Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Aqui a particularidade é que o Pictet-Europe Index R EUR "reflecte com precisão os movimentos do índice unitário da Europa MSCI Europe" em quanto os fundos que indicas tentam bater o índice através de uma gestão mais activa que se traduz depois em comissões mais altas.

Pelo que tenho lido no muito longo prazo existem poucos fundos que consigam bater os mercados.

A minha estratégia é preocupar-me pouco com os fundos, não faço market timing, é entrar no comboio aguentar a descidas e aproveitar as subidas. Por isso escolhi subscrever fundos de índice que se limitam a replicar os índices a que estão associados.

Atenção que não estou a dizer que é a estratégia perfeita mas acho que não é uma estratégia disparatada. Posso não aproveitar certos momentos do mercado mas também como não quero fazer uma gestão muito activa da minha carteira é subscrever, reforçar, rebalancear e esperar...

Foxninja, 

"Aqui a particularidade é que o Pictet-Europe Index R EUR "reflecte com precisão os movimentos do índice unitário da Europa MSCI Europe" em quanto os fundos que indicas tentam bater o índice através de uma gestão mais activa que se traduz depois em comissões mais altas".

Agora a sério... tu achavas mesmo que eu ainda não sabia o que era um fundo índice??? 

"Pelo que tenho lido no muito longo prazo existem poucos fundos que consigam bater os mercados".

Eu acabo de de apresentar um que, em 5 anos, superou esse Pictet em mais 50%. O Filipe apresentou um que ainda foi mais avassalador. Perante isto, perante a realidade, tu vens-me com teorias??? O que é que queres que te diga? Fica com a tua teoria que eu fico com a minha realidade! 

Relembro-te, ainda assim, que quase toda a literatura que existe sobre o tema "gestão passiva vs gestão ativa" se centra no desempenho dos fundos nos EUA. E quanto a isso, eu próprio tenho um fundo índice para os EUA e, não sei se te recordas, eu disse-te que deverias manter esse mesmo fundo índice (contrariamente à opinião do David). Mas a aposta mais acertada para os EUA, que é o mercado mais desenvolvido e eficiente que existe, não tem necessariamente de ser a melhor para o resto do mundo. 

"A minha estratégia é preocupar-me pouco com os fundos, não faço market timing, é entrar no comboio aguentar a descidas e aproveitar as subidas. Por isso escolhi subscrever fundos de índice que se limitam a replicar os índices a que estão associados."

Estás a confundir tudo. Uma coisa é a tua estratégia de investimento (que pode ser "Buy and hold" ou "Market Timing"). Outra é o veículo de investimento que usas para realizar a tua estratégia (podes usar ETF, Fundos de Gestão ativa, fundos de gestão passiva, etc.). Abstratamente, é possível usar fundos índice para fazer market timing e fundos de gestão ativa para o buy and hold. E vice versa.

"Atenção que não estou a dizer que é a estratégia perfeita mas acho que não é uma estratégia disparatada. Posso não aproveitar certos momentos do mercado mas também como não quero fazer uma gestão muito activa da minha carteira é subscrever, reforçar, rebalancear e esperar..."

Alguém falou em estratégia disparatada? O que estás a dizer é que pretendes ser um investidor passivo, que pretende seguir uma estratégia de buy and hold, com rebalanceamentos periódicos. E eu acho que para o investidor amador, particular (como é o teu caso e o meu) a estratégia que escolheste é a melhor estratégia. Podemos falar em fazer uma gracinha de vez em quando, e ter um ou outro momento de market timing (como dizia um outro comentador num fórum "para fazer o gosto ao dedo..."), mas a longo prazo é no investimento passivo que nós, investidores amadores, podemos ganhar dinheiro consistentemente.

Mas não era isso que estava em causa. 

Perguntaste-me o que é que achava desse Pictet Index Europa. Eu disse-te que eu próprio já o tinha tido. Mas que me livrei dele e subscrevi outro fundo, por causa dos resultados. Perguntaste-me que fundo. E eu respondi-te - esse Pioneer. Mostrei-te um fundo que esmagou a tua escolha, num período de 5 anos (não é num mês, nem num ano...), em 50%. 50%! O Filipe ainda te mostrou um que ainda foi mais avassalador.  Eu não te vim aqui com teorias, e "bla, bla bla" de livros nem papaguear o que está no prospeto (ou num artigo do David Almas, no Observador). Eu não quero saber de teorias. Eu só quero ganhar dinheiro. Se os fundos índice, a longo prazo, me dão mais dinheiro, é o fundo índice que escolho. Se a longo prazo for o Fundo de Gestão Ativa, é este que escolho. E se for num depósito a prazo que ganho mais dinheiro, eu não escolho nenhum deles. 

Repito: a mim só me interessa ganhar dinheiro. Por isso, mostrem-me os resultados. De teorias, "bla, bla, bla" de livros (escritos muitos deles por pessoas que foram pagas para escreverem o que escreveram), textos da internet escritos por pessoas que não conheço de lado algum e que não me mostraram que tivessem ganho alguma coisa... poupem-me! Disso estou eu farto. Eu quero que me mostrem resultados. 

E, falando de resultados, fica com o teu fundo índice para a europa. Eu fico com o meu Pioneer. Daqui a 10 anos falamos. Vamos ver qual de nós é que ficou a ganhar e por quanto.

Por fim, acho despropositado que venhas aqui pedir opiniões e depois desconsideres tudo o que te dizem. Nem que seja para expor argumentos contrários. Dito de outra forma: diz-me um argumento lógico que te leve a preferir a tua escolha relativamente ao fundo indicado pelo Filipe...

Se já tinhas a tua escolha feita e nada do que te dissessem a poderia alterar, para que é que queres saber o que nós pensamos? Querias confirmar o que já tinhas decidido previamente e te afagassem o ego? Lamento. Da minha parte não vai ser possível.  

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Atlas, não é preciso tanta hostilidade nas palavras ;) e ao contrário do que tu dizes eu oiço tudo aquilo que dizem, depois tento é argumentar porque fiz a minha escolha. Se me estou a justificar bem ou se tenho razão ou não isso já é outra coisa. Como dizes e bem eu sou investidor amador, tu já tens de certeza um nível de conhecimento melhor que o meu.

Como investidor amador que sou tento ler aquilo que apanho e tento aplicar, por isso é que venho aqui debitar frases e conceitos, pois foi isso que li, mas não venho apregoar como verdade absoluta. Como tenho ainda conhecimentos "limitados" faço comparações básicas no sentido em que o fundo que tinha falado replicava um índice e os que tu falaste não o fazem por isso não estaríamos a falar bem da mesma coisa. (corrige-me se estiver enganado).

Uma coisa temos em comum o querer fazer dinheiro, temos é níveis de conhecimento diferentes e isso leva a que vejas certas coisas com maior clareza. Provavelmente os erros que já cometeste e ultrapassaste eu ainda vou passar por eles.

Agora o principio de um fórum é aprendermos todos uns com os outros e partilharmos as nossas ideias... Uns sabem mais e outros sabem menos tem é que haver uma compreensão de parte a parte. 

Não venho aqui à espera que me alimentem o ego com as decisões que fiz ou deixei de fazer, apenas espero que quem quiser as comente até para eu perceber se pelo menos estou a ir num "bom caminho", se vou enriquecer rapidamente? Talvez não, mas ao menos espero que me digam se estou a fazer ou não uma asneira de todo o tamanho.

Cumprimentos e não é necessário enervar-se, temos todos o mesmo objectivo aqui que é ficar um pouco mais ricos no conhecimento e na carteira.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui a particularidade é que o Pictet-Europe Index R EUR "reflecte com precisão os movimentos do índice unitário da Europa MSCI Europe" em quanto os fundos que indicas tentam bater o índice através de uma gestão mais activa que se traduz depois em comissões mais altas.

Pelo que tenho lido no muito longo prazo existem poucos fundos que consigam bater os mercados.

A minha estratégia é preocupar-me pouco com os fundos, não faço market timing, é entrar no comboio aguentar a descidas e aproveitar as subidas. Por isso escolhi subscrever fundos de índice que se limitam a replicar os índices a que estão associados.

Atenção que não estou a dizer que é a estratégia perfeita mas acho que não é uma estratégia disparatada. Posso não aproveitar certos momentos do mercado mas também como não quero fazer uma gestão muito activa da minha carteira é subscrever, reforçar, rebalancear e esperar...

Reforçando o que o Atlas escreveu, para que te interessam as comissões se as rentabilidades que vês nos fundos são liquidas e se os outros fundos conseguem ter o dobro das rentabilidades? 

Não é apenas no curto prazo, é a longo prazo. A 10 anos o Pictet não vai além de 4,56 e há fundos na mesma categoria a ultrapassar os 8, como por exemplo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL  ou  http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T. Se formos para outras categorias há fundos a passar os 10 e até os 11. Não são poucos a bater o indice... na verdade são muitos. 

No caso dos EUA já é diferente e apesar de haver ainda alguns fundos a bater esse Pictet-USA Index R EUR, não o posso desaconselhar mas também não seria a minha escolha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, agradeço a partilha de conhecimentos.

Se me puderem esclarecer porque é que no caso dos EUA é "difícil" haver fundos a bater o indice e na Europa não?

Atenção que estou a querer aprender não me atirem já pedras :)

Vocês para pesquisarem os fundos usam o Fund Screener da Morning Star?

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não gosto muito de apostar em fundos emergentes globais, mas já tive o "Templeton Emerging Markets Smaller Companies", isin:  LU0300743431, e fui muito feliz com ele. Um dia hei-de a ele voltar. Aguardo por um cataclismo nos emergentes (talvez com a subida das taxas de juro nos EUA).

Em termos do desempenho, fazendo a comparação na bloomberg, em 5 anos o Templeton superou esse Pictet em 30%.

Um abraço,

Que belo fundo. Que pena tenho que não esteja disponível no BIG... Se calhar é desta que também vou abrir conta no Best...

Abre com 10k e ganhas um cartão com 200€ na FNAC e dás-me 100€ a mim haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se me puderem esclarecer porque é que no caso dos EUA é "difícil" haver fundos a bater o indice e na Europa não?

Não te sei dizer, sinceramente.

Vocês para pesquisarem os fundos usam o Fund Screener da Morning Star?

Normalmente uso o site do banco Best que é onde tenho as minhas carteiras: https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMorningstar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é apenas no curto prazo, é a longo prazo. A 10 anos o Pictet não vai além de 4,56 e há fundos na mesma categoria a ultrapassar os 8, como por exemplo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL  ou  http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K6T. Se formos para outras categorias há fundos a passar os 10 e até os 11. Não são poucos a bater o indice... na verdade são muitos. 

E se por magia olharmos mais para a capitalização das empresas e menos para as categorias a martelo na morningstar, e procurarmos "coisas" dentro da mesma categoria efectiva, capitalização/tipo de empresas?

Pictet-Europe Index R EUR
    Muito Grande    57.53%

MFS Meridian Europ Value A1 EUR
    Muito Grande    40.19%

Invesco Pan Eurp Structured Eq E
    Muito Grande    30.20%

Pioneer Fds European Potential A EUR ND
    Muito Grande   0%

Alguma vez isto é comparável?

Por alguma razão, no 2º e 3º,  o indice que mais se encaixa neles é MSCI Europe Growth e no 4º o MSCI Europe Small Cap.

E começamos a brincar com coisas indexadas ao MSCI Europe Growth Index ou MSCI Europe Mid Cap e já começamos a ver o filme habitual.

btw, O MFS e Pionner são praticamente de indexação encapotada. O 1º ao MSCI Europe Growth e o 2º ao MSCI Europe Small Cap.

Ao se comparar coisas, convém compararar com a coisa certa, digo eu. Para o Pionner é compará-lo com estes LU0322253906 por exemplo.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E se por magia olharmos mais para a capitalização das empresas e menos para as categorias a martelo na morningstar, e procurarmos "coisas" dentro da mesma categoria efectiva, capitalização/tipo de empresas?

Muito Grande    57.53%

Muito Grande    40.19%

Muito Grande    30.20%

Muito Grande   0%

Por alguma razão, no 2º e 3º,  o indice que mais se encaixa neles é MSCI Europe Growth e no 4º o MSCI Europe Small Cap.

E começamos a brincar com coisas indexadas ao MSCI Europe Growth Index ou MSCI Europe Mid Cap e já começamos a ver o filme habitual.

btw, O MFS e Pionner são praticamente de indexação encapotada. O 1º ao MSCI Europe Growth e o 2º ao MSCI Europe Small Cap.

Ao se comparar coisas, convém compararar com a coisa certa, digo eu. Para o Pionner é compará-lo com estes LU0322253906 por exemplo.

Só porque um tem 57% no Muito Grande enquanto que o outro tem 40%, sendo semelhantes em tudo o resto, explica a diferença de comportamento/rendimento???

O Foxninja, se calhar escolheu o Pictet porque ele tem precisamente os 57% no Muito Grande.

Se por magia te desses ao trabalho de fazer uma pesquisa (bastaram-me 2 minutos):

Threadneedle Pan European Focus RN EUR

Capitalização bolsista% de acções
    Muito Grande61.72
    Grande20.50
    Médio15.47
    Pequeno

2.31

Micro

Capitalização bolsista

% de acções

Muito Grande57.53
    Grande33.29
    Médio9.12
    Pequeno0.06
    Micro0.00

Ano15.72
    3 anos anualiz.17.37
    5 anos anualiz.12.83
    10 anos anualiz.7.99

Ano7.04
    3 anos anualiz.11.89
    5 anos anualiz.8.76
    10 anos anualiz.4.56

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito Grande    57.53%

Muito Grande    40.19%

Muito Grande    30.20%

Muito Grande   0%

Só porque um tem 57% no Muito Grande enquanto que o outro tem 40%, sendo semelhantes em tudo o resto, explica a diferença de comportamento/rendimento???

O Foxninja, se calhar escolheu o Pictet porque ele tem precisamente os 57% no Muito Grande.

Se por magia te desses ao trabalho de fazer uma pesquisa (bastaram-me 2 minutos):

Capitalização bolsista% de acções
    Muito Grande61.72
    Grande20.50
    Médio15.47
    Pequeno

2.31

Micro

Capitalização bolsista

% de acções

Muito Grande57.53
    Grande33.29
    Médio9.12
    Pequeno0.06
    Micro0.00

Ano15.72
    3 anos anualiz.17.37
    5 anos anualiz.12.83
    10 anos anualiz.7.99

Ano7.04
    3 anos anualiz.11.89
    5 anos anualiz.8.76
    10 anos anualiz.4.56

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ano7.04
    3 anos anualiz.11.89
    5 anos anualiz.8.76
    10 anos anualiz.4.56

E então? Os fundos também tem pouco a haver apesar da capitalização ser semelhante. Esse é apenas um dos factores. 

-O Threadneedle encaixa-se no MSCI Europe Growth ou outro em MSCI Europe

Mas melhor, é so ir ver a politica do fundo para perceber que o fundo não se restringe a nada.

-Investments in the fund are not restricted by index, company size, stock, sector or investment style.

Eu acho uma graça a estas "análises" tipo receita bimbi. Mas ao menos esse Threadneedle é de gestão activa efectiva.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E então? Os fundos também tem pouco a haver apesar da capitalização ser semelhante. Esse é apenas um dos factores. 

-O Threadneedle encaixa-se no MSCI Europe Growth ou outro em MSCI Europe

Mas melhor, é so ir ver a politica do fundo para perceber que o fundo não se restringe a nada.

-Investments in the fund are not restricted by index, company size, stock, sector or investment style.

Eu acho uma graça a estas "análises" tipo receita bimbi. Mas ao menos esse Threadneedle é de gestão activa efectiva.

Sinceramente não percebo onde queres chegar? Esta discussão para quê?

Estás a dizer que o Foxninja deve investir no Pictet-Europe Index R EUR ? Se sim, assume e não venhas com "conversa".  Mas quem quer saber se eles se encaixam no MSCI X ou Y?

Faz lá uma análise tipo receita "chef 3 estrelas michelin" e tenta ajuda-lo a escolher um bom fundo que é o que eu tento fazer. Estás a defender um fundo que segue o indice que rende 4,50 a 10 anos?

Eu fico pela minha análise tipo receita "bimbi" que me dá como resultado fundos que me rendem +- 8 a 10 anos na mesma categoria (que pelos vistos a Morningstar faz a martelo) ou +- 10 se for noutra categoria.

Inicialmente criticaste as minhas escolhas porque os fundos que apresentei eram diferentes na capitalização, apresento-te um em tudo semelhante na capitalização e qual é mesmo a desculpa pelas as rentabilidades medíocres do Pictet?

Só estou a tentar que sejas mais objectivo.

Editado por Filip€
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente não percebo onde queres chegar? Esta discussão para quê?

Estás a dizer que o Foxninja deve investir no Pictet-Europe Index R EUR ? Se sim, assume e não venhas com "conversa".  Mas quem quer saber se eles se encaixam no MSCI X ou Y?

Faz lá uma análise tipo receita "chef 3 estrelas michelin" e tenta ajuda-lo a escolher um bom fundo que é o que eu tento fazer. Estás a defender um fundo que segue o indice que rende 4,50 a 10 anos?

Eu fico pela minha análise tipo receita "bimbi" que me dá como resultado fundos que me rendem +- 8 a 10 anos na mesma categoria (que pelos vistos a Morningstar faz a martelo) ou +- 10 se for noutra categoria.

Inicialmente criticaste as minhas escolhas porque os fundos que apresentei eram diferentes na capitalização, apresento-te um em tudo semelhante na capitalização e qual é mesmo a desculpa pelas as rentabilidades medíocres do Pictet?

Só estou a tentar que sejas mais objectivo.

Eu a mim pouco me interessa o que o Foxninja escolheu, ou o que tu escolheste. O que me interessa é isto:

Se um fundo tem R2 proximo de um determinado indice, é compará-lo que esse mesmo indice. Tão simples quanto isso. Tudo o resto é deturpar a análise, e é isso que têm feito. Mais objectivo que isto não sou capaz. De qualquer forma, nunca iria escolher esse Pictet, para fundo indice tem comissões altissimas.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já estava a adivinhar onde é que a discussão iria parar. Por isso logo escrevi, no primeiro post desta última leva, que "Claro que me podem retorquir que o pictet e o pioneer apostam em classes de ações diferentes (o primeiro em grandes empresas, já estabelecidas; o segundo em pequenas empresas com grande potencial de crescimento). E que por isso não são comparáveis. A essa objeção eu respondo: não quero saber. Só me interessam os resultados. E esses falam por si".

Foxninja,

Investe onde tu quiseres. É o teu dinheiro. É a tua decisão. E o que tu decidires, para mim estará bem decidido. No demais, posso ter sido mais ou menos agressivo no que escrevi, mas de uma coisa podes estar certo: fi-lo de boa vontade. Não te aconselhei para ti o que eu próprio não queria para mim. 

Também já te confessei que acho demasiado arriscada a tua opção apenas por fundos de ações. Mas mais uma vez: é a tua opção. O que servir para ti, está certo, porque se entrarmos numa espiral recessiva e levares uma pancada a sério, quem a irá levar és tu.

Se o que te disse te serve, ou não, para alguma coisa, serás tu a avaliar. Se aquilo que o Filipe te disse serve para alguma coisa, serás tu também a avaliar (para mim foram conselhos muito úteis e agradeço-lhe por isso; se para ti foram, ou não, tu saberás). E o mesmo se diga relativamente ao que te disse o David. Quem avalia és tu. Eu dizia-se para avaliares também o fundo que te poderia ter sido aconselhado pelo super mestre, mas ele te não aconselhou nenhum.

Para o demais, já não tenho paciência. Eu já estou habituado às críticas, em tom professoral. "Não é comparável, não é possível, não está certo...", tem sido sempre assim. Basta andarem umas páginas para trás e vão ver, por exemplo, as discussões em torno do investimento no Psi 20 (já agora... o meu investimento no Psi 20 está a valorizar, desde Agosto até agora, 7,8%... eu sei que "não é possível ganhar", e que o super mestre, segundo o próprio, perdeu lá dinheiro em tempos, mas eu tenho tido ganho todos os anos e agora já estou a ganhar outra vez... será que devo acreditar nos meus olhos??? Deve ser um pouco da magia que ele falou aí em cima...).

Perante as críticas, eu olho para os resultados, para o acréscimo na conta bancária e só posso encolher os ombros e sorrir. 

Dou esta discussão por terminada, pela minha parte.

Um abraço,   

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu já estava a adivinhar onde é que a discussão iria parar. Por isso logo escrevi, no primeiro post desta última leva, que "Claro que me podem retorquir que o pictet e o pioneer apostam em classes de ações diferentes (o primeiro em grandes empresas, já estabelecidas; o segundo em pequenas empresas com grande potencial de crescimento). E que por isso não são comparáveis. A essa objeção eu respondo: não quero saber. Só me interessam os resultados. E esses falam por si".

Foxninja,

Investe onde tu quiseres. É o teu dinheiro. É a tua decisão. E o que tu decidires, para mim estará bem decidido. No demais, posso ter sido mais ou menos agressivo no que escrevi, mas de uma coisa podes estar certo: fi-lo de boa vontade. Não te aconselhei para ti o que eu próprio não queria para mim. 

Também já te confessei que acho demasiado arriscada a tua opção apenas por fundos de ações. Mas mais uma vez: é a tua opção. O que servir para ti, está certo, porque se entrarmos numa espiral recessiva e levares uma pancada a sério, quem a irá levar és tu.

Se o que te disse te serve, ou não, para alguma coisa, serás tu a avaliar. Se aquilo que o Filipe te disse serve para alguma coisa, serás tu também a avaliar (para mim foram conselhos muito úteis e agradeço-lhe por isso; se para ti foram, ou não, tu saberás). E o mesmo se diga relativamente ao que te disse o David. Quem avalia és tu. Eu dizia-se para avaliares também o fundo que te poderia ter sido aconselhado pelo super mestre, mas ele te não aconselhou nenhum.

Para o demais, já não tenho paciência. Eu já estou habituado às críticas, em tom professoral. "Não é comparável, não é possível, não está certo...", tem sido sempre assim. Basta andarem umas páginas para trás e vão ver, por exemplo, as discussões em torno do investimento no Psi 20 (já agora... o meu investimento no Psi 20 está a valorizar, desde Agosto até agora, 7,8%... eu sei que "não é possível ganhar", e que o super mestre, segundo o próprio, perdeu lá dinheiro em tempos, mas eu tenho tido ganho todos os anos e agora já estou a ganhar outra vez... será que devo acreditar nos meus olhos??? Deve ser um pouco da magia que ele falou aí em cima...).

Perante as críticas, eu olho para os resultados, para o acréscimo na conta bancária e só posso encolher os ombros e sorrir. 

Dou esta discussão por terminada, pela minha parte.

Um abraço,   

Atlas andas a lavar roupa suja com alguém?  Não deve ser comigo que nunca meti um tusto no PSI 20, tirando um PPR que la para os 60 resgato. É que vejo pouca gente aqui a vangloriar-se com os seus investimentos sem seres tu, e as russias, e os psi 20 que nunca se resgata, essas coisas super avançadas que sistematicamente fazes questao de mostrar e teorizar, e que o LTCM la vai gozando noutro forum de vez em quando. Eu sou um pacóvio que me limito a ter dois fundos, 50/50 acções bonds e nem toco com medo de fazer porcaria.

Eu já evito de aqui participar, infelizmente desde que o cardozo deixou de aqui vir, pouco se passa de interessante.

Cumps.

Editado por daniel__
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os fóruns são para isto mesmo para se expor opiniões, ideias, sugestões. Se houver alguém que tem uma opinião diferente está no direito de comentar... desde que a "discussão" seja saudável não vejo o mal disso.

Por isso neste ponto agradeço a todos os intervenientes.

Compreendo e agradeço a opinião do Atlas e do Filip€ e também entendo o Daniel__.

O Atlas e o Filip€ sugeriram fundos que podiam ser mais rentáveis do que o que eu falei mesmo que estes não pertencessem exactamente à mesma categoria e benchmark , o Daniel__ argumentou com o rigor da comparação.

São todos argumentos válidos e claro que depois vou ser eu a tomar a decisão final e a acartar com as consequências. Acho que não me viram a queixar que não deveriam comentar...

Aproveito para dizer que desde o dia 7 que tenho a minha carteira distribuída da maneira que inicialmente disse aqui:

50% Pictet-Europe Index R EUR

50% Pictet-USA Index R EUR

A minha estratégia será de muito longo prazo, gostaria de manter esta carteira entre 25 a 30 anos ou mais...

Talvez quando tiver esta carteira mais carregada aposte numa a curto, médio prazo até isso acontecer é tudo para muitos anos. (se tudo correr como previsto).

Gostaria que todos os membros envolvidos nestas trocas de ideias continuassem a participar porque é assim que se aprende e é assim que membros novos aprendem.

Em breve poderei colocar novas questões/dúvidas e terei todo o gosto em ouvir todos novamente.

Saudações amigáveis para todos e continuação de bons investimentos.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas andas a lavar roupa suja com alguém?  Não deve ser comigo que nunca meti um tusto no PSI 20, tirando um PPR que la para os 60 resgato. É que vejo pouca gente aqui a vangloriar-se com os seus investimentos sem seres tu, e as russias, e os psi 20 que nunca se resgata, essas coisas super avançadas que sistematicamente fazes questao de mostrar e teorizar, e que o LTCM la vai gozando noutro forum de vez em quando. Eu sou um pacóvio que me limito a ter dois fundos, 50/50 acções bonds e nem toco com medo de fazer porcaria.

Eu já evito de aqui participar, infelizmente desde que o cardozo deixou de aqui vir, pouco aqui se passa de interessante.

Cumps.

Não lavei roupa suja. Estou é cansado das tuas criticas. Ainda por cima que não levam a lugar nenhum, já que alternativas ao foxninja... zero!

Que me recorde, o LTCM só se referiu a mim duas vezes. Numa das vezes, a concordar com uma critica que eu tinha feito a uma personagem que lá andava e que é fanático pelos FIGA. Noutra a evidenciar que eu estava errado. Fê-lo em tom jocoso? sim. E depois? Eu porventura sou algum vidrinho de cheiro? Mas faça ele o que fizer, eu sentir-me-ei sempre em dívida com ele. Nunca lhe poderei prestar a homenagem que ele merecia. Foram pessoas como ele e o Salvador, neste fórum, que me abriram os olhos... 

É verdade que o Cardoso faz aqui muita falta. Nisso tens toda a razão. Tenho mesmo pena que ele não venha aqui mais vezes.

Se és ou não pacóvio, não sei, não te conheço, nem te quero conhecer. Mas sei como nos fazes sentir. Olha para o que o Filipe escreveu. Já somos dois a sentir o mesmo.

No demais, fica descansado. Um tipo vir aqui e enervar-se com isto, não vale a mesmo a pena. Não voltarei aqui tão cedo. Podem-me bloquear se quiserem.

Editado por atlas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu a mim pouco me interessa o que o Foxninja escolheu, ou o que tu escolheste. O que me interessa é isto:

Se um fundo tem R2 proximo de um determinado indice, é compará-lo que esse mesmo indice. Tão simples quanto isso. Tudo o resto é deturpar a análise, e é isso que têm feito. Mais objectivo que isto não sou capaz. De qualquer forma, nunca iria escolher esse Pictet, para fundo indice tem comissões altissimas.

Por muita razão que tenhas, ainda não percebo o porquê de entrares na "discussão" com a altivez com que o fizeste.

Já dei os meus argumentos ao Foxninja, apresentei alternativas... ele que escolha o que acha melhor para ele, só lhe desejo sorte.

E estou como o Atlas, não vale a pena debater mais sobre isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O ambiente anda tenso sem justificação... num fórum deste género só se justifica "perder a paciência" quando um membro demonstra má vontade ou burrice absoluta o que nestes últimos posts não se verificou.

O que tem existido aqui são troca de ideias e argumentos se alguns membros fervem em pouca água isso já faz parte do feitio mas não se justifica.

Agora o que eu achava interessante era criar-se um tópico em que cada um dos membros colocasse os seus investimentos e depois fosse actualizando conforme o tempo fosse passando. Assim cada um podia acompanhar a performance e escolha de investimentos de cada membro.

O que adianta ser um membro que demonstra ser entendido e depois os investimentos serem um fracasso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caríssimos, vamos lá voltar a colocar a discussão nos eixos, por favor.

A propósito do último comentário do FoxNinja, cujo 3º parágrafo muito me parece interessante, a equipa de moderação está em vias de fazer algumas alterações à estrutura dos quadros do fórum e agradecíamos a vossa colaboração. Parece-me que no tema dos investimentos há muito a fazer, pelo que peço que deixem o vosso comentário aqui: http://www.forumfinancas.com/topic/12238-alteração-estrutura-do-fórum-pedido-de-sugestão/

Obrigado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obviamente que ao investir em fundos de ações estou exposto às subidas e descidas dos mercados, mas é satisfatório ver que com um montante bastante inferior ao investido num fundo monetário neste momento já tenho mais ganhos em 2 semanas do que em mais de 1 ano no outro fundo...

Claro que os dois fundos que subscrevi recentemente podem ter ter quedas significativas mas até ao momento estou satisfeito :)

Em Abril deste ano criei uma carteira de simulação com fundos CaixaGest e se tivesse avançado com a brincadeira neste momento estaria a perder -10.19%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Afonso80 (visitante)

Bom dia!

Em fóruns espanhóis descobri este fundo de índice de obrigações da Amundi: Amundi Fds Index Global Bd EUR Hdg AE-C – LU0389812933.

Investe em obrigações governamentais da Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Países Baixos, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
    O custo é de 0,45% ao ano.

Que vos parece numa perspectiva de investimento de longo prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Em fóruns espanhóis descobri este fundo de índice de obrigações da Amundi: Amundi Fds Index Global Bd EUR Hdg AE-C – LU0389812933.

Investe em obrigações governamentais da Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Países Baixos, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.
    O custo é de 0,45% ao ano.

Que vos parece numa perspectiva de investimento de longo prazo?

As maiores posições ( + de 20% ) são mesmo as treasuries Americanas, qualquer mexida por parte do FED das taxas poderá afectar bastante este fundo no curto prazo.

Esse fundo não se encontra, pelo menos no Banco Best, disponível online para subscrição, no entanto como é de uma gestora que eles comercializam, talvez dê para fazer subscrição com impresso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )