Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Peço feedback, uma opinião sobre a minha estratégia de investimento.

Um pouco de contexto, em Outubro subscrevi 2 fundos:

Amundi Funds Bond US Opportunistic Core Plus FU-C Class
    Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR

Escolhi-os porque  os custos de subscrição e manutenção são baixos (pelo menos no activobank) e com base na estratégia de ter um fundo focado em obrigações e o outro em acções, de forma a diversificar, o de ações mais agressivo, porque sou novo, não tenho divídas, acho que posso arriscar este pouco.
    O da Fidelity com objetivo de ficar min 5 anos.
    O da Amundi com objetivo de ficar até à reforma e mais além.

Considero o meu perfil "moderado" e como são os meus primeiros fundos, subscrevi o da Amundi com 200€ 1UP e o da Fidelity com 100€ 2UP num total de 300€ alocados a estes dois fundos. Como neste último trimestre os ventos do mercado não andam favoráveis, obviamente têm vindo a perder estando o total da carteira neste momento a 278€.

Tendo dado o contexto a minha questão é a seguinte:

Tenho 600€ parados que podem ser aplicados como reforço nestes fundos ou num novo fundo. Qual destas duas opções me aconselham a tomar? E se for em reforçar, em que proporção? 50/50 ?

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Peço feedback, uma opinião sobre a minha estratégia de investimento.

Um pouco de contexto, em Outubro subscrevi 2 fundos:

Amundi Funds Bond US Opportunistic Core Plus FU-C Class
    Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR

Escolhi-os porque  os custos de subscrição e manutenção são baixos (pelo menos no activobank) e com base na estratégia de ter um fundo focado em obrigações e o outro em acções, de forma a diversificar, o de ações mais agressivo, porque sou novo, não tenho divídas, acho que posso arriscar este pouco.
    O da Fidelity com objetivo de ficar min 5 anos.
    O da Amundi com objetivo de ficar até à reforma e mais além.

Considero o meu perfil "moderado" e como são os meus primeiros fundos, subscrevi o da Amundi com 200€ 1UP e o da Fidelity com 100€ 2UP num total de 300€ alocados a estes dois fundos. Como neste último trimestre os ventos do mercado não andam favoráveis, obviamente têm vindo a perder estando o total da carteira neste momento a 278€.

Tendo dado o contexto a minha questão é a seguinte:

Tenho 600€ parados que podem ser aplicados como reforço nestes fundos ou num novo fundo. Qual destas duas opções me aconselham a tomar? E se for em reforçar, em que proporção? 50/50 ?

Que idade é que tem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um quarto de século.

Assim sendo, "mandam" os livros que o investimento seja efetuado principalmente nas acções e não nas obrigações, pois as primeiras, atendendo ao passado, e a longo prazo, sempre geraram maiores rendimentos. Eu se tivesse 25 anos prescindia totalmente dos fundos de obrigações e investia tudo em Fundos de acções (mantinha todavia algum dinheiro num fundo de emergência (DP ou fundo monetário)  caso tivesse um emprego pouco estável ou não tivesse uma familia que me pudesse deitar a mão num aperto.) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

STOXX50 a sangrar quase -2%.
    Petróleo a $35.

Os saldos vêm mais cedo, parece-me. Preparem as notinhas e não se precipitem.

E para quem não tenha notinhas disponíveis, o melhor será esta semana nem ver os Fundos, a menos que sejamos masoquistas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim sendo, "mandam" os livros que o investimento seja efetuado principalmente nas acções e não nas obrigações, pois as primeiras, atendendo ao passado, e a longo prazo, sempre geraram maiores rendimentos. Eu se tivesse 25 anos prescindia totalmente dos fundos de obrigações e investia tudo em Fundos de acções (mantinha todavia algum dinheiro num fundo de emergência (DP ou fundo monetário)  caso tivesse um emprego pouco estável ou não tivesse uma familia que me pudesse deitar a mão num aperto.) 

Pois, exatamente por causa dos livros que escolhi o fundo de ações da Fidelity. Mas agora que já subscrevi o das obrigações é má escolha usa-lo como poupança para a reforma?

Eu já tenho fundo de emergência (1,75% TANL) ) num DP que acaba para o ano, 3k. Um outro DP com 180€ a 1% TANB, que estou a pensar cancelar para meter este € num dos fundos que referi, para além dos 600€ claro.

Ou seja, assim ficava com o fundo de obrigações para mt longo prazo aka reforma e o de acções da fidelity para curto prazo, 5 anos. Estou a pensar bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, exatamente por causa dos livros que escolhi o fundo de ações da Fidelity. Mas agora que já subscrevi o das obrigações é má escolha usa-lo como poupança para a reforma?

Eu já tenho fundo de emergência (1,75% TANL) ) num DP que acaba para o ano, 3k. Um outro DP com 180€ a 1% TANB, que estou a pensar cancelar para meter este € num dos fundos que referi, para além dos 600€ claro.

Ou seja, assim ficava com o fundo de obrigações para mt longo prazo aka reforma e o de acções da fidelity para curto prazo, 5 anos. Estou a pensar bem?

quanto é que está a prever conseguir reforçar por mês/semestre/ano?

Não se avizinham a curto/médio prazo acontecimentos (casamento, compra de carro, casa, formação, etc) que lhe possam ceifar todas as suas poupanças/investimentos destinadas para o longo prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quanto é que está a prever conseguir reforçar por mês/semestre/ano?

Não se avizinham a curto/médio prazo acontecimentos (casamento, compra de carro, casa, formação, etc) que lhe possam ceifar todas as suas poupanças/investimentos destinadas para o longo prazo?

Todos os meses vou ter entre 300€ a 400€ disponíveis para reforçar.
    Não se avizinham acontecimentos em que seja necessário mexer no € que meto nestes 2 fundos.

No entanto para o ano, a partir de agosto vou começar a reforçar com menos dinheiro estes dois fundos e alocar a restante parte a um novo fundo para curto prazo (2 anos) destinado a formar uma poupança para trocar de carro. Assim não comprometo o fundo de emergência nem a poupança destes 2 fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

STOXX50 a sangrar quase -2%.
    Petróleo a $35.

Os saldos vêm mais cedo, parece-me. Preparem as notinhas e não se precipitem.

Bem eu tenho algumas notinhas disponíveis... agora tenho é que saber gerir o timing para não me precipitar... dado à minha experiência isso é o que vai ser mais difícil de gerir para mim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oh fox, ja ca andas há algum tempo para perceber que essa pergunta não tem resposta. ☺

Isso é verdade :D

Mas ainda esperava ouvir... a mim cheira-me que isto pode demorar x tempo :lol:

Partilhar ideias nunca fez mal a ninguém depois cabe a cada um fazer o que entender e assumir as consequências ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fundos Nacionais não têm essa obrigação, passaram a ter essa possibilidade facultativa mas só após 1 de Julho, como englobamento de rendimentos, os fundos estrangeiros têm essa obrigatoriedade como rendimentos de mais valias.

atenção a uma coisa, dizes "aprender para depois poder aplicar em algo fora dos DP's que me dê alguma rentabilidade sem grandes riscos.", os Dps até 100.000€ supostamente não têm risco, (pelo menos para já ), fora dos Dps e sem grande risco só conheço os Seguros de Capitalização, fora isso tens sempre de assumir riscos extras, ou de mercado ( do sobe e desce ), ou de risco de Crédito do emitente ( falência etc, ) no 1º são exemplos os fundo, acções, etc, no segundo são exemplo as obrigações, estruturados de obrigações, certificados de aforro...tudo tem o seu risco, se algum gestor de conta lhe apresentar uma aplicação fora dos Dps ou seguros de Caputalização e dizer que não tem risco ou risco baixo está a mentir.

D@vid, obrigado pelo esclarecimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os meses vou ter entre 300€ a 400€ disponíveis para reforçar.Não se avizinham acontecimentos em que seja necessário mexer no € que meto nestes 2 fundos.

No entanto para o ano, a partir de agosto vou começar a reforçar com menos dinheiro estes dois fundos e alocar a restante parte a um novo fundo para curto prazo (2 anos) destinado a formar uma poupança para trocar de carro. Assim não comprometo o fundo de emergência nem a poupança destes 2 fundos.

Só perguntei porque considero quase impossível que, neste país, alguém com 25 anos e que não seja médico, politico ou jogador da bola, consiga manter por largos anos,  o seu propósito de investir a longo prazo.Os meus parabéns antecipados se o conseguir fazer.

Quanto aos seus fundos, parecem-me bons, todavia eu para começar optaria por um Fundo de acções EUA e outro de ações Europa que fossem o mais abrangentes possiveis e não tão sectorial como o seu Fidelity. Compare por exemplo o seu Fidelity com o  Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND ao nível da rendibilidade: a 3 anos, 16,07% para o primeiro, 21,61% para o segundo. Invista nos que têm rendido mais, o risco é praticamente o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5coroas, basta haver o mínimo de disciplina para se conseguir poupar uns trocos. Há muita gente neste país que ainda tem a inteligência de perceber que não precisam de andar com o último iPhone no bolso, usar roupa da Gant, ou de ter TV paga, por exemplo.

Não é preciso sermos todos médicos, políticos ou jogadores de bola.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5coroas, basta haver o mínimo de disciplina para se conseguir poupar uns trocos. Há muita gente neste país que ainda tem a inteligência de perceber que não precisam de andar com o último iPhone no bolso, usar roupa da Gant, ou de ter TV paga, por exemplo.

Não é preciso sermos todos médicos, políticos ou jogadores de bola.

Mas para se fazer isso com 25 anos é necessário ter, no caso de se ter apenas uma remuneração média portuguesa, uma personalidade muito acima do normal, i.e. resistente à enorme pressão do consumismo/status quo, e capaz de sair da "normalidade" socio-cultural vigente; e acima de tudo ter a sorte ou a inteligência para conseguir encontrar no meio do joio um(a) parceiro(a) que partilhe as mesmas ideias de poupança/investimento.

O normal é poupar um pouco antes do casamento, depois gastar tudo e pedir mais emprestado para pagar a boda, viagem de lua-de-mel, novo carro, uma casa, tralha para casa, depois as despesas com os filhos, etc, e ...lá se vão praticamente todas as possibilidades de se começar a investir atempadamente e em quantidade, até que finalmente os filhos saiam de casa quando já tiverem aí uns 30 anos.  

Não se engane, os frequentadores de foruns como este são apenas uma gota num lago. E jovens com 25 anos e que não trabalham em áreas financeiras e que pensam em poupar e investir para o futuro, então devem ser uma gota num oceano.  

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas para se fazer isso com 25 anos é necessário ter, no caso de se ter apenas uma remuneração média portuguesa, uma personalidade muito acima do normal, i.e. resistente à enorme pressão do consumismo/status quo, e capaz de sair da "normalidade" socio-cultural vigente; e acima de tudo ter a sorte ou a inteligência para conseguir encontrar no meio do joio um(a) parceiro(a) que partilhe as mesmas ideias de poupança/investimento.

O normal é poupar um pouco antes do casamento, depois gastar tudo e pedir mais emprestado para pagar a boda, viagem de lua-de-mel, novo carro, uma casa, tralha para casa, depois as despesas com os filhos, etc, e ...lá se vão praticamente todas as possibilidades de se começar a investir atempadamente e em quantidade, até que finalmente os filhos saiam de casa quando já tiverem aí uns 30 anos.  

Não se engane, os frequentadores de foruns como este são apenas uma gota num lago. E jovens com 25 anos e que não trabalham em áreas financeiras e que pensam em poupar e investir para o futuro, então devem ser uma gota num oceano.  

O meu caso é simples:

Trabalho na área da Informática, vivo com a namorada numa casa herdada, ou seja temos a sorte de estar já paga, ela trabalha eu trabalho, as despesas que temos são as normais do mês. Nem ela nem eu
    possuímos créditos, daí ser relativamente fácil poupar.
    A minha disciplina é, sempre que recebo tiro 350~400€ para a poupança e depois vivo com o resto... Não quero com isto dizer que depois ando a contar os trocos, não ando e sinto-me perfeitamente confortável com o que sobra, simplesmente sei que é mais importante poupar agora este dinheiro do que usa-lo para pagar a mensalidade de um carro xpto, comprar o Iphone 6 ir todos os fins de semana para os copos ou pagar a prestação de uma casa maior.
    Assusta-me saber que vou chegar à idade da reforma e não vou ter metade do que os meus pais vão ter por ex.. assusta-me ver por ex que hoje em dia um lar custa 1000 e tal € por mês, então ponho-me a pensar, "O que é que posso fazer hoje para no futuro não ter problemas" e a resposta é simples. Poupar e investir.
    Há mais jovens a pensar assim, no meu circulo conheço 3 :P

Em relação ao tópico, já percebi que o ideal é escolher fundos de ações tendo em conta a fase de vida em que me encontro. Vou estudar a possibilidade de subscrever um 3º fundo de ações ou talvez um ETF, tendo em conta os reduzidos custos. Será o primeiro também.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação ao tópico, já percebi que o ideal é escolher fundos de ações tendo em conta a fase de vida em que me encontro. Vou estudar a possibilidade de subscrever um 3º fundo de ações ou talvez um ETF, tendo em conta os reduzidos custos. Será o primeiro também.

Quanto ao ETF veja primeiro se este realmente lhe compensa comparativamente com um Fundo, caso pretenda investir nele regularmente apenas com pequenos montantes. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não quero com isto dizer que depois ando a contar os trocos, não ando e sinto-me perfeitamente confortável com o que sobra, 

Isto também é importante, pois da frugalidade/poupança à avareza há apenas uma pequena distância. Moderação é fundamental. Viver miseravelmente agora para salvaguarda de um futuro que pode nem chegar, não me parece também muito racional.

Têm uma situação de vida neste momento bastante propicia para por a bola de neve do investimento a rolar e a crescer; eu diria que poupar é ainda mais importante do que investir: 400 euros por mês, em 40 anos, fica com 192000, mesmo sem investir; investindo pode triplicar ou quadriplicar esse valor; evite as armadilhas e as tentações do consumismo e terá certamente sucesso garantido. Quem me dera aos 25 ter tido essas possibilidades que você tem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )