Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eu acho que a partir do 0 ninguém aqui se atreve a aconselhar-lhe uma carteira de fundos, mas se explicar um pouco quais são os seus objetivos e a que risco quer estar exposto talvez alguém mais experiente lhe possa aconselhar um ou outro fundo.

Esse aconselhamento está fora do meu alcance já que não tenho grandes conhecimentos para mim quanto mais para aconselhar os outros. Recorro ao fórum para pedir opiniões algo que me possa dar umas luzes e depois lá vou eu tentar pesquisar e aprender... Sei o fundamental para ir investindo mas estou muito longe de ser expert.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eu acho que a partir do 0 ninguém aqui se atreve a aconselhar-lhe uma carteira de fundos, mas se explicar um pouco quais são os seus objetivos e a que risco quer estar exposto talvez alguém mais experiente lhe possa aconselhar um ou outro fundo.

Esse aconselhamento está fora do meu alcance já que não tenho grandes conhecimentos para mim quanto mais para aconselhar os outros. Recorro ao fórum para pedir opiniões algo que me possa dar umas luzes e depois lá vou eu tentar pesquisar e aprender... Sei o fundamental para ir investindo mas estou muito longe de ser expert.

A minha actual exposição a fundos de investimento é baixa. Há uns tempos atrás tive mais dinheiro aplicado e uma carteira mais extensa, constituída pelo gestor. Contudo, recentemente, e em 2 momentos distintos, procedi a vendas. Uma foi por mera oportunidade (preços altos propícios ao encaixe de mais-valias) e outra porque apanhei uma "paulada" com as Obrigações da bola e tive mesmo que vender para realizar dinheiro. Neste momento, tenho uma carteira mais magra em montante, e constituída apenas por estes 6 fundos que restaram da anterior:

PIMCO GLOBAL INVESTORS SERIES plc US HIGH YIELD BOND FUND E Acc EUR (Hdg) (IE00B11XZ764) - 25,26%

TEMPLETON GLOBAL TOTAL RETURN FUND CLASS N Acc EUR-H1 (LU0294221253) - 20,77%

F&C Global Convertible Bond A (LU0157052563) - 12,12%

BNY Mellon Long Term Global Equity Fund Euro A (IE00B29M2H10) - 15,99%

Schroder International Selection Fund EURO Equity B Acc (LU0106235376) - 16,86%

UBS (Lux) Strategy Fund - Growth (EUR) N-acc (LU0167296127) - 8,99%

Como tenho verificado que os 2 primeiros fundos (Pimco e Templeton) têm descido - na linha, aliás, do que o David aqui afirmou relativamente aos fundos de obrigações High Yield - e atendendo ao facto de que tenho alguma disponibilidade para reforçar a minha posição nos FI, vim/venho perguntar aos amigos se me aconselhavam a reformular a carteira, nomeadamente, quais as vendas / possíveis compras que recomendam. 

Quantos aos meus "objetivos", pretendo ter o dinheiro bem aplicado, sem "loucuras" mas com algum apetite ao risco (é o "sal" que me vai dando alguma adrenalina...). 

Obrigado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, quanto mais leio, mais me vou apercebendo da sua personalidade. E como tal, como gosta de dinheiro, mas parece que está já psicologicamente enfiado com um pé mais lá do que cá, a médio prazo, como já teve oportunidade de o dizer, eu arriscava em recomendar-lhe arriscar em fundos de acções, em especial dos EUA e se quiser minimizar o risco, faça contrapeso com um fundo de obrigações de longo prazo. 

Repare, se você fosse uma pessoa que tivesse medo do risco não estava aqui com 70 anos na net a pedir conselhos a malta mais nova e com menos experiência de vida, para investir o seu dinheiro. O que o motiva é a vontade de realizar dinheiro. 

Mas vejamos o paradigma actual: investir em coisinhas sem risco, vale mais estar quieto e ir jogar damas, não é essa a sua "cena", então se é para arriscar ao menos que se arrisque numa coisa que, historicamente, tem tendência a dar dinheiro, que são os EUA. Os indicadores económicos dos EUA não têm sido maus e a manter-se assim 2016 trará rendimento. O problema são os factores externos, como a China, que ninguém controla nem prevê, que podem afiambrar as hipóteses de fazer dinheiro! Mas caso isso aconteça, epá se perder algum olhe, azar, ao menos arriscou. Também pelos vistos não lhe vai fazer muita falta, pelo que nos deu a entender. 

Esta opinião que lhe estou aa dar pode parecer rude, mas não é essa a intenção. A intenção é ser cru e objetivo. Não é com eufemismos que a vida se leva e você é a prova disso ao conviver aqui connosco quando muitos da sua idade estão sem qualquer ocupação e a deixar que os últimos neurónios úteis da sua cabeça se encostem e joguem uma sueca. :-) 

Para terminar, admiro a sua preserverança e interesse em se manter activo naquilo que gosta e que lhe dá prazer, que é esta coisa de investir. Se é para jogar, ao menos que se jogue até ao fim! 

O "Patanisca" fez uma análise corretíssima. Leu a minha alma! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro,

Falando de uma forma muito aberta consigo, podia perder umas horas e construir-lhe uma carteira de fundos com pés e cabeça de acordo com o seu perfil de investimento. Mas perdoe-me a frontalidade,  não tenho tempo nem paciência, e acho que também não é isso que você precisa. Depois de ler alguns dos seus comentários, e alguns dos conselhos isolados que vai recebendo e que em nada o ajudam, vou tentar ajudá-lo, mas da forma correcta. Se eu lhe disser que High Yield vai subir brevemente e de forma sustentada, e que num futuro próximo deverá dar mais enfase a Acções Europeias do que dos EUA que ainda têm muito espaço para continuar em queda, estou-lhe a dar uma novidade que vai contra aquilo que penso ter absorvido recentemente aqui no fórum,  é a minha leitura. Como também não me sinto bem comigo mesmo se não o ajudar, vou tomar a liberdade de lhe enviar uma mensagem privada.

Um abraço.

Editado por lelo1520
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não dei qualquer tipo de recomendação no High Yield, fiz uma análise objectiva dos dois fundos que se encontram na 1ª página e de uma forma geral do mercado High Yield.

lelo1520 defendo que High Yield deverá sempre estar presente numa carteira, e corroboro na tua opinião, a tendência no High Yield poderá ser de subida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Best está a "promover" este fundo....

MERRILL LYNCH INVESTMENT SOLUTIONS - MARSHALL WACE TOPS UCITS FUND (MARKET NEUTRAL) C EUR AC

LU0333227550

Este tipo de fundos vale a pena?

Não irei adquirir era só mesmo para saber a vossa opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Venho aqui apenas para fechar o assunto que iniciei sobre a minha carteira de FI. Estive no banco e já assentamos o rumo a dar à carteira. Conversamos bastante e foi uma reunião bastante profícua. Não me aconselharam a vender nenhum dos títulos, antes "compor o ramalhete" com a aquisição de mais uns poucos, distribuídos por classes e geografia, de forma a ficar uma carteira mais equilibrada. Vou aplicar mais do que estava à espera, mas disseram-me que o período que atravessamos é convidativo a aquisições. Fiquei com uma carteira mais robusta, esperando eu que se possa valorizar medianamente nestes próximos 2 ou 3 anos. Não vou pensar muito nisso. O meu PFA, que já é senior no banco e tem muita experiência, ficou de me apresentar briefings mensais de acompanhamento para me manter informado e deixar-me descansado. Por uns tempos vou afastar-me um bocadinho destes assuntos para não me preocupar tanto. Acho que preciso. 

Cumprimentos a todos.

Editado por Ramiro Costa
    corrigir escrita
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Best está a "promover" este fundo....

MERRILL LYNCH INVESTMENT SOLUTIONS - MARSHALL WACE TOPS UCITS FUND (MARKET NEUTRAL) C EUR AC

LU0333227550

Este tipo de fundos vale a pena?

Não irei adquirir era só mesmo para saber a vossa opinião.

Se fores umas páginas mais atrás, tive a oportunidade de falar nesse fundo ( antes do Best agora o promover, apesar de ter descoberto que já o tinham feito há 1 ano lol )

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fores umas páginas mais atrás, tive a oportunidade de falar nesse fundo ( antes do Best agora o promover, apesar de ter descoberto que já o tinham feito há 1 ano lol )

Realmente já tinhas falado dele mas como não colocaste o nome só um hyperlink passou-me... até te tinha feito na altura uma questão sobre as comissões :)

Por exemplo, quando vês um fundo que aches interessante costumas "guarda-lo" em algum local para o manteres de baixo de olho? se sim como costumas fazer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente já tinhas falado dele mas como não colocaste o nome só um hyperlink passou-me... até te tinha feito na altura uma questão sobre as comissões :)

Por exemplo, quando vês um fundo que aches interessante costumas "guarda-lo" em algum local para o manteres de baixo de olho? se sim como costumas fazer?

Exacto foi isso mesmo, depois voltei a falar de novo.

Simples, meto-o nos favoritos :) e vou acompanhando a performance diariamente e comparando com outros fundos, neste caso não comparei com fundos da mesma categoria, apenas comparei com a evolução dos mercados e de fundos de acções, o que deu para perceber é que o mercado vinha a cair nos últimos meses, assim como os fundos de acções na generalidade, e este subiu devido á forma de gestão do mesmo, curtos em acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizes ganhos jeitosos referes-te a quanta percentagem?

Desde dia 07 deste mês (altura em que reforcei em 2 fundos da carteira), até hoje, valorizou no global +2,8%.
    Reforcei no CGD Lideres Globais e resultou em +5,3% e reforcei no Acções EUA e resultou em +4.5%.

Desta vez tive sorte.

No último reforço que fiz, antes do crash da China, no Acções Europa, ainda estou a -8.3%. :( e já esteve a -16.0%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas 

Falaste num fundo alternativo ao Pictet-Europe Index R EUR será que poderias dizer por qual optaste?

Já tenho a conta no Best activada por isso já posso começar a transferir o dinheiro... e estudar a possibilidade de entrar no mercado.

Na carteira que criei no Bloomberg Watchlist a simulação da distribuição 50% Pictet-USA Index R EUR, 50% Pictet-Europe Index R EUR, está no vermelho com o Total Gain de -169.73€ (-5.66%)

Conclusão os mercados continuam a cair... claro que nunca se vai adivinhar a altura ideal para entrar mas será que deve esperar mais um pouco e deixar cair ainda mais? Segundo o que escrevem alguns users se tivessem dinheiro para reforçar iriam fazê-lo para aproveitar a queda dos preços... Ora eu como estou para entrar também me interessa pagar o menos possível. 

De volta. Estes últimos tempos têm sido uma loucura em termos do trabalho...

Não sei se ainda interessa a resposta, mas cá vai: eu optei pelo "Pioneer Fds European Potential A EUR ND", isin: LU0271656307.

Comparando através da bloomberg, em 5 anos, esse pioneer superou esse pictet em mais de 50%.

O David, há uns tempos atrás, falou também num da THREADNEEDLE (salvo o erro era o "Threadneedle Pan European Smaller Companies Retail Net EUR Acc", isin: GB00B0PHJS66). Também me pareceu muito boa escolha.

Claro que me podem retorquir que o pictet e o pioneer apostam em classes de ações diferentes (o primeiro em grandes empresas, já estabelecidas; o segundo em pequenas empresas com grande potencial de crescimento). E que por isso não são comparáveis. A essa objeção eu respondo: não quero saber. Só me interessam os resultados. E esses falam por si.

Um abraço,

Mais alguém pode dar algum esclarecimento?

Como costumam fazer?

Para maior eficiência fiscal, e se estamos a falar de uma carteira de buy and hold, de longo prazo, o mais acertado é não resgatar e usar novos capitais (ou seja, injetar mais dinheiro na carteira) para efetuar os rebalanceamentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É curioso ser essa a ideia que tem dos "velhos"... Mentalmente, não me sinto em nada diferente de quando tinha quarenta ou cinquenta anos (vou nos "setenta"). O corpo pode moer-me e já não acompanhar-me, mas, graças a Deus, continuo vivo e lúcido. Não será o justificativo da idade que me impedirá de fazer o que eu ache mais correcto em termos das aplicações da minha poupança. Esse rótulo de que a partir de uma certa idade, os "velhotes" já não são capazes de gerir o que é seu e que se devem limitar a terem umas promissórias no banco porque não são capazes de mais ou melhor (e, já agora, que vão para um Lar, à espera da morte, para não incomodarem os filhos...) comigo, não colhe. Talvez esse dia chegue, mas, para já, sinto-me (ainda) com todas as faculdades mentais e tenho esperança.

O amigo Ninja perdoe-me se fui rude no comentário - não tem nada de pessoal, é claro - mas sinto essa questão no meu dia-a-dia. Posso ter idade e estar doente, mas não me sinto um empecilho inútil ou um incapaz. Aliás, rezo para que nunca chegue o dia em que sinta isso. O amigo compreenderá quando passar por isto. Mas agradeço muito o seu comentário, pois sei que foi sincero e bem intencionado.

Sr. Ramiro, 

Pare de falar na morte, que lhe faz mal. Além do mais, o nosso dia final só Deus sabe quando é.

Conto-lhe uma história pessoal. Lembro-me de ter 6 ou 7 anos e ouvir a minha avó paterna a queixar-se que qualquer dia morria. Passados uns anos, faleceu o meu avô e ela disse "que já não ficava cá a fazer nada...". Entretanto morreram todos os amigos que ela tinha, do tempo da juventude. Mais novos e mais velhos, um a um, ela foi ao funeral de todos. Morreu em Dezembro do ano passado, 30 anos depois de se ter começado a queixar que a morte estava próxima. Tinha 103 anos e faria 104 em janeiro deste ano. A pessoa mais velha da freguesia e, certamente, uma das mais velhas do país.

Por isso, há que tocar a vida para a frente e borrifar-se para a morte. Aliás, quem só pensa na tempestade, nunca chega a aproveitar o sol.

Cumprimentos,

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, qual é a vossa opinião sobre este fundo?

Pictet-Emerging Markets Index R EUR

LU0474968020

Teve uma queda bastante acentuada o que trouxe o fundo para valores próximos do valor "inicial" será de aproveitar?

Recordo que a minha estratégia é de apostar em fundos de índice e neste momento a minha carteira é constituída por:

50% PICTET-EUROPE INDEX R EUR

50% PICTET-USA INDEX R EUR

Eu não gosto muito de apostar em fundos emergentes globais, mas já tive o "Templeton Emerging Markets Smaller Companies", isin:  LU0300743431, e fui muito feliz com ele. Um dia hei-de a ele voltar. Aguardo por um cataclismo nos emergentes (talvez com a subida das taxas de juro nos EUA).

Em termos do desempenho, fazendo a comparação na bloomberg, em 5 anos o Templeton superou esse Pictet em 30%.

Um abraço,

Que belo fundo. Que pena tenho que não esteja disponível no BIG... Se calhar é desta que também vou abrir conta no Best...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se ainda interessa a resposta, mas cá vai: eu optei pelo "Pioneer Fds European Potential A EUR ND", isin: LU0271656307.

Comparando através da bloomberg, em 5 anos, esse pioneer superou esse pictet em mais de 50%.

O David, há uns tempos atrás, falou também num da THREADNEEDLE (salvo o erro era o "Threadneedle Pan European Smaller Companies Retail Net EUR Acc", isin: GB00B0PHJS66). Também me pareceu muito boa escolha.

Claro que me podem retorquir que o pictet e o pioneer apostam em classes de ações diferentes (o primeiro em grandes empresas, já estabelecidas; o segundo em pequenas empresas com grande potencial de crescimento). E que por isso não são comparáveis. A essa objeção eu respondo: não quero saber. Só me interessam os resultados. E esses falam por si.

Para mim, melhor do que esse Pioneer e do que o Threadneedle, sendo semelhante na classe de acções, é o MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX.

Em alternativa ao PICTET-EUROPE INDEX R EUR, não faltam fundos "Large Cap" com melhor comportamento, mas muito melhor.

Editado por Filip€
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um abraço,

Para maior eficiência fiscal, e se estamos a falar de uma carteira de buy and hold, de longo prazo, o mais acertado é não resgatar e usar novos capitais (ou seja, injetar mais dinheiro na carteira) para efetuar os rebalanceamentos.

Aqui a particularidade é que o Pictet-Europe Index R EUR "reflecte com precisão os movimentos do índice unitário da Europa MSCI Europe" em quanto os fundos que indicas tentam bater o índice através de uma gestão mais activa que se traduz depois em comissões mais altas.

Pelo que tenho lido no muito longo prazo existem poucos fundos que consigam bater os mercados.

A minha estratégia é preocupar-me pouco com os fundos, não faço market timing, é entrar no comboio aguentar a descidas e aproveitar as subidas. Por isso escolhi subscrever fundos de índice que se limitam a replicar os índices a que estão associados.

Atenção que não estou a dizer que é a estratégia perfeita mas acho que não é uma estratégia disparatada. Posso não aproveitar certos momentos do mercado mas também como não quero fazer uma gestão muito activa da minha carteira é subscrever, reforçar, rebalancear e esperar...

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim, melhor do que esse Pioneer e do que o Threadneedle, sendo semelhante na classe de acções, é o MFS Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04UGX.

Em alternativa ao PICTET-EUROPE INDEX R EUR, não faltam fundos "Large Cap" com melhor comportamento, mas muito melhor.

Esse não tenho disponível no BIG. Mas sim, é ainda melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )