Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Após longas semanas sem ver a carteira, hoje tive que entrar no best e não resisti em vê-la, por isso partilho-a :)

E.S. Rendimento Plus FIA - 9.06%
    E.S. Obrigações Europa     - 0.68%
    Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc - 3.51%
    Nordea-1 STABLE RETURN E EUR - 4.27%
    Invesco Pan Eurp Structured Eq E - 11.5%
    Franklin European Growth N Acc - (-1.33%)
    Fidelity Funds- FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR - (-3.73%)
    MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc - 25.62%
    Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - 5,31%
    Pimco Funds:Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR -(-2.51%)
    Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc - 28.66%
    M&G Global Dividend EUR A - 7.72%
    Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc - 23.08%
    Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R - 22.32%
    Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R  - 27.53%
    Santander Ações Portugal - (-9.29%)
    Ubs Infrasctuture - 13.95%
    DWS Biotech - 3,66%
    Nordea Eur Cr Cred - 0,13%

De repente olhei e pensei que tivesses os fundos todos negativos ahah

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa tarde,

Gostaria de solicitar a vossa opinião sobre estes três fundos se possível:

- BPI Portugal
    - BPI Dinâmico
    - BPI Ásia Pacífico

O objectivo seria constituir os fundos e ir reforçando conforme disponibilidade monetária.

Para mim o problema não são os fundos em questão, mas sim as áreas geográficas dos mesmos, Portugal e Ásia? porquê? com dois grandes mercados globais como América/Europa porque irmos para um mercado pequeno e cheio de volatilidade como Portugal? e mesmo a Ásia?, o Dinâmico existe há apenas 4 meses, sem qualquer histórico de rentabilidades, é um fundo misto onde a maior parte da carteira são fundos de investimento, eu pessoalmente não gosto desse tipo de fundos.

É apenas a minha opinião :) mas há fundos que concerteza ficaria melhor servido, mas parece-me que para tal teria de fazer a carteira noutro banco, porque pelos fundos parece-me que seria uma carteira no BPI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que o David, disse quase tudo sobre esse fundos.

Mesmo o Asia Pacifico, não parece grande escolha face a outros no mercado, que no mesmo tempo, têm melhor rentabilidades. Se vires a carteira do fundo, as maiores posições são ETF's, e cobram uma gestao de 1,85%. Quando os etf's cobram pouca percentagem na gestao anual.

Se queres criar uma carteira de fundos, era melhor outro banco, mas percebo que seja o teu banco o BPI e nao queres mudar só por causa disso(também ja passei pelo mesmo eheh)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A 1ª semana de Novembro trouxe-nos alguma lateralização na generalidade dos fundos de obrigações, poucos foram os que acabaram a semana com rentabilidade positiva, ao invés, os fundos de acções continuaram na senda das fortes subidas, uma média de 1% na generalidade dos fundos de acções, tanto na Europa como no outro lado do Atlântico Norte.

Alguns fundos de acções, se continuarem até ao final do ano estas fortes subidas, podem vir a obter mais de 30% de rentabilidade, como é exemplo o Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc.

Bom fim de semana :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando está a subir, quem não gosta de ver? O problema é quando cai…, começamos a duvidar da estratégia e normalmente faz-se asneira.

Vou só aqui deixar isto.

CS3PcNnUkAAe55V.jpg:large

Esta imagem serve para dizer muita coisa, mas uma delas e no nosso caso concreto dos fundos e de pequenos investidores, eu leio o seguinte:
    Quem liga mais aos media (jornais e headlines sensacionalistas) e menos aos números e à didática, acaba por cometer asneiras.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com os dados favoráveis do emprego dos EUA na semana passada, a subida das taxas de de juro por parte da FED parece voltar a estar em cima da mesa já este ano.

Para quem está curioso em perceber o que isso significa, recomendo a leitura deste artigo (não sensacionalista).

No final desta semana devo concluir se reforço ou não nos EUA, porque a 2100pts o SP500 já está novamente caro.

Vendam, que é para eu comprar barato :D  

No fundo é o que cada um desses "analistas" fazem. É trabalhar para o bem deles!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou só aqui deixar isto.

CS3PcNnUkAAe55V.jpg:large

Esta imagem serve para dizer muita coisa, mas uma delas e no nosso caso concreto dos fundos e de pequenos investidores, eu leio o seguinte:
    Quem liga mais aos media (jornais e headlines sensacionalistas) e menos aos números e à didática, acaba por cometer asneiras.

Obrigado Patanisca, muito bom :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É essa "certeza" que faz com que seja possível haver gente a ganhar dinheiro no mercado. Porque como sabemos, só se ganha quando alguém perde. É um jogo engraçado.

O que torna ainda mais "engraçado" (que não tem graça nenhuma) é que não se sabe até que ponto algumas das previsões dos analistas não serão propositadamente erradas de modo a que um certo grupo de pessoas ganhe dinheiro à conta de enganar as outras pessoas que seguem essas mesmas previsões...

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim o problema não são os fundos em questão, mas sim as áreas geográficas dos mesmos, Portugal e Ásia? porquê? com dois grandes mercados globais como América/Europa porque irmos para um mercado pequeno e cheio de volatilidade como Portugal? e mesmo a Ásia?, o Dinâmico existe há apenas 4 meses, sem qualquer histórico de rentabilidades, é um fundo misto onde a maior parte da carteira são fundos de investimento, eu pessoalmente não gosto desse tipo de fundos.

É apenas a minha opinião :) mas há fundos que concerteza ficaria melhor servido, mas parece-me que para tal teria de fazer a carteira noutro banco, porque pelos fundos parece-me que seria uma carteira no BPI.

Acho que o David, disse quase tudo sobre esse fundos.

Mesmo o Asia Pacifico, não parece grande escolha face a outros no mercado, que no mesmo tempo, têm melhor rentabilidades. Se vires a carteira do fundo, as maiores posições são ETF's, e cobram uma gestao de 1,85%. Quando os etf's cobram pouca percentagem na gestao anual.

Se queres criar uma carteira de fundos, era melhor outro banco, mas percebo que seja o teu banco o BPI e nao queres mudar só por causa disso(também ja passei pelo mesmo eheh)

Caro @D@vid agradeço a sua opinião. De facto veio confirmar aquilo que pensava acerca dos mesmos e a minha opinião (negativa) acerca dos fundos que me foram propostos. 

@scapy ainda bem que não sou/fui o único com esse "problema" :P De facto o banco onde tenho mais confiança e "facilidade" em trabalhar é o BPI pois tenho lá um familiar que me vai dando uns conselhos porque ainda sou bastante verde nestas andanças e ainda não me sinto confiante para comprar fundos como vós.

De facto estou a juntar algum dinheiro para criar uma carteira aos poucos mas gostava que essa carteira fosse de facto "boa". Se não for incomodo, será possível dizer quais os bancos onde compram os fundos de que vão falando?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@RFFF a maior parte daqui,  toda a gente fala mais sobre o Best,  é onde tens uma grande lista para poderes comprar. Tipo supermercado ?.

Agora penso que isso depende sempre da pessoa, como também há de quem compra no activobank ou noutro qualquer. Onde comprei e iniciei nos fundos foi na Caixa, onde também não existe muita variedade. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@RFFF a maior parte daqui,  toda a gente fala mais sobre o Best,  é onde tens uma grande lista para poderes comprar. Tipo supermercado ?.

Agora penso que isso depende sempre da pessoa, como também há de quem compra no activobank ou noutro qualquer. Onde comprei e iniciei nos fundos foi na Caixa, onde também não existe muita variedade. 

Ahahah @scapy muito boa essa do supermercado :D Eu ainda ando a estudar a abertura de conta nesse tipo de bancos, os chamados "bancos online". Não sei se por desconhecimento ou por ser demasiado conservador neste assunto mas não tenho confiança..

Pois, o problema é mesmo esse. Estive a dar uma volta pelos bancos onde tenho contas (BPI, NB, Santander e CGD) e não encontro nada também :\

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou admirado com o Japão. Anda com ganhos na ordem dos 30% YTD e parece ter ainda folêgo para mais. No inicio do ano, não vi nenhum dos peritos a prever bons resultados para o Japão, andava tudo a torcer pela India e pela China e foi o que se viu...enfim, isto de seguir as previsões a curto prazo é como jogar no totoloto com palpites metafisicos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@5coroas, isso não é bem verdade. Os outlooks que tinham feito no ano passado, apontavam que o Japão ia ser uma boa escolha.

O que li na altura, foi o outlook da Blackrock e o mesmo apontava para o Japão:

"Japan is all in—on a high-stakes bet that monetary stimulus will jump-start the country’s economy. The central bank’s balance sheet has swollen to almost 60% the size of Japan’s GDP, roughly three times the ECB’s balance sheet as a share of the eurozone’s economy. "

https://www.blackrock.com/corporate/en-au/literature/whitepaper/bii-2015-investment-outlook-us.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@5coroas, isso não é bem verdade. Os outlooks que tinham feito no ano passado, apontavam que o Japão ia ser uma boa escolha.

O que li na altura, foi o outlook da Blackrock e o mesmo apontava para o Japão:

"Japan is all in—on a high-stakes bet that monetary stimulus will jump-start the country’s economy. The central bank’s balance sheet has swollen to almost 60% the size of Japan’s GDP, roughly three times the ECB’s balance sheet as a share of the eurozone’s economy. "

https://www.blackrock.com/corporate/en-au/literature/whitepaper/bii-2015-investment-outlook-us.pdf

Esse outlook não o vi. Lá está, é sempre dificil ou impossivel ler tudo e sobretudo saber separar o trigo do joio.

Seguindo o comportamento habitual das massas , agora será o momento em que os perseguidores de stars começam a apostar no Japão e daqui a uns tempos a bolha ou mini-bolha rebenta ceifando a rendibilidade. Quanto a mim, vou continuar por mais uns tempos com o bacon a fritar na sertã, mas há que tirá-lo antes que se torne cancerígeno.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )