Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Desde que constitui a carteira estava com uma valorização de 7,31%

Subscrevi e Setembro e reforcei em Novembro...

Bem... a minha carteira já só tem um Total Gain de +1.33%

Agora é segurar o barco... a ideia de reforçar ainda não me saiu da cabeça mas... :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite.

Apesar de já haver algumas coisas aqui sobre o assunto, não estou a compreender bem e pedia que me respondessem à seguinte dúvida:

Tenho participação no fundo BPI OBRIGAÇÕES MUNDIAIS, já há alguns anos; agora para efeitos de IRS eu sou obrigado a declarar este investimento ou é facultativo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Apesar de já haver algumas coisas aqui sobre o assunto, não estou a compreender bem e pedia que me respondessem à seguinte dúvida:

Tenho participação no fundo BPI OBRIGAÇÕES MUNDIAIS, já há alguns anos; agora para efeitos de IRS eu sou obrigado a declarar este investimento ou é facultativo?

Acho que só tens que declarar alguma coisa quando fazes o resgate, em quanto tens o dinheiro investido não é necessário declarar...

Acho que é assim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite.

Os fundos Portugueses não são de declarar no IRS, quando são subscritos antes do dia 1 de Julho de 2015, aquando do resgate o valor é liquido, se forem subscritos depois de dia 1 de Julho de 2015, aquando do resgate a tributação é feita á cabeça á taxa de 28% ( como por exemplo é feito em DPs, Seguros, Certificados de Aforro etc ).

Esse fundo é bastante fraco para um fundo de obrigações globais, uma média de 1%/ano nos últimos 5 anos... por exemplo o Pimco na 1ª página de obrigações globais tem uma média de quase 5%/ano nos últimos 5 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem já é mais experiente nestas andanças dos investimentos estas rectas finais de finais de ano e inícios do ano novo como costumam ser em termos de mercados?

Teoricamente:

Os 1ºs trimestres e os últimos trimestres dos anos costumam ser bons nos mercados ( accionistas ), o 2º trimestre, devido talvez ao mês de Maio ( sell in May and go away ) , e o 3º trimestre talvez devido aos meses de férias ( Julho/Agosto ) costuma ser pouco líquidos.

Este ano de 2015 é um excelente caso em que isso foi bastante visível, 3 meses inicias brutais, e depois 6 meses a marinar, mês de Outubro e Novembro novamente brutais, o mês de Dezembro está a ser bastante mau, não costuma ser brutal, até porque a época de Natal e de férias também retira muita liquidez no mercado, mas este ano está a ser bastante mau nos mercados accionistas devido a tudo o que se sabe, os mercados obrigacionistas têm-se aguentado melhor mas também com quedas na generalidade.

Portanto isto é o que tem vindo a acontecer na generalidade, mas a história passada nem sempre é a história futura :D

Se fosse o meu dinheiro procurava o fundo com maior rácio de sharpe, e menor desvio padrão, e média de rentabilidade a 3 anos perto ou superior ao dobro do desvio padrão, depois talvez olhasse para o Alfa e sobretudo a carteira, e comparava o histórico de rentabilidades.

Não conheço o sistema do activo mas deve de dar para os colocar em comparação e ver tudo bem esmiuçado.

Agora, isto era o que eu fazia, outros foristas concerteza que teriam outras formas de ver, e sobretudo ter em atenção o perfil de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que só tens que declarar alguma coisa quando fazes o resgate, em quanto tens o dinheiro investido não é necessário declarar...

Acho que é assim...

Os fundos Portugueses não são de declarar no IRS, quando são subscritos antes do dia 1 de Julho de 2015, aquando do resgate o valor é liquido, se forem subscritos depois de dia 1 de Julho de 2015, aquando do resgate a tributação é feita á cabeça á taxa de 28% ( como por exemplo é feito em DPs, Seguros, Certificados de Aforro etc ).

Esse fundo é bastante fraco para um fundo de obrigações globais, uma média de 1%/ano nos últimos 5 anos... por exemplo o Pimco na 1ª página de obrigações globais tem uma média de quase 5%/ano nos últimos 5 anos...

O meu obrigado desde já pelas respostas.

D@vid, sim o fundo não é grande coisa mas só tive conhecimento recentemente de que tinha participação nele, sou titular de uma conta da minha mãe e ela é que o subscreveu.

Já agora para ver se percebi corretamente, caso resgate agora o fundo não tenho necessidade de declarar certo? Mas se no futuro subscrever fundos nacionais também não tenho essa obrigação? Só se aplicar em fundos internacionais teria obrigação de declarar em IRS?

Desculpem ser chato, mas o mundo das finanças não é a minha praia, sempre fui de guardar a poupança em depósito a prazo e mais nada. Descobri o fórum recentemente e quero começar a aprender para depois poder aplicar em algo fora dos DP's que me dê alguma rentabilidade sem grandes riscos.

Mais uma questão se me permitem, para aprender mais sobre estes assuntos aconselham algum tipo de publicação? (Já fiz download de uma tese e uma revista da proteste nas primeiras páginas do tópico, irei ler assim que possa)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu obrigado desde já pelas respostas.

D@vid, sim o fundo não é grande coisa mas só tive conhecimento recentemente de que tinha participação nele, sou titular de uma conta da minha mãe e ela é que o subscreveu.

Já agora para ver se percebi corretamente, caso resgate agora o fundo não tenho necessidade de declarar certo? Mas se no futuro subscrever fundos nacionais também não tenho essa obrigação? Só se aplicar em fundos internacionais teria obrigação de declarar em IRS?

Desculpem ser chato, mas o mundo das finanças não é a minha praia, sempre fui de guardar a poupança em depósito a prazo e mais nada. Descobri o fórum recentemente e quero começar a aprender para depois poder aplicar em algo fora dos DP's que me dê alguma rentabilidade sem grandes riscos.

Mais uma questão se me permitem, para aprender mais sobre estes assuntos aconselham algum tipo de publicação? (Já fiz download de uma tese e uma revista da proteste nas primeiras páginas do tópico, irei ler assim que possa)

Os fundos Nacionais não têm essa obrigação, passaram a ter essa possibilidade facultativa mas só após 1 de Julho, como englobamento de rendimentos, os fundos estrangeiros têm essa obrigatoriedade como rendimentos de mais valias.

atenção a uma coisa, dizes "aprender para depois poder aplicar em algo fora dos DP's que me dê alguma rentabilidade sem grandes riscos.", os Dps até 100.000€ supostamente não têm risco, (pelo menos para já ), fora dos Dps e sem grande risco só conheço os Seguros de Capitalização, fora isso tens sempre de assumir riscos extras, ou de mercado ( do sobe e desce ), ou de risco de Crédito do emitente ( falência etc, ) no 1º são exemplos os fundo, acções, etc, no segundo são exemplo as obrigações, estruturados de obrigações, certificados de aforro...tudo tem o seu risco, se algum gestor de conta lhe apresentar uma aplicação fora dos Dps ou seguros de Caputalização e dizer que não tem risco ou risco baixo está a mentir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite!

Nunca existe boa altura para se subscrever fundos, mas tendo agora os 5k disponíveis, acham que devo avançar?

Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR - LU0114721508

Espera por quarta-feira. Se a FED adiar pela 1000ésima vez a decisão, as bolsas vão dropar bastante...

http://www.investing.com/economic-calendar/interest-rate-decision-168

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É daqui a 1 hora. A ver vamos. Mas eu vou direccionar os meus futuros investimentos para os EUA. Estão com muito bons indicadores macro e tem tudo para que no médio prazo corra bem. A Europa ainda continua muito instável, falta de coesão, temos aí a Finlândia com stresses orçamentais, temos instabilidade política na generalidade das grandes geografias... Não me seduz muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas invisto em EUA e Europa, os EUA são uma economia forte e com bastante cultura financeira, basta ver como os mercados reagem lá e os mercados reagem cá.

Para 2016 em principio Japão continuará  a ser uma boa aposta, apesar de eu directamente não apostar mais além de EUA e Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu medo, no Japão, é que parece-me que está muito caro e falta-me muita info sobre o estado económico do país. Tenho ideia de que o governo é que tem metido a mãosinha para aguentar aquilo e que não tem grande sustentação para que continue a crescer ao ritmo dos últimos 3 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedido de opinião em relação a estratégia de reforço dos meus fundos...

Como sabem (ou não) tenho investido em dois fundos:
    Pictet-USA Index R EUR

Pictet-Europe Index R EUR

A distribuição que dei no investimento foi de 50/50.

Fiz o investimento de abertura, e já fiz um reforço simultâneo em ambos os fundos.

Tinha inicialmente previsto fazer reforços bimestrais alternando entre os dois fundos mas neste momento tenho capacidade para reforçar os dois fundos ao mesmo tempo.

Aquilo que pergunto é... mantenho o que inicialmente tinha previsto e reforço alternadamente ou quando tiver possibilidade o melhor mesmo é reforçar os dois fundos ao mesmo tempo?

Se tiver que optar por apenas um a minha ideia passa por reforçar primeiro o fundo Europeu já que este está a ter pior performance e a ficar ligeiramente para trás na distribuição inicial de 50/50.

Qual é a vossa opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu no momento do reforço, reforçava aquele que me parece, na altura, que terá melhores perspectivas. Não ia continuar a meter € para um fundo que está a ter uma performance baixa, só porque está baixo e em teoria está barato e irá subir... Isso é estratégia de amador, de malta que lê uns guias de investimento no CM...

Olhas para a Académica, está no fundo da tabela, e vais apostar num 3-0 contra o Benfica, só porque está no fundo da tabela?

Se não tens grandes bases para te ajudar a decidir onde investir, então é melhor fazeres 50/50, distribuis o mal pelas aldeias. Mas o melhor é sempre ter algum trabalho de ir acompanhando as coisas lá fora e perceber para onde é que o mundo caminha, assim maximizas a probabilidade de fazeres uma boa aposta.

Mas lá está, é um trade-off: Tempo é dinheiro. Para fazer as melhores decisões é preciso perder tempo, logo perdes dinheiro. :) Ás tantas vales mais meteres 50/50 e ires gastar o tempo naquilo que mais gostas. Afinal a vida sem tempo livre, é apenas trabalho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por exemplo no curto prazo este tipo de decisões/indecisões que efeitos têm na vossa estratégia?

Para um investidor com a carteira constituída, se os fundos caírem só temos que nos aguentar e reforçar se assim o entendermos certo? e esperar por melhores dias...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos não são acções. Até porque tens movimentos intra-day que fazem volte-faces, como na sexta-feira o STOXX50, em que tanto esteve quase a +1% e depois esteve a -1%, isto só num dia.

A gente gosta de acompanhar diariamente as coisas, porque é um hobbie ver o dinheiro a mexer. Mas numa estratégia de Longo Prazo, é escusado andar a ver cotações dia-a-dia... Eu faço-o só porque gosto. Chamem-me doido. :)

No meu caso o impacto que tem ainda é menos do que quem tem no Best, já que os fundos de acções CGD têm comissão de resgate em prazos <1 ano...

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )