Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eu sempre vi os fundos Portugueses como tendo as rentabilidades liquidas na Mornigstar, mas também posso estar enganado, no entanto aquilo que realmente interessa é o que cai na nossa conta, e nos resgates efectuados anteriormente o valor era liquido e agora paga-se o IRS.

Ainda não vi bem mas parece-me que encaminhamos para mais um excelente mês depois de um brutal mês de Outubro, principalmente nos fundos de acções, atenção que vocês sabem que quando falo em fundos basicamente falo em Europa e EUA :) .

Só falta agora no próximo mês Draghi anunciar um reforço nos estímulos, que a FED ( já nem sei bem o que quero lol ) fique caladinha :D:D, atenção também aos fundos de acções do sector de consumo, estamos no Natal, o Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples costuma ter bons 4ºs trimestres, vai neste momento com 16% a 3 meses, acredito que possa acabar próximo ou superar mesmo os 20% de rentabilidade em 2015.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

estamos no Natal, o Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples costuma ter bons 4ºs trimestres, vai neste momento com 16% a 3 meses, acredito que possa acabar próximo ou superar mesmo os 20% de rentabilidade em 2015

Já estava em primeiro lugar na minha lista de futuras aquisições.  :)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde D@vid poderia p.f. dar a sua opinião sobre este fundo LU0507266145.

Obrigado

Diga-me p.f. o que significa "TOP DIVIDEND NC" NC ? Distribui dividendos ou é de acumulação?

Obrigado.

Será possível dar-me  uma ajuda?

Editado por antoniobento
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nov. 26 11.32.jpg

Indo na onda do Natal :P no activo nao vi o fundo que foi referido aqui, optei por um similar parece-me ;)

Nov. 26 11.36.jpg

E ficas muito bem servido, aliás, são fundos que apesar de terem o mesmo alvo ( bens de consumo ), a politica de investimento é diferente, o Eurizon aposta numa gestão mais defensiva e menos volátil, como empresas como coca cola, pepsi etc, o Fidelity tem uma aposta mais versátil, em empresas também elas menos "certas"  a nível de consumo das pessoas, como a Walt Disney, Amazon, Loreal etc, pelo que , são fundos que podem até "casar" bem numa carteira, apesar de que as rentabilidades têm sido semelhantes.

O Fidelity parece-me que é um fundo de distribuição, apesar que me parece que não pague nada.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estive a ler o prospecto enviado pelo activo e nao vi la a referencia que existe na mornigstar sobre "frequencia de pagamentos" 

tambem me parece que nao paguem nada disso, o que nao deixa de ser estranho ou confuso, entao como é?

Nao que me interesse obter dividendos anuais... prefiro que fique tudo no mesmo bolo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Diga-me p.f. o que significa "TOP DIVIDEND NC" NC ? Distribui dividendos ou é de acumulação?

Obrigado.

Não paga dividendos, o fundo procura é empresas que paguem dividendos altos.

O NC são siglas que eles usam para diferenciar vários fundos da mesma classe, pelo que é necessário ver se esse fundo está mesmo disponível no banco para subscrição ou se é um fundo apenas disponível por exemplo a entidades colectivas etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não paga dividendos, o fundo procura é empresas que paguem dividendos altos.

O NC são siglas que eles usam para diferenciar vários fundos da mesma classe, pelo que é necessário ver se esse fundo está mesmo disponível no banco para subscrição ou se é um fundo apenas disponível por exemplo a entidades colectivas etc.

Obrigado pela explicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite a todos. 

Sou novo no forum, e não sei se este é o tópico mais indicado para este post, mas cá vai.

A minha primeira experiência em fundos de investimento foi à cerca de um ano, quando subscrevi um fundo de investimento da caixagest Ações lideres globais (PTCXGUHM0006). 

Como até agora estou a conseguir uma rentabilidade aceitável (cerca de 13%) queria investir mais algum dinheiro, mas noutro fundo. 

O que pretendo é uma rentabilidade a curto prazo e já li tantas coisas que não faço ideia de qual escolher. Agradecia imenso que me dessem alguma ideia sobre qual a previsão de melhores fundos para investir em 2016. 

Obrigado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Jóni corroboro no que disse o ruicarlov e acrescento, nem sabemos o seu perfil de risco, apenas entrou neste mundo há 1 ano e num fundo de acções, pelo que dá a entender que tem um perfil de risco agressivo, mas se em vez de 13% positivo fosse 13% negativo ia querer investir de novo em fundos? ainda mantinha o investimento actual ou já tinha resgatado?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Jóni corroboro no que disse o ruicarlov e acrescento, nem sabemos o seu perfil de risco, apenas entrou neste mundo há 1 ano e num fundo de acções, pelo que dá a entender que tem um perfil de risco agressivo, mas se em vez de 13% positivo fosse 13% negativo ia querer investir de novo em fundos? ainda mantinha o investimento actual ou já tinha resgatado?

Jóni,

E não me leves a mal o comentário mas  considerar 13% "uma rentabilidade aceitável" no actual panorama revela, na minha humilde opinião, um enorme desconhecimento do mercados e dos riscos que estes envolvem. 13% num ano, quando as taxas de juro estão nos valores que estão, é de um produto com uma significativa componente de equity na sua constituição. Como disse o ruicarlov pode perfeitamente corrigir o mesmo ou mais nos próximos meses. 

Quanto a 2016 é sempre um exercício de futurologia. Na minha ótica,quanto a equity,os EUA estão caros e a viver da performance dos gigantes tecnológicos. China continua uma incógnita e o Japão também está bem esticadinho já. As matérias primas deverão manter-se mornas. Os emergentes, à excepção da Índia, estão historicamente baratos. O Brasil, apesar das enormes incertezas está apetecível após um horrível ano de 2015. Quanto à Europa, é consensual que está undervalued. Há quantitive easing 2 à vista e deverão ser as small caps que mais beneficiarão do mesmo. Isto caso não surja uma nova Grécia.

Quanto a fixed income, os sinais estão dados que o FED vai subir taxas em Dezembro. E não excluo uma nova subida em 2016. Fundos de obrigações globais e de curto prazo podem ser opções para quem não está disposto a grande volatilidade.

Vale o que vale e pode sair tudo ao lado.

abraço 

abraço 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segundo a Pictet o ano de 2016 poderá ser um ano de surpresas positivas.

Em resumo:

Global asset classes
    We believe equities will deliver healthy gains in 2016 thanks to moderate economic growth and additional monetary stimulus.

Equity regions and styles
    Japan and Europe remain our favoured stock markets; both regions benefit from monetary stimulus and improving economic growth.
    Emerging markets, undervalued and unloved, could stage a strong recovery.

Fixed income and currencies
    European government bonds should lag their US counterparts while high-yield and some emerging market bonds could see a strong 2016. The US dollar’s appreciation is set to run its course. 

Para uma leitura mais aprofundada:
    http://www.pictetfunds.com/library/file.pdf?docuid=09000694806b6d5b

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É impressão minha ou o Fidelity Consumer acima referido perdeu todos os anos desde 2011 em relação ao benchmark?

Vocês dão muita importância a benchmarks e Alfas :)

Segundo a Pictet o ano de 2016 poderá ser um ano de surpresas positivas.

Em resumo:

Global asset classes
    We believe equities will deliver healthy gains in 2016 thanks to moderate economic growth and additional monetary stimulus.

Equity regions and styles
    Japan and Europe remain our favoured stock markets; both regions benefit from monetary stimulus and improving economic growth.
    Emerging markets, undervalued and unloved, could stage a strong recovery.

Fixed income and currencies
    European government bonds should lag their US counterparts while high-yield and some emerging market bonds could see a strong 2016. The US dollar’s appreciation is set to run its course. 

Para uma leitura mais aprofundada:
    http://www.pictetfunds.com/library/file.pdf?docuid=09000694806b6d5b

Já começo a ficar farto de tantos anos seguidos de ganhos :lol::lol::lol::lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Curiosidades:

Rentabilidades a 6 meses, os melhores fundos e os piores fundos no banco Best.

Ficamos com ideia quais os fundos que recuperaram bem ou que se aguentaram, apanhando meses complicados como Maio/Junho e por aí adiante.

6m-.PNG

6m+.PNG

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Curiosidades:

Rentabilidades a 6 meses, os melhores fundos e os piores fundos no banco Best.

Ficamos com ideia quais os fundos que recuperaram bem ou que se aguentaram, apanhando meses complicados como Maio/Junho e por aí adiante.

6m-.PNG

6m+.PNG

Dos que estão a vermelho não vale a pena comentar. Dos que estão a verde, apenas 3 admitem ganhos. Os restantes, embora positivos, estão a perder (alguns com quebras superiores a 50%)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os que apostam em empresas mineiras então são lindos :D o 1º "só" tem rentabilidade negativa de perto 25% negativos ao ano nos últimos 5 anos, nem sei como ainda tem € capital de investidores.

Quais dos verdes têm rentabilidades negativas? falas em que horizonte temporal? YTD o "pior" está com +7% o "melhor" acima dos +35%.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso80 (visitante)

Vocês dão muita importância a benchmarks e Alfas :)

Já começo a ficar farto de tantos anos seguidos de ganhos :lol::lol::lol::lol:

O que eu quis dizer é que o benchmark tem importância quando se chega à conclusão que em vez de andar a investir em fundos que cobram 1% ou 2% de gestão e ficam aquém do benchmark, mais vale, muitas vezes, investir num ETF que siga o dito cujo e que custe apenas 0,20%.

Saudações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

0.20% de comissão de gestão, depois não esquecer da comissão cobrada pela compra e venda do ETF, para além que um ETF pode vir a ter muito menos liquidez que um fundo de investimento ( para mim das coisas mais importantes em tempos conturbados ), não sou contra os ETFs, mas o pessoal gosta muito de fazer comparações quando na verdade as comparações até são bem diferentes, mas vamos a factos já agora a nível de rentabilidades:

• Rentabilidades do benchmark MSCI ACWI Consumer Staples:

2008: -23.50

2009: +25.09

2010: +14.86

2011: +8.50

2012: +15.30

2013: +19.14

2014: +6.77

• Rentabilidades do Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR:

2008: -27.99

2009: +29.60

2010: +25.36

2011: -0.12

2012: +16.16

2013: +19.51

2014: +19.11

Em 7 anos o fundo bateu o benchmark em 5 anos, o fundo apresenta rentabilidades anualizadas superiores ao benchmark este ano, a 1ano, 3 anos e a 5 anos, a 10 anos perde -0,55% em relação ao benchmark.

Se houver um ETF a replicar o benchmark as rentabilidades serão mais baixas pela comissão de gestão, e haverá ainda as comissões de compra e venda, pelo que me parece que este fundo é melhor escolha que um ETF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )