Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Acho uma graça compararem as rendibilidades dos fundos Caixagest com fundos internacionais que ainda têm que levar com 28% em cima.

Se um Caixagest tiver 7,2% de rendibilidade, é igual a um inter que tenha tido 10%...

Quanto às escolhas que o ads89 fez, para quem se acaba de iniciar nos fundos, foi mesmo um tiro no pé. Não podias ter feito pior escolha. Quem é que te sugeriu esses fundos, foi o gestor de conta?

O caixagest acções Europa é nojento, tem uma performance miserável, meti lá uma boa carga na altura do pós "Siryza armado em parvo" e depois lixei-me com a China e anda o mundo todo a recuperar, só este fundo é que anda a dormir ainda, abaixo da linha de água.

O Acções Emergentes, não era eu que lá metia os pés hoje em dia, com a FED a começar a subir os juros em 2016.

O acções Oriente é fraco e depende de uma geografia que acabou de dizer ao mundo assim: "Olhem, já não vamos ter pujança para fazer crescimentos do PIB a +10% ao ano, porque deixámos de ter gente suficiente para comprar as casas que construímos aos desbarato nos últimos 5 anos, portanto não olhem mais para nós como o motor da Economia Mundial".

Realmente foram decisões muito más. 

Sim. Até concordo quando refere que há melhores escolhas.

Contudo, volto a frisar, o meu objectivo era encontrar uma opção em que fosse possível melhor rentabilidade face a um DP. Seja 5% ou 10% acima, ambos cumprem com o objectivo. O facto de ter optado pela caixa, prende-se apenas e só com resistência à mudança. Se não houvesse fundos de investimento na caixa, provavelmente não tinha avançado para os investimento neste tipo de instrumento. Estou neste momento a ponderar abrir conta no Best, com base naquilo que vou lendo aqui pelo forum. E aí sim, começo a estruturar a carteira com o objectivo de maximizar rentabilidade. Também não tive boa rentabilidade na Europa, aliás, ainda continua a vermelho, contudo o fundo recuperou. Desde que entrei, desvalorizou 15% (nos 3) e já recuperou esses 15%. Se por acaso tivesse aguardado 1 a 2 meses, provavelmente iria estar a valorizar 15%, que neste caso representaria 15 vezes mais que o meu objectivo. Além disso diversifiquei o investimento por diferentes áreas (embora emergentes e oriente sejam muito semelhantes). Mas estou a tomar nota de todas as opiniões :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Visitante pedrograca (visitante)
    NOME DO TÍTULOQTDLIQUIDARMDAMÉDIOVARIAÇÃOCOTAÇÃOORIGINALEUROSINTRADAY 
    Henderson H PanEuropean A190,960,00EUR15,71-1,97 %15,40-2.940,80-0,06 % 
    Invesco India Equity Fund45,210,00EUR44,241,68 %44,98-2.033,550,87 % 
    Invesco Pan European Stru250,000,00EUR16,00-2,19 %15,65-3.912,50-0,19 % 
    JPMorgan Europe Strategic17,310,00EUR173,35-5,12 %164,47-2.846,32-0,02 % 
    Neuberger Berman Short Du148,410,00EUR11,45-3,41 %11,06-1.641,410 % 
    Nordea 1 Stable Equity Lo27,150,00EUR110,50-0,40 %110,06-2.988,02-0,18 % 
    Pioneer Fund Global Equit36,470,00EUR82,25-3,55 %79,33-2.893,480,05 % 
    Schroders ISF Asian Equit85,800,00USD25,38-13,24 %22,021.889,321.773,310,82 % 

Viva Investidores

Está mal a carteira :( ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contudo, volto a frisar, o meu objectivo era encontrar uma opção em que fosse possível melhor rentabilidade face a um DP. Seja 5% ou 10% acima, ambos cumprem com o objectivo. O facto de ter optado pela caixa, prende-se apenas e só com resistência à mudança. Se não houvesse fundos de investimento na caixa, provavelmente não tinha avançado para os investimento neste tipo de instrumento. Estou neste momento a ponderar abrir conta no Best, com base naquilo que vou lendo aqui pelo forum. E aí sim, começo a estruturar a carteira com o objectivo de maximizar rentabilidade. Também não tive boa rentabilidade na Europa, aliás, ainda continua a vermelho, contudo o fundo recuperou. Desde que entrei, desvalorizou 15% (nos 3) e já recuperou esses 15%. Se por acaso tivesse aguardado 1 a 2 meses, provavelmente iria estar a valorizar 15%, que neste caso representaria 15 vezes mais que o meu objectivo. Além disso diversifiquei o investimento por diferentes áreas (embora emergentes e oriente sejam muito semelhantes). Mas estou a tomar nota de todas as opiniões :)

E porque não optou também pelos EUA?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E porque não optou também pelos EUA?

Porque pelo que ia lendo na altura, estava tudo um pouco expectante, e ainda está, à espera que comece tudo a vir por aí abaixo. Prefiro deixar-me estar e apanhar períodos de crescimento embora reduzidos, do que estar a investir antes de grandes decisões (refiro-me às taxas de juro dos EUA) que não me permitem saber como se vai comportar o mercado. Mas é a minha opinião e o meu perfil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com a actual ameaça terrorista que está a levar alguns paises a gastarem mais para reforçarem a sua capacidade militar, alguém sabe de algum bom fundo de acções com predominância de boas empresas de material bélico?

ETF's devem ser fáceis de encontrar agora fundos "normais"... já agora quem puder ajudar gostava de dar uma vista de olhos.

Consegui encontrar este ETF
    PowerShares Aerospace & Defense Portfolio (USD) PPA
    US73935X6904

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque pelo que ia lendo na altura, estava tudo um pouco expectante, e ainda está, à espera que comece tudo a vir por aí abaixo. Prefiro deixar-me estar e apanhar períodos de crescimento embora reduzidos, do que estar a investir antes de grandes decisões (refiro-me às taxas de juro dos EUA) que não me permitem saber como se vai comportar o mercado. Mas é a minha opinião e o meu perfil.

Os fundos EUA andam com ganhos este ano na ordem dos 20 e tais %...e isto num período em que ocorreu uma forte correcção nos mercados (estão neste momento a alcancar novos máximos históricos), e o monstro-papão do aumento das taxas de juro não implica automaticamente que comece tudo a vir por aí abaixo (e se vier nem a Europa nem os emergentes se safam). Eu no fundo até acho que ninguém faz a minima ideia das repercussões reais da hipotética subida das taxas de juro. Reparem que nos dias em que se tem decidido a manutenção das taxas, os mercados parecem umas baratas tontas sem saberem se hão-de subir ou se hão-de descer, lol.

De qualquer modo, deixar os EUA de fora de qualquer plano de investimento a longo prazo é, atendendo aos dados passados, uma escolha menos boa. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ETF's devem ser fáceis de encontrar agora fundos "normais"... já agora quem puder ajudar gostava de dar uma vista de olhos.

Consegui encontrar este ETF
    PowerShares Aerospace & Defense Portfolio (USD) PPA
    US73935X6904

ETFs não me interessam, mas obrigado. Continuemos com a busca.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pronto, mas eu só comentei a infeliz escolha dos fundos, dentro da oferta da CGD. Eu também só tenho fundos CGD, mas acho que há opções bem melhores que a tripartição que fez, que parece que foi "só porque sim".

Porque em vez de Oriente e Emergentes não optou pelo "Acções Líderes Globais" ou "Acções EUA"? E porque não o "Seleção Global" que é um misto até jeitosinho e com baixa volatilidade, quando comparados com fundos de acções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que subsistem dúvidas na tributação nos fundos, ora vejamos, se houver algum erro digam, mas parece-me que é assim:

Antes:

•  Fundos Portugueses:

Era a gestora que pagava imposto (IRC), desse modo, as rentabilidades e os consequentes resgates, eram líquidos na conta, embora algum pessoal o fizesse, na verdade parece-me que nem davam para englobar na declaração de IRS.

•  Fundos Estrangeiros:

A rentabilidade era bruta, desse modo, nos resgates havia retenção na fonte de IRS a 28%, podia-se englobar na declaração de IRS

Agora:

•  Fundos Portugueses:

Até Julho, mantém-se a 1ª versão, nas subscrições após essa data, e nos resgates efectuados depois dessa data, deixa de ser a gestora a pagar imposto e passa a ser o investidor ( como acontecia com os fundos estrangeiros na 1ª versão ), assim há lugar á retenção na fonte á taxa de 28%, parece-me que assim já dará para englobar na declaração de IRS.

•  Fundos Estrangeiros:

A rentabilidade passa a ser liquida, assim, nos resgates é como se fosse igual aos fundos Portugueses na 1ª versão, no entanto existe a obrigatoriedade de declarar no IRS, haja ou não mais valia.

---Excepções---

Os fundos estrangeiros com pagamentos de rendimento periódico, o rendimento é tributado em IRS á taxa de 28%, mas continuam a ter a obrigatoriedade de declarar no IRS quando existem resgates.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ands,

Já não parecem muitas dúvidas que o FED vai subir as taxas de juro. Algo que, aliás, já devia ter feito em Setembro. Ao não subirem as taxas por "receios sobre a economia mundial" deixaram os mercados ainda mais agitados. E provavelmente teremos nova subida das taxas no primeiro ou no segundo trimestre de 2016.

abraço 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A grande maioria dos Portugueses começa com uma conta na CGD depois tenta explorar o que a CGD tem para oferecer... o que não é assim grande coisa.

Eu também comecei assim mas só me meti no fundo caixagest monetário... ainda tenho lá o meu "fundo de emergência" depois decidi arriscar e investir o que interessa no Best.

Apenas tenho subscrito dois fundos até ao momento.

Pictet-USA Index R EUR
    Pictet-Europe Index R EUR 

Também acho que é como tu disseste 5coroas.

O que não percebo neste raciocínio é mesmo o "começar com uma conta na CGD". E digo isto sem qualquer ironia, não percebo mesmo. Qual a motivação para começar por uma conta na CGD? É dos bancos com o preçário de serviços mais caro, com uma linha de apoio pouco ágil, gestores de conta com poucos conhecimentos financeiros e um site tão user friendly que parece que voltámos a 1996.

Será que é pela falta sensação de segurança por ser um banco do estado? Não entendo mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que não percebo neste raciocínio é mesmo o "começar com uma conta na CGD". E digo isto sem qualquer ironia, não percebo mesmo. Qual a motivação para começar por uma conta na CGD? É dos bancos com o preçário de serviços mais caro, com uma linha de apoio pouco ágil, gestores de conta com poucos conhecimentos financeiros e um site tão user friendly que parece que voltámos a 1996.

Será que é pela falta sensação de segurança por ser um banco do estado? Não entendo mesmo.

É por antigamente os estudantes terem que ter conta neste banco para receber e fazer certos pagamentos, pelo menos foi assim comigo há já uns bons anos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É por antigamente os estudantes terem que ter conta neste banco para receber e fazer certos pagamentos, pelo menos foi assim comigo há já uns bons anos.

Não me lembrava disso, quando entrei para a faculdade tive que abrir uma conta na Caixa. Bem visto. 

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De qualquer modo, deixar os EUA de fora de qualquer plano de investimento a longo prazo é, atendendo aos dados passados, uma escolha menos boa. 

Menos boa o tanas, é só estúpida.

Quando os EUA patinarem, já anda o resto do mundo todo de gatas...

Parece que subsistem dúvidas na tributação nos fundos, ora vejamos, se houver algum erro digam, mas parece-me que é assim:

Antes:

•  Fundos Portugueses:

Era a gestora que pagava imposto (IRC), desse modo, as rentabilidades e os consequentes resgates, eram líquidos na conta, embora algum pessoal o fizesse, na verdade parece-me que nem davam para englobar na declaração de IRS.

•  Fundos Estrangeiros:

A rentabilidade era bruta, desse modo, nos resgates havia retenção na fonte de IRS a 28%, podia-se englobar na declaração de IRS

Agora:

•  Fundos Portugueses:

Até Julho, mantém-se a 1ª versão, nas subscrições após essa data, e nos resgates efectuados depois dessa data, deixa de ser a gestora a pagar imposto e passa a ser o investidor ( como acontecia com os fundos estrangeiros na 1ª versão ), assim há lugar á retenção na fonte á taxa de 28%, parece-me que assim já dará para englobar na declaração de IRS.

•  Fundos Estrangeiros:

A rentabilidade passa a ser liquida, assim, nos resgates é como se fosse igual aos fundos Portugueses na 1ª versão, no entanto existe a obrigatoriedade de declarar no IRS, haja ou não mais valia.

---Excepções---

Os fundos estrangeiros com pagamentos de rendimento periódico, o rendimento é tributado em IRS á taxa de 28%, mas continuam a ter a obrigatoriedade de declarar no IRS quando existem resgates.

Muito agradecido!

Este post devia ser "pinado" à primeira página, caso ainda não tenha sido feito.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisamente, e foi ficando, ficando ficando.... Até que agora tenho lá 50% do meu património investido numa carteira que até nem se porta nada mal.

E a resposta à questão de 1M€: "Porque continuas a carregar fundos CGD e não abres conta no Best, que é a MediaMarkt dos fundos?"
    Eu respondo: Porque sou comodista e é preciso ir perder tempo a abrir conta no Best.

Então alguém me contra-argumenta: "Mas podes fazer em casa e enviar por Corre..." E corta aí. É estúpido. Enviar documentos por correio em 2016 é estúpido. Até quando depois a gestão todinha é feita a partir do online se eu quiser, e quero, e é assim que faço com os fundos da Caixa. Podem dizer mal da caixa, mas eu subscrevo e resgato fundos no meu telemóvel, onde e quando quero.

E para abrir conta num Banco Online, como o Best, mandam-me ir aos correios... É por esta fraca atitude que ainda não me debrucei a sério em ir abrir conta lá. Mas eu sei que estou a fazer mal em ser teimoso, mas que é que querem.

Quando for possível abrir conta no Best sem ser preciso sair daqui de onde estou agora, avisem, que é logo.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca depende de onde estejas :D,  no meu caso o meu PFA deslocou-se a minha casa e tratamos dos papeis, não sei se ainda tal é possível mas na altura disse-me que eles podiam se deslocar até 50Km? do centro de investimento, mas também me parece que não haja dificuldade em teres um amigo que tenha conta no Best e ele falar com o tipo e ir tratar das coisas, nem que seja num fim de semana :lol:, aproveita os 200€ da FNAC para o Natal :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Precisamente, e foi ficando, ficando ficando.... Até que agora tenho lá 50% do meu património investido numa carteira que até nem se porta nada mal.

E a resposta à questão de 1M€: "Porque continuas a carregar fundos CGD e não abres conta no Best, que é a MediaMarkt dos fundos?"
    Eu respondo: Porque sou comodista e é preciso ir perder tempo a abrir conta no Best.

Então alguém me contra-argumenta: "Mas podes fazer em casa e enviar por Corre..." E corta aí. É estúpido. Enviar documentos por correio em 2016 é estúpido. Até quando depois a gestão todinha é feita a partir do online se eu quiser, e quero, e é assim que faço com os fundos da Caixa. Podem dizer mal da caixa, mas eu subscrevo e resgato fundos no meu telemóvel, onde e quando quero.

E para abrir conta num Banco Online, como o Best, mandam-me ir aos correios... É por esta fraca atitude que ainda não me debrucei a sério em ir abrir conta lá. Mas eu sei que estou a fazer mal em ser teimoso, mas que é que querem.

Quando for possível abrir conta no Best sem ser preciso sair daqui de onde estou agora, avisem, que é logo.

E para abrires conta numa CGD não é preciso saíres de onde estás? Queres algo mais simples do que te deslocares aos CTT para enviar uns documentos? Isso é estúpido em quê?

Não achas que isso vale a pena para ter acesso a mais e melhores fundos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E não é só isso, muitos dos pais têm conta na Caixa e depois a primeira conta a abrir aos filhos abrem também no mesmo banco...

Comigo foi assim e com muitos portugueses também por isso é "normal" muitos portugueses terem conta na caixa e se "aventurem" por lá

Bem como de no passado a função publica "ter" de lá abrir conta para recepção dos vencimentos e depois por preguiça ou desconfiança deixava-se estar....

Eu faço mea culpa, durante anos, sabe-se lá porque motivações psicológicas, acreditava que a CGD era do melhor qua havia, quer em termos de confiança, honestidade e competência. Hoje, apercebo-me da minha passada estupida ingenuidade; mas mais vale tarde do que nunca. A CGD (embora os outros também não sejam só poços de virtudes) lucra sobretudo da iliteracia financeira e boa fé da maioria dos seus clientes.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes:

•  Fundos Portugueses:

•  Fundos Estrangeiros:

Agora:

•  Fundos Portugueses:

•  Fundos Estrangeiros:

---Excepções---

Esta é a ideia que eu tinha do assunto.

Mas agora ficou-me a duvida, ainda reportada à questão de comparar rendibilidades dos fundos nacionais e internacionais. Antes de os Fundos nacionais passarem a ser tributados como os internacionais, as rendibilidades dos primeiros, que constam no Morningstar, referentes a períodos anteriores a Julho, são ou não são liquidas de impostos? é que se estiverem já com os impostos incluidos então de facto não os poderemos comparar (sem fazermos nós a dedução) com os fundos internacionais que já eram livres de impostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E vais comparar que fundos? dantes não davam para comparar, só mesmo fazendo as contas tirando o IRC, agora também não dá para comparar, a única coisa que tens de fazer é nos fundos que tens em carteira ter o cuidado de saber que nos estrangeiros a cotação é "liquida", mas depois levas com o IRS na mesma mas na declaração de IRS, e nos portugueses subscrições até Julho também é liquida e após disso tens a retenção na fonte.

A Morningstar é um site internacional, não tem em conta a fiscalidade de cada país, o valor da UP é calculada da forma como eu tenho demonstrada na 1ª página, ou seja, qualquer rentabilidade de um fundo na Morningstar é liquida de despesas, comissões etc, depois cada um terá a sua forma de tributação conforme o País.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Morningstar é um site internacional, não tem em conta a fiscalidade de cada país, o valor da UP é calculada da forma como eu tenho demonstrada na 1ª página, ou seja, qualquer rentabilidade de um fundo na Morningstar é liquida de despesas, comissões etc, depois cada um terá a sua forma de tributação conforme o País.

Sim, não tenho duvidas que é assim que AGORA se processa em relação a todos os fundos, mas e antes?

Segundo o Rick Lusitano, parece que antes nos fundos nacionais a Morningstar tinha mesmo em conta a fiscalidade de cada país:

"Até 31 de Dezembro de 2014, os fundos domiciliados em Portugal, apresentam na Morningstar, rentabilidades líquidas de impostos, ao contrário dos fundos domiciliados fora de Portugal."

Se assim for então, não podemos comparar sem fazermos também aplicação dos 28% às rentabilidades dos fundos internacionais.

Mas como eu atrás referi nas fichas da Morningstar de cada Fundo, tanto nos nacionais como os internacionais diz neste momento o mesmo: As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate, estão líquidas de todas as restantes comissões inerentes ao fundo e estão ainda sujeitas ao regime fiscal em vigor, descrito em detalhe na documentação legal do fundo. 

Mas será que antes da uniformização também nos fundos nacionais vinha isto escrito (estão ainda sujeitas ao regime fiscal em vigor)? é que se já antes diziam isto, então o comentário do Rick está errado ao dizer que nos nacionais as rentabilidades apresentadas eram já liquidas de impostos ao contrário dos não domicioliados em Portugal.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a falar na Mornigstar PT com fundos domiciliados em PT, portanto as rentabilidades apresentadas eram liquidas efectivamente porque o podem fazer neste caso em concreto, nos fundos estrangeiros não o podem fazer porque imagina, este ano a taxa é de 28%, amanhã passa para 30%, eles não podem reflectir o imposto, apresentam sempre o valor bruto, exactamente como acontece hoje em dia, apesar de dizermos que os fundos estrangeiros passaram a líquidos, não está 100% correcto, o que alterou é que dantes tinhas a retenção na fonte á cabeça, e agora tens a retenção na declaração de IRS, apenas adia-se o pagamento do imposto.

Actualmente quando fores olhar para um fundo português, a rentabilidade que aparece é bruta, porque lhe foi retirado de cima dele o IRC ( salvo erro de 25% ), sinceramente não dei conta de que alteração foi efectuada a nível de valores das Ups, eu recordo-me de na altura colocar aqui as diferenças entre o NB Obrigações Europa e NB Euro Bond, que eram fundos rigorosamente iguais, com a mesma carteira no entanto as rentabilidades eram diferentes, porque o OB tinha o IRC em cima de 25% e a rentabilidade apresentada era liquida, e o NB Euro Bond não tinha IRC em cima ( e por isso as rentabilidades apresentadas eram um pouco superiores ) mas tinha-mos os 28% de IRS á saída.

Mas reparei agora numa coisa, dizes nessa citação Iliquidas ou Liquidas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )