Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

O problema é que por vezes as declarações contêm apenas os movimentos do ano anterior. Se compras num ano e vendes só alguns anos depois, a informação sobre o preço da compra está na declaração de há uns anos atrás - aí já obriga a manter o tal registo ou as folhas de excel :P

Mas espero que tenhas razão D@vid e que venha já tudo pré-preenchido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O problema é que por vezes as declarações contêm apenas os movimentos do ano anterior. Se compras num ano e vendes só alguns anos depois, a informação sobre o preço da compra está na declaração de há uns anos atrás - aí já obriga a manter o tal registo ou as folhas de excel :P

Mas espero que tenhas razão D@vid e que venha já tudo pré-preenchido...

Verdade, importante esse ponto, recordo-me muito disso nas acções, tinha-se de andar a ver o ano em que se comprou e o preço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém com fundos no Activobank?

Subscrevi os 3 fundos no dia 10/08/2015, um total de 4948.23€, mas aparece autorizado 4182.58€ e mais valias 4593.80€!?

ISIN LU0157183665 – JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged) 1926.88€

ISIN LU0248320581 – Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR  1013.58€

ISIN LU0252967707 - BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR  2007.77€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rentabilidades efectivas em 3 anos, o mesmo tempo de vida do nosso tópico.

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc    +29,64%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  -0,75%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  +2,85%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  +7,00%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg  +0,09%

E.S. Rendimento Plus FIA  +19,56%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd  +10,30%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR  +9,18%

Nordea-1 European Cross Credit E    +10,23%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  -3,06%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  +13,47%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  +0,63%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc  +11,76%

Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc Não existia á data de 9/10/2012

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ FIA +5,85%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +6,09%

E.S. Tesouraria Ativa  +4,62%

E.S. Rendimento FEIA    +4,71%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A  +9,96%

Invesco Balanced-Risk Alloc E  +3,12%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg €  +4,02%

MS INVF Global Balanced Risk Control B  +19,86%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc  +39,03%

Vontobel Fund Global Value Equity C  +39,00%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  +6,12%

Pictet Water-R EUR  +36,81%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR  +39,30%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc  +48,51%

Franklin European Growth N Acc  +30,78%

F&C European Small Cap A  +61,14%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  +51,21%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  +9,36%

Alken Absolute Return Europe A  +23,50%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P   +43,68%

Quanto a vocês não sei, por mim podem vir mais 3 anos iguais!!

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto a vocês não sei, por mim podem vir mais 3 anos iguais!!

Acompanho o David nos votos de "I migliori auguri" para as cotações dos fundos.

Sendo certo que "rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras", reconheço que os fundos são uma boa alternativa de investimento, assim se tenha informação relevante e conhecimentos para os seleccionar devidamente.

Presentemente, possuo uma posição pouco mais que residual em fundos. No entanto, tenho já "de lado", em stand-by, uma disponibilidade para aplicar numa carteira (não muito grande mas, dentro do possível, diversificada e com potencial de crescimento). Ainda falei há pouco tempo com o meu gestor do Best sobre esse assunto, contudo, ele aconselhou-me a aguardar mais um pouco. Na altura, vivíamos momentos de turbulência (de descidas generalizadas)  e ele achou melhor esperarmos. Mas é como digo, estou preparado para entrar de novo nos fundos de investimento, só me faltando a "peça essencial" que é a selecção criteriosa dos ditos fundos. Nesse capítulo, forçosamente, terei de confiar na competência do meu gestor do banco, porque eu não tenho conhecimentos financeiros para escolher cada um dos fundos que farão parte da carteira. Darei aqui o feedback.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Irei alterar alguns fundos na 1ª página, os de acções irão se manter, os mistos colocarei pelo menos mais 2, e nos de obrigações irei retirar pelo menos o Pimco Total Return.

Pequena análise:

Nos fundos de obrigações destacam-se os que se expuseram ás dividas soberanas da periferia, nomeadamente NB Ob Europa e NB Rendimento Plus, que aproveitaram muito bem os anos de 2012 e 2013 para proporcionarem rendimentos elevados, os fundos com exposição a dívidas investement grade elevada, acabaram por ter rendimento diminuto, também muito por culpa do ano de 2013, em particular nos meses de Maio e Junho, até hoje o Pimco Real Return não conseguiu recuperar, e com a mais que eminente subida de juros também não deverá recuperar no curto prazo, o High Yield, depois de 2012 onde obteve também rendimentos interessantes, tem obtido nos últimos anos rendimentos fracos, o que é perfeitamente natural, 2009 foi de facto o ano High Yield, antes do nosso tópico.

Nos fundos de liquidez/monetário, o NB Liquidez obteve um ano de 2012 e 2013 magníficos, todos sabemos o porquê, sendo agora um fundo 100% liquidez, o BIC de tesouraria só tem o nome, assim como o NB Tesouraria Activa.

Nos mistos, o MS INVF Global Balanced Risk Control B surpreende pela positiva, não havendo muitos mistos com estas rentabilidades em 3 anos, o Invesco por ser um fundo onde atira em vários alvos ( acções, obrigações e commodities ), acaba por ser um fundo um pouco limitado a nível de rentabilidades, apesar de ser um fundo único, acabando por ser interessante a esse nível.

Nos fundos de acções, os 3 fundos sectoriais, os únicos sectores onde aposto ( Água, Consumo e Infraestruturas ), obtiveram rentabilidades dentro daquilo que se previa, uma média de mais de 10%/ano, a não ser que haja uma hecatombe, prevê-se mais 3 anos a rondar as mesmas rentabilidades, o F&C European Small Cap A surpreende pela alta rentabilidade, 20%/ano, com o ano de 2012 e 2013 a serem brutais, 30% em cada, o resto destaque para o Pioneer que soube aproveitar a boa performance da América em 2013 e 2014.

Na generalidade, foram 3 anos muito bons, 3 anos que nos levaram a passar plos meses de quedas da retirada do QE por parte do FED, da Grécia, China, da indefinição do FED do aumento dos juros...etc etc, quem apostou em alguns fundos da nossa 1ª página em 9/10/2012 e os manteve até hoje, não deve estar arrependido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos fundos de obrigações destacam-se os que se expuseram ás dividas soberanas da periferia, nomeadamente NB Ob Europa e NB Rendimento Plus, que aproveitaram muito bem os anos de 2012 e 2013 para proporcionarem rendimentos elevados, os fundos com exposição a dívidas investement grade elevada, acabaram por ter rendimento diminuto, também muito por culpa do ano de 2013, em particular nos meses de Maio e Junho, até hoje o Pimco Real Return não conseguiu recuperar, e com a mais que eminente subida de juros também não deverá recuperar no curto prazo, o High Yield, depois de 2012 onde obteve também rendimentos interessantes, tem obtido nos últimos anos rendimentos fracos, o que é perfeitamente natural, 2009 foi de facto o ano High Yield, antes do nosso tópico.

David, por coincidência, um dos fundos que refere (penso que seja esse, pois há nomes/designações parecidos/as) consta da minha pequena carteira de fundos. Trata-se do PIMCO GIS US H YIELD BOND A (EUR HEDGED). A data de aquisição é de 2012. Estive a confirmar nas fichas de acompanhamento de carteira que o banco me envia trimestralmente e, de facto, confirmo o que o David refere. No início este fundo portou-se muito bem, com valorizações interessante, mas ultimamente... nem tanto. Neste último ano (de Setembro de 2014 a Setembro de 2015), a taxa de rend. anual desceu para metade.

Tive outra descida substancial. Foi no fundo de Obrigações TEMPLETON GLOBAL TOT RETURN EUR HEDGED N (data de aquisição 2010). Neste a descida foi até superior ao do PIMCO...

Quando verifiquei estas quedas, questionei o meu FA se não seria melhor agirmos (vender estes títulos e comprar outros). Ele respondeu-me que seria preferível aguardarmos mais um pouco, esperarmos mais umas semanas, e decidirmos depois de analisada a conjuntura. É a "conversa" habitual destes gestores...

Qual é a opinião do David e dos amigos deste fórum. Será melhor passar já a patacos o PIMCO e o TEMPLETON GLOBAL que possuo e, como o resultado da venda, comprar outros fundos em sua substituição? Que fundos aconselham? 

Muito agradeço uma orientação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas adianta opiniar alguma coisa contigo se afirmaste antes que o teu gestor é quem decide tudo?

Não percebeu o que eu escrevi (ou eu me expressei mal). O que afirmei foi que não tenho (in)formação nem conhecimentos nesta área dos fundos. Assim, reconhecendo as minhas limitações na matéria, terei de aceitar como boas as recomendações dadas pelo PFA do banco, que é um profissional. O que me resta?

A experiência ensina-me a duvidar muito destes conselhos (sei perfeitamente que os PFA são meros "vendedores" dos produtos do banco), contudo, tratando-se de fundos de investimento, não vejo como os PFA possam ser tendenciosos nos seus conselhos. Para eles, aconselharem Pimco, Blackrock, Templeton ou Fidelity deve ser o mesmo... digo eu. 

Mas claro, se os amigos aqui do fórum me quiserem dar uma ajuda - quer no que diz respeito à conveniência da venda dos fundos Pimco e Templeton que mencionei, quer à compra dos seus substitutos na minha carteira - se me quiserem ajudar, como é evidente, agradeço muito e assim evito ficar nas mãos do funcionário do banco. 

Editado por Ramiro Costa
    erro de escrita
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro os PFA têm objetivos e vender mais fundos de uma determinada empresa pode ser mais lucrativo para eles.

Sim, admito que seja assim. Mas talvez o sector dos fundos de investimento internacionais seja o segmento onde menos possa existir essa "tentação", por parte dos PFA, de influenciar o cliente em determinado sentido, sem que exista suporte ou justificação técnica. Isto sou eu a dizer, é claro. Se fosse num produto complexo/estruturado, essa "persuasão" (convencer o cliente a comprar) talvez seja mais real, agora nos fundos... suponho que não seja assim tão vincada essa possibilidade. 

Estou a pensar em bancos como o Best (é o meu caso), em que os PFA podem escolher de entre uma vasta lista de fundos que comercializam. Talvez num banco com uma oferta mais limitada ou com fundos próprios (do próprio banco) a situação seja diferente.

Como disse atrás, a minha "exposição" a fundos, neste momento, é bastante escassa (quer em número de títulos quer em montante aplicado). No entanto, estou a pensar aumentar essa exposição dentro de dias. Como não me sinto tecnicamente capaz de escolher os fundos a adquirir, não me resta outra possibilidade senão ouvir as recomendações dos ditos PFA. Terei de partir do principio de que eles são honestos e que vão apresentar-me uma carteira equilibrada e com potencial. Não imagina como eu gostaria de debater/rebater este assunto, taco a taco, com os gestores... Infelizmente, eles falam, falam (alguns até falam muito bem, são verdadeiros "experts" e dá gosto ouvi-los), mas eu não tenho argumentação para ripostar. Essa é que é a verdade, e acho que não fica mal eu assumi-lo aqui. 

Eu sei que a maioria dos frequentadores deste espaço são verdadeiros entendidos em finanças (e não compreendem as minhas limitações e dificuldades), mas digo aqui o que sinto, com humildade e sem hipocrisias, mantendo a minha postura de aprender sempre, aprender... até morrer!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, qual é a vossa opinião sobre este fundo?

Pictet-Emerging Markets Index R EUR

LU0474968020

Teve uma queda bastante acentuada o que trouxe o fundo para valores próximos do valor "inicial" será de aproveitar?

Recordo que a minha estratégia é de apostar em fundos de índice e neste momento a minha carteira é constituída por:

50% PICTET-EUROPE INDEX R EUR

50% PICTET-USA INDEX R EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro os PFA têm objetivos e vender mais fundos de uma determinada empresa pode ser mais lucrativo para eles.

´Não teremos todos nós? a não ser que sejamos funcionários públicos ( tipo serviços em finanças ou desse género ) de resto a nossa vida é um vende/compra, se somos patrões vendemos a nossa empresa para angariarmos clientes, somos empregados vendemos a "nossa" empresa de igual forma, eu quando vou aos CTT tenho a menina ao balcão até a querer-me vender a lotaria :) ( já nem falo nos CA) ,portanto quando um dia percebermos que vivemos numa sociedade do vende/compra deixamos de ter a mania de pensar que o tipo que está ali do outro lado ( seja banco seja o que for ), é um sacana que só tem objectivos e nos quer impingir porcarias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, qual é a vossa opinião sobre este fundo?

Pictet-Emerging Markets Index R EUR

LU0474968020

Teve uma queda bastante acentuada o que trouxe o fundo para valores próximos do valor "inicial" será de aproveitar?

Por enquanto eu tenho esse Fundo mas quando voltar a estar positivo irei resgatá-lo. Este Fundo embora seja recente, todavia podemos ver que nos ultimos 3 anos teve resultados muito maus. Talvez a longo prazo possa melhorar...provavelmente vai. Para mim é demasiadamente imprevisivel e volátil, logo não o usarei para longo prazo, preferindo diversificar/simplificar em USA  e Europa. Por outro lado, para um Fundo index têm ainda custos bastante elevados (1,19%) que até à data não compensam a rentabilidade..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por enquanto eu tenho esse Fundo mas quando voltar a estar positivo irei resgatá-lo. Este Fundo embora seja recente, todavia podemos ver que nos ultimos 3 anos teve resultados muito maus. Talvez a longo prazo possa melhorar...provavelmente vai. Para mim é demasiadamente imprevisivel e volátil, logo não o usarei para longo prazo, preferindo diversificar/simplificar em USA  e Europa. Por outro lado, para um Fundo index têm ainda custos bastante elevados (1,19%) que até à data não compensam a rentabilidade..

Subscrevo a opinião.

E acrescento que não se prevê bons ventos para os emergentes nos próximos tempos, pelo que o preço do fundo estando baixo, eu diria que ainda irá baixar mais quando a FED começar a subir as taxas de juro. Aí os emergentes que pedem financiamento aos EUA vão sofrer, com custos de importação superiores.

São áreas muito voláteis, não me seduzem para o longo prazo. Prefiro EUA e Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, então sendo assim não vou mexer na minha carteira... e reforçarei os fundos que já tenho que cobrem os USA e Europa.

O que me chamou a atenção no fundo que mencionei foi a questão de ter levado um tombo e a cotação neste momento está baixa em relação ao que estava anteriormente... Claro que pode baixar ainda mais mas já se viu que pode ter subidas interessantes. Mas neste momento talvez seja melhor estar quieto e ir acompanhando do lado de fora.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, então sendo assim não vou mexer na minha carteira... e reforçarei os fundos que já tenho que cobrem os USA e Europa.

O que me chamou a atenção no fundo que mencionei foi a questão de ter levado um tombo e a cotação neste momento está baixa em relação ao que estava anteriormente... Claro que pode baixar ainda mais mas já se viu que pode ter subidas interessantes. Mas neste momento talvez seja melhor estar quieto e ir acompanhando do lado de fora.

Levou um tombo...mas um tombo a partir de uma situação de subida excepcional, exagerada e muito rápida (por causa da China); se vir os valores antes deste pico, o valor actual está praticamente ao mesmo nível dos valores habituais, ou seja, nem demasiado caro nem demasiado barato. Não me parece que seja uma boa altura para entrar, nem a curto nem a longo prazo, pois nem sequer é um verdadeiro dip.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

´Não teremos todos nós? a não ser que sejamos funcionários públicos ( tipo serviços em finanças ou desse género ) de resto a nossa vida é um vende/compra, se somos patrões vendemos a nossa empresa para angariarmos clientes, somos empregados vendemos a "nossa" empresa de igual forma, eu quando vou aos CTT tenho a menina ao balcão até a querer-me vender a lotaria :) ( já nem falo nos CA) ,portanto quando um dia percebermos que vivemos numa sociedade do vende/compra deixamos de ter a mania de pensar que o tipo que está ali do outro lado ( seja banco seja o que for ), é um sacana que só tem objectivos e nos quer impingir porcarias.

Acompanho-o; David,  na frieza e lucidez da sua análise. De facto, nos dias de hoje, não podemos contar com opiniões idóneas e imparciais de quem nos bancos nos vende os produtos financeiros. Tudo está "contaminado" pelo lucro e pelos interesses corporativos ou particulares dos indivíduos com que nos cruzamos. Não há que fazer juízos de valor mas apenas... constatar os factos.

Isso mostra à evidencia e justifica a dificuldade que eu tenho sentido (eu como muitos outros "séniores" como eu) em movimentar-me nestes meandros tão especializados dos fundos e das aplicações financeiras "complexas" ou "estruturadas", que requerem conhecimentos e informação especializada.

Mas voltando ao assunto dos fundos. Que conselho me dão, por favor, relativamente aos fundos PIMCO GLOBAL INVESTORS SERIES plc US HIGH YIELD BOND FUND E Acc EUR (Hdg) (IE00B11XZ764) TEMPLETON GLOBAL TOTAL RETURN FUND CLASS N Acc EUR-H1 (LU0294221253) que tenho em carteira e que, numa análise anual, se encontram "no vermelho"?

Li aqui a dica do David que seria de vender o Pimco High Yield, dado a previsível subida das taxas de juro nos EUA, mas relativamente ao "meu" Templeton, que até teve uma descida mais pronunciada que o Pimco, também será de vender? Acham que devo vender os dois? No próximo futuro, não têm o prognóstico de recuperação? E se os vender, a seguir, quais me aconselham comprar?

Vi neste site de referência uns conselhos sobre fundos, mas são fundos para gente nova aplicar para a reforma, daqui a muitos anos, o que não é propriamente o meu caso. Antes fosse... Portanto, para mim estes fundos não devem ser adequados. Serão quais? Numa perspectiva de 2 ou 3 anos. Acho que devo chegar até lá (Deus queira).

Se os amigos me puderem dar uma orientação, eu agradeço reconhecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vi neste site de referência uns conselhos sobre fundos, mas são fundos para gente nova aplicar para a reforma, daqui a muitos anos, o que não é propriamente o meu caso. Antes fosse... Portanto, para mim estes fundos não devem ser adequados. Serão quais? Numa perspectiva de 2 ou 3 anos. Acho que devo chegar até lá (Deus queira).

Se os amigos me puderem dar uma orientação, eu agradeço reconhecido.

Sr. Ramiro,

Vai ser dificil alguém "isento" dar-lhe aqui sugestões concretas sobre quais os melhores e mais adequados fundos para si atendendo à sua situação (idade/saúde). Como ouvi alguém dizer, nos 60s e 70s, a pessoa devia estar era a pensar na melhor forma de ir gastando o que amealhou e deixar de continuar a ver o dinheiro como um fim em si e não um meio. Contudo, respeito as suas opções e sua personalidade. Penso é que ninguém aqui está disponivel para lhe indicar bons Fundos mas que todavia estão inerentemente ligados a riscos elevados, pois provavelmente daqui a uns tempos teriam que levar com as suas lamentações por ter seguido os conselhos apresentados, nomeadamente porque nem sequer somos pagos para isso. O seu Gestor é pago, por isso ele que se aguente com o descontentamento do cliente, caso as coisas corram mal. 

Atrevo-me não obstante a dizer que se eu estivesse na sua situação, ou optaria por fundos de obrigações a curto prazo (que neste momento não rendem quase nada, mas em 2/3 anos sempre poderão gerar algum rendimento e, pelo menos teoricamente, sem grande risco, ou, iria/reforçaria para Certificados do Tesouro, e/ou para algum fundo de tesouraria ou DP que eventualmente fosse aparecendo e que fosse melhorzinho.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro,

Como ouvi alguém dizer, nos 60s e 70s, a pessoa devia estar era a pensar na melhor forma de ir gastando o que amealhou e deixar de continuar a ver o dinheiro como um fim em si e não um meio.

Admiro o espírito do Sr. Ramiro mas concordo com o 5coroas no que ele disse... chega-se a uma idade que devemos aproveitar e colher os frutos de toda uma vida de trabalho e investimentos.

Não estou a dizer para se gastar tudo "à maluca" mas aproveitar mais o dinheiro que se tem e em termos de investimento abrandar e pensar no curto prazo sem grandes esperanças de grandes rendibilidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro,

(...) Penso é que ninguém aqui está disponivel para lhe indicar bons Fundos (...) nomeadamente porque nem sequer somos pagos para isso. 

Não tenho nesse conceito os intervenientes deste fórum, mas compreendo e registo a essência das suas palavras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Admiro o espírito do Sr. Ramiro mas concordo com o 5coroas no que ele disse... chega-se a uma idade que devemos aproveitar e colher os frutos de toda uma vida de trabalho e investimentos.

Não estou a dizer para se gastar tudo "à maluca" mas aproveitar mais o dinheiro que se tem e em termos de investimento abrandar e pensar no curto prazo sem grandes esperanças de grandes rendibilidades.

Agradeço o seu comentário, FoxNinja. Já abrandei bastante relativamente aos meus padrões habituais, mas não sou muito de estar parado e convivo mal com ineficiências ou falta de rigor na gestão do que se encontra à nossa responsabilidade. Sempre fui assim, quer durante a minha (longa) vida activa, quer agora em que estou mais na "segunda linha" em termos empresariais. Todos me dizem o mesmo (então em casa, nem imagina...), mas isto são forças que temos dentro de nós e só se apagarão quando, um dia, o Criador nos chamar. Até lá, moderando excessos que a idade já não acompanha (ai não, não...), procurarei ser feliz como sempre fui, trabalhando e ajudando o meu semelhante em algumas acções de voluntariado em que estou envolvido.

Relativamente ao assunto que coloquei, e que se encontra no âmbito deste fórum, fiquei triste ao ler aquela resposta de que "ninguém aqui está disponivel para lhe indicar bons Fundos (...) nomeadamente porque nem sequer somos pagos para isso" . Nem sei bem o que pensar, mas fiquei sentido. Enfim, adiante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Talvez o comentário não fosse assim tão directo como parece... talvez o que ele quis dizer é que não se vai arriscar a aconselhar fundos e depois estes mais tarde podem não corresponder às expectativas. Depois o Sr. Ramiro vem se dizer que a culpa é deste e daquele. O PFA do banco como é pago para o "servir" deve acartar com a responsabilidade.

Deve ter sido isso que ele quis dizer... acho eu.

Acha que eu alguma vez vinha aqui pedir responsabilidades ou atribuir "culpas"(??) aos elementos deste fórum que, de uma forma desinteressada e altruísta, correspondessem a um pedido meu de ajuda, dando-me a sua opinião sobre este ou aquele fundo? Isso nem me passa pela cabeça! Alias, era o que faltava! Não somos miúdos... Nem eu tenho o hábito de transferir para terceiros a responsabilidade dos actos que pratico. Não é esse o meu carácter. Pelo contrário! Assumo, como sempre assumi, de cara levantada a responsabilidade dos meus actos e decisões, não me escondendo/acobardando atrás de ninguém. Portanto, caro "Fox Ninja", essa questão não se coloca. De todo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )