pouco indeciso se continuo nos ETF ou não. Se comprar algum europeu, Canadá , Japão, etc estou a sobrepor o Iwda. Esse emerging markets tive a ver na bloomberg e não apresenta muito bons resultados. E continuar só com Iwda estou muito dependente só de 1 índice. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sigo os artigos do observador e o David diz que o facto de ter fundo índice não compensa para valores pequenos por causa das comissões. 

Deves querer dizer não compensa investir em ETF se investirmos valores pequenos.

Fundos de Investimento que seguem o Índice não tem qualquer problema. 

Existem fundos de investimento cotados conhecidos por ETF e fundos de investimento não cotados que são os fundos convencionais.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deves querer dizer não compensa investir em ETF se investirmos valores pequenos.

Fundos de Investimento que seguem o Índice não tem qualquer problema. 

Existem fundos de investimento cotados conhecidos por ETF e fundos de investimento não cotados que são os fundos convencionais.

exacto estou a falar do ETF peço desculpa pela confusão. 

O que acham melhor para diversificar o portfólio?

um sitio que o Iwda não investe e nos mercados emergentes. Mas de resto investe em quase tudo são 1600 acções. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não me enganei a ver os fundos estas são as cotações... corrijam-me se estiver enganado nos fundos Amundi...

Amundi Funds Index Equity Europe AE-C Class      
    1 dia -1,82      
    1 semana -6,27     
    1 mes -5,62    
    3 meses -1,22    
    6 meses -10,32     
    Ano 3,81     
    1 ano 7,18      
    3 ano anualiz. 9,73      
    5 ano anualiz. 7,18      
    10 anos anualiz. -

Pictet-Europe Index R EUR
    1 dia -1,82      
    1 semana -6,27     
    1 mes -5.65        
    3 meses -0.91    
    6 meses -10.52 
    Ano 3.28     
    1 ano 6.76      
    3 ano anualiz. 9.56      
    5 ano anualiz. 7.02          
    10 anos anualiz. 3.61

Amundi Fds Index Eq USA A4E-C
    1 dia 0.19          
    1 semana -4.20
    1 mes -2.67        
    3 meses 6.15    
    6 meses -1.10 
    Ano 8.29     
    1 ano 14.67      
    3 ano anualiz. 20.01      
    5 ano anualiz. 15.20          
    10 anos anualiz. -

Pictet-USA Index R EUR
    1 dia 0.19          
    1 semana -3.92
    1 mes -2.41            
    3 meses 6.49
    6 meses -1.00        
    Ano 8.53     
    1 ano 14.96          
    3 ano anualiz. 20.42      
    5 ano anualiz. -      
    10 anos anualiz. -

As diferenças de rendibilidades parecem-me pouco significativas e podem pender no futuro quer para um lado quer para outro sem grandes discrepâncias, pelo que na minha opinião, optar pelos Pictets ou pelos Amundi é indiferente, mesmo que os Amundi tenham custos ligeiramente mais baixos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo a Bloomberg Watchlist tenho a carteira com um Total Gain de -1.39%

Se for ao Best está um pouco melhor :D costumo dizer para mim próprio quando quero ver o futuro vou ao Bloomberg Watchlist :lol:

Ontem estava no vermelho hoje está verde :D Total Gain de +1.03% 

Estava a pensar em reforçar sendo assim é deixar estar por mais uns tempos a ver o que acontece.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, esse fundo deve ter uma gestão super activa, para se ter conseguido desviar com rebalanceamentos da carteira a fugir dos bad performers.

Hoje está tudo a recuperar o tempo perdido dos últimos 7 dias. É tempo de comprar em USD, ou de aguardar que a poeira assente? 

Particularmente por causa disto:

The dollar is rich and we expect it to get richer. But many dollar bulls are exhausted and if they take profit before year end, that’s when we want to be buying.

http://www.investing.com/analysis/usd:-buy-it-now-or-later-376110 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, esse fundo deve ter uma gestão super activa, para se ter conseguido desviar com rebalanceamentos da carteira a fugir dos bad performers.

Hoje está tudo a recuperar o tempo perdido dos últimos 7 dias. É tempo de comprar em USD, ou de aguardar que a poeira assente? 

Particularmente por causa disto:

http://www.investing.com/analysis/usd:-buy-it-now-or-later-376110 

Tem posições curtas e fazem short selling, os tipos devem estar 24h agarrados ao ecran :D, se reparares na rentabilidade da maior parte dos fundos a 6 meses, até ontem, e devido ás grandes quedas destes 15 dias de Dezembro, poucos são os que estão positivos, os que estão são alguns Europa, o Marshall está com 5,18% a 6 meses.

É nestas alturas que gosto de ver como se comporta o fundo, nas subidas todos os santos ajudam.

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

espero que sim, entrei há umas 2 semanas nos amundi indexados e tem sido uma razia.

Também lerpei quase 10% naqueles em que entrei neste mês. Só os de Setembro estiveram positivos, porque comprei após a grande queda de Agosto...

Tem posições curtas e fazem short selling, os tipos devem estar 24h agarrados ao ecran :D, se reparares na rentabilidade da maior parte dos fundos a 6 meses, até ontem, e devido ás grandes quedas destes 15 dias de Dezembro, poucos são os que estão positivos, os que estão são alguns Europa, o Marshall está com 5,18% a 6 meses.

É nestas alturas que gosto de ver como se comporta o fundo, nas subidas todos os santos ajudam.

O MFS Prudent Wealth que foi por aqui sugerido também se comportou muito bem... eu sou maçarico nisto, mas tudo o que comprei depois de Novembro está no vermelho (inc/ acções ou obrigações), com excepção desse MFS, que nunca arreou tanto como os outros e que voltou logo ao verde com estes 2/3 dias de recuperações.

Já agora, a 6 meses está com rentabilidade de 5.97% e tem a enorme vantagem de se poder adquirir 1 UP no BEST, por menos de 20 €, o que é bastante apetecível para quem, como eu, está agora a entrar nos fundos. O Marshall é para quem tem muito dinheiro investido e tem anos disto, porque é uma soma já generosa num único fundo. Para quem tem pouco dinheiro e o quer diversificar, o MFS é uma solução muitíssimo interessante.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000M0UD&tab=1

Editado por Javier_Zanetti
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A entidade de referência nas cotações é a Mornigstar, que por sua vez actualiza quando as gestoras de fundos lhes enviam as cotações, geralmente de manhã já temos as cotações actualizadas nos bancos, pelo menos no Best.

Há fundos que pela sua forma de gestão e politica de investimento, assim como a sua área geográfica, podem demorar mais de 2 dias a actualizar, reparem que por vezes há fundos que temos uma certeza que vai subir naquele dia porque o mercado alvo do mesmo subiu e ás vezes até cai, porque ainda não incorporou na cotação todos os activos na carteira, dois exemplos é o misto IBRA e o Allianz Europe da 1ª página.

Para quem gosta de fazer alguma espécie de market timming, isto é um problema acrescido aos dias que se demora a subscrever e a resgatar os fundos, isto porque a génese de um fundo não é para ser de mercado aberto de compra e venda tipo trading :P

"Em inícios da semana referimos que os índices europeus, principalmente os futuros do Dax e do Euro Stoxx 50, andavam a rondar os níveis de suporte que lhes eram conferidos pelo nível de ajuste/retrocesso de 61,8% de Fibonacci de toda a subida desde os mínimos de Setembro. E onde melhor se observa como os preços se detiveram, a partir dos níveis de suporte, é no índice alemão, o Dax. Por isso, vamos estar atentos aos mínimos semanais que o Dax e os seus futuros delinearam esta segunda-feira, nos 10.122 pontos e nos 10.119 pontos, respectivamente. Desde que não perfurem a referida zona de suporte nos futuros do Dax, entendemos que, correcções à parte, o Dax – e, consequentemente, os restantes índices bolsistas europeus – irá dirigir-se no curto prazo para os níveis de finais de Novembro/inícios de Dezembro e, acima, nos máximos anuais."

Gosto quando o Commerzbank acerta...lol vamos ver.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem gosta de fazer alguma espécie de market timming, isto é um problema acrescido aos dias que se demora a subscrever e a resgatar os fundos, isto porque a génese de um fundo não é para ser de mercado aberto de compra e venda tipo trading :P

Realmente quando é para reforçar para aproveitar as quedas é um pouco chato as cotações andarem atrasadas e a confirmação da operação não ser imediata. Ao reforçar, resgatar ou subscrever um fundo pela primeira vez tem que se fazer a previsão como é que ele poderá estar daqui a 2 ou três dias. O que não é assim muito certo. Pode correr bem como pode correr mal :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente quando é para reforçar para aproveitar as quedas é um pouco chato as cotações andarem atrasadas e a confirmação da operação não ser imediata. Ao reforçar, resgatar ou subscrever um fundo pela primeira vez tem que se fazer a previsão como é que ele poderá estar daqui a 2 ou três dias. O que não é assim muito certo. Pode correr bem como pode correr mal :)

Pois claro, apenas os instrumentos financeiros que replicam um activo ou um indice são considerados produtos de trading, e logo podem ser vendidos e comprados quase de imediato, Acções, ETFs, Certificados, CFDS etc, os fundos de investimento não são produtos de trading, nem nunca poderiam ser, haveria de ser bonito, por exemplo ums dos riscos dos "irmãos" ETFs é a possibilidade da falta de liquidez numa venda, como todos os produtos de trading, nos fundos 99,99% têm sempre liquidez.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

BlackRock: ideias de investimento da maior gestora do mundo para 2016

"Preferem as ações às obrigações, especialmente as europeias e as japonesas. “Muitas das ações norte-americanas estão nos seus preços alvo. No global, esperamos rentabilidades mais baixas do que nos anos posteriores à crise”. Veem um potencial de revalorização escasso ou nulo nas obrigações."
    http://www.fundspeople.pt/noticias/blackrock-ideias-de-investimento-da-maior-gestora-do-mundo-para-2016-114427

Exemplo: BNY Mellon Small Cap Euroland A EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )