Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Atlas,

gosto da sua estratégia (semelhante à minha); quanto às saídas no Market Timing, qual é ou quais são os critérios ou referências que usa para escolher os momentos para sair?

Gosto de avaliar os índices. É através do estudo dos índices que faço as minhas opções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Em relação aos fundos mistos quais recomendam para que eu possa dar uma vista de olhos?

Recordo que tenho apenas 3K para iniciar e a distribuição seria 50/50...

Queria estudar a possibilidade que o Atlas deu de 30/30/40

Outra questão, por exemplo existem estes dois fundos

Pictet-USA Index P EUR e Pictet-USA Index R EUR

Existem pequenas diferenças entre eles mas o que significa o P e o R? Alguém sabe explicar?

No Found Screener da Morningstar no campo "Tipo de distribuição" existe Inc e Acc qual é que corresponde ao reinvestimento, não pretendo fundos que façam distribuição de dividendos mas quero que os reinvistam.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gosto de avaliar os índices. É através do estudo dos índices que faço as minhas opções.

Mas não têm por exemplo uma percentagem definida de ganhos em que saia sempre mesmo que as perspectivas futuras sejam positivas, ou seja stop gains pre-estabelecidos? ou as saídas dependem sempre das circunstâncias concretas de cada caso?  

Por exemplo, é de esperar que os emergentes (Russia, China, Brazil, India) que agora estão fraquinhos, possam no anos vindouros voltar a estar outra vez cá para cima; como é óbvio, até lá chegarem podem cavalgar por várias fases de subidas e descidas. Qual será a melhor estratégia, esperar estoicamente pelo topos, demorem o que demorem, (inclusive reforçando nos dips), ou ir saindo e entrando durante o percurso conforme as peuqenas descidas e subidas.Gostava de ler a sua opinão pois certamente será mais experiente que a minha e me poderá ajudar a evitar alguns erros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém está a equacionar tirar partido do abanão que a Europa sofre por causa dos escândalos no sector automóvel? 

Querem partilhar algumas opiniões (de investimento/estratégia)?

Penso que a única forma de tirares partido, ou não, dessa situação especifica é comprar acções das empresas envolvidas que levaram um tombo, ou dívida ( confesso que não fui ver cotações ), porque através de fundos não vejo como tirar partido efectivo, os mercados andam voláteis e ora sobem ora descem a nível geral.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação aos fundos mistos quais recomendam para que eu possa dar uma vista de olhos?

Recordo que tenho apenas 3K para iniciar e a distribuição seria 50/50...

Queria estudar a possibilidade que o Atlas deu de 30/30/40

Outra questão, por exemplo existem estes dois fundos

Pictet-USA Index P EUR e Pictet-USA Index R EUR

Existem pequenas diferenças entre eles mas o que significa o P e o R? Alguém sabe explicar?

No Found Screener da Morningstar no campo "Tipo de distribuição" existe Inc e Acc qual é que corresponde ao reinvestimento, não pretendo fundos que façam distribuição de dividendos mas quero que os reinvistam.

Caro Fox Ninja, 

Sobre a diferença, a explicação dada pela Pictet é a seguinte:

Para o P: "The ( P ) Units are especially intended for private investors."

Para o R: "The ( R ) Units are only reserved for private investors who subscribe through the official distribution network of the Pictet Group which covers the countries abroad in which the USA Index ( class R ) compartment is registered".

Parece, assim à primeira vista, e se bem entendi a explicação, que é uma divisão feita pela Pictet, reservando a subscrição da classe R para subscritores privados de determinados países. Irrelevante para o que nos diz respeito, portanto...

Sobre os mistos, é uma opção muito pessoal. Tu é que vais ter de decidir. Eu gosto muito do Nordea Stable Return (isin: LU0227385266). Gosto muito dele, não pelas subidas mas antes por aquilo não desce quando os mercados generalizadamente descem. Se fosse eu a decidir, seria a minha escolha.

Mas tudo depende do risco que queiras assumir. Há quem goste muito do Fidelity Moderate Growth (isin: LU0056886558), que já é um pouco mais arriscado.

Em todo o caso, és tu quem decide. Eu sugeri a inclusão de um misto, mas tu até podes preferir voltar à tua ideia original de ter só fundos de ações, ou até  preferires incluir um fundo de obrigações em vez de um misto. Tu é que vais ter de assumir a responsabilidade futura das opções que agora tomares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas não têm por exemplo uma percentagem definida de ganhos em que saia sempre mesmo que as perspectivas futuras sejam positivas, ou seja stop gains pre-estabelecidos? ou as saídas dependem sempre das circunstâncias concretas de cada caso?  

Por exemplo, é de esperar que os emergentes (Russia, China, Brazil, India) que agora estão fraquinhos, possam no anos vindouros voltar a estar outra vez cá para cima; como é óbvio, até lá chegarem podem cavalgar por várias fases de subidas e descidas. Qual será a melhor estratégia, esperar estoicamente pelo topos, demorem o que demorem, (inclusive reforçando nos dips), ou ir saindo e entrando durante o percurso conforme as peuqenas descidas e subidas.Gostava de ler a sua opinão pois certamente será mais experiente que a minha e me poderá ajudar a evitar alguns erros.

Caro 5Coroas, 

Antes de mais, as minhas desculpas por demorar tanto tempo a responder. O trabalho tem apertado mesmo muito nos últimos tempos...

Quanto à sua pergunta "qual a melhor estratégia...", a minha resposta é simples: não sei. A melhor estratégia é aquela que lhe trouxer melhores resultados. Posso-lhe dar apenas a minha visão, que não é a visão acertada, é apenas aquela que eu sigo.

Eu nunca espero pelo valor historicamente mais baixo para entrar (fundo); nem pelo valor historicamente mais alto para sair (topo).  Eu gosto daqueles índices que têm muita volatilidade. E depois é escolher dois pontos medianos. Se um índice passa o tempo entre o 50 e o 100, escolho entrar a 60 e sair nos 80. Mas se eu vir que fica muito tempo (meses...) nos 75, por exemplo, desde que eu já esteja a ganhar alguma coisa de jeito, saio.

Eu só tenho uma única regra de ouro: nunca sair a perder. Mas já cheguei a sair a ganhar só 0,5%. Perder é que não.

Entenda, no entanto, que o "bla, bla, bla" é fácil. Difícil é estar investido e aguentar perante as descidas. Mesmo para mim, que sou resiliente, foi muito duro, em determinada altura, ver-me a perder 35% na Rússia, no ano passado, e manter-me sereno e sem vacilar.

Não lhe vou dizer mais nada. Acho que não devo. Tomara eu saber para mim, quanto mais para dar lições aos outros...

Cumprimentos

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nunca espero pelo valor historicamente mais baixo para entrar (fundo); nem pelo valor historicamente mais alto para sair (topo).  Eu gosto daqueles índices que têm muita volatilidade. E depois é escolher dois pontos medianos. Se um índice passa o tempo entre o 50 e o 100, escolho entrar a 60 e sair nos 80. Mas se eu vir que fica muito tempo (meses...) nos 75, por exemplo, desde que eu já esteja a ganhar alguma coisa de jeito, saio.

Como é que aplicas essa estratégia a um SP500?

Por exemplo: http://finance.yahoo.com/echarts?s=^gspc+interactive#{"range":"10y","allowChartStacking":true}

O SP500 tem vindo historicamente sempre a subir. Não tem níveis (baixos e altos) "habituais". Por exemplo, andamos há 1 mês a re-testar mínimos nos 1860~1900, e já se bateu nos 2100, mas desde Setembro de 2011, que já valoriza cerca de 70% e nessa altura testou-se um mínimo de 1100. Para o horizonte de investimento de um FI de acções, isto foi apenas há 4 anos atrás, o que é pouco tempo.

A tua estratégia, da maneira que está exposta, leva a que quem a leia pense que os índices flutuam entre intervalos pré-definidos. E depois tu entras quando bate no intervalo mínimo e faz rebound e sais quando se aproxima do intervalo máximo e se preparará para bear, porque está a atingir a saturação (pré-definida). Posto dessa maneira parece uma estratégia super fácil e quem não estiver tão atento, até pensa que se faz dinheiro assim com facilidade.  :)

EDIT: Só no fim de escrever é que li esta tua parte: "Eu gosto daqueles índices que têm muita volatilidade"

Então nesse caso, num NIKKEI225, como fazes? Pegas numa janela de 15~20 anos, aferes a média dos máximos e dos mínimos e defines assim o teu top/bottom?
    http://finance.yahoo.com/echarts?s=^N225+Interactive#{"range":"max","allowChartStacking":true}

Aqui já me parece mais fazível essa estratégia. 

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é que aplicas essa estratégia a um SP500?

Por exemplo: http://finance.yahoo.com/echarts?s=^gspc+interactive#{"range":"10y","allowChartStacking":true}

O SP500 tem vindo historicamente sempre a subir. Não tem níveis (baixos e altos) "habituais". Por exemplo, andamos há 1 mês a re-testar mínimos nos 1860~1900, e já se bateu nos 2100, mas desde Setembro de 2011, que já valoriza cerca de 70% e nessa altura testou-se um mínimo de 1100. Para o horizonte de investimento de um FI de acções, isto foi apenas há 4 anos atrás, o que é pouco tempo.

A tua estratégia, da maneira que está exposta, leva a que quem a leia pense que os índices flutuam entre intervalos pré-definidos. E depois tu entras quando bate no intervalo mínimo e faz rebound e sais quando se aproxima do intervalo máximo e se preparará para bear, porque está a atingir a saturação (pré-definida). Posto dessa maneira parece uma estratégia super fácil e quem não estiver tão atento, até pensa que se faz dinheiro assim com facilidade.  :)

EDIT: Só no fim de escrever é que li esta tua parte: "Eu gosto daqueles índices que têm muita volatilidade"

Então nesse caso, num NIKKEI225, como fazes? Pegas numa janela de 15~20 anos, aferes a média dos máximos e dos mínimos e defines assim o teu top/bottom?
    http://finance.yahoo.com/echarts?s=^N225+Interactive#{"range":"max","allowChartStacking":true}

Aqui já me parece mais fazível essa estratégia. 

Patanisca, 

As tuas observações são pertinentes. Sucede que eu não faço market timing (do puro, do entra e sai) com o S&P ou com mercados desenvolvidos (só com a crise na Grécia é que fiz na Europa e ia tendo um susto...). Não faço market timing com o Nikkei, portanto. Verdadeiro market timing só com emergentes, periféricos e de fronteira. Acho que já tinha escrito isso noutro post qualquer. Nos mercados desenvolvidos uso o buy and hold, e reforço nas quedas acentuadas (também é uma forma de market timing, mas não na visão tradicional...). Devo dizer que, diretamente, e no que respeita aos mercados desenvolvidos, apenas aposto nos EUA e Europa.

Mas há outro aspeto, que já referi também num outro post, que acho que devo realçar mais uma vez: o market timing que faço é extraordinário. Aquilo que eu defendo, predominantemente, é o buy and hold. Para um investidor não profissional, o melhor que pode apostar é no investimento passivo. Depois, de vez em quando, lá aposto num ou noutro mercado que me pareça demasiado desvalorizado (atendendo aos critérios que falei).

Fácil é que a minha estratégia não é. Dou um exemplo recente: no ano passado, investi no Psi20 quando ele estava nos 5200 pts. Mas ele ainda não tinha caído tudo... continuou a cair até aos 4700 pts. Passei 3 meses a levar no corpo e a reforçar nas quedas. O David (salvo o erro...) veio aqui perguntar qual a valorização das carteiras em 2014 e eu, fruto da porrada que estava a levar na Rússia e da porrada que estava a levar em Portugal, respondi 2%. Menos que muita gente com um simples DP. Depois, já este ano, a Rússia recuperou tudo e ainda saí a ganhar 10% na Rússia. O Psi20 subiu aos 6300 pontos e dele saí a ganhar 19%.  

Poderia vir aqui agora mandar postas de pescada, com um tom professoral. Mas a verdade é que também tive muita sorte. E fácil é que não foi.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podiam logo responder lol, já perdi 2 dias e tempo é dinheiro lolol

Exatamente e eu tenho mais o que fazer do que vir cá de 5 em 5 min quando nem sequer me pagam para isso :P

E, como se demonstra pelo link que deixei, já tinha sido dito antes ;)

Editado por pauloaguia
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Epá isto hoje doeu... Começo a ter alguns receios de que a Europa estagne e arraste o US, embora a Yellen diga que até ao final do ano vai subir taxas, que acredito que suba pouquinho, pois será gradual.

Está a custar um bocado andar abaixo da linha de água novamente, com a carteira com quase -2%. Uma carteira que criei em finais de 2013, com pouca coisa, para experimentar e aprender e onde já estive a ganhar quase 20% (taxas limpas).

Sou gajo é para aproveitar os saldos, mas não sei se me meta na Europa novamente (já estou a -15%). O SP500 hoje desceu -2,57% e veio abaixo dos 1900pts.

Há por aí mais alguém com ideia de reforçar brevemente ou está tudo cauteloso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há por aí mais alguém com ideia de reforçar brevemente ou está tudo cauteloso?

Não faço ideia de como isto irá correr daqui para a frente, mas sigo à risca a minha estratégia e reforço sempre que existe capital disponível. Hoje é um dia tão bom como qualquer outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Reforçar no sentido de investir na carteira já existente, de modo a aproveitar os preços mais baixos, na esperança de que não desçam (muito) mais e que rapidamente suba, tornando esta injeção de capital muito rentável, por ventura para minimizar as perdas YTD.

Eu para já mantenho-me em stand-by, mesmo tendo liquidez no buffer. Os dias vão passando e começo a ter algum receio do que aí poderá vir. Lembrem-se que o bull já anda há quase 7 anos...

Se bem que para LP isso pouco importa, mas se se puder minimizar perdas é sempre melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando os amigos falam em "reforços"/"reforçar", estão a falar exctamente em quê? Em que produtos específicos?

Reforçar tudo o que tenho em carteira (Fundos de acções indexados e não indexados + fundos de obrigações de longo prazo). Está tudo a vermelho pelo que tudo são saldos para mim.Quanto mais me baixar o valor médio das UP adquiridas melhor. O investimento é para longo prazo, pelo que as perdas actuais não significam nada; não preciso do dinheiro fora dos fundos nesta altura, se vier precisar por alguma desgraça lá terei que me desenrascar (de qualquer maneira nunca poderemos ter uma bóia de salvação para todos os azares que nos possam surgir, pelo que a ideia de uma segurança total e permanente contra os infortunios é sempre uma ilusão ilógica), por isso as perdas temporárias não me tiram o sono; e como estou em modo de acumulação (poupar e investir tudo o que puder nos fundos mais rentáveis e aceitando o maior risco inerente) quanto mais barato estiver o mercado melhor para mim (nesta fase); daqui a 10 ou 20 anos o risco/perdas já me preocuparão mais e eventualmente a estratégia será outra; até lá só haverá perdas se fizer a asneira de resgatar com perdas.

Mesmo que, se tiver por alguma razão de força maior de resgatar com perdas (só em casos muito graves), sempre será melhor ter algum para tirar, do que não ter nenhum caso tivesse em vez de poupado e investido nos fundos, tivesse estourado o dinheiro a encher a casa de tralha, a comprar roupas caras, carros para meter inveja, bugigangas técnológicas, etc que pouco me serviriam numa situação de crise.

Se estamos realmente a investir a longo prazo e sabemos de antemão que no percurso irão aparecer grandes quedas e grandes subidas, ficarmos preocupados ou euforicos nessas alturas é rendermo-nos às emoções (medo e ganância) é irracional e segundo os entendidos pode levar-nos a tomar péssimas decisões. Por isso há que seguir o plano e ter algum optimismo e esperança no futuro. Se as coisas correrem mal, paciência, a vida é assim mesmo, shit happens, segui o plano que na altura me pareceu mais rentavel/seguro mas não consigo prever/controlar o que vai suceder no futuro. Se não têm uma personalidade capaz de se manter calmo e firme no meio da tormenta, os fundos não são para si.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

(...)Se estamos realmente a investir a longo prazo e sabemos de antemão que no percurso irão aparecer grandes quedas e grandes subidas, ficarmos preocupados ou euforicos nessas alturas é rendermo-nos às emoções (medo e ganância) é irracional e segundo os entendidos pode levar-nos a tomar péssimas decisões. Por isso há que seguir o plano e ter algum optimismo e esperança no futuro. Se as coisas correrem mal, paciência, a vida é assim mesmo, shit happens, segui o plano que na altura me pareceu mais rentavel/seguro mas não consigo prever/controlar o que vai suceder no futuro. Se não têm uma personalidade capaz de se manter calmo e firme no meio da tormenta, os fundos não são para si.

Custou-me ler o seu comentário. Compreendo que o amigo "5 coroas", sendo jovem, tenha essa perspectiva de longo prazo. Tem uma vida pela frente e faz muito bem em traçar essa "linha de rumo" que o vai orientar ao longo da sua existência. Mostra que é uma pessoa inteligente e determinada, que sabe o que quer. Acho que procede muito bem.Todos os jovens fossem assim...

Infelizmente, eu não posso falar em "longo prazo". Já não é só a idade que me pesa. Tenho maleitas várias e, com a ajuda de Deus, tento ir vivendo um dia de cada vez. O meu "futuro" resume-se ao dia de amanhã, esperando eu que não seja pior do que o d' ontem. 

Enfim, não quero estar aqui a lamuriar-me com lamechices de velho, mas espero que compreenda, amigo "5 coroas"...ler as suas palavras (que falam em cenários para daqui a "10 a 20 anos") recordou-me a minha (próxima) condição de mortal e efemeridade da nossa passagem por este mundo. 

Era para escrever algo sobre aplicações e a minha última realizada no Best, mas fiquei emocionado. Fica para outra altura. Desculpem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )