Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Caro Fox Ninja, 

Sobre a diferença, a explicação dada pela Pictet é a seguinte:

Para o P: "The ( P ) Units are especially intended for private investors."

Para o R: "The ( R ) Units are only reserved for private investors who subscribe through the official distribution network of the Pictet Group which covers the countries abroad in which the USA Index ( class R ) compartment is registered".

Parece, assim à primeira vista, e se bem entendi a explicação, que é uma divisão feita pela Pictet, reservando a subscrição da classe R para subscritores privados de determinados países. Irrelevante para o que nos diz respeito, portanto...

Sobre os mistos, é uma opção muito pessoal. Tu é que vais ter de decidir. Eu gosto muito do Nordea Stable Return (isin: LU0227385266). Gosto muito dele, não pelas subidas mas antes por aquilo não desce quando os mercados generalizadamente descem. Se fosse eu a decidir, seria a minha escolha.

Mas tudo depende do risco que queiras assumir. Há quem goste muito do Fidelity Moderate Growth (isin: LU0056886558), que já é um pouco mais arriscado.

Em todo o caso, és tu quem decide. Eu sugeri a inclusão de um misto, mas tu até podes preferir voltar à tua ideia original de ter só fundos de ações, ou até  preferires incluir um fundo de obrigações em vez de um misto. Tu é que vais ter de assumir a responsabilidade futura das opções que agora tomares.

Boas 

Falaste num fundo alternativo ao Pictet-Europe Index R EUR será que poderias dizer por qual optaste?

Já tenho a conta no Best activada por isso já posso começar a transferir o dinheiro... e estudar a possibilidade de entrar no mercado.

Na carteira que criei no Bloomberg Watchlist a simulação da distribuição 50% Pictet-USA Index R EUR, 50% Pictet-Europe Index R EUR, está no vermelho com o Total Gain de -169.73€ (-5.66%)

Conclusão os mercados continuam a cair... claro que nunca se vai adivinhar a altura ideal para entrar mas será que deve esperar mais um pouco e deixar cair ainda mais? Segundo o que escrevem alguns users se tivessem dinheiro para reforçar iriam fazê-lo para aproveitar a queda dos preços... Ora eu como estou para entrar também me interessa pagar o menos possível. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Caro Fox Ninja, 

Sobre a diferença, a explicação dada pela Pictet é a seguinte:

Para o P: "The ( P ) Units are especially intended for private investors."

Para o R: "The ( R ) Units are only reserved for private investors who subscribe through the official distribution network of the Pictet Group which covers the countries abroad in which the USA Index ( class R ) compartment is registered".

Parece, assim à primeira vista, e se bem entendi a explicação, que é uma divisão feita pela Pictet, reservando a subscrição da classe R para subscritores privados de determinados países. Irrelevante para o que nos diz respeito, portanto...

No Best só temos o R online; sabem se é possível obter também o P ? Pergunto isto porque vi em outros bancos que o P tem custos mais baixos que o R, mas tem também valores de investimento minimos mais elevados. Alguém tem os Pictet P (europa,Usa,emergentes,etc) no Best ou em outro Banco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conclusão os mercados continuam a cair... claro que nunca se vai adivinhar a altura ideal para entrar mas será que deve esperar mais um pouco e deixar cair ainda mais? 

A doutrina dos investimentos a longo prazo reza que....quanto mais cedo entrar melhor. Pode amanhã ou passado descer ainda mais, mas pode também subir repentinamente e aí era bom que estivesse dentro. Tenha em consideração que os movimentos nos mercados a curto prazo são quase sempre aleatórios e imprevisiveis, por isso esperar pode significar ganhar um pouco mais ou perder um pouco mais, ora isto a longo prazo é irrelevante.Não fique é paralizado à espera do momento perfeito (analysis paralysis)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A doutrina dos investimentos a longo prazo reza que....quanto mais cedo entrar melhor. Pode amanhã ou passado descer ainda mais, mas pode também subir repentinamente e aí era bom que estivesse dentro. Tenha em consideração que os movimentos nos mercados a curto prazo são quase sempre aleatórios e imprevisiveis, por isso esperar pode significar ganhar um pouco mais ou perder um pouco mais, ora isto a longo prazo é irrelevante.Não fique é paralizado à espera do momento perfeito (analysis paralysis)

Deixe-me só complementar com o seguinte: a informação é poder, e como tal, se se estiver atento ao cenário macroeconómico global, consegue-se pelo menos não entrar num carro que já vai em despiste. 

O mercado está com volatilidade ao rubro, ontem e anteontem estava tudo a vender, hoje foi tudo comprar, certamente que amanhã se vão lembrar de vender novamente. Mas o que é importante são os dados dos indicadores económicos das grandes economias. E se analisarmos por aí eu concluo que ainda há muita indefinição.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Enquanto o VIX não baixar dos 20 pontos, o ideal é andar pelos 15, a volatilidade será o pão nosso de cada dia, nos últimos 10 anos apenas em 2008 e 2011 tivemos níveis de volatilidade tão grandes, apesar que nesses anos a mesma foi praticamente do dobro do que agora ( muitos de vós nem sonham o que se passou em 2008 e talvez  nem 2011), portanto este nível de volatilidade até acaba por não ser nada de extraordinário em comparação com esses 2 anos.

Era importante a FED anunciar a subida das taxas em Outubro, dissipava todas as dúvidas e a partir daí os mercados já sabiam com o que contar, e na minha perspectiva poderia nos levar a um bom final de ano, quanto mais se adiar esse anuncio concreto mais a volatilidade vai atacar o mercado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro,

Respeito e aceito plenamente as suas palavras,

Têm que optar em investir de acordo com as  circunstâncias que envolvem a sua vida. Seria um tolo se e de acordo com o que escreveu, andasse a arriscar em investimentos que podem de um momento para outro afundar e demorar anos até voltarem à superficie, quanto mais a ter rentabilidade. A minha estratégia está assim defenida porque ainda estou nos quarentas, tenho um emprego bastante seguro, uma inclinação natural para o frugalismo e um desprendimento epicurista pelos luxos e afins, (bem como uma boa aceitação da nossa breve passagem por este mundo e da inevitabilidade da morte que ajuda a relativizar todos os medos e riscos). 

Não faça investimentos que lhe possam tirar a serenidade e ainda piorar a saúde; se têm problemas de saude e a idade já pesa, é melhor gastar o precioso tempo com outras coisas mais agradáveis e seguras. Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar: Menor rentabilidade mas menor risco. Arrependimentos de não ter começado a investir mais cedo também são uma tolice, pois remoer no que poderiamos ter feito e não fizemos antes é inutil e traz sofrimento desnecessário. Cada um que faça o que melhor souber e puder e depois é aceitar os  dados que o acaso (ou o destino) nos derem.

Caro "5 coroas" e amigos,

Voltando à questão dos "reforços" que aqui falaram há dias, eu penso que se referiam apenas e exclusivamente aos fundos de investimento, correcto? Aplicar mais dinheiro na compra de (mais) UP de fundos que já detêm ou então comprar outros fundos que ainda não possuam, mas que vejam que têm possibilidades de progressão/subida no próximo futuro. Era a isso que se referiam basicamente, não? Não se referiam a outros produtos financeiros?

Então, pelo visto, as minhas últimas aplicações não respeitaram esse vosso conselho. Talvez tenha agido mal... Fui à subscrição das Obrigações do futebol e apanhei uma "barrigada" de obrigações do clube do Porto (disseram-me no banco que ia haver um grande rateio e afinal foi o que se viu... o que vale é que paga um cupão razoável para os dias de hoje); depois apliquei também algum (menos) num estruturado do Best (EUR 5Y BASKET ZERO RECOVERY CLN) a uma taxa de 5,80% TANB a 5 anos. 

Agora, desde Agosto que estou parado, embora tenha uma "espinha na garganta". Antes de ir de férias deixei a liquidez que tinha (pouca coisa) num fundo de tesouraria (pensando eu que estava a ser previdente) e o que vejo, quando cheguei, é que esse fundo tem descido consideravelmente, ao contrário daquilo que eu esperava para um fundo de curto prazo (o ES Liquidez, de há uns anos atrás, habituou-me mal...).

O nosso amigo David já me explicou, aqui neste fórum, o porquê desta situação (o fundo, embora se designe de "tesouraria", aplica quase 50% do valor da carteira em Obrigações e eu desconhecia esse "pormenor"... liguei apenas ao nome). Ora, agora estou numa situação aborrecida porque não quero sair deste fundo a perder dinheiro (como estou presentemente). A ideia era ter lá o dinheiro no máximo 1 mês e agora, com cotações da UP tão baixas (esta semana desceu quase todos os dias...), estou a adiar, adiar, adiar, o resgate, a ver se a cotação recupera. Vou esperar mais umas semanas e ver como reage o fundo. Também, verdade seja dita, não me têm surgido grandes oportunidades para aplicar aquela minha poupança... 

Mas talvez devesse ter dado, tal como os amigos dizem, mais atenção aos fundos de investimento internacionais... Em vez de ter andado pelas Obrigações do futebol e pelos estruturados do Best, talvez não fosse pior ideia ter-me ficado pelos fundos... Haverá, presentemente, algumas boas oportunidades para entrar? O dinheiro não é elástico, mas talvez desse para entrar, devagarinho, em 2 ou 3 fundos na perspectiva de aproveitar uma "entrada por baixo" na cotação. Os amigos recomendam-me algum/alguns em particular? Vou ler os artigos mais recentes que escreveram aqui. 

Obrigado.

P.S. Patanisca: pode esclarecer-me, por favor, a que se referem as 4 colunas das tabelas que editou? Diz tratar-se de um "comportamento semestral", mas como são 4 colunas, não serão dados trimestrais (os 4 trimestres do ano)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro "5 coroas" e amigos,

Voltando à questão dos "reforços" que aqui falaram há dias, eu penso que se referiam apenas e exclusivamente aos fundos de investimento, correcto? Aplicar mais dinheiro na compra de (mais) UP de fundos que já detêm ou então comprar outros fundos que ainda não possuam, mas que vejam que têm possibilidades de progressão/subida no próximo futuro. Era a isso que se referiam basicamente, não? Não se referiam a outros produtos financeiros?

Então, pelo visto, as minhas últimas aplicações não respeitaram esse vosso conselho. Talvez tenha agido mal... Fui à subscrição das Obrigações do futebol e apanhei uma "barrigada" de obrigações do clube do Porto (disseram-me no banco que ia haver um grande rateio e afinal foi o que se viu... o que vale é que paga um cupão razoável para os dias de hoje); depois apliquei também algum (menos) num estruturado do Best (EUR 5Y BASKET ZERO RECOVERY CLN) a uma taxa de 5,80% TANB a 5 anos. 

Agora, desde Agosto que estou parado, embora tenha uma "espinha na garganta". Antes de ir de férias deixei a liquidez que tinha (pouca coisa) num fundo de tesouraria (pensando eu que estava a ser previdente) e o que vejo, quando cheguei, é que esse fundo tem descido consideravelmente, ao contrário daquilo que eu esperava para um fundo de curto prazo (o ES Liquidez, de há uns anos atrás, habituou-me mal...).

O nosso amigo David já me explicou, aqui neste fórum, o porquê desta situação (o fundo, embora se designe de "tesouraria", aplica quase 50% do valor da carteira em Obrigações e eu desconhecia esse "pormenor"... liguei apenas ao nome). Ora, agora estou numa situação aborrecida porque não quero sair deste fundo a perder dinheiro (como estou presentemente). A ideia era ter lá o dinheiro no máximo 1 mês e agora, com cotações da UP tão baixas (esta semana desceu quase todos os dias...), estou a adiar, adiar, adiar, o resgate, a ver se a cotação recupera. Vou esperar mais umas semanas e ver como reage o fundo. Também, verdade seja dita, não me têm surgido grandes oportunidades para aplicar aquela minha poupança... 

Mas talvez devesse ter dado, tal como os amigos dizem, mais atenção aos fundos de investimento internacionais... Em vez de ter andado pelas Obrigações do futebol e pelos estruturados do Best, talvez não fosse pior ideia ter-me ficado pelos fundos... Haverá, presentemente, algumas boas oportunidades para entrar? O dinheiro não é elástico, mas talvez desse para entrar, devagarinho, em 2 ou 3 fundos na perspectiva de aproveitar uma "entrada por baixo" na cotação. Os amigos recomendam-me algum/alguns em particular? Vou ler os artigos mais recentes que escreveram aqui. 

Obrigado.

P.S. Patanisca: pode esclarecer-me, por favor, a que se referem as 4 colunas das tabelas que editou? Diz tratar-se de um "comportamento semestral", mas como são 4 colunas, não serão dados trimestrais (os 4 trimestres do ano)?

Obrigado pelo reparo. Sim são trimestres e não semestres. Fiz confusão. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como disse na minha mensagem anterior, tenho estado a pesquisar neste fórum e noutros especializados na net, a possibilidade de constituir uma carteira de fundos, aliás como aqui os amigos recomendam. Estava eu a recolher os nomes de diversos fundos aconselhados pelos frequentadores dos fóruns, quando deparei com um comentário que me remeteu para a Proteste e para o protocolo que eles têm com uma empresa financeira de nome Optimize. 

Eu já tinha lido sobre isso há tempos/anos atrás, mas, confesso, varreu-se-me completamente da memória (que já não é o que era...) e só agora, ao ler estes sites, voltou novamente ao meu conhecimento, à minha cabeça. Daí perguntar-me se será uma boa alternativa subscrever este protocolo com a Proteste/Optimize e, desta forma, entrar/constituir uma carteira de fundos.

Os amigos o que acham? Esta empresa Optimize é de confiança? Estar associada à Deco/Proteste dá-lhe alguma credibilidade, mas hoje em dia nunca se sabe... Que acham?

Tendo eu já conta aberta no Best e no Big, esta Optimize pode acrescentar algo de especial (em termos de gestão, de rentabilidade da carteira e na escolha dos fundos) que estes bancos não o façam?

O que me aconselham fazer: "entrar" nos fundos através de "escolha própria" (aqui teria de ser eu próprio a escolher/seleccionar 3 ou 4 fundos, diversificados, para iniciar a minha carteira) ou será mais prudente, no meu caso que percebo quase nada de finanças, "entrar" nos fundos pela mão dos bancos ou deste protocolo da Optimize com a Deco/Proteste?

Os amigos o que me recomendam fazer?

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não considero que tenha feito mal em investir nas obrigações ou no estruturado Ramiro, mas sim, aqui fala-se apenas em Fundos, apesar por vezes vir á baila outras alternativas mas o base são os fundos.

Eu continuo maravilhado com este fundo, a performance que tem tido nos últimos 3 e 6 meses deita por terra que todos os fundos estão a cair, há muito tempo que um fundo não em enchia as medidas, no entanto não é um fundo para "ganhar" dinheiro, é um fundo, que dado á alta volatilidade que se tem assistido este ano, se comporta de uma forma espectacular, sendo uma alternativa para "estacionar" o capital com um alto rendimento, no último ano teve 11 meses positivo, o pior ano foi o ano de 2008 onde caiu perto de 5%, deverão estar recordados que fundos de acções caíram em média acima dos 30%.

Só depois de o descobrir, é que nas pesquisas apanhei o Best a recomendá-lo em Outubro de 2014!!!!, ainda dizemos mal dos bancos ahah, já o tinham debaixo de olho há 1 ano, e só há cerca de mês e meio é que dei conta dele.

Ramiro, Optimize presta um serviço aos associados da DECO no aconselhamento de fundos, eles fazem carteiras modelos e aplicam, o mesmo que outros bancos fazem, pelo que não é nada de novo, estar a aplicar na Optimize, no Best, no BiG ou Invest é igual, têm todos carteiras modelo, e duvido que Optimize consiga ter tantos fundos como o Best ou outros bancos, é apenas um chamariz, da mesma forma que os CTT levam as pessoas a aplicarem o seu dinheiro em dívida do estado, a DECO pelo seu "bom" nome leva as pessoas a aplicarem o dinheiro em fundos, onde o podem fazer noutro sitio qualquer, é a minha opinião.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid o fundo que indicas tem é umas comissões "puxadinhas" não?

A tua estratégia é fazer market timing com esse fundo?

Já tinha mencionado várias vezes que as comissões em fundos para mim são secundárias, a não ser que tenham comissões de subscrição ou de resgate, comissões de gestão nem olho para elas, se acho que uma comissão de 2% é alta? sim é alta, mas será que não tem valido a pena neste fundo? eu acho que sim, se me saisse 2% da conta pensaria duas vezes, mas como as comissões já estão descontadas nas performances é como tenho dito, não olho sequer para elas, interessa-me a politica de gestão e performance dos fundos.

Eu não tenho o fundo, mantenho o que tenho, no entanto se tivesse capital novo ou se tivesse entrado nos fundos num espaço de tempo muito curto, talvez ponderasse o resgate e estacionar o capital nele, pode-se dizer que talvez fosse uma espécie de market timming, mas pode muito bem ser um fundo para fazer parte de uma carteira em detrimento por exemplo de fundos de tesouraria, claro que o fundo também sobe e desce, mas olhando para o histórico e a politica de investimento no market neutral, parece-me uma excelente escolha actualmente, é que baste comparar os rácios de volatilidade e performance com os restantes fundos de acções, não que sejam fundos iguais óbvio, mas fica-se com a tal noção que afinal nem todos os fundos têm caído, e fico cada vez mais com a certeza que existe sempre uma alternativa nos fundos, ao contrário de outros instrumentos financeiros em que o mercado é quem mais impera.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já tinha mencionado várias vezes que as comissões em fundos para mim são secundárias, a não ser que tenham comissões de subscrição ou de resgate, comissões de gestão nem olho para elas, se acho que uma comissão de 2% é alta? sim é alta, mas será que não tem valido a pena neste fundo? eu acho que sim, se me saisse 2% da conta pensaria duas vezes, mas como as comissões já estão descontadas nas performances é como tenho dito, não olho sequer para elas, interessa-me a politica de gestão e performance dos fundos.

Eu não tenho o fundo, mantenho o que tenho, no entanto se tivesse capital novo ou se tivesse entrado nos fundos num espaço de tempo muito curto, talvez ponderasse o resgate e estacionar o capital nele, pode-se dizer que talvez fosse uma espécie de market timming, mas pode muito bem ser um fundo para fazer parte de uma carteira em detrimento por exemplo de fundos de tesouraria, claro que o fundo também sobe e desce, mas olhando para o histórico e a politica de investimento no market neutral, parece-me uma excelente escolha actualmente, é que baste comparar os rácios de volatilidade e performance com os restantes fundos de acções, não que sejam fundos iguais óbvio, mas fica-se com a tal noção que afinal nem todos os fundos têm caído, e fico cada vez mais com a certeza que existe sempre uma alternativa nos fundos, ao contrário de outros instrumentos financeiros em que o mercado é quem mais impera.

Mas esse fundo diz na ficha da Morningstar que tem uma comissão de subscrição de 5%.  Está correcto ou estou enganado?

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas esse fundo diz na ficha da Morningstar que tem uma comissão de subscrição de 5%.  Está correcto ou estou enganado?

O que interessa é o que diz a ficha nos bancos e não na Morningstar, a Mornigstar faz um apanhado das comissões das várias instituições e coloca as mais altas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que interessa é o que diz a ficha nos bancos e não na Morningstar, a Mornigstar faz um apanhado das comissões das várias instituições e coloca as mais altas.

D@vid diga-me p.f. se o fundo que se está a tratar é LU0333227550 ou outro.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FoxNinja,

O valor apresentado é o valor máximo de comissão. Vale o que vale. Só te irá ser cobrado o valor de comissão de gestão. E mesmo esse só será descontado na performance do fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O VIX segue abaixo dos 20 pontos, o que traduz num sentimento de menor volatilidade dos mercados, embora ainda não se possa dizer que a mesma está fora do horizonte, penso mesmo que o ideal seria cair abaixo dos 15 para dizermos que os mercados estariam estabilizados. 

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado.

Sr. Ramiro Costa,

Como reagiria se os FI que porventura agora adquirisse daqui a uns meses caíssem 10%, 20%, 30% ou mais? Teria a serenidade e paciência (e a disponibilidade temporal e financeira) para suportar as "perdas" e esperar que voltassem a recuperar (podendo isso significar esperar anos)? Ou iria resgatar com perdas? É que a hipotese deste cenário acontecer é altamente provável a qualquer momento. Está verdadeiramente preparado para aceitar estes riscos e acarretar sem angustia as eventuais consequências? Pelo que tenho lido dos seus comentários, a mim parece-me que não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro Costa,

Como reagiria se os FI que porventura agora adquirisse daqui a uns meses caíssem 10%, 20%, 30% ou mais? Teria a serenidade e paciência (e a disponibilidade temporal e financeira) para suportar as "perdas" e esperar que voltassem a recuperar (podendo isso significar esperar anos)? Ou iria resgatar com perdas? É que a hipotese deste cenário acontecer é altamente provável a qualquer momento. Está verdadeiramente preparado para aceitar estes riscos e acarretar sem angustia as eventuais consequências? Pelo que tenho lido dos seus comentários, a mim parece-me que não.

Caro "5 coroas",

Essa pergunta que formula é a mesma que fazem os bancos quando traçam o perfil do investidor que a lei agora exige. O amigo porventura esquece-se que eu já ando por cá há muitos anos (se calhar, há anos de mais...) e que já vivi muita tragédia... Mas tudo bem, respondo-lhe a todas as perguntas de coração aberto.

"Como reagiria se os FI que porventura agora adquirisse daqui a uns meses caíssem 10%, 20%, 30% ou mais?" R: Ficava triste, claro.

"Teria a serenidade e paciência (e a disponibilidade temporal e financeira) para suportar as "perdas" e esperar que voltassem a recuperar (podendo isso significar esperar anos)?"  R: Sim, teria "serenidade", "paciência" e "disponibilidade financeira" para suportar perdas. Quanto à "disponibilidade temporal", o mais certo é eu já não estar cá para assistir aos eventuais fracassos das aplicações. Contudo, pior do que já andam...

"Ou iria resgatar com perdas?" R. Se fosse aconselhado a tal, sim. Sei que não se equiparam a FI, mas até há pouco tempo tive acções, compradas ainda no séc.XX e a valores altíssimos, que vendi ao preço da "uva mijona". Fui adiando a venda "ad eterno" - aguardando por um milagre - e acabei vendendo com elevado prejuízo. Disseram-me no banco que não valia a pena manter aquelas acções, cuja cotação se arrasta na bolsa ao nível das décimas de milésima (uma vergonha!) e então vendi. Apanhei uma "paulada" desgraçada, mas que hei-de fazer? A vida continua!... 

"Está verdadeiramente preparado para aceitar estes riscos e acarretar sem angustia as eventuais consequências?" R: Esse não é o tipo de pergunta que se faça a uma pessoa da minha idade, que já viveu toda a vida e já viu (quase) tudo o que tinha para ver. As nossas "angustias" são outras... Ainda no outro dia, quando o amigo falou no "longo prazo" e usou expressões como "daqui a 20 anos", imagine o que eu senti... Tenho problemas de saúde complicados (e a minha mulher também não vai melhor, infelizmente) e passar mais um Inverno será já, nesta fase, um penhasco enorme que não sei se conseguirei/conseguiremos transpor. Tenho consciência da minha condição e, como deve compreender, não gostaria de falar disso aqui.

Espero ter respondido às suas questões.

Saudações cordiais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro Costa só por curiosidade... que idade tem?

Está sempre a dizer que não tem "muito tempo de vida"... que a saúde não está grande coisa...

Pelo que fala deveria optar por investimentos mais conservadores, menos rentabilidade e menos risco...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro Costa só por curiosidade... que idade tem?

Está sempre a dizer que não tem "muito tempo de vida"... que a saúde não está grande coisa...

Pelo que fala deveria optar por investimentos mais conservadores, menos rentabilidade e menos risco...

É curioso ser essa a ideia que tem dos "velhos"... Mentalmente, não me sinto em nada diferente de quando tinha quarenta ou cinquenta anos (vou nos "setenta"). O corpo pode moer-me e já não acompanhar-me, mas, graças a Deus, continuo vivo e lúcido. Não será o justificativo da idade que me impedirá de fazer o que eu ache mais correcto em termos das aplicações da minha poupança. Esse rótulo de que a partir de uma certa idade, os "velhotes" já não são capazes de gerir o que é seu e que se devem limitar a terem umas promissórias no banco porque não são capazes de mais ou melhor (e, já agora, que vão para um Lar, à espera da morte, para não incomodarem os filhos...) comigo, não colhe. Talvez esse dia chegue, mas, para já, sinto-me (ainda) com todas as faculdades mentais e tenho esperança.

O amigo Ninja perdoe-me se fui rude no comentário - não tem nada de pessoal, é claro - mas sinto essa questão no meu dia-a-dia. Posso ter idade e estar doente, mas não me sinto um empecilho inútil ou um incapaz. Aliás, rezo para que nunca chegue o dia em que sinta isso. O amigo compreenderá quando passar por isto. Mas agradeço muito o seu comentário, pois sei que foi sincero e bem intencionado.

Editado por Ramiro Costa
    Correcção erro ortográfico.
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )