Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

ES Euro Bond eleito o melhor na Europa @ http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos/detalhe/es_euro_bond_eleito_o_melhor_na_europa.html

Este nao o tenho em carteira ...

Acho muito mais interessante o E.S Obrigações Europa... esse paga dividendo, e está domiciliado no Luxemburgo, logo paga IRS no resgate, o Obrigações apresenta melhores resultados... se é que estou a ver bem :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Treasuries Americanas a subir acima dos 2.00...3 dias de porrada na maior parte dos Pimco e noutros fundos mais conservadores, ao contrário disso fundos de acções América e Europa a subir...mais uma prova de se apostar na diversificação, mesmo em carteiras conservadoras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Sou cidadão da “antiga” classe media, nos dias de hoje classe media pobre, portanto longe, muito longe de ser rico, dou muita importância ao dinheiro e ao futuro dos meus filhos.

Numa raspadinha da santa casa “Super pé de meia” fui contemplado com um premio de 2000 euros/mês durante 1 ano.

Constitui a minha primeira carteira de fundos, muito conservadora, com os primeiros euros.

Pergunto aos “GURUS” e são muitos e bons que frequentam este fórum, para que de uma forma racional me ajudem na melhor forma de aplicar o dinheiro, sabendo que durante um ano estou com saúde financeira. Daqui a 2 anos não sei o que acontecerá. Poderei precisar (espero que não) do dinheiro investido.

A pergunta é?

Que faziam com 2000 euros/mês?

Debaixo do colchão?

DP?

Fundos? Quais?

Obrigado e bons negócios para todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Debaixo do colchão  ;D e rezar para que não haja incendio ou inundação :) agora a sério... fundos pode ser uma boa alternativa, mas talvez apenas um ou dois, mais conservadores talvez, em que vais reforcando todos os meses com esses 2000€, porque não estou a ver como vais fazer uma carteira onde só terás o capital todo daqui a 1 ano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a ver os fundos que existem no meu banco atual, a CGD... e os fundos parecem me ser bastante mauzinhos - pelo menos, os de liquidez e obrigações, que são os 2 que mais me interessam. O Liquidez está a render 1,6%, o Obrigações base 8,56% e o Obrigações Mais Mensal valores a rondar os 12%... rentabilidades a 1 ano, porque se for a ver a mais tempo, ui.  Na Morningstar o rating disto é de 1* (exceto um que é de 2*)!

A única vantagem que tem é, para clientes da Caixa, não haver pagamento de guarda de títulos nem comissões de qualquer espécie (exceto as de resgate), de resto... e é uma vantagem que outros bancos têm, nomeadamente o BES, o BPI, o Santander e o Banif.

Se bem que o Banif é outro que não vale a pena porque os fundos deles são péssimos, ainda conseguem ser piores que os da Caixa. Não sei quanto ao Santander. Já o BES/ESAF tem bons fundos, como é do conhecimento de todos. :)

Lá terei de ver um banco onde as rentabilidades de produtos de investimento sejam alguma coisa de jeito. Que a Caixa seja má nos DPs ainda vai que não vai, agora em fundos de investimento é imperdoável, são o maior banco nacional... Pelo menos disponibilizavam outros fundos, mas nem isso.

------

kanguru, isso dá 24.000€ no final da última tranche - é dinheiro, sem dúvida. Com esse dinheiro, pessoalmente nunca meteria num depósito a prazo, a não ser que rendesse mais de 5% líquidos, coisa que neste momento não existe. Pondere colocar em bons fundos de investimento, com risco associado baixo a médio, como o ES Liquidez, ES Euro Bond ou ES Obrigações Europa.

Isto é a minha opinião, apenas. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tiago...

sem querer ser mauzinho... tu leste quantas paginas do topico?

que a CGD é uma das piores nos fundos acho que quase todos nós sabemos

e podemos colocar tambem em DP...taxas de MERDA!

e pensar eu que ainda la tenho conta...por ter... a vontade é de a cancelar

a minha gestora desde que tirei grande parte dos € nunca mais me contactou ahahahahahhahaha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tiago...

sem querer ser mauzinho... tu leste quantas paginas do topico?

que a CGD é uma das piores nos fundos acho que quase todos nós sabemos

e podemos colocar tambem em DP...taxas de "beleza"!

e pensar eu que ainda la tenho conta...por ter... a vontade é de a cancelar

a minha gestora desde que tirei grande parte dos € nunca mais me contactou ahahahahahhahaha

Li-as todas, mas há uns meses atrás, pelo que não tinha memória disso.  ;)O que eu soube e o que me lembro perfeitamente de ter sido escrito N vezes aqui no fórum é o que tu disseste agora, que em DPs não era o forte deles, mas fundos também... é mau demais.

E entretanto, nem a propósito... a plataforma de liquidação de fundos e depósitos a prazo está com uma anomalia técnica, e agora que queria desmobilizar a poupança (que não é possível de fazer via Caixadirecta online, só ao telefone) não posso, estando com a larga maioria do meu capital impossível de movimentar neste momento. Lindo. Resolução, só segunda-feira, ao que parece.

Este mesmo capital, no BES, podia estar a render 2,75% brutos ao ano neste momento, com capacidade de reforço e desmobilização muito mais fácil que na variante atual da Caixa...

Consegui entretanto chegar aos fundos do Santander. São fundos mais fraquinhos, mas um ou outro até se aproveita bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado D@avid e Tiago Pereira pelos conselhos.

Debaixo do colchão está fora de hipotese :) não vá acontecer uma desgraça cá em casa! :)

Vou ponderar sobre a sugestão do Tiago

- ES Euro Bond ou

- ES Obrigações Europa 

Como diz o ditado popular " Quem não arrisca não petisca", e portanto estava a pensar arriscar um pouco, tentar rentabilizar até 10% do valor.

Será possivel? Ou será demasiado risco?

D@vid há algum do TOP que aconcelharias tendo em conta estes critérios?

Abraços e bons negócios!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Debaixo do colchão está fora de hipotese :) não vá acontecer uma desgraça cá em casa! :)

- ES Euro Bond ou

- ES Obrigações Europa 

Como diz o ditado popular " Quem não arrisca não petisca", e portanto estava a pensar arriscar um pouco, tentar rentabilizar até 10% do valor.

Percentagens não falo, taxas só em depósitos e obrigações :) mesmo olhando para as médias de rentabilidade vs desvios padrão podemos pensar que determinado fundo poderá dar determinada rentabilidade e depois falhar :) tens de estar ciente que fundos mais conservadores de menor desvio padrão e logo menor volatilidade, te vão render menos, o contrário acontece para os mais voláteis, mas neste caso até te podem render menos que os conservadores, é importante a diversificação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- ES Euro Bond ou

- ES Obrigações Europa 

Nesses dois fundos... é assim, é como o D@vid disse, rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras. Dito isto, penso que até consigas mais ao colocar nestes fundos, pelo menos têm dado mostras das rentabilidades serem muito boas, com risco reduzido na medida do possível.

O Obrigações Europa deverá este ano ter uma performance mais baixa, se acompanhar a tendência global que existe dos investidores se virarem do mercado obrigacionista para o acionista que se tem vindo a verificar progressivamente desde o início deste ano, mas apesar disso penso que ainda será algo significativo, na ordem dos dois dígitos de crescimento.

Um dos objetivos de ambos é é aproveitar a descida das taxas de juro como forma de valorizar o fundo, o que é muito inteligente. Talvez seja daí uma das vertentes do espetacular crescimento do fundo.

A diferença entre os dois é que o Obrigações Europa aposta em dívida pública e privada, enquanto o ES Euro Bond aposta também em dívida pública mas deixa de apostar em dívida privada para apostar em dívida corporate, ou seja, de grandes empresas europeias.

Atenção apenas ao pré-aviso de reembolso deste último, que é de 6 dias úteis. Atenta também que as rentabilidades destes fundos são líquidas, ou seja, não tens de tirar os 28% de imposto sobre mais valias.

Mas no geral, quem tem os melhores fundos é mesmo a ESAF/BES, na minha opinião e após ter feito análise. São fundos de ótima qualidade, sem dúvida alguma. Quem está limitado só a estes fundos (clientes BES) não fica nada mal servido, ao contrário do que acontece no resto da banca tradicional.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o ES Eurbonds tem um ISIN que não começa por PT, LU0062574610. Não quer isto dizer que o fundo é estrangeiro e portanto, quando for resgatado, vai pagar a taxa liberatório vigente?

Outra questão importante é que é preciso subscrever no minimo 1 UP e a cotação actual é €1657,99. Portanto por mês só pode subscrever 1 UP em vez de investir a totalidade dos €2000.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o ES Eurbonds tem um ISIN que não começa por PT, LU0062574610. Não quer isto dizer que o fundo é estrangeiro e portanto, quando for resgatado, vai pagar a taxa liberatório vigente?

Outra questão importante é que é preciso subscrever no minimo 1 UP e a cotação actual é €1657,99. Portanto por mês só pode subscrever 1 UP em vez de investir a totalidade dos €2000.

O Tiago Pereira não reparou nisso concerteza, por vezes deixamo-nos levar pelo nome :) é preciso ter atenção a esses facto, fundos com isin PT estão domiciliados cá e portanto o IRS já está incorporado no valor da UP, se não estiver o PT o IRS só é pago no resgate...se o minimo é 1 UP logo o minimo de subscrição é o valor da cotação da mesma, neste caso e reportanto a esse dia será de 1657,99€, pode sempre subscrever valores superiores...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me que se podia subscrever fracções de unidade de participação (portanto investir os tais €2000). Assim sendo a única "desvantagem" que vejo é a tributação aquando do resgate (portante as taxas de rendibilidade apresentadas não são liquidas).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me que se podia subscrever fracções de unidade de participação (portanto investir os tais €2000). Assim sendo a única "desvantagem" que vejo é a tributação aquando do resgate (portante as taxas de rendibilidade apresentadas não são liquidas).

Por isso eu continue a gostar mais do obrigações Europa, ambos apresentam rácios muito iguais, mas no entanto um tem taxa a 1 ano de 38% e o outro de 52%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certíssimo, nem reparei nisso  ;D  É um pequeno grande detalhe, que faz toda a diferença. Nesse campo, também recomendo então o mesmo que o D@vid, o Obrigações Europa. :)

É um fundo que farei questão de subscrever assim que haja mais €€€.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Foi-me sugerida esta carteira como adequada a um perfil moderado:

2ebv3go.jpg

(fiz este Excel para ter uma melhor noção do comportamento desta carteira como um todo)

Pessoalmente o ultimo fundo não me inspira grande confiança, devido ao comportamento no passado.

Gostava de ouvir opiniões vossas, tendo em consideração, entre outras coisas, que vários analistas consideram que este não será um bom ano para obrigações.

Obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas opiniões e conselhos.

O D@vid já tinha referido o facto de o ES Eurbonds não estar sediado em Portugal e portanto preferir o Obrigações Europa.

Quando falamos em taxa de 38% a 1 ano referimo-nos a uma taxa de rentabilidade líquida?

Para perceber, 2000euros a 1 ano pode ter ganhos de 38% líquidos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Foi-me sugerida esta carteira como adequada a um perfil moderado:

2ebv3go.jpg

(fiz este Excel para ter uma melhor noção do comportamento desta carteira como um todo)

Pessoalmente o ultimo fundo não me inspira grande confiança, devido ao comportamento no passado.

Gostava de ouvir opiniões vossas, tendo em consideração, entre outras coisas, que vários analistas consideram que este não será um bom ano para obrigações.

Obrigado desde já.

Segundo esse excel terias um rendimento de 5.200€ em 6 anos, média de 870€/ano ou seja 8%/ano...foi giro teres colocado isso porque dá uma noção da importancia da diversificação e sobretudo do tempo que se tem os fundos, imagina que tinhas feito essa  carteira em 2007, secalhar muito provávelmente a terias rasgatado em 2008, mas se a mantivesses até agora terias uma média de 8%/ano...agora arranjem-me um depósito a prazo  melhor :)

quanto aos analistas...que obrigações? high yields? emergentes? corporativas? estados? de curto prazo? longo prazo? europeias? americanas?.... :) pois é, a verdade é que temos por exemplo um ES Obrigações Europa com 3,70% liquidos desde o inicio do ano, só para contrariar um pouco os "analistas" :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas opiniões e conselhos.

O D@vid já tinha referido o facto de o ES Eurbonds não estar sediado em Portugal e portanto preferir o Obrigações Europa.

Quando falamos em taxa de 38% a 1 ano referimo-nos a uma taxa de rentabilidade líquida?

Para perceber, 2000euros a 1 ano pode ter ganhos de 38% líquidos?

Poder pode mas não acredito que seja possível este ano nesse fundo isso são rentabilidades passadas que dificilmente volta a acontecer penso que está a por a fasquia muito alta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E qual o risco de perdas dos fundos e as tendencias a curto e medio prazo

Depende dos fundos, dos seus desvios padrão, as tendencias valem o que vale, já se falou aqui que os analistas dizem que será um ano mau para as obrigações e portanto os fundos de obrigações serão afectados, mas depois temos fundos com rácios assim:

Desv.Padrão(3a.) 7.67 %

Rentabilidade média 15.32 %

Rácio de Sharpe 1.77

Rentabilidade YTD: 3,71% liquidos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o desvio padrão a mim nada me diz isso é apenas umas medida de desvio padrão para cima ou para baixo, não se baseiem em valores dos sites, e será que alguém aqui fica com um fundo 3 anos, já falei sobre isto aqui mas ninguem ligou, deviam calcular o risco SÓ DE PERDAS  em vários tempos e compara-lo com a rendibilidade do fundo, quando andava em fundo só entrava quando a rend era maior 2x o risco de perda, era a minha maxima.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o desvio padrão a mim nada me diz isso é apenas umas medida de desvio padrão para cima ou para baixo, não se baseiem em valores dos sites, e será que alguém aqui fica com um fundo 3 anos, já falei sobre isto aqui mas ninguem ligou, deviam calcular o risco SÓ DE PERDAS  em vários tempos e compara-lo com a rendibilidade do fundo, quando andava em fundo só entrava quando a rend era maior 2x o risco de perda, era a minha maxima.

Se ficam 3 anos ou não isso já depende de cada um, se é para fazer trader em fundos há os ETF para isso.

Então para ti desvios padrão não interessa para nada?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

não pq são mal calculados, para que te interessa o desvio padrão e é uma medida que mostra o que podes ganhar ou perder, o que eu quero é uma medida que me diga o quanto eu posso perder, e então fazia uma calculo igual ao do DP mas só com valores negativos a 1 mes, 3 meses, 6 meses, 1 ano,.... e ai comparava com a rendibilidade e se quiseres complicares ainda podes por a rendibilidade sem risco, var e covar e risco de mercado ao barulho, mas desvio padrao que andam ai a mostrar para mim nada mostra

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acerca deste ser ou não um bom ano para as obrigações, no geral, referia-me a coisas que vou lendo aqui no fórum e não só. Mas claro que previsões/opiniões há sempre muitas... Mas li estas duas ontem, por exemplo:

- http://bonds.about.com/od/Issues-in-the-News/a/2013-Bond-Market-Outlook.htm

- http://econintersect.com/b2evolution/blog3.php/2012/12/02/2013-bond-market-forecast-is-the-bond-bubble-finally-about-to-burst

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )