Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Desde que me inicie nos fundos (que foi recentemente) nunca fiz nenhuma alteração, mas acho que devia fazer, a China está a mexer comigo :).  Talvez reduzir a minha participação nos emergentes, ou será que o melhor é manter tudo na mesma? todas as dicas são bem vindas

Nodo do fundo - Código - Valorização - % de capital

Nordea-1 Stable Return E EUR - LU0227385266- (-0,80%) - 38,40%

Candriam Eqs L Europe Innovation N - LU0344046312- (-0,14%) - 17,36%

Nordea-1 Emerging Stars Equity E EUR - LU0602538620 - (-8,27%) - 27,24%

MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR - LU0219418836 - (-0,05%) - 3,38%

MFS® Meridian Europ Value A1 EUR - LU0125951151 - 0,97% - 13,61%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu cada vez mais me convenço que os emergentes só são uteis para o market timming e mesmo assim é preciso andar sempre de olho em cima deles. Se virmos os gráficos deles a mais de 10 anos, fica-se com a ideia que o risco de ficar a marcar passo durante meses e até anos é muito elevado. E nesses anos de estagnação e até de perdas, podia muito bem estar o capital investido noutros fundos onde as subidas são mais progressivamente constantes a longo prazo como os EUA ou a Europa. E também já sabemos que na maioria das situações quando à uma queda generalizada nenhuma àrea especifica se safa, logo a diversificação por regiões parece que é apenas uma ilusão de segurança sem qualquer utilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu cada vez mais me convenço que os emergentes só são uteis para o market timming e mesmo assim é preciso andar sempre de olho em cima deles. Se virmos os gráficos deles a mais de 10 anos, fica-se com a ideia que o risco de ficar a marcar passo durante meses e até anos é muito elevado. E nesses anos de estagnação e até de perdas, podia muito bem estar o capital investido noutros fundos onde as subidas são mais progressivamente constantes a longo prazo como os EUA ou a Europa. E também já sabemos que na maioria das situações quando à uma queda generalizada nenhuma àrea especifica se safa, logo a diversificação por regiões parece que é apenas uma ilusão de segurança sem qualquer utilidade.

A minha estratégia foi mesmo essa, diversificar por região, e na altura os emergentes pareciam estar a emergir :), mas foi mesmo um erro de principiante.  O que tu dizes agora faz sentido para mim, mas na altura pensei que, se havia uma queda numa determinada zona, quase que "obrigatoriamente" iria subir em outra zona, não podia estar mais errado.

Mas o objetivo também era aprender e por isso investi um capital mínimo, neste momento as perdas não chegam a 30€.

Vou abandonar os emergentes e apenas deixar 3% de todo o capital, para passar para:

MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR ou MFS® Meridian Europ Value A1 EUR

Sempre está mais seguro, o que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizem que "resgatam os lucros". Resgatam o valor do fundo, ou apenas das mais valias realizadas?

Só posso falar por mim. Eu resgato o fundo todo e não apenas o valor das mais valias.

E o que fazem a esse montante resgatado? Fica em liquidez?

No meu caso, paralelamente tenho uma carteira de investimento passivo muito simples (com apenas 4 fundos): Pictet Index USA; Pictet Index Europa; Nordea St. Return; Templeton Global Income. Como é uma carteira muito simples, é fácil meter ou tirar dinheiro dela. O dinheiro que agora retirei do market timming meti-o, metade dele, no Nordea St. Return e a outra metade no Templeton Global Income. Quando dele precisar outra vez, é só fazer um resgate parcial a estes dois fundos.

Qual é o objectivo de o fazer? É para reduzir a exposição ao risco de descida?

É porque atingiram o objectivo definido inicialmente?

Normalmente inicialmente fixo objetivos. Se a meio do percurso começar a ter muitas dúvidas, resgato. O importante é sair sempre a ganhar. Neste caso estava muito exposto à Europa (entrei para aproveitar as subidas resultantes do acordo com a Grécia). Comecei a ter as minhas dúvidas, porque, como referi, não vejo uma euforia na Europa e verifico desapontamento com os resultados apresentados pelas principais empresas. Por isso resolvi resgatar a parte dos recursos alocada ao Market Timming.

Faço estas questões porque é uma coisa que ainda não consegui interiorizar bem, que é: Se os fundos são para longo prazo, não é suposto deixa-los andar ao sabor das subidas e descidas? É que se resgato dinheiro dos fundos, que é que faço com ele? Como é que o rentabilizo?

Quem disse que os fundos são para longo prazo? O dinheiro é teu e quem define as regras és tu. Eu tenho uma carteira simples, de investimento passivo, que corresponde sempre a cerca de 70% a 80% dos recursos alocados a fundos. Essa anda ao sabor das descidas e descidas. Puro investimento passivo, com os rebalanceamentos. Os restantes 20% a 30% dos recursos são para market timming. O que eu faço quando resgato o dinheiro dos fundos do market timming? Meto-o na carteira de investimento passivo e espero. Quando precisar dele outra vez, vou lá buscá-lo, mas sempre mantendo a carteira de investimento passivo que corresponde sempre a 70% a 80% dos recursos.

Mas isto, sou eu. Há quem tenha carteiras com mais de 10 fundos e aí é complicado de andar a resgatar ou a meter dinheiro na carteira. Eu quero tudo simples: carteira de investimento passivo simples (4 fundos) e market timming simples (normalmente num único fundo e nunca mais de dois fundos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizem que "resgatam os lucros". Resgatam o valor do fundo, ou apenas das mais valias realizadas?

E o que fazem a esse montante resgatado? Fica em liquidez?

Qual é o objectivo de o fazer? É para reduzir a exposição ao risco de descida?

É porque atingiram o objectivo definido inicialmente?

Faço estas questões porque é uma coisa que ainda não consegui interiorizar bem, que é: Se os fundos são para longo prazo, não é suposto deixa-los andar ao sabor das subidas e descidas? É que se resgato dinheiro dos fundos, que é que faço com ele? Como é que o rentabilizo?

nao faço ideia, mas suponho que quem afirma que resgata vende totalmente a participação no fundo.

Sobre os fundos como ja deves ter percebido existem aqui foristas que compram e vendem fundos como se exemmplo, acçoes fossem. É uma forma de ter fundos, bem como a outra forma é manter os fundos a medio/longo prazo (meu caso).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado pelo vosso feedback. Pois, esses fundos não têm mínimos de permanência então, para poderem andar a fazer market timming.

Tenho mesmo que me mudar para o Best, os fundos que tenho da CGD, até se têm comportado bem, mas o facto de ter períodos mínimos de permanência é um contra. Já fiz market timming com isto da Grécia, mas só porque tinha liquidez, e só entrei, se agora quiser sair, tenho que pagar comissão por resgatar com menos de 1 ano de permanência.

Ainda sobre o tema da correlação das várias geografias, eu vejo que cada vez mais está tudo interligado, com a diferença de que existem economias mais robustas e outras mais voláteis. Mas sempre que alguém espirra dum lado do mundo, haverá outro que do lado oposto diz "Santinho".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante AntónioR

Domingo 19 olhei para a carteira e as valorizações semanais estavam mais verdes que o Sporting.

Domingo 26 era só encarnado...

Isto não é nada como 2007-08, mas mesmo assim...

Na Ásia tenho pouca coisa e no chamado mundo emergente também. Apesar disso, as pedras no sapato são 2 fundos (JPM Brazil e Nordea Latin American) que são a miséria total. A volatilidade é alta e os indicadores são negativos.

Antes do fim do ano deverei resgatá-los para deduzir estas menos valias nas mais valias.

A China, a Grécia e os juros da Fed são simplesmente situações complexas que trazem muita volatilidade aos mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao sendo nenhum bruxo nem acompanhando as noticias como pareces acompanhar atlas, confesso que nao é surpresa nenhuma

eu mesmo, tenho alguns fundos daquele lado, meio que acredito que possa ganhar alguma coisa, mas nao sei... poderemos estar a caminho de mais uma tempestade perfeita para a economia mundial, agora que a Grecia acalmou a ventania.

Aceitam-se apostas para o pós-china

America Latina? Eleiçoes à porta em alguns desses países... ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao sendo nenhum bruxo nem acompanhando as noticias como pareces acompanhar atlas, confesso que nao é surpresa nenhuma

eu mesmo, tenho alguns fundos daquele lado, meio que acredito que possa ganhar alguma coisa, mas nao sei... poderemos estar a caminho de mais uma tempestade perfeita para a economia mundial, agora que a Grecia acalmou a ventania.

Aceitam-se apostas para o pós-china

America Latina? Eleiçoes à porta em alguns desses países... ?

Se o problema China se agravar muito, então vai tudo levar por tabela. Mas isso... quem anda à chuva, molha-se. Pela minha parte, não vou fazer nada. Nada tenho na China (acho eu... mas como tenho 2 mistos globais, nunca se sabe...). Irei aguentar as quedas na minha carteira de investimento passivo, sem nenhuma preocupação e com a convicção que em 30 ou 40 anos tudo se recupera.

Contudo, a queda da China, para o Market timming, até pode ser que seja bom. Se o Psi baixar dos 5400, 5300 pontos... volto à carga!

Portanto até pode ser que nem seja mau de todo. Mas por ora, meus amigos, não vou fazer nada e não quero saber do Market Timming para nada. Fechei a loja e vou para banhos! Férias!!!  ;D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois aqui está a velha questão,

Mesmo não havendo na nossa carteira fundos com exposição à China, a mesma condiciona os mercados americanos e europeus como se tem verificado. Nestes mercados, estão empresas cujo o valor das suas acções/obrigações desvalorizam. e aqui sim, já vamos ver a correlação negativa nos nossos fundos.

Não directamente, mas indirectamente.

E porque é assim? Será o mercado global a funcionar como um cardume? Será apenas para quem domina a questão dos mercados ganhar com a especulação? Foi a questão da Grécia, agora é a China... Tanta incerteza...

Raios parta ao planeta que não pára de girar! :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É a globalização e as trocas de bens/serviços entre países.

Tens um belo exemplo ontem na bolsa da alemanha:

O grupo Daimler (Mercedes) e BMW tiveram uma quebra elevada, porque lá está, exportam bastante para a China.

Houve outra empresa que fornece maquinaria industrial para fábricas que teve uma quebra igualmente elevada, porque adivinha lá onde estão a maior parte das fábricas do mundo...

Está tudo interligado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Para aplicar 10k no activobank, perfil conservador, 2 a 5 anos, o que acham de subscrever os seguintes fundos?

UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR), classe N-acc (ISIN: LU0167295319)

Parvest Bond Euro Government N-Capitalisation (ISIN: LU0111549134)

Morgan Stanley Investment Funds Euro Corporate Bond B (ISIN: LU0132602227)

BNY Mellon Global Real Return A (ISIN: IE00B4Z6HC18)

Schroder SISF Euro Equity B (ISIN: LU0106235376)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Para aplicar 10k no activobank, perfil conservador, 2 a 5 anos, o que acham de subscrever os seguintes fundos?

UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR), classe N-acc (ISIN: LU0167295319)

Parvest Bond Euro Government N-Capitalisation (ISIN: LU0111549134)

Morgan Stanley Investment Funds Euro Corporate Bond B (ISIN: LU0132602227)

BNY Mellon Global Real Return A (ISIN: IE00B4Z6HC18)

Schroder SISF Euro Equity B (ISIN: LU0106235376)

Obrigado master-chief

É para perfil conservador, não é para correr muitos riscos, mas por qual trocavas o Mellon?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo NB Obrigações Europa atingiu o nmr 1 no ranking de categoria á semelhança de 2012.

Rentabilidade:

YTD: 7.97

1Ano: 1.81

3Anos: 14.83

5Anos: 11.47

10Anos: 7.75

Rating e Risco:

Rentabilidade média (3an): 14.84

Desvio Padrão (3an): 9.36

RS: 1.48

Alfa: 5.89

Carteira centrada nas dívidas de Itália, Alemanha e França.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )