Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

P.F. Alguém sabe explicar o motivo dos findos terem subido consideravelmente nos 2 últimos dias?

O Banco Central Europeu decidiu manter as taxas de juro nos mínimos dos últimos meses, o Banco da China cortou a sua taxa de juro e nos EUA tem sido dias de apresentação de resultados com várias empresas, especialmente as tecnológicas (Google, Facebook, Microsoft) a apresentar ganhos consideráveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveitem as ferramentas que os bancos vos coloca ao dispor, no Best por exemplo podem subscrever pelo menos duas newsletters, análise mensal e pré-abertura de mercados, ficam com ideia do que se vai passar no dia e a evolução dos mercados seguem muitas dessas tendências.

https://www.bancobest.pt/ptg/TradingMarkets

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Banco Central Europeu decidiu manter as taxas de juro nos mínimos dos últimos meses, o Banco da China cortou a sua taxa de juro e nos EUA tem sido dias de apresentação de resultados com várias empresas, especialmente as tecnológicas (Google, Facebook, Microsoft) a apresentar ganhos consideráveis.

Muito obrigado Jaymz.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

P.F. Alguém sabe explicar o motivo dos findos terem subido consideravelmente nos 2 últimos dias?

Investidores que fazem estas perguntas NUNCA devem tentar fazer market timming! Claramente! :)

Se calhar já se devia ter aproveitado há umas semanas. :) Quando o SP500 estava abaixo dos 1900. Agora já vai quase perto do máximo do ano, já se vai entrar a meio da 2ª parte. Pode ser que haja prolongamento... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, nunca é tarde, numa perspectiva de investimento longo prazo. Mas há momentos melhores e piores. E o longo prazo é um termo muito relativo. O que é longo prazo para uma uma pessoa de 25 anos é diferente de para uma pessoa de 50 anos.

A questão de tentar aproveitar bottoms de mercado, é sempre benéfica em qualquer que seja o tipo de investimento. Não se trata de estar à espera, trata-se de estar atento e fazer algum estudo para perceber se é melhor entrar agora, ou esperar por determinados eventos que sejam determinantes para uma tendência.

Entrar às cegas tem como vantagem não se perder tempo. Mas tem como desvantagem, estar sujeito a entrar e "dropar" logo uma bela fatia que poderá demorar meses ou anos a recuperar.

Vejo isto como o Surf, o surfista pode entrar na crista da onda, ou entrar antes dela, ou depois dela. A diferença é que se entrar na crista da onda, consegue começar a surfar logo desde aí, ao passo que as outras duas opções, vai tentar levantar-se e cair e vai ter de esperar pela próxima onda. E até lá já passou tempo. E como sabemos, tempo é dinheiro, no caso de investimentos.

Por isso, não sou apologista 100% dessa máxima de "para investimento, não interessa o timming de entrada/saída".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão de tentar aproveitar bottoms de mercado, é sempre benéfica em qualquer que seja o tipo de investimento. Não se trata de estar à espera, trata-se de estar atento e fazer algum estudo para perceber se é melhor entrar agora, ou esperar por determinados eventos que sejam determinantes para uma tendência.

O problema é que nunca de sabe forma fiável se esse bottom é o início de uma longa queda, ou algo de curta duração. Caso contrário seria fácil ganhar dinheiro. Muito dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, claro. Esqueci-me de referir que isso não é uma ciência exacta, mas como referi, com algum estudo, consegue-se pelo menos, através de padrões do passado e dados actuais, tentar probabilizar certos acontecimentos. Já é melhor que nada.

Dou um exemplo prático do meu caso em concreto, para mais facilmente se perceber o que quero dizer:
    Quando houve há uns meses a questão da Grécia poder ou não sair do Euro e entrar em default, com o Syriza no poder, as bolsas Europeias ressentiram-se e os efeitos do QE esvairam-se um bocado, alterando a rota de crescimento normal. Seria de esperar que quando a situação da Grécia se resolvesse, essa rota voltasse ao crescimento e aí então era uma boa oportunidade para entrar. Assim o fiz, e tive bons ganhos durante poucos dias. Isto porque depois rebentou a bolha da China e teve impacto global (factor de surpresa). Dias depois estava com perdas desse reforço superiores a 10%. O timming de entrada pareceu bom e rendeu bem durante 2 semanas, mas depressa se inverteu e crashou!

Depois da bolha da China ter atirado o SP500 para níveis de 2014 (<1900pts) e após ter estado já este ano acima dos 2100pts, os investidores andaram muito nervosos, a volatilidade em alta (SPVIX em niveis de 2011) e então colocava-se a hipótese de o bottom poder ser o inicio de recessão, então andou-se a fazer re-test deste bottom, durante umas semanas, e tecnicamente, é de esperar que depois dos re-tests, a coisa estabilize e volte a subir caso hajam indícios para isso. Como é o caso dos indicadores macro dos EUA, em que têm sido muito positivos, percebe-se que por agora a tempestade já passou e na altura em que o SP500 andava por níveis de 1900~1950pts era uma boa oportunidade para entrar. Temos dados positivos da economia dos EUA que dissipam qualquer dúvida sobre a entrada em recessão da maior economia do mundo, vários analistas começaram a rever as previsões do SP500 para 2015 em baixa (2150pts), mas ainda assim acima dos 1900~1950. Nessa altura e após processar esta info toda e ler imensos artigos de opinião e até alguns técnicos (embora perceba muito pouco), resolvi entrar a níveis de 1950pts e espero chegar ao final do ano acima dos 2100pts.

A FED só irá mexer nas taxas para o ano, e sabemos que em Janeiro, historicamente o ano arranca sempre muito forte. A FED poderá impactar negativamente esse crescimento, mas eu julgo que será efeito de curto prazo. A taxa de desemprego dos EUA está em níveis historicamente baixos, só pode advir coisa boa daí.

Isto foi um paleio inteiramente centrado à volta das acções. Mas hoje em dia as obrigações também andam um bocado ao sabor do mercado accionista, portanto também se pode tirar alguma interpretação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah e é claro. Para se tentar aproveitar bottoms, isso implica ser um bocado de gambler e arriscar! Quem não arrisca não petisca. Mas ás vezes quem arrisca também se queima, como me aconteceu com o reforço pós-grécia, que ainda não consegui recuperar por inteiro! :) Não se pode ganhar sempre!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com muitas coisas que disseste Patanisca. mas o problema é que na mente humana existe sempre algo que "empata" a entrada, existe sempre algo que nos preocupa e retarda, ou até se deixa de lado, uma possível entrada, a questão da FED tem sido um motivo evidente desde há pelo menos 1 ano, no entanto há fundos a renderem mais de 20% YTD :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia D@avid

Sabe explicar-me porque houve uma subida tão rápida na cotação dos fundos de Origações convertíveis global, exemplo:

LU0706716387,
    Obrigado.

Estamos a falar em que horizonte temporal? 1 semana? na generalidade tudo subiu, principalmente acções, essa categoria acaba por alguma forma sentir o mercado de acções de uma forma mais intensa que o restante mercado obrigacionista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a falar em que horizonte temporal? 1 semana? na generalidade tudo subiu, principalmente acções, essa categoria acaba por alguma forma sentir o mercado de acções de uma forma mais intensa que o restante mercado obrigacionista.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outubro, mês fantástico para os fundos de investimento, com alguns deles (acções ), com rentabilidades de dois dígitos, obrigações muito próximo disso, vem ao encontro daqueles que vaticinaram um último trimestre semelhante ao 1º trimestre onde tivemos fundos a valorizarem mais de 20%, se assim for, podemos acabar por ter mais um ano fantástico de grandes rentabilidades anulando totalmente as quedas verificadas em trimestres anteriores.

A nível de rentabilidades YTD, diria que estamos com médias de 0% a 5% em fundos de obrigações, e de 5% a 20% em fundos de acções, falando nos fundos da 1ª página.

Esperemos vir a ter um bom Natal :D:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz aqui uma análise muito muito básica e que vale o que vale. Mas historicamente (a 5 anos), nestes 3 fundos CGD, o comportamento trimestral tem sido este.
    Interpretem à vossa maneira. :)

2015-10-02_122909.png

D@vid, será este mais um 4º trimestre dos bons, como tive oportunidade de mostrar há quase um mês atrás? Tudo aponta para que sim. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde. Tenho aqui uma pergunta que me anda aqui a dar a volta à cabeça e se alguém me puder responder agradecia.

Com o possível aumento das taxas de juro por parte da FED qual será a tendência do EUR/USD? Sendo que neste momento está em 1.1004 será uma valorização ou desvalorização?

Obrigado

Editado por foskamon
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

foskamon, a taxa de juro significa em termos básicos o "preço do dinheiro". Se hoje com 1EUR compras 1,1USD, se a taxa de juro nos EUA aumentar, o dólar fica mais caro, logo a tendência será que o dólar valorize face ao Euro.

Isso poderá parecer bom numa primeira instância, porque se comprares fundos em EUR que invistam no mercado dos EUA, quando a FED subir a taxa, terás uma valorização teórica. No entanto é de esperar que o mercado accionista americano sofra um drop no curto prazo, porque um dólar mais forte, penaliza as exportações dos EUA.

Aos mais entendidos, peço que confirmem ou elaborem mais esta minha resposta. Eu do que tenho lido e aprendido, é a leitura que faço. Mas pode estar incorrecta.

Reforço com 2 links:
    https://www.quora.com/How-is-eurozone-QE-and-raising-of-US-interest-rates-likely-to-impact-the-EURUSD
    Este é de várias opiniões de leigos.

Este serve mais como um guia do que é expectável de acontecer, globalmente:
    http://ig.ft.com/sites/when-rates-rise/

Pois, foi o que eu calculei. Tive a fazer algumas pesquisas agora e creio que a tua leitura esteja correcta. Obrigado pela resposta Patanisca

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid, será este mais um 4º trimestre dos bons, como tive oportunidade de mostrar há quase um mês atrás? Tudo aponta para que sim. :)

Patanisca, historicamente o que se tem constatado na maioria dos fundos, é termos na generalidade 1ºs e 4ºs trimestres melhores que os 2ºs e 3ºs, vamos ver se teremos de novo um bom 4º trimestre, o que vinha também ao encontro dos estudos que dizem que anos acabados em 5 são sempre bons anos nos mercados.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apostava na minha opinião algo tipo 40% Total Return, 35% DI 25% EEF... mas depende sempre do teu oojectivo de investimento de tempo.

É curioso ver-mos os nosso 1ºs posts no tópico, esta nossa forista diz que se ia iniciar nos fundos com estes 3 fundos, se o tivesse feito, e uma vez que passaram 3 anos, a rentabilidade efectiva seria neste momento:

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  +47,40%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  +3,21%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  +0,27%

Edit: tenho algumas dificuldades em editar alguns posts, não vão buscar o que pretendo, no entanto era a forista Netbird que em Outubro de 2012 falou nestes 3 fundos.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um fundo que achei interessante e que se tem aguentado bem nestes últimos tempos, para quem não lhe interessa apenas preservação de capital proporcionado pelos fundos de tesouraria, mas também algum rendimento.

Marshall.JPG

David,

Onde é que este fundo é comercializado? O teu screenshot parece a plataforma do banco Best, mas não o encontro lá. É de comercialização apenas via PFA?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

Onde é que este fundo é comercializado? O teu screenshot parece a plataforma do banco Best, mas não o encontro lá. É de comercialização apenas via PFA?

Obrigado

Quando falo em fundos falo sempre em fundos comercializados no Best, é o único banco com quem trabalho a nível de fundos.

Estava pelo menos disponível online, fui agora tentar pelo ISIN e não aparece, talvez algum bug, até porque o mesmo fundo passou a ser uma recomendação, portanto tem de estar disponível online. https://www.bancobest.pt/ptg/best_marshall-wace-tops

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )