Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Tenho aplicado no fundo de tesouraria do Banif (cuja sociedade gestora que até tem ganho prémios internacionais de boa gestão). Entrei em finais de Julho, estava a UP a 8,3767 e hoje está nos 8,3667€.

Mas acredito que isso seja um "mal geral", já que todas as bolsas têm descido e este fundos, embora se tratem de fundos de tesouraria, acompanham as tendências (de descida), embora com menor intensidade. Pelo menos, assim o espero...

A continuar assim, mais valia ter deixado o dinheiro à ordem...

"O Banif Euro Tesouraria investe, num mínimo de 60% do seu valor global, em Obrigações e Títulos da Dívida Pública de taxa fixa e indexada com maturidade residual inferior a 60 meses, Bilhetes do Tesouro, Papel Comercial, Certificados de Depósito e Depósitos Bancários denominados em Euro ou nas moedas dos países que constituem o Euro".

Para mim um fundo de tesouraria puro não pode investir uma larga percentagem em Obrigações ou em Títulos de Dívida.

Comparem os 3 fundos a nível de carteiras ( não de rentabilidades ).

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR054CC&tab=3

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA&tab=3

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000GW6Z&tab=3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois mas hoje na Europa caiu -2.5% e nos USA está pelo mesmo caminho!

Pois então que venham as quedas!

Somos (eu pelo menos sou) investidores de longo prazo. Quem tiver um panorama de, pelo menos, mais de 20 anos pela frente, não se deixa amedrontar com umas descidas...

Por outro lado, estas quedas bruscas são ótimas para o market timing! Acho que a minha colheita anual do psi 20 vai dar bons frutos!

O BPI Portugal revela empenho... quer pagar-me as férias todos os anos...  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes dizer qual é o fundo de tesouraria em que estás a perder dinheiro?

Uma questão, não estando ainda com conta aberta nos bancos mais virados para os investimentos como posso ver quais são os fundos de índice que estão disponíveis para investir.

Na Morning Star como posso pesquisar por fundos de índice... atenção que não estou a falar de ETF's

Fox Ninja,

Não te sei dizer como fazer essa pesquisa na morningstar. Também não faço a mínima ideia sobre a totalidade de fundos índices...

Mas este artigo do observador, que veio revolucionar a visão de muita gente, refere que fundos índice estão disponíveis e em que bancos estão:

http://observador.pt/especiais/invista-sem-emocoes-ligue-piloto-automatico/

(no artigo, carrega no "continuar a ler", porque aparece depois um quadro com os fundos..)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Apesar da queda da semana passada, a correcção das bolsas europeias no mês de Agosto foi de 15% e a retoma desde os mínimos de segunda-feira levou as bolsas do Velho Continente a subirem 10%, em média. É certo que, do ponto de vista técnico, não se pode dizer ainda que a correcção tenha atingido o seu fim mas encerrar o “gap” descendente da “segunda-feira negra” na grande maioria dos índices não é precisamente um sinal de debilidade.

Devemos saber que a toda a grande queda, como a que vivemos na semana passada, mais tarde ou mais cedo, corresponde a sua fase de ajuste (a retoma actual). A retoma poderá levar os índices mais 2-3% acima dos níveis actuais e, ainda assim, estaremos a falar de uma retoma (ou ajuste) de 50% do último grande movimento baixista. E o normal é que, depois da retoma actual, os preços tentem aproximar-se dos mínimos da semana passada, essa é a zona de suporte chave no momento actual.

É certo que os suportes estão muito longe dos níveis actuais mas são os que são e estes são colocados peço mercado, não pelos investidores porque sim. Do que se deduz que a perfuração e posterior confirmação dos mínimos da “segunda-feira negra” darão continuidade à forte tendência baixista das últimas semanas e devemos esperar uma nova queda dos mercados.

Mas, enquanto os preços cotem acima dos ditos suportes, o risco parece bastante controlado e limitado."

Commerzbank

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim um fundo de tesouraria puro não pode investir uma larga percentagem em Obrigações ou em Títulos de Dívida.

Comparem os 3 fundos a nível de carteiras ( não de rentabilidades ).

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR054CC&tab=3

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MRIA&tab=3

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000GW6Z&tab=3

Obrigado, David, para comparação dos fundos de tesouraria que aqui trouxe. É muito eloquente e expressiva a diferença. Desconhecia por completo que permitissem, num fundo de liquidez/tesouraria, tão elevada proporção de Obrigações. Isso explica, por certo, esta oscilação do valor da UP no fundo do Banif.

Quando eu o subscrevi, em finais de Julho, apresentaram-me como sendo o produto ideal para "abrigar" as minhas poupanças naquele momento de incerteza que se vivia devido à crise na Grécia. Como também logo a seguir ia de férias, pensei ser essa a melhor decisão, nunca pensando que este fundo de tesouraria do Banif fosse tão "flutuante" e sensível à conjuntura.

Lembro-me de o funcionário, na altura, me ter dito que a equipa gestora dos fundos Banif era das melhores, que tinham até ganho prémios internacionais, e que, portanto, o dinheiro ficaria bem aplicado até eu decidir o que fazer com ele.

A minha ideia era deixar passar a crise grega (e as férias) para agora, em Setembro, calmamente, dar um destino àquelas poupanças. Todavia, pelo que vejo agora, a seguir à crise grega veio a (bem pior ainda) tempestade chinesa e, agora, o contexto financeiro internacional consegue estar ainda pior que em finais de Julho.

O amigo David aconselha-me a transferir esta minha aplicação de curto prazo de banco? Por exemplo, retirar do Banif Tesouraria para o Liquidez do ES/NB ou para o da Caixa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fox Ninja,

Não te sei dizer como fazer essa pesquisa na morningstar. Também não faço a mínima ideia sobre a totalidade de fundos índices...

Mas este artigo do observador, que veio revolucionar a visão de muita gente, refere que fundos índice estão disponíveis e em que bancos estão:

http://observador.pt/especiais/invista-sem-emocoes-ligue-piloto-automatico/

(no artigo, carrega no "continuar a ler", porque aparece depois um quadro com os fundos..)

Boas

Obrigado pela teu feedback... eu já tinha dado uma vista de olhos nesse artigo e sim tem lá os fundos de índice, mas o que eu gostava de saber era como é que se dá com eles sem serem os outros a dizer :) era mais para tentar pesquisar por mim e depois tentar desenrascar-me "sozinho".

Estar dependente de alguém que nos faça a "papa toda" pode dar mau resultado no futuro :) por isso questionei como é que se encontram os fundos... que tipo de pesquisa se tem que fazer.

Mas sem dúvida esse artigo é muito útil...

Se alguém puder dar umas linhas de orientação como fazer a pesquisa de fundos de índice agradecia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante.

Oh David, hoje nem isso valeu. Hoje foi para voltar a testar mínimos.

A semana passada na Bloomberg um entrevistado dizia que espera que se atinja os 2150pts no SP500 até ao final do ano.

Confesso que acho um bocado irrealista, apesar dos dados positivos recentes da economia real dos USA.

A palavra de ordem por estes dias é: "Pânico".

E o pânico sem fundamento, é excelente para quem tem liquidez na calha pronta a entrar. :)

Deixar só fazer mais uns re-tests e depois é rezar para que a coisa corra como é de esperar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando interiorizarmos que tudo o que sobe cai e vice versa, olhamos para os mercados de uma forma mais tranquila, a China está a cair porque subiu só 150% o ano passado, e qualquer noticia menos favorável a nível económico teria de despoletar uma correcção, e quando se fala na China é sempre tudo á grande.

Eu sinto-me um privilegiado por investir nos mercados e nomeadamente em fundos, já houve tanta coisa ao longo destes anos e no final vejo sempre o mesmo, "ganhei" dinheiro, nunca teria a rentabilidade que vou tendo investindo em depósitos a prazo ou noutro tipo de aplicação de capital "garantido", e mais, ainda me sinto mais previligiado quando os próprios fundos me colocam á disposição fundos sem quase volatilidade para caso não me sinta confortável estacionar lá o meu capital, com total liquidez, e se mesmo assim não quiser estar exposto ao mercado ou quiser colocar parte do capital noutro tipo de produto, o banco ainda me disponibilizou aplicações que me pagaram durante 3 anos uma taxa de 8% com juros mensais ( não costumo fazer pub aqui a produtos estruturados mas pronto ), e mesmo na altura em que estamos continuam a colocar á disposição estruturados com rácios rentabilidade/risco muito interessantes ( estou a falar no banco com quem trabalho, Best, mas secalhar o mesmo se aplica em outros bancos ).

Sintam-se também privilegiados  ;) , porque o € só deve ser um problema para nós, quando ele nos falta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fico muito feliz por si, David, por você "ganhar sempre dinheiro" com as suas aplicações. Eu, infelizmente, não posso dizer o mesmo. Umas correm melhor, outras nem tanto...

Agradeço-lhe a dica. Como tenho uma disponibilidade para aplicar, vou perguntar no Best pelos "estruturados" que estejam a comercializar, já que podem ser uma alternativa interessante neste momento de incerteza que estamos a atravessar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fico muito feliz por si, David, por você "ganhar sempre dinheiro" com as suas aplicações. Eu, infelizmente, não posso dizer o mesmo. Umas correm melhor, outras nem tanto...

Agradeço-lhe a dica. Como tenho uma disponibilidade para aplicar, vou perguntar no Best pelos "estruturados" que estejam a comercializar, já que podem ser uma alternativa interessante neste momento de incerteza que estamos a atravessar.

Não é uma questão de ganhar sempre dinheiro, é olharmos para os investimentos numa perspectiva de longo prazo, no outro dia um forista enviou-me este artigo que fala nisso mesmo, quando se está exposto ao mercado do sobe e desce, das duas uma, ou aplica-se a longo prazo e deixa-se as coisas correrem, ou então tenta-se entrar na melhor altura, e sair na melhor altura, e isso, praticamente é sinónimo de perda de dinheiro, pelo menos para mim, há um outro gráfico muito interessante sobre isso que penso que já aqui coloquei.

https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/jpmorgan_asset_management/si_te_pierdes_los_mejores_dias_como_cambia_la_rentabilidad_de_tu_inversion_en_bolsa?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Graças á nova funcionalidade, acho eu, de pesquisar os anexos que já colocamos, está aqui o gráfico que falei acima, a diferença no investimento buy and hold e investimento na perspectiva de tentar sair quando os mercados começam a cair e entrar quando começam a subir.

post-28-14412396779691_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Graças á nova funcionalidade, acho eu, de pesquisar os anexos que já colocamos, está aqui o gráfico que falei acima, a diferença no investimento buy and hold e investimento na perspectiva de tentar sair quando os mercados começam a cair e entrar quando começam a subir.

post-28-14412396779691_thumb.jpg

Continuo a dizer que é errado ter uma única estratégia para todo e qualquer mercado. Investir no S&P500 não é o mesmo que investir no Brasil, na Rússia ou na China. Para uns mercados o melhor é praticar o Buy and Hold. Para outros, é melhor o market timing.

É engraçado que os defensores fanáticos do Buy and Hold só falam no S&P. Gostaria de os ver a falar do Bovespa ou do Psi 20 e a aplicarem essa mesma estratégia... eu também sou predominantemente passivo no investimento, e eu próprio tenho uma carteira nesse sistema, mas é preciso ter cuidado quando se enuncia uma regra como se fosse um dogma.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é uma questão de ganhar sempre dinheiro, é olharmos para os investimentos numa perspectiva de longo prazo, no outro dia um forista enviou-me este artigo que fala nisso mesmo, quando se está exposto ao mercado do sobe e desce, das duas uma, ou aplica-se a longo prazo e deixa-se as coisas correrem, ou então tenta-se entrar na melhor altura, e sair na melhor altura, e isso, praticamente é sinónimo de perda de dinheiro, pelo menos para mim, há um outro gráfico muito interessante sobre isso que penso que já aqui coloquei.

https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/jpmorgan_asset_management/si_te_pierdes_los_mejores_dias_como_cambia_la_rentabilidad_de_tu_inversion_en_bolsa?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

Compreendo o que diz, amigo David, sobre "olharmos para os investimentos numa perspectiva de longo prazo" e até admito que em teoria e na maior parte dos casos seja assim. Eu é que não tenho tido sorte nenhuma (ou engenho) e apanho sempre com as "excepções à regra"! 

Por exemplo, foi baseado nesse "mandamento" que eu fui ficando com as acções da PT (Portugal Telecom SGPS), compradas ao longo de uma vida de trabalho. Aos meus olhos, a PT merecia toda a confiança, pois era uma das maiores e mais sólidas empresas portuguesas. Mantive as acções sempre pensando que o "longo prazo" me traria uma recuperação... veja no que deu!  Fiquei com essa porcaria do Pharol e estou a... ver navios! Está a ser uma desgraça!... Admira-me que ninguém tenha sido responsabilizado por esta delapidação do património da empresa (com CEO pagos a peso de oiro) e dos seus accionista. Responder-me-ão: "estamos em Portugal, o reino da impunidade e do vale tudo!" Num país decente, esta história da PT acabaria no tribunal e, consequentemente, nas prisões. Eu sinto-me roubado!.

Portanto, permita-me que lhe diga, amigo David, não acredite cegamente nas análises financeiras e nesse inafável "longo prazo" que promete o éden a todas as aplicações. O meu "longo prazo" sei onde o vou encontrar (e não faltará muito). Será nos Prazeres, em São joão Bosco... A minha preocupação é o presente. É o que me resta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, mas eu falo por mim, sou defensor do buy and hold porque invisto em fundos no mercado Europeu e Americano basicamente, não invisto em Portugal nem Ibéria, não invisto no Brasil, nem na China, nem na Turquia, nem na Índia...pelo menos directamente, eu sei, é uma pasmaceira lol, mas fazer o quê? eu já disse que prefiro ganhar 5% ano do que ganhar 20% num ano e perder 15% no outro, e eu aqui apenas dou a minha perspectiva de investimento como cada um dá a sua, e na minha, o buy and hold continua a ser a minha melhor estratégia, o pessoal com 20 anos pode ainda esturrar algum capital a "brincar" ao mercado, eu já não estou nessa linha :)

David,

Não é só a tua opinião. Estatisticamente o buy and hold é o método que garante melhores resultados (retorno) no médio prazo. Fazer market timing (ainda para mais com FIs) é um exercício que não traz benefícios. Cada qual pode ter a sua opiniã mas fatos são fatos.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David,

Não é só a tua opinião. Estatisticamente o buy and hold é o método que garante melhores resultados (retorno) no médio prazo. Fazer market timing (ainda para mais com FIs) é um exercício que não traz benefícios. Cada qual pode ter a sua opiniã mas fatos são fatos.

Abraço!

Eu não tenho a mesma opinião. Para mim, uma estratégia mista, com predominância (mas não exclusividade) pelo investimento passivo, é o mais acertado.

Sobre o "esturrar" dinheiro de que fala o David, eu não sei a quem é que ele se estava a referir, mas não é a mim de certeza... Este ano, em 3 meses (de Dezembro 2014 a Fevereiro de 2015) ganhei 15% nos emergentes. Ganhei, no total, 19%, em Portugal, em 8 meses. Ganhei 10% na Rússia em 6 meses (apesar de ter estado a perder 35% em determinada altura). Se não tivesse resgatado, teria perdido tudo entretanto. 

E eu ganhei mesmo, porque resgatei. Quem faz "buy and hold" (como eu também faço) logo se vê, no final, se vai ganhar ou não. Só no resgate é que se perde dinheiro. Mas também é só no resgate que se ganha...! Eu também tenho uma carteira para o Buy and Hold e sei comparar a diferença...

Podem-me vir com as estatisticas que quiserem. Mas a mim só me interessam os resultados. Os meus, neste caso. Não me interpretem mal... eu também tenho sempre cerca de 70% dos recursos alocados ao Buy and hold numa carteira (que também serve para colocar o dinheiro do Market Timing enquanto espero). Mas ser ser fanático de uma das estratégias e deixar passar as melhores vantagens de uma e outra estratégia, para isso não contem comigo. 

Respeito, ainda assim, a vossa opinião. E estou pronto a mudar a minha, se me convencerem. Mas não me mostrem estatisticas e gráficos. Mostrem-me é os vossos resultados... como dizia um membro de outro fórum "eu quero ver resultados. Para bla, bla, bla já me chegam os livros e similares".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não tenho a mesma opinião. Para mim, uma estratégia mista, com predominância (mas não exclusividade) pelo investimento passivo, é o mais acertado.

Sobre o "esturrar" dinheiro de que fala o David, eu não sei a quem é que ele se estava a referir, mas não é a mim de certeza... Este ano, em 3 meses (de Dezembro 2014 a Fevereiro de 2015) ganhei 15% nos emergentes. Ganhei, no total, 19%, em Portugal, em 8 meses. Ganhei 10% na Rússia em 6 meses (apesar de ter estado a perder 35% em determinada altura). Se não tivesse resgatado, teria perdido tudo entretanto. 

E eu ganhei mesmo, porque resgatei. Quem faz "buy and hold" (como eu também faço) logo se vê, no final, se vai ganhar ou não. Só no resgate é que se perde dinheiro. Mas também é só no resgate que se ganha...! Eu também tenho uma carteira para o Buy and Hold e sei comparar a diferença...

Podem-me vir com as estatisticas que quiserem. Mas a mim só me interessam os resultados. Os meus, neste caso. Não me interpretem mal... eu também tenho sempre cerca de 70% dos recursos alocados ao Buy and hold numa carteira (que também serve para colocar o dinheiro do Market Timing enquanto espero). Mas ser ser fanático de uma das estratégias e deixar passar as melhores vantagens de uma e outra estratégia, para isso não contem comigo. 

Respeito, ainda assim, a vossa opinião. E estou pronto a mudar a minha, se me convencerem. Mas não me mostrem estatisticas e gráficos. Mostrem-me é os vossos resultados... como dizia um membro de outro fórum "eu quero ver resultados. Para bla, bla, bla já me chegam os livros e similares".

Boa tarde Atlas,

Lá está, cada qual tem a sua opinião. E ainda bem. 

Mas acho que não estás a contar com uma variável importante. O teu tempo. O teu tempo custa dinheiro. E quanto mais tempo passas a gerir ativamente a tua carteira mais tempo / valor hora consomes.

A minha carteira exigiu-me umas horas a escolher fundos. E uma hora (máximo) a cada 6 meses para possíveis alterações à mesma. Um verdadeiro lazy portfolio. Daqui a uns 5 contos conto ter uma rentabilidade superior a todos os traders, day traders, market timers, etc.

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resultados? é fácil,basta ir á 1ª página e ver as rentabilidades a 10 e a 5 anos... é o que me interessa também, são os resultados, mas como alguém dizia, se estamos a ganhar dinheiro é porque está bem :) por isso desde que se ganhe é porque a estratégia está certa.

Eu não costumo discutir estratégias e muito menos o BAH vs MT, porque isso é o mesmo que discutir Benfica/Sporting.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, pessoal.

É o meu primeiro post no fórum, e queria apenas pedir a vossa opinião sobre determinado investimento.

Pretendo investir num fundo e deixar lá o dinheiro "parado" durante uns 3/5 anos, pelo que gostaria de saber o que acham do seguinte fundo para tal:

- MFS® Meridian Europ Sm Cos A1 EUR Acc

Desde já, obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resultados? é fácil,basta ir á 1ª página e ver as rentabilidades a 10 e a 5 anos... é o que me interessa também, são os resultados, mas como alguém dizia, se estamos a ganhar dinheiro é porque está bem :) por isso desde que se ganhe é porque a estratégia está certa.

Eu não costumo discutir estratégias e muito menos o BAH vs MT, porque isso é o mesmo que discutir Benfica/Sporting.

Nós não estamos em campos diferentes. Eu digo é BAH e MT. Estratégia mista, com um claro pendor para o BAH. Que fique claro que eu critico nenhuma das estratégias. Eu defendo é as duas ao mesmo tempo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )