Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Mais um mês brutal á semelhança do mês de Outubro para os fundos de investimento.

A nível de fundos de obrigações, destaca-se o sector de obrigações corporativas e dívida pública  como sendo os sectores que conseguiram gerar alguns ganhos.

A nível de acções os ganhos foram generalizados, tanto na Europa como EUA, temos fundos com rentabilidades acima dos 5% neste mês, muitos já apresentam rentabilidades positivas a 6 meses, pelo que muito dificilmente alguém esteja com rentabilidades negativa neste horizonte temporal.

O Eurizon Consumer Staples, faço destaque pelo sector que é e pela época natalícia que atravessamos, fez +3.37% este mês, o que o coloca neste momento acima dos 19% YTD, parece-me difícil que não atinja os tais 20% já anteriormente vaticinado.

O mês em que vamos entrar é crucial para que muitos fundos atinjam novos "máximos", vamos esperar pelo BCE e pelo FED, uma coisa é certa, dificilmente não teremos um 2015 novamente a gerar fortes rendimentos aos investidores, em alguns casos parece-me que será superior a 2014.

€€.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mês em que vamos entrar é crucial para que muitos fundos atinjam novos "máximos", vamos esperar pelo BCE e pelo FED, uma coisa é certa, dificilmente não teremos um 2015 novamente a gerar fortes rendimentos aos investidores, em alguns casos parece-me que será superior a 2014.

Se até há alguns meses atrás o "fantasma" da subida dos juros pela FED fazia crer que as bolsas iam (todas) levar um tombo valente, a sensação que tenho agora pelo que tenho lido é que as bolsas europeias e Japão poderão até subir e eventuais correcções nos mercados dos EUA serão minímas.  Será de esperar sim tempos difíceis para os emergentes, cujos custos de financiamento irão subir.

Estou certo nesta minha análise ou isto está-me a passar completamente ao lado??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se até há alguns meses atrás o "fantasma" da subida dos juros pela FED fazia crer que as bolsas iam (todas) levar um tombo valente, a sensação que tenho agora pelo que tenho lido é que as bolsas europeias e Japão poderão até subir e eventuais correcções nos mercados dos EUA serão minímas.  Será de esperar sim tempos difíceis para os emergentes, cujos custos de financiamento irão subir.

Estou certo nesta minha análise ou isto está-me a passar completamente ao lado??

Não sei o que te diga, já vi os mercados reagirem de duas maneiras distintas no caso da FED, ora sobem porque há investidores que vêm numa subida de juros a concretização da melhoria económica, e isso é positivo, ora pelo contrário descem :D

Eu acho que mesmo que desçam, terá um impacto curto, pelo que deixei há muito de ter essa preocupação, e como estatisticamente os mercados tendem a ter bons 1ºs e 4º trimestres, ainda temos 4 meses que poderão ser de subidas, a juntar ao Outubro e Novembro que foram muito bonitos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é que o mercado está caro. Uns dizem que ainda tem margem para subir, mas está sujeito a levar uma valente correção se sairem alguns dados macroeconómicos que assustem a malta, como aconteceu este ano quando a China avisou que estava a desacelerar.

Vamos a terminar Q4 2015 e vamos ter um Q1 2016 que suspeito que tenha um boost do BCE. Do lado dos EUA a subida dos juros será gradual (aposto eu), logo o impacto será baixo na volatildade das stocks. Desemprego está em mínimos históricos, e outros dados como a venda de casas, estão muito bem, logo isso serve de conforto para me convencer que não existe sustentabilidade para um drop acentuado.

Mas volto a dizer, o mercado está caro. E todos sabemos o que acontece quando se compra caro.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Cardoso Silva (visitante)

Pessoal deixo-vos, abaixo a minha carteira de fundos. O Fundo da tailandia já esteve a ganhar 30%.... Agora está no vermelho.... é esperar... eu confio..

Gostaria de saber em que acham que devo investir para balancear este (mal diversificado) portfolio Gosto de riscos balanceados, procuro sempre um tipos de activos  que do ponto de vista de retor no andem à volta dos +15 -15.

Com que acham que devia reforçar este portfolio ?

FID F IN F E A

31,6200

Valor investido (EUR)

Valorização Potencial EUR

1.055,79

22,49 %

NB OBRIG EUROPA

144,8746

Valor investido (EUR)

Valorização Potencial EUR

2.498,57

17,35 %

FID F THAILAN A

135,2600

Valor investido (USD)

Valorização Potencial USD

2.478,05

-6,08 %

2.004,44

-10,11 %

1.453,58

-1,98 %

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas volto a dizer, o mercado está caro. E todos sabemos o que acontece quando se compra caro.

Patanisca, deixe a malta respirar um pouco: ainda agora acabámos de sair de um período de 7 meses de tempo de perdido. Deixe-nos saborear um pouco de alivio e esperança. lol

Claro que está caro, mas qual é alternativa? esperar por um novo crash e só depois entrar? E se este demorar mais 1,2,3...anos a chegar e mais 1,2,3...anos até bater no fundo? Haja dinheiro, que eu compro caro ou barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Haja dinheiro, que eu compro caro ou barato.

Aqui tens a tua resposta. :)

O facto de estar caro significa 2 coisas, a meu ver:
    - Maior risco de selloff para colher mais valias, no caso de alguém espirrar.

- Menor potencial de valorização do que quando está barato.

Mas isto não invalida que não se compre, claro. Mas é preciso ter em mente as suas implicações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é que o mercado está caro. Uns dizem que ainda tem margem para subir, mas está sujeito a levar uma valente correção se sairem alguns dados macroeconómicos que assustem a malta, como aconteceu este ano quando a China avisou que estava a desacelerar.

Vamos a terminar Q4 2015 e vamos ter um Q1 2016 que suspeito que tenha um boost do BCE. Do lado dos EUA a subida dos juros será gradual (aposto eu), logo o impacto será baixo na volatildade das stocks. Desemprego está em mínimos históricos, e outros dados como a venda de casas, estão muito bem, logo isso serve de conforto para me convencer que não existe sustentabilidade para um drop acentuado.

Está caro muitas vezes para quem olha para ele ( e falo em especifico nos fundos ), numa perspectiva de curto prazo, correcções existem ao longo dos tempos, há as correcções e de seguida o caminho tem sido sempre os máximos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão David. Para quem procura investimento de longo prazo não tem tanta importância. Mas é que vejo aqui tanta gente à procura de retorno em prazos de 1 / 2 anos, que achei por bem alertar. É que às vezes quem chega a este tópico e só lê as 3 ou 4 últimas páginas fica com a ideia de que isto dos fundos é chegar, carregar e fazer dinheiro em pouco tempo.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão David. Para quem procura investimento de longo prazo não tem tanta importância. Mas é que vejo aqui tanta gente à procura de retorno em prazos de 1 / 2 anos, que achei por bem alertar. É que às vezes quem chega a este tópico e só lê as 3 ou 4 últimas páginas fica com a ideia de que isto dos fundos é chegar, carregar e fazer dinheiro em pouco tempo.

mas isso ai é problema de quem nao perde o seu tempo a pesquisar e prefere ler pouco e ir para o cafe ver o luisao partir o braço xD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fosse assim estávamos todos ricos e provavelmente nem estávamos aqui :D:D, isto não é propriamente como aqueles vídeos que existem na net de algumas pessoas a dizerem que têm altos rendimentos nisto e naquilo, isso são burlões, aqui fala-se num tipo de investimento responsável e quem pensar que isto é carregar no botão, como disseste, o melhor é ficar quieto :P

mas isso ai é problema de quem nao perde o seu tempo a pesquisar e prefere ler pouco e ir para o cafe ver o luisao partir o braço xD

Ou o braço do Tonel :D:D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, preparem-se para ver drops significativos nas vossas carteiras hoje e amanhã.

Passem no Investing.com e vejam as cotações do Stoxx50 (-3%) e vejam as yields 10y europeias a subir em média 20%...

Quem tem fundos de obrigações vai levar uma sapatada.

"Até choras"!

PS - A culpa é do Mario. :) 

E das expectativas altas dos investidores, vá... :P

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, estou aqui com uma dúvida que talvez me possam ajudar.

Investi num fundo em USD e foi usada a taxa USD\EUR, quando o resgatar é usada a mesma taxa ou EUR\USD?

Obrigado 

Numa é a compra a outra é a venda, a diferença não é muita, é praticamente irrelevante.

Pessoal, preparem-se para ver drops significativos nas vossas carteiras hoje e amanhã.

Passem no Investing.com e vejam as cotações do Stoxx50 (-3%) e vejam as yields 10y europeias a subir em média 20%...

Quem tem fundos de obrigações vai levar uma sapatada.

"Até choras"!

PS - A culpa é do Mario. :) 

E das expectativas altas dos investidores, vá... :P

A culpa não é do Mário coitado :D, é da bipolaridade dos mercados ( investidores ), aquilo que disse há uns posts atrás sobre a FED sobre os juros é igual para o BCE, cada um vai interpretar as coisas de maneira diferente, um aumento dos estímulos para uns é bom porque vai haver mais liquidez no mercado, para outros é mau porque demonstra que o QE não está a surtir efeito, e parece que hoje desta vez foi essa a interpretação que o mercado teve, lá se vai uma semana de ganhos, agora é esperar pelas restantes 4 semanas :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde que constitui a carteira estava com uma valorização de 7,31%

Subscrevi e Setembro e reforcei em Novembro...

29% TAE...é de mais :D agora estás com 14% TAE, ainda é muito, as taxas euribor estão negativas e os melhores depósitos a prazo não pagam mais de 1,50% :lol::lol:, por isso a ver se cai mais para não ficares mal habituado,,,

Estou no gozo lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas D@vid será que é de reforçar ou manter a estratégia?

Os reforços ( se a estratégia é de reforçar nas quedas ), deve ser vista de forma mais alargada no tempo, porque por exemplo, EUA na 5ª feira perdeu em média 1% e tal, se fosses reforçar só para apanhares essa queda, já não a apanhavas porque já ontem subiu mais de 1%, lá está a tal conversa, Fundos não é para market timming, deves reforçar quando a tendência é de queda mas num prazo mais alargado, imagina uma semana inteira de quedas, pelo menos eu vejo as coisas assim.

Até te podia dizer assim, espera mais umas semanas depois da FED aumentar os juros, porque a tendência será de quedas generalizadas durante pelo menos 3 ou 4 dias, mas não te posso dizer isso porque os mercados podem reagir de forma contrária e interpretar a subida de juros com a melhoria económica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )