Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O único que anda a render-me é o ES Liquidez, muito constante e sem surpresas :P

O ES Obrigações Europa ainda não me rendeu (anda aos altos e baixos e o saldo final continua negativo em relação a meados de Janeiro, quando subscrevi) mas também é de longo prazo portanto não estou preocupada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O único que anda a render-me é o ES Liquidez, muito constante e sem surpresas :P

O ES Obrigações Europa ainda não me rendeu (anda aos altos e baixos e o saldo final continua negativo em relação a meados de Janeiro, quando subscrevi) mas também é de longo prazo portanto não estou preocupada.

Quando subscreveste? a 1 mês está com 1.29% liquidos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No vermelho so' o Nordea-1 X credit ... os outros estao verdinhos e' verdade.

Esse desde que começou a subir não tem parado, um bocadinho pachorrento mas tem subido, ontem valorizou mais 0.08%... e os de acções? o EEF que está no TOP? ui...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse desde que começou a subir não tem parado, um bocadinho pachorrento mas tem subido, ontem valorizou mais 0.08%... e os de acções? o EEF que está no TOP? ui...

O EEF nao tenho ... mas tenho outros de accoes, e sim, a subir. Os de obrigacoes parecem-me estar um pouco em acalmia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando subscreveste? a 1 mês está com 1.29% liquidos...

Acho que foi a 25 de Janeiro. Se calhar estou a fazer mal as contas, estou a subtrair o valor da UP actual com o valor da UP quando subscrevi e esse valor ainda está nos negativos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No BES (via online), não tem nada disso. Só diz a cotação da UP, o valor em carteira e o nº de UPs subscritas.

Pelo valor podes logo ver, mas podiam colocar também a percentagem e valor de mais/menos valia, meu rico Best hehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo valor podes logo ver, mas podiam colocar também a percentagem e valor de mais/menos valia, meu rico Best hehe.

Pois, é muito fraquinho.

Mas é isso que faço: subtraio o valor de subscriçao das UP com a cotação actual e depois verifico o valor da carteira.

Até agora perdi dinheiro (muito pouco, não chega a 2 euros) desde que subscrevi. O problema é que não é tão fácil avaliar periodos (mensal, trimestral, etc) a não ser que reuna os dados e faça eu própria os calculos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Best acho q so' mostram a diferenca p/o valor de compra. Seria interessante terem tb metricas com valores mensais e anuais para ver a evolucao. Teoricamente um fundo e' um investimento a longo prazo, o valor de compra a' 2 ou 3 anos pode ja' nao te dizer nada agora ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como sou adepto de portfolios passivos estou a' procura de fundos para compor uma "experiencia".

Alguem me recomenda um ou mais fundos de Ouro e um ou mais de REITS (imobiliario). Em principio estou mais interessando que sejam de localizacao global que restritos aos US ou a' Europa.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como sou adepto de portfolios passivos estou a' procura de fundos para compor uma "experiencia".

Alguem me recomenda um ou mais fundos de Ouro e um ou mais de REITS (imobiliario). Em principio estou mais interessando que sejam de localizacao global que restritos aos US ou a' Europa.

Obrigado.

Fundos de ouro só de empresas de extracção etc, para replicares o valor do ouro só em ETFs.... mas olha, ontem andei a investigar aquilo do Best Guru e gostei, porque não colocas OURO na pesquisa e vês o que te aparece? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fundos de ouro só de empresas de extracção etc, para replicares o valor do ouro só em ETFs.... mas olha, ontem andei a investigar aquilo do Best Guru e gostei, porque não colocas OURO na pesquisa e vês o que te aparece? :)

Mas o Best Guro e' melhor que o D@vid guru?? ;-) Real estate ja' encontrei qq coisa depois de ter escrito post como por exemplo este: LU0250183208

Do ouro vou procurar agora.

Os ETFs sao muita bonitos ... nos US. Ca' pagas por transacao, os fundos nao, ca' se nao te metes a pau pagas custodia, nos fundos nao ... para pequenos investidores ainda nao e' claro para mim que os ETFs sao mais vantajosos sobre os fundos normais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas o Best Guro e' melhor que o D@vid guru?? ;-) Real estate ja' encontrei qq coisa depois de ter escrito post como por exemplo este: LU0250183208

Do ouro vou procurar agora.

Os ETFs sao muita bonitos ... nos US. Ca' pagas por transacao, os fundos nao, ca' se nao te metes a pau pagas custodia, nos fundos nao ... para pequenos investidores ainda nao e' claro para mim que os ETFs sao mais vantajosos sobre os fundos normais.

no Best só faz sentido ir para ETFs atravéz da Best Trading Pro, sempre não cobra custódia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no Best só faz sentido ir para ETFs atravéz da Best Trading Pro, sempre não cobra custódia...

Eu sei, e estou a tratar de ver se activo o BTP, mas mesmo assim, se tiveres por exemplo 5 ETFs sao cerca de 50 euros p/comprar. Qd fizeres o re-balanceamento e' outro tanto. Se quiseres fazer o teu portfolio com varias variaveis, 10 por exemplo, e rebalanceamentos semestrais ... os custos sao upa-upa! Com os fundos, assumindo q nao tens custos de entrada/saida (o q acontece em 90% dos fundos) tens custo 0!

A diferenca sera' nos retornos, os ETFs tens retornos superiores devido a menores custos, mas nao verifiquei ainda se esta diferenca compensa, tambem pq a escolha de ETFs em Euros (como disse anteriormente nao estou interessando em brincar as guerras cambiais) e' bem mais restrita q em USD (devido a todos os ETF sediados nos US).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente em fundos, so' empresas de mineracao ... e parece-me q o grafico destes fundos (quase sempre a descer) nao e' exactamente igual ao do preco do ouro (a subir ate' recentemente).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente em fundos, so' empresas de mineracao ... e parece-me q o grafico destes fundos (quase sempre a descer) nao e' exactamente igual ao do preco do ouro (a subir ate' recentemente).

Verdade, confesso que ainda não estudei isso em pormenor, mas vendo a cotação do Ouro a subir e ver os fundos a descer... supostamente deveria de subir ou não? ou para as minas funciona ao contrário? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Verdade, confesso que ainda não estudei isso em pormenor, mas vendo a cotação do Ouro a subir e ver os fundos a descer... supostamente deveria de subir ou não? ou para as minas funciona ao contrário? :)

http://online.wsj.com/article/SB10001424052748704107204574473662177737546.html

"As a result, gold stocks have, over time, tended to move twice as much—up or down—as the price of gold (...) Of course, there are other factors at work when it comes to gold stocks and the funds that invest in them. Individual companies can run into production problems or financial issues. Stock-fund managers can make bad picks."
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ES Euro Bond eleito o melhor na Europa @ http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/fundos/detalhe/es_euro_bond_eleito_o_melhor_na_europa.html

O elevado retorno conseguido pelo Espírito Santo Euro Bond valeu ao fundo da ESAF o título de melhor na Europa nas obrigações de taxa fixa. Premiado com o galardão Lipper Europe 2013 a três, cinco e 10 anos, o fundo de obrigações da ESAF destaca-se pelas estratégias acertadas ao longo dos últimos anos.

Este nao o tenho em carteira ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )