Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Caros amigos,

Qual a vossa opinião em relação à minha carteira?

ABG Japa Smal Comp 0,76%

Allianz Euro Bond 3,76%

BNY Mellon LongTerm Global Eqt 9,27%

DWS Brazilian Eq L 1,97%

DWS Gb Emer Mkt Eq 4,44%

DWS II Global Grow 1,52%

FF FPS Mod Growth 13,36%

I Asia Infrastruct 2,36%

I Euro Corp Bond 8,65%

I Pan Eur High Income 13,24%

MFS Europ Value 9,24%

Nord Stable Return 10,72%

P Global Bond 13,67%

FT Global Total Ret Hdg 7,05%

Que alterações fazer na vossa opinião?

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha carteira de ETFs já vai em 0,69% YTD...

Só hoje ardeu 1,30%!!

nao deixa de ser engraçado ler sobre aqueles chavões da diversificação, e depois, tanto faz ser acções, obrigações globais, com hedge ou sem hedge, convertiveis, alternativos, mistos, etc, que vai quase tudo àr ortigas que é um mimo.  Acho que so tenho o imobiliario directo e market neutral a verde no ultimo mês. As Covered Bond também se têm aguentado, mas não tenho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha que não, olha que não... é um chavão com todo o sentido, basta olhares para o quadro que coloquei acima, tudo a cair ou a subir não quer dizer que seja na mesma proporção, hoje por exemplo bolsas a cair mas muitas obrigações governamentais a subir, sem diversificação a eficiência de um investimento nunca será proveitoso, a não ser que se faça tiro certeiros, e isso nem o Buffet lol, que também diversifica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo receio que para aqui anda vale mais estar quieto e deixar o € à ordem não é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha que não, olha que não... é um chavão com todo o sentido, basta olhares para o quadro que coloquei acima, tudo a cair ou a subir não quer dizer que seja na mesma proporção

Quando fundos como o pimco global bond ou o legg mason Glb Fxd têm 0.75% de correlação com fundos de acções, como o ubs infraestructure...que grande diversificação. lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando fundos como o pimco global bond ou o legg mason Glb Fxd têm 0.75% de correlação com fundos de acções, como o ubs infraestructure...que grande diversificação. lol

Dás muita importância ao Excel lol...

Pimco GB

2008 - -6,61

2009 - 17,39

2010 - 8,37

2011- 7,62

2012 - 9,94

2013 - - 1,60

2014 - 7,94

ytd - 0,26

UBS

2009 - 32,34

2010 - 18,64

2011 - 2,34

2012 - 15,85

2013 - 13,86

2014 - 18,34

ytd - 10,74

Depois tens as carteiras, que se fores a ver são obviamente totalmente diferentes, isso a mim é o que me interessa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo receio que para aqui anda vale mais estar quieto e deixar o € à ordem não é?
    Eu tenho o Millennium Valorização... O que é que eu posso dizer?

Fundo a manter pelo menos por 5/6 anos, diversificado por classes de activos, áreas geográficas e divisas.

Há mais peso do lado das acções sempre superior a 35% da carteira, assim como predominância no mercado norte-americano e mercados europeus. Tem encargos de resgate de 1%, comissão de gestão variável anual.

Tirando os "buracos" das crises económicas (2008 & 2011), o fundo registou uma rentabilidade em média superior a 8% por ano.

Pessoalmente, vinha de encontro ao que eu pretendia: fundo misto, com diversificação, médio prazo e rentabilidade média de 8%.

Os resultados: O ano passado "rendeu-me" 12,5%, bom! E agora? Nada! Ou seja, este ano está perdido como rentabilidade, pois o fundo não anda nem desanda... e vai estragar o valor do ano anterior.

Mas o problema, não é só este fundo ou particularmente os do millennium, são todos! É um mal epidémico a nível global.tongue.gif

A nível de diversificação, e apenas a olhar por cima do ombro, prevejo que, o que vai salvar o meu ano financeiro serão os produtos do estado... CT & CTPM.laugh.gif Hurra!

E quando eu digo salvar... é somente equilibrar as contas... e ainda faltam 4 meses para o ano findar.

Vamos a ver se não afunda!laugh.gif

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dás muita importância ao Excel lol...

Pimco GB

2008 - -6,61

2009 - 17,39

2010 - 8,37

2011- 7,62

2012 - 9,94

2013 - - 1,60

2014 - 7,94

ytd - 0,26

UBS

2009 - 32,34

2010 - 18,64

2011 - 2,34

2012 - 15,85

2013 - 13,86

2014 - 18,34

ytd - 10,74

Depois tens as carteiras, que se fores a ver são obviamente totalmente diferentes, isso a mim é o que me interessa.

Isso na pratica mais não é que passado. Esses dois fundos actualmente, ou seja, no passado recente e actual, tem uma correlação muito grande, e é isso que interessa, independentemente de terem carteiras parecidas ou não, se ambos convergem para o mesmo. É por isso que as correlações nunca consideram mais de 3 anos.

Quem diz desses, pode meter o invesco balanced risk, ao barulho, e num instante tem tres fundos, misto, obrigações global e acções com correlações enormes, apesar de terem carteiras, gestões e activos completamente diferentes. Ou seja, a diversificação é pura ilusão.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Portanto o quadro que coloquei há uns posts atrás não te diz nada...

Passado... então um tem YTD de 0,26% o outro de 10,74% e são dados passados? então pela tua lógica não é necessário diversificar, se eu tivesse apostado tudo no pimco gb estava agora com 0,26%, não "fiz" melhor apostar nos dois e ter agora 11%??

Também gosto de aprender e ouvir opiniões diferentes, quero compreender o que tenho feito de mal em mais de 10 anos de investimento em fundos de investimento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Portanto o quadro que coloquei há uns posts atrás não te diz nada...Passado... então um tem YTD de 0,26% o outro de 10,74% e são dados passados? então pela tua lógica não é necessário diversificar, se eu tivesse apostado tudo no pimco gb estava agora com 0,26%, não "fiz" melhor apostar nos dois e ter agora 11%?? Também gosto de aprender e ouvir opiniões diferentes, quero compreender o que tenho feito de mal em mais de 10 anos de investimento em fundos de investimento...

Eu nao disse em lado nenhum que não é necessário diversificar. Eu disse que é necessário diversificar em algo que realmente diversifica. E até dei 3 áreas como exemplo, que no passado recente diversificam "mais ou menos" bem.

O problema é que a maior parte dos fundos não diversificam quase nada, sejam de acções ou de obrigações, porque caem quando os outros caem e sobem quando os outros sobem. YTD não tem nada a haver com isto. Os retornos compostos sim, e por isso a necessidade de activos negativamente correlacionados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Segurem-se que isto tá a ganhar uma velocidade de descida vertiginosa!

Oficialmente chegou a tão falada correcção!  ;D  5 dias em queda livre!

SP500 abaixo dos 2000! Lembro-me de ler em Abril que os analistas davam os 2100 como suporte até ao final do ano...

Será que teremos o bear a preparar-se para se sentar durante um anito ou dois?

O bull já foi, já se cansou de correr e foi descansar.

Não escapa nada, nem bonds!

post-20791-14412396781348_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

EuroStoxx50

-3.17%

O Drhagi até deve estar aziado: "Andei eu a dar dinheiro à malta pra isto andar pra frente e agora está tudo na mesma como estava em Janeiro".  ;D ;D

(Estou-me a rir com isto para não chorar, porque se for ver a carteira logo à noite dá-me vontade é de chorar [e meter tudo em DPs  8) :o ] )

ahah

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho que é mesmo melhor vocês meterem tudo em DPs senão não aguentam isto lol, ainda morre para aqui algum com um enfarte ahah, metam tudo em DPs e durma descansados, nada melhor que deitarmos tranquilos, até porque isto ainda vai cair mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não volto a abrir a carteira durante um mesito ou dois. Não vale a pena com esta volatilidade, só nos faz pensar nas decisões que tomamos

Boa decisão!

Mas está atento ao que a FED vai dizer, se não subirem as taxas em Setembro, pode ser que tenhamos um ressalto jeitoso, mas creio que não será mais que isso.

Já não temos uma correcção de 10-15% há algum tempo. É preciso respirar para novas subidas e não se esqueçam estamos na silly season  :P

Entretanto as quedas vão longas e "intensas" portanto já se sabe o que daqui pode vir.

Isto tudo para dizer que podem existir oportunidades para "desalavancarem" em alguns lados, e reduzir noutros.

Temos uma China que pode rebentar, poderemos vir a ter uma guerra (As Coreias andam a mexer-se..., será que os USA vão aproveitar esta situação para terem liquidez? Eu diria que sim, é apenas um palpite, e se assim for, quando começar a haver "sangue" é altura de buy (com moderação))

De qualquer forma o ambiente é tão depressivo que eu não acredito que isto não passe de uma correcção, não vale é a pena tentarem apanhar fundos.

Estou quase a ir de férias, vou tranquilo  ;)

A todos os que costumam andar por este tópico, muita calma, mantenham-se focados no vosso plano, e se não aguentam o que aconteceu nestas últimas semanas, subscrevo o que disse o D@vid, é melhor voltarem para DP´s ou CTPM (também os tenho).

Pessoalmente não vejo quaisquer sinais de reversão a curto prazo, pode acontecer com o que a FED disser, mas vejam EUR/USD a subir, Ouro também. Por isso qualquer ressalto no CP será apenas uma oportunidade para os curtos reforçarem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

The indicators tell us that we do not see the signs normally associated with a large market decline. Instead we see a parade of pundits saying “China, oil prices, and the Fed” because their job is to “explain” every market move. Here is a little test. If oil prices are signaling an incipient recession, how much do you think oil consumption has declined in the last year?

If you sense a trap, you are right. Last year marked the biggest rate of increase in five years. The IEA has a nice interactive chart, depicted below. The price decline comes from increases in supply and the fact that none of the suppliers is backing off. Also noteworthy is that the gap is only about 1%. The oil price data are reflecting almost nothing about the world economy, despite the daily drumbeat in the news.

Artigo completo.

Cheira-me que vou às compras esta semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )