Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

tens razão.

mas esse fundo não me convence... 3 e 5 anos anualizado negativo!!!

Nem a mim, sou mais passivo e calminho nisto, ams pode ser uma estratégia, mas se calhar mais valia ir para um fundo de acções tipo Tailandia ou Turquia do que este em concreto de ouro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E porque não aí um bocadinho de acções? sei que parece algo impensável, fundo de acções numa carteira conservadora? e porque não? não iria descorrelacionar a carteira? para mim talvez o mais importantepor vezes nem é a escolha dos fundos, mas sim os pesos, já tens ai um que tem algumas acções, o Invesco, mas também podes tentar ir para um de acções europeias, tens ai alguns no TOP, que tal colocar só 5% no Total Return e 5% no Allianz de acções europeias? :)

Rendimento Plus gosto, penso que ainda tem algo para dar, mas atenção que o minimo é 2500€ e há comissões de resgate até 1 ano...

Obrigado desde já D@vid pela tua ajuda

Penso que o fundo de ações a que te referes é este Allianz Europe Equity Growth CT EUR  - LU0256839860, da minha carteira mantenho ainda algumas reticencias no fundo Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E - LU0432616901 , visto que desde 21/01 a 22/02, o mesmo encontra-se em forte queda, e eu não sei que dedução devo tirar desse facto...

se desejares opinar :) a tua opinião é sempre bem vinda, alias a minha carteira não tendo sofrido reparos na distribuição acho q é já fruto de algo que aprendo a ler os teus post :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem a mim, sou mais passivo e calminho nisto, ams pode ser uma estratégia, mas se calhar mais valia ir para um fundo de acções tipo Tailandia ou Turquia do que este em concreto de ouro...

Isto foi o primeiro exemplo que encontrei. Estou aberto a sugestões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado desde já D@vid pela tua ajuda

Penso que o fundo de ações a que te referes é este Allianz Europe Equity Growth CT EUR  - LU0256839860, da minha carteira mantenho ainda algumas reticencias no fundo Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E - LU0432616901 , visto que desde 21/01 a 22/02, o mesmo encontra-se em forte queda, e eu não sei que dedução devo tirar desse facto...

se desejares opinar :) a tua opinião é sempre bem vinda, alias a minha carteira não tendo sofrido reparos na distribuição acho q é já fruto de algo que aprendo a ler os teus post :)

Sim é esse mesmo que se encontra no top.

O Invesco é um fundo misto, tem na carteira acções, obrigações e commodities, estás exposto desta maneira a três diferentes variações, desta forma acabas por ter um fundo equilibrado e descorrelacionado com qualquer outro fundo, não podes olhar apenas a 1 mês, era a mesma coisa que ir investir neste fundo já a correr na 2ª feira só porque o mesmo subiu 0.21% ontem :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

2010 também foi negativo... 2013 também o será??

Eu percebo a tua ideia. Mas de qualquer forma não te esqueças que se esteve negativo em 2011/2012 pode também ficar por mais anos (2/3). Os fundos não "devem" ser analisados de forma tão linear, se assim fosse, escolheríamos fundos com performances negativas em anos anteriores. Não estou a dizer que não possa correr bem, aliás eu também pretendo, daqui a algum tempo, fazer algo parecido.

Analisa a performance do fundo noutras crises, analisa o peso de cada região na carteira do FI (ex: se está muito exposto aos US ou Europa), etc.

Gostei dessa tua ideia de criar uma sub-carteira agressiva  ;)  Não te podes é intimidar se estiveres durante algum tempo a perder mais de 10%, por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Existe alguma forma de "fugir" ao irs nos fundos? Tipo, fazer transferencias entre fundos sem ser resgate e desse modo não pagar irs?

Não sei se percebi a pergunta...quando o valor do rendimento fica á disposição do investidor hà sempre lugar ao pagamento de IRS, mesmo nos fundos Portugueses, a diferença aqui é que o IRS já se encontra descontado na UP, existe sim, e não sei se é isso que queres perguntar, a questão do reenvestimento, numa carteira de fundos se quiseres baixar os pesos num fundo por exemplo e reenvestir noutro, terás de o resgatar e depois voltar a investir, e aqui existe o pagamento de IRS, no entanto existe aplicações financeiras (Unit Linked) em que tens uma carteira de fundos onde não existe o pagamento de IRS , desde que o reenvestimento seja feito "dentro" do seguro, no Best há isso, o Escolha Livre pelo menos, tens 100 fundos á escolha e fazes uma carteira e tens essa vantagem fiscal, não me recordo se o BiG no Fund Advisor faz o mesmo, mas deverá fazer no BiG Link (salvo erro é este o nome), mas no Best há de certeza, mas tem algumas limitações, a nivel de minimos de subscrição etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde meus caros , gostaria de saber uma opinião vossa para compor uma carteira só com fundos . O meu perfil de investidor normalmente é muito conservador ( limito-me a depósitos a prazo ) mas para esta carteira quero subir o pouco o risco . Quero ficar entre o conservador e moderado ... mais perto do moderado . O que aconselham ? Com um universo temporal de 1 a 3 anos . Grato desde já pela atenção dispensada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém consegue identificar a diferença entre o

Invesco Funds - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E (LU0432616901)

e o

Invesco Balanced-Risk Alloc C (LU0432616810)

O primeiro é o que está no Best e o segundo no BIG...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia! Estou a pensar entrar neste "mundo", mas nada percebo, penso entrar com pouco dinheiro para ver como funciona, o que dizem de me iniciar neste fundo, PARVEST EQUITY SWITZERLAND N (LU0107056813)? Pelo activobank....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje ao pensar nos meus fundos surgiu-me uma dúvida:

Qual é a vantagem de ter vários fundos de diferentes tipos, em vez de ter um ou dois mistos como o invesco balanced-risk allocation?

Acho que ao escolheres vários fundos tens a vantagem de decidir que percentagem queres de obrigações vs acções e o nivel de risco de cada uma delas... num fundo misto como o balanced-risk allocation o gestor é que decide...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

evolução da minha carteira:

DISTRIBUIÇÃO DA CARTEIRA

Cash

ES liquidez: 2,75%

ES monetário: 2,75%

Bonds

Pimco Global Bond eur hdg: 8,07%

Pimco Total Ret eur hdg: 7,05%

Pimco Diversified Inc eur hdg: 5,59%

Templeton Global tot ret eur hdg: 7,10%

F&C Emerg Markts eur hdg: 5,62%

Equities

DB X-trackers MSCI World TRN index etf (acc): 33,86%

CS ETF on MSCI EMU Small Cap (acc): 13,35%

iShares MSCI Emerging Markets (acc): 13,86%

CAGR (TANB): 6,10%

CAGR (líquido): 4,37%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde meus caros , gostaria de saber uma opinião vossa para compor uma carteira só com fundos . O meu perfil de investidor normalmente é muito conservador ( limito-me a depósitos a prazo ) mas para esta carteira quero subir o pouco o risco . Quero ficar entre o conservador e moderado ... mais perto do moderado . O que aconselham ? Com um universo temporal de 1 a 3 anos . Grato desde já pela atenção dispensada

No TOP tens muitos á escolha, muda apenas os pesos em que queres em cada um para que a carteira fique menos ou mais arriscada :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho vontade de vender o fundo que tenho em dolares para ficar com eles todos em euros!

comprar um templenton mas em euros ao contrario de agora

que diriam voces? David?

Eu pessoalmente prefiro euros, podes ter um em euros sem hedge, não é preciso mesmo teres em dólares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu ja' tive fundos em USD e depois deixei-me disso, era mais uma variavel ... o fundo a subir, a subir e o valor (em euros) a descer  :o prefiro ter tudo em Euros.

Foi o que me aconteceu! Estava a ganhar 9% em USD, mas depois com o cambio estava a perder 3%!!!!  Mas para quem tem muito tempo para analisar o cambio é uma variavel que pode render bastante! Já tive fundos que em um mês estava com um ganho 14%! Pelo que pouco percebo, para alguém que gosta de fazer tradding é algo a considerar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém me diz qual a escala de risco oficial nos fundos?  >:( a CMVM tem a de 1 a 6, agora a Morningtar também tem uma de 1 a 7, é ver fundos de risco 1 da CMVM em 3 na Morningtar.. :(

Pelos vistos existe uma nova escala de avaliação de fundos, adoptada pela Morningstar.

Chama-se SRRI e tem níveis de 1 a 7.

Para mais informações, cito o autor VirtuaGod e post de outro forum:

SRRI - A nova escala de risco

Quem foi recentemente ver alguem fundo no Best apercebe-se de uma nova métrica que foi incluída pela MorningStar.

Os fundo até agora tinham risco de 1 a 6, dependendo do desvio padrão. A partir de agora as classes de risco alteraram, e penso que vão completamente actualizar nos fundos todos. A nova métrica é de 1 a 7 e bastante mais exigente em termos de desvio padrão.

Enquanto na métrica antiga o risco 1 ia de 0 a 1.5% de desvio padrão, agora o risco 1 vai de 0 a 0.5%. Antigamente era o desvio padrão de 3 anos, agora é o desvio padrão de 5 anos.

Estas alterações fizeram com que a maioria dos fundos subisse pelo menos 1 nível na escala de risco, sendo que alguns até subiram 2, pois como a métrica usa 5 anos (em vez de 3) vai "apanhar" 2008 e consequentemente o desvio padrão vai ser bastante superior devido à volatidade desse ano.

A nova escala é:

download.php?id=125375

Há contudo uma diferença entre a forma de cálculo "oficial" introduzida pela UE/Comissão Europeia e a forma de cálculo da MorningStar. A forma "oficial" torna-se algo complexa para fundos que não existam há 5 anos. Tendo em consideração vários tipos de fundos a forma de cálculo é diferente e podem ser vistos no PDF abaixo. Contudo no fundo acaba tudo por ser extrapolações de risco e comportamentos (EX: Backtests).

A MorningStar por outro lado não aceita essas extrapolações pois não são reais. Para combater anos que potencialmente faltam para o fundo ter 5 anos a MorningStar usa o Benchmark para preencher esse periodo uma vez que o BenchMark muito provavelmente já existe há mais de 5 anos. Ou seja a MorningStar preenche esse vazio " by using the Morningstar Category Benchmark Index as the proxy for back-filling the history of all UCITS funds less than five years old. ", o que vai fazer com que algumas vezes o SRRI "oficial" e o da MorningStar possam divergir ligeiramente.

Pessoalmente a maior diferença que notei foi mesmo no uso dos 5 anos e nas diferentes escalas usadas agora, de 1 a 7 em vez de 1 a 6. Faz parecer os fundos bastante mais arriscados do que eram mas não posso deixar de concordar que é mais informativo para as pessoas que percebem menos. Como aqui no tópico já venho a falar de desvio padrão, e olhamos para o desvio padrão e não para pontuações (que incluem escalões de desvio padrão) já somos bastante mais precisos do que estas métricas.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=77465&postdays=0&postorder=asc&start=3147

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )