Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ou até o longo prazo passar a ser o amanhã no caso de uma ford transit se atravessar numa passadeira, ou no caso de uma subita doença incapacitante, ou no caso de outra coisa qualquer que estraga os planos do "longo prazo" e pode dar origem a um resgate no "esteja como estiver".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Obg D@vid e Filip€ pelas opiniões.

Mas acham que devo avançar mesmo estando negativos?

Santander Ações Portugal    -11.47

Franklin European Growth N Acc    -1.69

Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR    -3.5

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR  -2.43

Negativo não, não se resgatam fundos negativos ;)

O Franklin até ao final do ano fica positivo, o Fidelity poderá também ficar positivo até ao final do ano assim como o PMCO, o Santander provavelmente já não chega lá, pelo que só deves pensar nisso no próximo ano :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mim pareceu um fundo interessante. 4% mais valorização do fundo, sendo que em 2014 com cupão ficou com +6.21%.

De todos os fundos disponíveis em EUR de Obrigações sem ser HY no Best e que pagam dividendos, esse é o melhorzinho.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente tenho como principio não resgatar nenhum fundo que esteja negativo...este principio ajuda-me a manter a disciplina pois anula-me os eventuais perigosos impulsos gerados pelos ruídos do mercado. Ainda à 2-3 meses estava a perder mais de 25% na Russia, China e Brasil e neste momento a Russia já está verdinha, à China falta pouco e o Brasil anda nos 8% negativos. Há que ter paciência e um poucochinho de optimismo (a roçar a "fé", lol).

Também depende muito das quantias envolvidas; mas para mim resgatar a perder é frustrante e doloroso (e eu não ando nisto para sofrer); não quer dizer que seja a decisão mais racional, pois por vezes resgatar estando negativo, pode ser posteriormente reinvestido em algo melhor que depressa compense as perdas e produza mais rapidamente ganhos...mas tratam-se de apostas, que por vezes saiem bem, outras vezes mal. Acho que a decisão a tomar dependerá sempre do nosso tipo de personalidade.

Eu compreendo o que queres dizer, também a mim me custa resgatar fundos que estejam negativos mas só se esses fundos forem bons. Ora, na minha opinião, não é o caso dos fundos que o futsal78 pensa resgatar.

Para quê ter fundo de acções portuguesas que está negativo a 10 anos (!!!) quando pode ter um fundo de acções alemãs que a 10 anos está com 11,63? Só mesmo por masoquismo :).

Ele até pode esperar que o fundo fique positivo, o que acontecerá mais tarde ou mais cedo, mas com o DWS vai ganhar muito mais. Para mim, fundos de acções portuguesas só mesmo se quiserem fazer market timming ou se for numa perspectiva de diversificação, mesmo que com isso percam dinheiro.

Obg D@vid e Filip€ pelas opiniões.

Mas acham que devo avançar mesmo estando negativos?

Santander Ações Portugal    -11.47

Franklin European Growth N Acc    -1.69

Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR    -3.5

PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR  -2.43

Eu já te dei a minha opinião quanto aos outros fundos (os 2 primeiros resgatava sem pensar 2 vezes) mas o Pimco acho que não resgataria... depende do resto da tua carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após acompanhar aqui o tópico durante perto de 6 meses, decidi no passado mês de Julho fazer aplicações no fundo Caixagest Europa e em Agosto Caixagest Oriente e Caixagest Emergente. Esta decisão foi tomada tendo em conta as baixas taxas de juro de DP's. Se ao final de um ano (quando penso resgatar, para evitar comissões) os fundos tiverem valorizado acima da taxa de juro de DP's solicitada pelo banco, já foi cumprido o objectivo. Caso contrário, mantenho até que esse objectivo seja atingido. A distribuição foi em igual percentagem (1/3 do capital em cada fundo). Hoje o investimento global voltou à estaca Zero, após perdas a rondar os 15% em inícios de Setembro.

Momento de reflexão :

- Entrei muito cedo, assumindo que os fundos não podiam descer mais do que estavam a descer na altura; - Agora que olho para trás quando estive a perder 15% poderia ter reforçado; - Dado que o montante que apliquei não necessitará de ser resgatado no prazo de um ano, sinto alguma segurança neste tipo de aplicação, se tivesse necessidade deste capital no prazo de um ano, provavelmente não teria optado por este tipo de aplicação (tendo em conta que estou a iniciar-me e não quero ter de resgatar a perder).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quê ter fundo de acções portuguesas que está negativo a 10 anos (!!!) quando pode ter um fundo de acções alemãs que a 10 anos está com 11,63? Só mesmo por masoquismo :).

Sim concordo: são maus fundos para manter a longo prazo tendo em conta o seu histórico.

Não será por masoquismo certamente, mas que não é uma decisão lógica lá isso não é. Se estamos desculpados por nos termos deixado seduzir quando ainda eramos uns virgens inocentes nestas andanças, já não teremos qualquer desculpa para os manter num longo e ruinoso casamento depois de percebermos, fruto da aquisição de melhores conhecimentos, que "casámos" com uns fundos vampiros e que há por aí melhores escolhas. Para dar umas cambalhotas de vez em quando com eles sim, para casar...thanks but no thanks.

Se fossem ações individuais de empresas, o sair a perder o mais depressa possível é muiitas vezes o mal menor, agora com fundos haverá sempre maior esperança em recuperar. O que eu tenho feito (até agora com algum sucesso) é ajudar a recuperar mais depressa os fundos negativos que eu não pretendo manter, comprando ainda mais UPs até ficarem verdes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundo para o pessoal adepto de fundos com distribuição ( neste caso anual ), dar uma vista de olhos, não vi em pormenor, mas vejo que bate a categoria e benchmark a 1 ano e YTD, e paga um "juro" a rondar os 11%.

Coloquei link da mornigstar Espanhola porque não dei com a Portuguesa, mas vi que o fundo está disponível no Banco Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é convencer as "marias" destas "jogadas" de investimentos de longo prazo :D

É verdade. Fora algumas honrosas excepções, é dificil encontrar uma Maria que consiga compreender a lógica de se investir no presente (prescindindo de prazeres imediatos) com o objectivo de se ganhar mais no futuro (podendo-se adquirir mais coisas ou melhores coisas no futuro que de outra forma seriam impossíveis de obter).

Algumas até compreendem, mas depois falta-lhe a disciplina e tenacidade para aguentar o longo prazo, sobretudo face às constantes pressões consumistas existentes na nossa sociedade.Também há muitos "manuéis" assim (chapa ganha, chapa gasta), mas a mim parece-me que a dificuldade em poupar/investir é mais pronunciada nas marias. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sinto alguma segurança neste tipo de aplicação, se tivesse necessidade deste capital no prazo de um ano, provavelmente não teria optado por este tipo de aplicação (tendo em conta que estou a iniciar-me e não quero ter de resgatar a perder).

Não se esqueça que nesse tipo de fundos, pelo menos um período de 3-5 anos é considerado (pelo menos teoricamente) como necessário para atingirmos a "segurança". Isto face ao que aconteceu no passado. Mas nada impede que o futuro seja diferente para pior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É verdade. Fora algumas honrosas excepções, é dificil encontrar uma Maria que consiga compreender a lógica de se investir no presente (prescindindo de prazeres imediatos) com o objectivo de se ganhar mais no futuro (podendo-se adquirir mais coisas ou melhores coisas no futuro que de outra forma seriam impossíveis de obter).

O problema é quando o futuro chega e os Maneis, em vez de adquirir as mais ou melhores coisas que prometeram às Marias para as convencer, continuam com o discurso de que o dinheiro que se ganhou a mais é para investir outra vez :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E então como está a ser a performance da tua carteira, podes partilhar?

CaixaGest Europa = -0,01 %

CaixaGest Emergentes = -0,02 %

CaixaGest Oriente = + 0,01 %

Os fundos representam 40%. Mais 40% aplicado em DP's caso seja necessário para alguma urgência. e 20% em Cash.

Não se esqueça que nesse tipo de fundos, pelo menos um período de 3-5 anos é considerado (pelo menos teoricamente) como necessário para atingirmos a "segurança". Isto face ao que aconteceu no passado. Mas nada impede que o futuro seja diferente para pior.

Sim. Esse motivo é que me levou a investir em fundos. No prazo de 3 a 5 anos não conto precisar do dinheiro investido, o que penso que me dá alguma segurança, que ao resgatar esteja positivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entraste cedo?

Adiar apenas deixa passar o tempo!

Nao vale a pena chorar pelo momento de entrada!

Entraste e ainda bem! Os depositos a prazo actualmente sao uma vergonha

Concordo no ponto de esperares e mais, se tiveres à vontade para colocar mais € seria o ideal... agora, na CGD os fundos sao escassos se bem me lembro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

CaixaGest Europa = -0,01 %

CaixaGest Emergentes = -0,02 %

CaixaGest Oriente = + 0,01 %

Os fundos representam 40%. Mais 40% aplicado em DP's caso seja necessário para alguma urgência. e 20% em Cash.

Sim. Esse motivo é que me levou a investir em fundos. No prazo de 3 a 5 anos não conto precisar do dinheiro investido, o que penso que me dá alguma segurança, que ao resgatar esteja positivo.

Caro ands89, esses fundos que têm são muito fraquinhos e caros (também já os tive quando me iniciei porque era ignorante).

Agora veja só estes 3 fundos de ações Europa:

CaixaGest Europa - rend 3 anos = 10,43% / taxa global de custos = 2,33%

Pictet Index Europa R - rend 3 anos = 13,97% / taxa global de custos = 0,74%

MFS® Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc - rend 3 anos = 17,75%  / taxa global de custos = 1,89%

A 10 anos o seu caixagest rendeu 0,37% (vade retro satanas); o MFS  SÓ rendeu 8,47!!!!

Que conclusões tira daqui?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho uma graça compararem as rendibilidades dos fundos Caixagest com fundos internacionais que ainda têm que levar com 28% em cima.

Se um Caixagest tiver 7,2% de rendibilidade, é igual a um inter que tenha tido 10%...

Quanto às escolhas que o ads89 fez, para quem se acaba de iniciar nos fundos, foi mesmo um tiro no pé. Não podias ter feito pior escolha. Quem é que te sugeriu esses fundos, foi o gestor de conta?

O caixagest acções Europa é nojento, tem uma performance miserável, meti lá uma boa carga na altura do pós "Siryza armado em parvo" e depois lixei-me com a China e anda o mundo todo a recuperar, só este fundo é que anda a dormir ainda, abaixo da linha de água.

O Acções Emergentes, não era eu que lá metia os pés hoje em dia, com a FED a começar a subir os juros em 2016.

O acções Oriente é fraco e depende de uma geografia que acabou de dizer ao mundo assim: "Olhem, já não vamos ter pujança para fazer crescimentos do PIB a +10% ao ano, porque deixámos de ter gente suficiente para comprar as casas que construímos aos desbarato nos últimos 5 anos, portanto não olhem mais para nós como o motor da Economia Mundial".

Realmente foram decisões muito más. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas pessoal, a CGD só têm fundos deles, 30 ou 40, é como irmos á loja de bairro comprar uma TV, há lá 4 ou 5 para escolher, se formos á Worten, Media Markt etc, temos lá 200 para escolher, um pouco como acontece com um Banco Best por exemplo, o ands89 não tem muito por onde fugir e nem o gestor de conta pode recomendar grande coisa, a questão aqui é mudar o paradigma, ou se quer se sujeitar a uma oferta de 30 fundos, ou de 2500 como no Banco Best, e digamos de passagem, provavelmente os tipos dos bancos como Best, Activo, BiG ou Invest. são capazes de saber um pouco mais que gestor de conta da CGD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em anexo ficam as entidades que comercializam fundos estrangeiros em Portugal, tirem as vossas conclusões, se vale a pena fazer carteiras de fundos só Portugueses e em bancos que não têm mais de 30 ou 40, será que se fica bem diversificado?

Fonte: CMVM no final de 2014

OICVM.JPG

Não era bem aquele quadro anterior, aquele quadro mostra o volume em € que cada banco detêm investido pelos clientes, este sim dá o número de gestoras estrangeiras que cada banco comercializa.

OICVM2.JPG

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho uma graça compararem as rendibilidades dos fundos Caixagest com fundos internacionais que ainda têm que levar com 28% em cima.

Então mas não passaram os fundos nacionais a serem tributados como os internacionais, ou seja só após os resgates, ou escapou-me algo?

E nos relatórios Morninstar dos Fundos, tanto nos nacionais como os internacionais diz o mesmo: As rendibilidades apresentadas não incluem qualquer comissão de subscrição ou de resgate, estão líquidas de todas as restantes comissões inerentes ao fundo e estão ainda sujeitas ao regime fiscal em vigor, descrito em detalhe na documentação legal do fundo. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas pessoal, a CGD só têm fundos deles, 30 ou 40, é como irmos á loja de bairro comprar uma TV, há lá 4 ou 5 para escolher, se formos á Worten, Media Markt etc, temos lá 200 para escolher, um pouco como acontece com um Banco Best por exemplo, o ands89 não tem muito por onde fugir e nem o gestor de conta pode recomendar grande coisa, a questão aqui é mudar o paradigma, ou se quer se sujeitar a uma oferta de 30 fundos, ou de 2500 como no Banco Best, e digamos de passagem, provavelmente os tipos dos bancos como Best, Activo, BiG ou Invest. são capazes de saber um pouco mais que gestor de conta da CGD.

A grande maioria dos Portugueses começa com uma conta na CGD depois tenta explorar o que a CGD tem para oferecer... o que não é assim grande coisa.

Eu também comecei assim mas só me meti no fundo caixagest monetário... ainda tenho lá o meu "fundo de emergência" depois decidi arriscar e investir o que interessa no Best.

Apenas tenho subscrito dois fundos até ao momento.

Pictet-USA Index R EUR
    Pictet-Europe Index R EUR 

Então mas não passaram os fundos nacionais a serem tributados como os internacionais, ou seja só após os resgates, ou escapou-me algo?

Também acho que é como tu disseste 5coroas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )