Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite pessoal,

Sou novo no fórum e em investimentos em fundos mas tenho algum dinheiro parado para investir e tenho lido algumas coisas sobre o assunto.

Li o Bogleheads guide to investing e recomendo a quem queira ter umas primeiras noções sobre isto.

A nível de fundos de obrigações, com risco moderado, se tivessem que recomendar 2 ou 3 quais eram aqueles que escolhiam definitivamente.

Tenho o capital no activobank mas aquilo dá-me tantas opções que fico um bocado na dúvida, se conseguisse negociar fundos vanguard já estava nos indexados deles.

O que anda por aí que seja mais parecido com o Vanguard total bond market por exemplo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, eu pretendo ser muito passivo no mercado e que aquilo siga o máximo indexado e comissões o mais baixo possível.

Sei que os fundos vanguard são os mestres disso, principalmente na parte de comissões low cost, o mais parecido que se consegue em PT é da Pictet? Os da amundi também parecem ter comissões bastantes reduzidas.

O que é que tens subscrito mais ao nível de obrigações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz umas alterações na 1ª página, acrescentei um fundo misto Nordea Stable Return, e dois de acções Marshall Market Neutral e Henderson Property.

O Nordea é um misto moderado, com uma rentabilidade muito estável ao longo dos anos a rondar os 4%/5%, Sharpe de 1.37, DP de 4.17% e Rentabilidade de 5.94% anualizada a 3 anos.

O Marshall* é um fundo de acções com uma gestão muito interessante, apresenta também uma boa estabilidade a nível de rentabilidade, a rondar os 6%/ano, Sharpe de 1.79, DP de 3.56% e Rentabilidade anualizada de 6.68% a 3 anos.

*Este fundo encontra-se actualmente, pelo menos no Banco Best ( desconheço se o fundo é comercializado noutro banco ), em soft closed, ou seja, apenas permite ser subscrito e reforçado junto do banco com impresso e com limites diários em todo o banco de 100.000€.

O Henderson é um fundo de acções do sector imobiliário indirecto, apresenta uma rentabilidade média acima dos 15%/ano, Sharpe de 1.75, DP de 12.67% e Rentabilidade anualizada de 24,63% a 3 anos.

Não dispensa, como é óbvio, a consulta pormenorizada dos mesmos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Abarroso (visitante)

Bom dia este é o meu 1 póstumo fórum. 

Neste momento invisto em ETF e tenho uma dúvida que se calhar podem me ajudar. 

Preciso de uma ferramenta para calcular a valorização dos meus investimentos ao longo dos anos. 

Ou seja eu quero reforçar o ETF trimestralmente durante 30anos e gostava de calcular mais ou menos quanto é que iria ter ao fim de 30 anos. Com uma percentagem aproximadamente e com capitalização dos juros. 

Alguna coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, 

@Abarroso, Queres uma calculador tipo esta ? https://www.calcxml.com/calculators/savings-calculator-growth?skn=#results

@D@vid, obrigado pelos fundos. Em Setembro, entrei no CS (Lux) European Property Equity B EUR, é muito parecido ao do Henderson, só que no Best, o minimo para entrar é 1€, e para comprares o Henderson o minimo é 2500€. Para quem não gosta, ou não pode entrar logo com muito capital é um entrave.

Cumps

Editado por scapy
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, 

@Abarroso, Queres uma calculador tipo esta ? https://www.calcxml.com/calculators/savings-calculator-growth?skn=#results

@D@vid, obrigado pelos fundos. Em Setembro, entrei no CS (Lux) European Property Equity B EUR, é muito parecido ao do Henderson, só que no Best, o minimo para entrar é 1€, e para comprares o Henderson o minimo é 2500€. Para quem não gosta, ou não pode entrar logo com muito capital é um entrave.

Cumps

É uma optima alternativa sim, principalmente por ser um "low cost".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma optima alternativa sim, principalmente por ser um "low cost".

Esses fundos imobiliários indiretos investem em quê concretamente. Fiquei impressionado com o crescimento do bixo.

Em relação ao meu fundo de obrigações estou inclinado para isto, pelos poucos fatores que consigo avaliar parece-me ser porreirito que acham?

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc USD

E já agora, algum inconveniente em investir em fundos em dolares em vez de euros, é que aparecem muitos que em EUR que não dá para comprar.

E em relação ao que postei em cima, em EUR aparece-me este, qual a diferença entre eles para terem desempenhos tão diferentes?

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)

Editado por quirino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basicamente um fundo imobiliário directo investe directamente em imobiliário, compra casas, terrenos, arrenda escritórios, etc, os indirectos investem em acções de empresas relacionadas com o imobiliário, como construtoras etc.

A diferença é que um como está em dólares tem o factor do câmbio nas rentabilidades, há quem goste apostar em USD para aproveitar ( ou não ) esse factor.

Esse fundo aposta em obrigações de rating alto, EUA, Alemanha, Japão... pelo que não esperes rentabilidades muito altas nos dias que correm.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ler com atenção, e calma :D:D

Ansiedade

A ansiedade influencia o compromisso emocional de um investidor a curto prazo, e nas reações do investidor perante as subidas e quedas do mercado, podendo prejudicar os seus objetivos financeiros a longo prazo. As flutuações do mercado são stressantes e preocupantes. Os movimentos temporais do mercado também o afectam. Tende a reagir exageradamente a sucessos imprevistos.

Aversão às perdas

Um investidor com aversão às perdas tende a sentir muito mais as perdas do que os lucros equivalentes. Isto pode fazer com que o acompanhamento das subidas e quedas dos investimentos de risco seja como uma montanha russa emocional. Este tipo de investidor tende a manter títulos com perdas durante demasiado tempo por medo de materializar uma perda, a vender títulos com lucros, demasiado cedo, por medo de perder os seus lucros e evitar investimentos voláteis com uma yield a muito longo prazo. 

A projeção

A tendência para a projeção é a tendência para projetar erradamente os sentimentos atuais num evento futuro. Muitas vezes as pessoas cometem erros quanto tentam prever o seu estado emocional futuro, já que se esquecem que provavelmente se sentirão de maneira diferente quando esse futuro se converte no presente. O investidor vê-se incapaz de decidir quantas receitas vai necessitar no futuro baseando-se nas necessidades atuais (esquece-se das necessidades médicas futuras e do compromisso financeiro com outras pessoas). Custa-lhes identificar em que é que a sua situação futura difere da atual. Assume que os mercados continuarão a mover-se na mesma direção, seja na subida ou na descida. Não é capaz de visualizar quais podem ser os seus desejos e necessidades no futuro.

Percepção irracional do dinheiro

A maioria das pessoas não têm uma visão racional do seu património e receitas e pensa neles de maneira nominal em vez de real. A tendência para a percepção irracional do dinheiro é perigosa, já que as pessoas não têm em conta de forma adequada os efeitos da inflação e da taxa composta. Este tipo de investidor não entende muito bem a diferença entre receitas nominais, receitas reais e património. É possível que não valorize de todo o poder dos juros compostos e do efeito da inflação na rentabilidade real. Poderá conservar demasiada liquidez durante os longos períodos de tempo.

Efeito manada

Como seres humanos, a manada (os pensamentos colectivos e a conduta dos que nos rodeiam) influencia com facilidade. O efeito manada é a tendência dos investidores para seguirem as decisões dos outros de maneira irracional, já que se questionam sobre o que é que estão a perder ou o que é que o conjunto do “outros” sabe e eles não. Este tipo de investidor mostra-se conformado com qualquer coisa que faz. Antes de eleger um investimento, observa o que é que os outros fazem. Seguem as decisões de outras pessoas de maneira irracional (por exemplo a bolha dotcom). Compra e vende porque os demais o fazem, em vez de tomarem decisões por si mesmos tendo por base fortes convicções e de acordo com as suas próprias necessidades. 

Tender para o presente

Em geral as pessoas preocupam-se mais com o presente do que com o futuro. Perante duas recompensas similares, preferem a que chega primeiro do que ter de esperar. Esta tendência para o presente explica porque é que para muitos investidores é tão difícil poupar o suficiente para o futuro, inclusive quando isso é o correto. Este tipo de investidores prefere ações que produzam uma gratificação imediata. Tendem a eleger uma recompensa menor no presente do que uma maior no futuro. É necessário recordar da necessidade de superar o desejo imediato de obter uma recompensa em benefício de uma gratificação posterior. Têm dificuldades para modificar os seus hábitos de consumo com o objetivo de poupar o suficiente para o futuro. 

Excesso de confiança

A tendência para o excesso de confiança é a inclinação para acreditar em si mesmo sem considerar devidamente o azar, os acontecimentos externos ou outras opções alternativas. Isto é perigoso, já que pode levar a tomar decisões baseadas em opiniões em vez de factos. Este investidor considera-se a si mesmo melhor do que a média na hora de selecionar os investimentos corretos.  Tende a ignorar o possível impacto do azar e dos acontecimentos que escapam ao seu controlo, e tendem a atribuir a si próprios o mérito das suas conquistas e a culpar os outros pelos seus erros . É possível que tolerem um risco maior do que o necessário e façam uma rotação da carteira em excesso, em vez de se cingirem a um plano de médio longo/prazo.

Excesso de otimismo

A tendência para o excesso de otimismo é a inclinação para sobrestimar a probabilidade de êxito e para subestimar  os riscos. O excesso de otimismo pode dar lugar a más decisões e a uma sobreposição ao risco. O investidor tende a ser pouco realista sobre o futuro e a tomar decisões irracionais sobre o investimento porque não percebe o risco de mercado no futuro de uma maneira realista. Uma capacidade de previsão significa que, muitas vezes, se adiem situações em vez de se tomarem precauções quando é necessário.

A cultura financeira

O alcance dos conhecimentos sobre o investimento de uma pessoa  terá um impacto importante nos seus resultados financeiros. Isso não quer dizer que aqueles que têm conhecimentos financeiros deveriam considerar a possibilidade de se centrarem em produtos financeiros mais simples e fáceis de entender, e dar uma maior importância à assessoria. Este tipo de investidores tendem a guiar-se mais pelas emoções ou pelos instintos do que pelos factos. Não têm interesse em melhorar os seus conhecimentos financeiros lendo jornais ou conteúdos em linha especializados. Contam com uma carteira confusa ou distorcida. Não têm objetivos de investimento claros e confundem-se com facilidade.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me sabe esclarecer esta dúvida...

Tenho a minha carteira de fundos na Bloomberg Watchlist mas a cotação dos fundos anda com um dia de atraso? Não devia-mos ter logo a cotação do dia na nossa carteira?

Por exemplo se consultar agora neste momento a cotação que me dá é a do dia 08/12/2015.

As cotações do Best ainda mais atrasadas andam... andam quase sempre atrasadas em relação à Bloomberg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por norma na bloomberg, tens a cotacao no final do dia, perto da 0h já costumo ter algumas cotações. Mas é normal que tenhas do dia de ontem, que hoje ainda é cedo, só no final do dia. E como isto anda é tudo no vermelho mais uns dias :(

Na morningstart, tem sempre mais de um dia a cotação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diariamente, até porque pela net ou tv, é fácil o acesso a estas informações, consulto assim por alto as cotações dos principais índices bolsistas mundiais. Se valorizam ou desvalorizam, saberei então, que os fundos também têm a mesma proporção de resposta, mais coisa, menos coisa.

Mensalmente, quando o banco envia o extracto, actualizo em detalhe a cotação dos fundos, e ao mesmo tempo, projecto a taxa bruta anual de rendimento que esses fundos estão a ter. Vou fazendo a comparação entre o capital investido e o actualmente cotado, e assim vou tendo a visão geral dos investimentos.

As análises geo-politico-económicas dos mercados, etc, não as sei fazer, nem tão pouco adivinhar o futuro.

Defino objectivo, vejo as rentabilidades, em que activos, com que gestoras, o histórico, e por fim, se houver dinheiro disponível, carrego então no botão: Comprar e.. Puff! Para o bem ou para o mal, "já foste!".

À partida, mesmo que não domine a técnica dos investimentos, terei boas hipóteses de sucesso. E se isso não acontecer, é porque houve alguma exceção à regra (talvez na parte da evolução histórica do fundo) que deixou de ter o mesmo comportamento.

Na conjuntura actual, fica apenas a frustação pessoal pela indefinição dos mercados. Ou seja, é mau para quem quer comprar, vender, ou manter as posições. Não há caminho certo por onde ir, é mais andar às voltas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já se falou aqui neste tópico há muitos meses atrás que uma boa ferramenta para gerir a carteira e ter acesso aos gráficos, indicadores (desvios, sharpe, etc) e valorizações (real Vs. investido) em vários períodos, é a Unience.

Basta criar lá um portfolio simulado e ir acrescentando as trades (buy/sell) e aquilo calcula tudo como deve ser. Evita-se de andar a fazer contas à mão.

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de conhecer o forum/topico há já algum tempos só nos últimos dias me dediquei a ler mais um pouco o que têm por aqui escrito.

Tenho uma carteira com alguns fundos que fui subscrevendo nos últimos 3 anos mas que tem ficado um pouco aquém das minhas expectativas.

Estou a ponderar alterações, retirando alguns fundos e adicionar outros com com melhores desempenhos nos últimos tempos (bem sei que rentabilidades passadas não garantem as futuras).
    Gostaria assim de ter a vossa opinião de como poderia melhorar a minha carteira quer a nível de distribuição quer de composição.
    O perfil será algo entre como prudente/equilibrado (um 2-3 numa escala 1-5).

A composição actual é:

fundo / data subs / dias / % / rentabilidade / rentabilidade anualizada

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) 12-10-2012 1135 11% 2,79% 0,89%
    Fidelity Funds - Euro Balanced Fund A-EUR 31-07-2014 478 15% 13,56% 10,20%
    Franklin European Growth N Acc € 31-07-2014 478 18% 3,94% 2,99%
    Invesco Funds - Invesco Pan European High Income Fund Class E Accumulation 31-07-2014 478 14% 4,84% 3,68%
    PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg) 31-07-2014 478 15% 3,46% 2,63%
    Schroder International Selection Fund EURO Bond B Acc 31-07-2014 478 8% 3,92% 2,98%
    UBS (Lux) Equity SICAV - USA Growth (USD) P-acc 19-01-2015 306 6% 3,63% 4,35%
    Fidelity Funds - European High Yield Fund A-EUR 19-01-2015 306 7% -1,35% -1,60%
    Deutsche Invest I Euro Corporate Bonds NC 20-01-2015 305 7% -1,54% -1,84%

Agradeço desde já todas as vossas opiniões sobre o que devia retirar e o que poderia adicionar ou alterar :) 

Editado por ptigas
    corrigir ortografia :)
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR  -5,76%
    MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR  -2,43%
    Nordea-1 Stable Return E EUR  -2,02%
    Invesco Pan European High Income E Acc  -5,45%
    Invesco Balanced-Risk Alloc E  -6,45 %
    NB Global Bond  -3,19%
    Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  +0,25%
    UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P  - 0,19%
    BGF World Healthscience E2 (EUR)  -2,31%

Boa noite!

Subscritos/Reforço em Fevereiro/Abril, apenas 1 ligeiramente positivo :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém está a pensar a aproveitar os saldos destes últimos dias (correção do preço do petróleo + efeito BCE)?

STOXX50 há 2 semanas estava com mais 300pts do que hoje.

E o SP500 perdeu 50pts, a juntar ao USD que desvalorizou face ao EUR.

David, ainda acreditas num hike da FED este ano? Eu não. :)

2015-12-11_085010.jpg

2015-12-11_085108.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )