Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Relativamente ao desempenho negativo dos fundos de tesouraria, eu estou a sentir isso "na pele". Em finais de Julho, porque ia de férias e se vivia, naquele momento, o período mais conturbado da crise grega, resolvi "resguardar" uma disponibilidade num desses fundos de tesouraria, pensando eu que, no mínimo, não desvalorizava. Qual quê?!... Hoje, a UP desse fundo vale menos cerca de 3% e tem descido quase diariamente sempre uns pozinhos... Não é muito de descida, eu sei, mas não estava a contar com isto num fundo deste tipo.

Ramiro,

Uma estratégia de investimento corre sempre melhor quando nos focamos no médio prazo. A "crise" grega era daqueles eventos que teve impacto num curto período de tempo. Nunca seria algo com dimensão suficiente para alterar os fundamentals a nivel global.

Os fundos de tesouraria parecem-me, nesta fase do campeonato, uma péssima opção. Juros praticamente a zero + comissão de gestão do fundo só pode mesmo dar rentabilidade negativa. Para não ter o dinheiro parado poderia ter pensado no NB Liquidez. Valorização quase a zero desde o inicio do ano mas ainda não teve uma semana negativa (creio). Resgate em D+1.

abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Não conhecia. Impressionante a performance nos últimos meses atendendo à categoria. Ou em que categoria seja, tendo em conta que praticamente todos os fundos (bonds, acções, etc) corrigiram bastante.

Até a própria constituição do fundo é interessante, 50% equity, 50% cash que pressupõe uma gestão muito activa e, ainda mais notável, uma capitalização da volatilidade. 

Na mesma linha - Fundos Neutral, Long/Short/ Estratégia Alternativa - fica outra sugestão em Europe Equity - http://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002M3N

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro,

Uma estratégia de investimento corre sempre melhor quando nos focamos no médio prazo. A "crise" grega era daqueles eventos que teve impacto num curto período de tempo. Nunca seria algo com dimensão suficiente para alterar os fundamentals a nivel global.

Os fundos de tesouraria parecem-me, nesta fase do campeonato, uma péssima opção. Juros praticamente a zero + comissão de gestão do fundo só pode mesmo dar rentabilidade negativa. Para não ter o dinheiro parado poderia ter pensado no NB Liquidez. Valorização quase a zero desde o inicio do ano mas ainda não teve uma semana negativa (creio). Resgate em D+1.

abraço!

O amigo tem razão. Claro que o dinheiro que tenho aplicado neste fundo de tesouraria está lá apenas em "stand-by", a aguardar que surja uma oportunidade de investimento. Como deve recordar-se, em finais de julho viviam-se tempos conturbados de grande incerteza. Por essa razão, e como eu também ia de férias, o meu gestor do banco aconselhou-me a aguardar e só tomar decisões quando a "poeira" assentasse. Ora, para não ter o dinheiro parado à ordem, ele propos-me a colocar aquela minha poupança no fundo de tesouraria do banco, pensando eu que sempre amealhava "uns tostõezinhos" enquanto o dinheiro estava nesse fundo. Sabia que seria muito pouco (não só pelo curto tempo que iria, o dinheiro, lá estar, como pelo facto destes fundos de curto prazo remunerarem a taxas muito baixas), mas sempre me daria algum. Aqui é que me enganei redondamente!...

Aliás, só me apercebi desta situação, graças a um esclarecimento dado neste fórum pelo nosso amigo David, que é muito conhecedor da matéria das aplicações financeira. Foi o David que me mostrou que, ao contrário do que acontece com a generalidade dos fundos de tesouraria/liquidez, o fundo em que eu "guardei" estas minhas poupanças durante a crise grega, tinha/tem uma elevada exposição a Obrigações (cerca de 45%), situação que eu desconhecia por completo (pensava que, por lei, todos os fundos de tesouraria eram iguais quanto à composição técnica das carteiras). É este "pormenor" que tem afectado negativamente a evolução da UP deste fundo de tesouraria e explica que, neste momento, ele me esteja a dar prejuízo (hoje desceu novamente...). 

O dinheiro ainda lá está, fundamentalmente, porque: a) não queria perder dinheiro com esta aplicação e estou à espera que, dentro destes dias, recupere o que perdeu; b) ainda não vejo (nem me foi proposto pelo banco, apesar das minhas insistências) uma aplicação alternativa, a médio prazo, que remunere medianamente aquela minha poupança. Podem ser que as coisas melhorem, em termos da economia e das finanças mundiais, e que, finalmente, a Humanidade comece a ter juízo. Mas estou céptico...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem o Caixagest Liquidez nem o NB Liquidez apresentam rentabilidades negativas... para mim os verdadeiros fundos de tesouraria ( um pouco mais o da Caixa uma vez que só tem depósitos ).

O que acontece, e daí até a alteração de denominação, é que houve fundos a exporem-se a obrigações de ultra curto prazo para ter um maior rendimento, mas como as coisas estão actualmente no mercado de obrigações as coisas acabaram por correr mal, penso que se o objectivo é a preservação de capital então os melhores fundos são o NB e o Caixagest, se colocamos um pouco de lado essa preservação de capital então podem optar pelo fundo que coloquei há dias, fundo que me mereceu atenção por ser ue mercado neutral com uma boa performance.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem o Caixagest Liquidez nem o NB Liquidez apresentam rentabilidades negativas... para mim os verdadeiros fundos de tesouraria ( um pouco mais o da Caixa uma vez que só tem depósitos ).

O que acontece, e daí até a alteração de denominação, é que houve fundos a exporem-se a obrigações de ultra curto prazo para ter um maior rendimento, mas como as coisas estão actualmente no mercado de obrigações as coisas acabaram por correr mal, penso que se o objectivo é a preservação de capital então os melhores fundos são o NB e o Caixagest, se colocamos um pouco de lado essa preservação de capital então podem optar pelo fundo que coloquei há dias, fundo que me mereceu atenção por ser ue mercado neutral com uma boa performance.

Como tinha as poupanças naquele banco, ficaram lá, no fundo de tesouraria desse banco. Eu recordo-me de ter perguntado ao funcionário que tal era esse fundo (conhecia apenas o ES Liquidez de boa memória) e ele disse-me que era muito bom. Mostrou-me até um folheto que dizia que a sociedade gestora do banco (Banifundos) tinha ganho prémios internacionais. Como era só por um mês, fiz a aplicação.

Vou agora acompanhar mais de perto este tesouraria e mal a UP atinja o valor por que comprei, vendo! Depois coloca-se a questão onde/em que produtos financeiros aplicar aquela liquidez, mas isso serão "contas de outro rosário". Hoje em dia não está fácil uma pessoa orientar-se neste mundo complicado da finança... Já não é, como dantes era, aplicar mal o dinheiro (este dar pouco rendimento). Agora há mesmo o risco de perdermos o dinheiro investido! Aplicamos o dinheiro e, no final da aplicação (por exemplo, passados uns 3 ou 5 anos), não só não recebemos quaisquer juros/rendimentos, como ainda recebemos menos capital do que o investido, como já me aconteceu num "estruturado". Isso dói...

Por isso é que, nesta área das aplicações financeiras, todo o cuidado é pouco e, naturalmente, convém ter muitos conhecimentos e informação. Neste aspecto, o amigo David é um privilegiado, pois sabe muito desta área. Agradeço-lhe o facto de se dispor a partilhar esse seu conhecimento. Bem-haja, David!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento tenho algum dinheiro estacionado no Caixagest Fundo Monetário FIMA, segundo o prospeto simplificado diz o seguinte:

Entre os dias 22 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2015 (ambos os dias estando incluídos no prazo), não será cobrada comissão de gestão variável. 

Entre os dias 18 de março de 2015 e 18 de setembro de 2015 (ambos os dias estando incluídos no prazo), a comissão de gestão fixa e de depósito será reduzida em 25%, para 0,225% e 0,075%, respetivamente. 

Acho que não estou enganado e posso concluir que até ao momento a performance deste fundo não é negativa, rende pouco mas não estou a perder dinheiro.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não consigo compreender qual a necessidade de estacionar dinheiro num fundo só por causa de 1 mês. 

"Ah, mas render 0.000001% é melhor que 0%".

Sim é verdade, mas vejamos um exemplo simulado:
    100.000€ para estacionar. Num fundo com uma rendibilidade média anual de 0.25% (rend. do último ano do Caixagest Liquidez). Isto, num mês para os 100k dá 20€.

20€, para quem tem 100.000€ prontos a investir, é insignificante! 20€ não paga o trabalho de andar a aturar gestores, perder tempo a subscrever, etc...

Depois o Ramiro há uns posts atrás tenta reconfortar-se da sua perda dizendo esperançosamente o seguinte:

Podem ser que as coisas melhorem, em termos da economia e das finanças mundiais, e que, finalmente, a Humanidade comece a ter juízo.

Eu acho que o que o fez perder dinheiro não é culpa da Humanidade. Os mercados corrigem. As pessoas que investem convém que saibam o que estão a fazer. É sempre facultado ao investidor a FIN, para ele poder consultar e saber qual a composição da carteira.

Depois do escândalo BES, porque é que as pessoas continuam a ir na conversa do gestor de conta, que afinal é a pessoa que está a ser paga para servir os interesses do banco em primeiro lugar. O seu gestor, claramente é um excelente profissional, eu se fosse banqueiro dava-lhe já um louvor, porque conseguiu enganar mais um. É assim que os bancos fazem dinheiro, a apanhar patos.

Não interprete este discurso de forma pessoal, o tom serve apenas para alertar as pessoas que venham a ler isto. Porque hoje está na moda brincar aos investimentos, vir a uns foruns e ler umas coisitas e pensa-se logo que o dinheiro se multiplica milagrosamente.

O investidor deve, pelo menos, saber em que é que está a investir. De todas as pessoas que me aparecem no telejornal a queixarem-se da nossa senhora por terem perdido dinheiro no BES e que perderam tudo, as economias de uma vida, eu não tenho pena nenhuma delas. Tivessem lido as coisas como deve ser. Se não soubessem interpretar o que estavam a ler, não se metessem onde não sabem.

Fica o alerta!

@David, muita malta a comprar USD hoje na expectativa e afinal ainda não foi desta. Eu acho que a Yellen está só à espera de mais estabilidade vinda da China, porque do lado dos USA e do seu mercado doméstico, já tem suporte para subir. Um analista da Bloomberg há umas semanas falava que apostava no SP500 a fechar 2015 nos 2100pts. Eu gostava muito. Ao menos para que 2015 não fosse um ano de zero ganhos para mim. :)

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso o dinheiro que tenho no Caixagest Fundo Monetário FIMA (que tem uma performance ligeiramente melhor que o liquidez) é o dinheiro do "fundo de emergência". Não é dinheiro para utilizar em investimentos mais "arrojados".

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda acerca de "estacionamentos".

Eu pessoalmente quando estaciono €, tenho uma conta a prazo que rende mais do que o Caixagest Liquidez e posso colocar e retirar liquidez quando quero. 

Depois também existem os certificados de aforro, que com um período trimestral paga juros, se se antevê um estacionamento de 3+ meses, porque não aproveitar a taxa (TANB) de 0,97%?

Sempre dá 0,69% TANL garantido. No exemplo dos 100k sempre dá 57€ por mês em vez de 20€.

Sinceramente, não percebo a vantagem de hoje, em 2015, meter dinheiro em fundos de tesouraria/liquidez.

Penso que não tenho que justificar-me, mas já disse aqui que a minha intenção em "estacionar" (utilizando a palavra que usam) em julho estas minhas poupanças num Fundo de Tesouraria foi, basicamente, não deixar o dinheiro na conta à ordem durante o meu período de férias e, na altura, ter pouco tempo para decidir uma aplicação mais de médio prazo para o dinheiro. Peço desculpa se isso fere a eficiência financeira do amigo "Patanisca", mas foi o que me ocorreu (e, confesso, até pensava que estava a fazer bem). Julgava que agora, com a crise grega estabilizada, fosse mais fácil efectuar uma aplicação de médio prazo e deixar-me de me preocupar quase diariamente a) com a evolução do fundo de tesouraria (a ver se, pelo menos, tiro de lá o meu dinheiro intacto, sem perdas) e b ) saber, depois, onde o devo aplicar para me dar algum rendimento e pouca preocupação. Na minha idade, já relativizo muito as coisas, embora - e isso está-me no sangue - não gosto de perder nem a feijões. Então dinheiro... Mas isso deve ser comum a todos nós, pois, ao contrário do que o amigo "Patanisca" diz, não somos propriamente "uns patos"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro amigo Cardozo24, eu tenho consciência que agi mal com as acções da PT. Tinha-as há muitos anos, fui comprando, sempre com a ideia que tinha ali um bom pé de meia. Como comprei a preços altos (se comparado com a insignificância actual), por inércia fui deixando ficar - sempre aguardando crente por melhores dias  - e deu no que deu.

Também, tenho que reconhecer, eu não tive sortinha nenhuma com o aconselhamento do banco onde tenho as acções. Ainda em Abril deste ano estive lá em reunião e o meu gestor "garantiu-me" que as coisas na empresa estavam a mudar, que a PT SGPS tinha concluído a revisão dos termos da fusão com a Oi, e que a partir dali a PT iria recuperar. Pois sim...  foi o que se viu!

Agora a cotação da PT (agora travestida de Pharol) está tão tão baixa que, muito sinceramente, já nem ligo. Na minha cabeça já assumi as perdas - que me adianta estar a ralar com isso se já nada posso fazer? - e há que marchar em frente! Não vou estar a martirizar-me com isto.

Pensei até se estas acções da PT não me serviram para "secar", em sede de IRS, as eventuais mais-valias que eu possa ter com os fundos de investimento... O que acham?

Eu neste momento tenho uma carteira de fundos muito pequena, contudo estou a pensar alargar a minha exposição a fundos precisamente com essa intenção, já que todas as mais-valias que, eventualmente, eu pudesse obter com esses fundos "equilibraria" com vendas de acções PT/Pharol (onde estou com enormes menos-valias). Será que estou a pensar bem? Pelo menos seria uma forma destas minhas acções PT servirem para alguma coisa... O que acham?

Caro Ramiro Costa,

Eu entendo perfeitamente os argumentos de comprar e manter por muitos anos (estratégia de buy&hold). No entanto o único problema é o de não vigiar, ainda que semestralmente ou anualmente a evolução dos resultados da empresa. O facto de considerarmos uma empresa, grande, não significa que esta não possa ter maus períodos ou até vir a ser mal gerida, criando destruição de valor ao accionista. 

O facto de no banco onde tem as acções ninguém lhe ter dito o que era VISÍVEL a toda a gente, tendência claramente bearish e gestão danosa, só podia dar o que estamos a assistir actualmente, a Pharol a definhar...

O problema é que muitas vezes as pessoas não gostam de assumir perdas (é natural!), pior que isto, é insistir num erro. Se fizermos uma ponte para a vida real, alguém que tivesse caído num buraco na rua A, soubesse que ele não é tapado, iria passar por aquela rua todos os dias? 
    Porque razão é que nos mercados financeiros, quando se erra, não se corrige? Eu prefiro errar e recuperar, do que me destruir completamente. Existem tantos exemplos, na praça portuguesa, BES, PT, SDC, BANIF...(e até BCP).

Quem não erra? Não é preferível ficar com 10% ou 20% do que com 0% ou perto disso? É difícil assumir perdas enormes, mas se investirmos o que sobrou em melhores alternativas, podemos atenuar este impacto. Imaginem alguém que colocou 50.000€ na PT, deve ter uns 5k ou 7k (excluindo os dividendos que ganhou), o que sobrou bem aplicado, ainda pode render algum dinheiro.

Se não acreditares mais na Pharol é preferível venderes e abateres as menos-valias nas mais-valias.

Amigo Cardoso, 

Andas desaparecido, mas quando aqui vens é sempre com muito prazer que leio o que escreves. Tens toda a razão, mais uma vez.

Um abraço,

Amigo Atlas,

Nem sempre tenho muito tempo para vir aqui (e acho que agora só venho ler este tópico, o resto é muito repetitivo, pelo menos na parte de Investimentos).

Um abraço ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que não tenho que justificar-me, mas já disse aqui que a minha intenção em "estacionar" (utilizando a palavra que usam) em julho estas minhas poupanças num Fundo de Tesouraria foi, basicamente, não deixar o dinheiro na conta à ordem durante o meu período de férias e, na altura, ter pouco tempo para decidir uma aplicação mais de médio prazo para o dinheiro. Peço desculpa se isso fere a eficiência financeira do amigo "Patanisca", mas foi o que me ocorreu (e, confesso, até pensava que estava a fazer bem). Julgava que agora, com a crise grega estabilizada, fosse mais fácil efectuar uma aplicação de médio prazo e deixar-me de me preocupar quase diariamente a) com a evolução do fundo de tesouraria (a ver se, pelo menos, tiro de lá o meu dinheiro intacto, sem perdas) e b ) saber, depois, onde o devo aplicar para me dar algum rendimento e pouca preocupação. Na minha idade, já relativizo muito as coisas, embora - e isso está-me no sangue - não gosto de perder nem a feijões. Então dinheiro... Mas isso deve ser comum a todos nós, pois, ao contrário do que o amigo "Patanisca" diz, não somos propriamente "uns patos"...

Oh Ramiro, eu pedi para não interpretar o meu discurso de forma pessoal. É um fórum de discussão onde tudo o que é dito está sujeito ao escrutínio de todos. Ninguém anda aqui para ficar ferido seja no orgulho, seja na eficiência financeira, seja numa asa (de pato), aqui somos todos neutros. O Dinheiro não tem sentimentos, assim como ninguém tem que apresentar justificação nenhuma pelas suas decisões, mas também as outras pessoas não são obrigadas a abster-se da sua opinião acerca de uma decisão estratégica que um indivíduo tomou. Se assim fosse, os fóruns de discussão não tinham motivo de existir. Concentremo-nos nas palavras e nos números e deixemos os sentimentos para as novelas da noite. :)
    Bem haja.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Oh Ramiro, eu pedi para não interpretar o meu discurso de forma pessoal. É um fórum de discussão onde tudo o que é dito está sujeito ao escrutínio de todos. Ninguém anda aqui para ficar ferido seja no orgulho, seja na eficiência financeira, seja numa asa (de pato), aqui somos todos neutros. O Dinheiro não tem sentimentos, assim como ninguém tem que apresentar justificação nenhuma pelas suas decisões, mas também as outras pessoas não são obrigadas a abster-se da sua opinião acerca de uma decisão estratégica que um indivíduo tomou. Se assim fosse, os fóruns de discussão não tinham motivo de existir. Concentremo-nos nas palavras e nos números e deixemos os sentimentos para as novelas da noite. :)
    Bem haja.

Desculpe erro.

Editado por Teresa_Marques
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque razão é que nos mercados financeiros, quando se erra, não se corrige? Eu prefiro errar e recuperar, do que me destruir completamente. 

Quando se investe em activos muito específicos, a probabilidade de errar é enorme, mais uma das razões porque acho péssima ideia para a maioria das pessoas. 

Já quando estamos a falar de produtos diversificados o "erro" assume duas vertentes, neste âmbito: 1-Investir em produtos com maior volatilidade do que aquela que se está realmente disponível para "suportar"; e 2-Estar sempre a mudar de ideias, pensando que se adivinha o comportamento futuro dos activos financeiros.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro Costa,

Eu entendo perfeitamente os argumentos de comprar e manter por muitos anos (estratégia de buy&hold). No entanto o único problema é o de não vigiar, ainda que semestralmente ou anualmente a evolução dos resultados da empresa. O facto de considerarmos uma empresa, grande, não significa que esta não possa ter maus períodos ou até vir a ser mal gerida, criando destruição de valor ao accionista. 

O facto de no banco onde tem as acções ninguém lhe ter dito o que era VISÍVEL a toda a gente, tendência claramente bearish e gestão danosa, só podia dar o que estamos a assistir actualmente, a Pharol a definhar...

O problema é que muitas vezes as pessoas não gostam de assumir perdas (é natural!), pior que isto, é insistir num erro. Se fizermos uma ponte para a vida real, alguém que tivesse caído num buraco na rua A, soubesse que ele não é tapado, iria passar por aquela rua todos os dias? 
    Porque razão é que nos mercados financeiros, quando se erra, não se corrige? Eu prefiro errar e recuperar, do que me destruir completamente. Existem tantos exemplos, na praça portuguesa, BES, PT, SDC, BANIF...(e até BCP).

Quem não erra? Não é preferível ficar com 10% ou 20% do que com 0% ou perto disso? É difícil assumir perdas enormes, mas se investirmos o que sobrou em melhores alternativas, podemos atenuar este impacto. Imaginem alguém que colocou 50.000€ na PT, deve ter uns 5k ou 7k (excluindo os dividendos que ganhou), o que sobrou bem aplicado, ainda pode render algum dinheiro.

Se não acreditares mais na Pharol é preferível venderes e abateres as menos-valias nas mais-valias.

Amigo Atlas,

Nem sempre tenho muito tempo para vir aqui (e acho que agora só venho ler este tópico, o resto é muito repetitivo, pelo menos na parte de Investimentos).

Um abraço ;)

Posso comprar ações onde? Tenho de ter muito dinheiro na conta, em saldo superior?

Editado por Teresa_Marques
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vá-se lá mesmo perceber isto... afinal os juros nos EUA não subiram, mas as bolsas estão em queda na mesma... :unsure:

É fácil de explicar, para quem esteve atento nos últimos tempos.

Posto duma maneira super simples:
    1 - Há sinais macro-económicos positivos (emprego, salários, compra de casas e investimento no retalho) dos EUA que indicam que se pode subir os juros.
    2 - A China rebenta a bolha e alguns emergentes afundam e desvalorizam moeda (países que pedem € aos EUA).
    3 - A FED deixa de ter suporte para poder subir juros sob risco de asfixiar quem lhes pede € (e paga juros).

4 - Isso é visto pelos investidores como mais um sinal do arrefecimento da economia global. Porque quando os EUA não conseguem puxar o comboio, então mais ninguém consegue. Vejam o STOXX50 a perder mais de 2% agora e a ficar com a semana negativa.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, tenho uma questão...

Ando a estudar a possibilidade de investir em dois fundos de índice...

Pictet-USA Index R EUR

Pictet-Europe Index R EUR

Já criei uma carteira de teste via Bloomberg watch list, a distribuição que fiz entre os dois fundos foi de 50/50, será esta a distribuição ideal ou deverei colocar mais peso no USA?

Neste momento não irei fazer nada só testar, visto que vou de férias e quando voltar faço o que tenho a fazer...

Estava a pensar em abrir conta no Banco BEST, depois lá mais para a frente poderia por a hipótese de subscrever ETF's

Alguém pode dar alguma opinião?

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou fã de investir nos EUA. Em termos de economia é pouco dependente de exportações e consegue realizar riqueza de forma independente. É robusta (já foi mais).

A Europa, como se viu neste 2015 de fantochada, é um completo desgoverno, não existe coesão política nem ideológica, logo é uns para cada lado, uns cumprem as regras outros não e portam-se mal, depois vai tudo junto pro castigo, e assim é difícil fazer dinheiro.

Numa região onde um banco central injecta dinheiro no mercado (QE) e depois um badameco dum "paíseco" faz desaparecer esse dinheiro todo, só me indica uma coisa, comparado com os EUA, investir na Europa é pouco melhor que investir em Portugal. Falando de stock market, porque referiste 2 fundos de stocks de blue chip (large cap).

Investir nos EUA tens é uma incerteza, que é o par EUR/USD flutuar e afetar a rendibilidade.

A meu ver, e a estratégia que sigo, compreende um equilíbrio entre estas duas regiões, portanto eu acho que 50/50 é uma boa aposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pictet-USA Index R EUR

Já criei uma carteira de teste via Bloomberg watch list, a distribuição que fiz entre os dois fundos foi de 50/50, será esta a distribuição ideal ou deverei colocar mais peso no USA?

Neste momento não irei fazer nada só testar, visto que vou de férias e quando voltar faço o que tenho a fazer...

Estava a pensar em abrir conta no Banco BEST, depois lá mais para a frente poderia por a hipótese de subscrever ETF's

Já há uns tempos se falou nesses fundos e chegou-se á conclusão que outros fundos, sem serem de índice, os batiam, acho que podem fazer parte de uma carteira mais alargada, mas apenas esses 2 fundos acho que é má opção, repara que o da Europa tem uma rentabilidade média anual a 10 anos de pouco mais e 4%, basta um Allianz Europe Equity Growth para teres o dobro dessa rentabilidade, o de USA é mais recente e portanto já apanha muito bull, mas mesmo esse comparando com um Pioneer Fds US Fundamental acaba por ter pior performance a 1 ano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A explicação foi bem dada pelo Patanisca...mas olha que foi um dia óptimo para a generalidade das obrigações...daí eu insistir no foco da diversificação.

Edit: a resposta era para o JayMZ, isto atrofiou lol

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já há uns tempos se falou nesses fundos e chegou-se á conclusão que outros fundos, sem serem de índice, os batiam, acho que podem fazer parte de uma carteira mais alargada, mas apenas esses 2 fundos acho que é má opção, repara que o da Europa tem uma rentabilidade média anual a 10 anos de pouco mais e 4%, basta um Allianz Europe Equity Growth para teres o dobro dessa rentabilidade, o de USA é mais recente e portanto já apanha muito bull, mas mesmo esse comparando com um Pioneer Fds US Fundamental acaba por ter pior performance a 1 ano...

obrigado pelo feedback, neste momento não consigo ver os fundos que estás a falar mas e em termos de custos os fundos que indicas devem ter comissões mais altas não?

Os fundos que falas são de gestão activa certo? Os que eu falei limitam-se a replicar os índices sendo mais "estaveis" num longo prazo. Estou a falar correctamente ou nem por isso? :)

A minha ideia era começar com 3K, 1500 em cada depois era ir reforçando com 300 de dois em dois meses ora uma vez um ora uma vez o outro. Depois talvez uma vez por ano fazer o rebalanceamento da carteira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado pelo feedback, neste momento não consigo ver os fundos que estás a falar mas e em termos de custos os fundos que indicas devem ter comissões mais altas não?

Os fundos que falas são de gestão activa certo? Os que eu falei limitam-se a replicar os índices sendo mais "estaveis" num longo prazo. Estou a falar correctamente ou nem por isso? :)

A minha ideia era começar com 3K, 1500 em cada depois era ir reforçando com 300 de dois em dois meses ora uma vez um ora uma vez o outro. Depois talvez uma vez por ano fazer o rebalanceamento da carteira.

Por acaso dei dois exemplos de fundos que se encontram na 1ª página, mas há outros...

As comissões são irrelevantes, como deves de saber elas já estão descontadas na cotação, por isso é algo que eu pessoalmente não dou qualquer importância, o que me interessa é a rentabilidade,  mas talvez estejas a querer fazer comparação com ETFs, esses sim têm comissões de gestão muito mais baixas, mas depois há as comissões de negociação...

Não sei se existe essa estabilidade assim tão grande, porque replicar um índice limita e muito a possibilidade do gestor se precaver ou se expor a activos de menos volatilidade para baixar as "perdas" que possam decorrer, um fundo de índice, ou um ETF, seguem o índice e pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pictet-USA Index R EUR

Os fundos índice, passivos, a longo prazo, têm-se revelado muito melhor opção para quem investe nos EUA. Na Europa encontram-se outras soluções melhores. Eu próprio decidi retirar-me do desse Pictet Europe. Mas deverias manter a tua opção por esse Pictet USA Index.

O Pictet USA Index é recente e por isso não dá para ver num período alargado. Mas comparem então com um ETF que siga o S&P500 (que é similar ao pictet) e vamos ver quantos fundos de gestão ativa o bateram num período alargado de 10 anos (estou a falar só para os EUA!)...

Por outro lado, é muito pesada a opção só pelo mercado de ações. Porque não fazes uma opção por 30% Europa, 30% EUA e 40% num misto global?

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )