Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Obrigado a todos pelas explicações. O meu objetivo para este primeiro ano de investimentos é modesto e centra-se num crescimento de 5%. A carteira tem estado a recuperar das quedas causadas maioritariamente pelo NN.

Já agora aqui fica como a senhora se encontra agora e se puderem argumentar o que teriam feito de diferente de forma a melhorar o rácio rentabilidade/risco sintam-se à vontade para o fazer. O que está a vermelho é negativo.

X8QO8pf.png

Isso é carteira para que horizonte?

Estás com uma carteira muito defensiva (na minha opinião).

Eu teria deixado o Nordea com 30%. O que sobra colocaria em Ásia e Commodities. Quanto ao NN Euro Long tiveste azar na altura em que o subscreveste, de qualquer forma, tem tudo para "recuperar".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso já tinha pensado nisto. Até já tinha selecionado este fundo: LU0503253931

Mas mesmo assim, o ouro ainda está muito longe da cotação pré-2008.

Por outro lado, esta crise na Grécia e as medidas draconianas do governo chinês estancou a formação de uma bolha enorme...

Há ainda outra questão. A ideia de que o ouro serve como ativo de refúgio não é assim tão consensual... praticamente de 1982 a 2005 o ouro manteve sempre, mais ou menos, a mesma cotação. E pelo meio houve a crise de 1987 e a de 2000. De repente, em 2005, em pleno bull market, a cotação começou a escalar. Isto não tem nada a ver com crise...

Tenho muitas dúvidas. Por isso, para já, não me vou meter nisto.

Vejam aqui do que estou a falar:

[img alt=Gold Chart]https://www.igolder.com/GoldChart.ashx?w=600&h=300&months=500&currency=EUR&tz=UTC&title=cotacaodoouro.com&unit=oz

Cuidado com o Ouro.

Se for para apanhar apenas um ressalto, ok. Podemos estar a iniciar uma recuperação (ligeira) após ter batido nos 1090.

A tendência é claramente bearish...

De qualquer forma a análise que faço é com base no par xau/usd.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Cardoso24 ... 2anos. Com algumas reformulações de % pelo meio provavelmente.

Consideras next moves > diminuir Nordea e investir num fundo Asiatico (emergentes? normais?), na parte das commodities nunca vi grandes fundos sugeres algumas áreas em especifico?

-> Já analisei Biotechs, quando receber uns trocos dos biscates de férias provavelmente irei investir uma % pequena nestas empresas que conjugam um combo quase imparável saúde +tecnologia.

Quando ao ouro infelizmente já não se procura tanto o valor intrínseco e mais o valor especulativo de tudo. Isto tem vantagens e desvantagens  :(  e não possuo conhecimentos técnicos para afirmar com certeza o comportamento (aliás o atlas -salvo erro- já referiu que o ouro passou crises a subir e crises em que desceu) desta comodidade conforme os mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o que a DECO recomenda nao interessa a ninguem xD

Prefiro muito mais este forum que a DECO!

O caldeirao era bom mas agora está adormecido... nao sei onde andam todos naquele forum tambem!

Está-se melhor aqui. Podemos, às vezes, discordar uns dos outros, mas não andamos aqui a insultar ou a rebaixar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gráfico do Atlas é muito bom para ter cuidado com o ouro. Muito cuidado. Quase 25 anos a rondar o mesmo valor. A partir daí dispara... e agora há quem acredita que nunca voltará a 400€/oz, a quem pense que pode lá voltar e ficar algum tempo.

Quem souber o futuro, fica rico.  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu gestor do Best propôs a subscrição de três fundos (

LU0757361182 ,

LU0404220724,

LU0987487500 )

alegando que irão valorizar após a turbulência na Grécia.

Gostaria de saber a opinião dos membros do Fórum.

Não me parecem nada de especial, até porque pagam dividendos e (pessoalmente) prefiro fundos de acumulação.

Na primeira página deste tópico há alguns mistos mais interessantes e eu próprio tenho algum investimento nestes:

LU0219418836 - MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR

LU0283900842 - Fidelity Euro Balanced E-Acc-EUR

LU0251130554 - Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR

LU0227385266 - Nordea-1 Stable Return E EUR

Para além disso se o objectivo era aproveitar o fim da turbulência com a Grécia é bom que compreenda que o pior já passou há quase duas semanas e desde então já houve boas valorizações. Daqui para a frente espero que continuem as valorizações, mas duvido que seja aquele boom que foi na semana passada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@arribas vou-te dar um conselho BABA para decidir se vais sequer encarar um fundo como sério. Caso ele passe nesse primeiro teste passas para a análise mais afundo, principais empresas/países/comodidades, comportamento nos últimos anos, indice de sharpe, volatilidade, etc...

Primeiro fundo que te foi sugerido: LU0757361182

Fazendo uma pesquisa no google> página da morningstar vamos ver o gráfico.

14tM2xK.png

Se reparares a vermelho tens o gráf do fundo, laranja dos fundos da mesma cat, e a verde do índice que ele segue. O fundo neste momento está abaixo dos fundos da mesma cat, então concluis logo que no mínimo existem fundos da mesma categoria melhores! Ou seja, 99% das vezes vais encontrar fundos melhores com ativos parecidos. Não sei se o teu gestor mete % ao bolso, mas não acho de todo que o fundo sugerido por ele seja bom. É assim que eu tenho feito a minha análise primária, não sou dos gajos que faz mais dinheiro aqui. Aliás devo ser dos mais rookies, mas acho que te vai permitir encontrar investimentos muito melhores se o fizeres.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se reparares a vermelho tens o gráf do fundo, laranja dos fundos da mesma cat, e a verde do índice que ele segue. O fundo neste momento está abaixo dos fundos da mesma cat, então concluis logo que no mínimo existem fundos da mesma categoria melhores!

-fundos de mesma categoria podem ter politicas de gestão muito diferentes

-fundos da mesma categoria que são uma especie de indexação encapotada, outros de stock picking, outros fundos indice mesmo

-existem n fundos em que a catalogação pela categoria não corresponde à politica do fundo. é por proximidade

-um fundo isoladamente pode não ser nada de especial mas ter uma gestão tão diferente que o torna atractivo por forma de estar pouco correlacionado com os outros.

-um fundo estar abaixo da categoria hoje ou nos ultimos 3 anos, não quer dizer que não o possa vir a estar acima nos proximos 6 meses, ou 3 anos. é apenas indicativo.

Resumindo, essa "regra" tem muito que se lhe diga.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

14tM2xK.png

Se reparares a vermelho tens o gráf do fundo, laranja dos fundos da mesma cat, e a verde do índice que ele segue. O fundo neste momento está abaixo dos fundos da mesma cat, então concluis logo que no mínimo existem fundos da mesma categoria melhores!

Apesar de concordar em que se analise o desempenho do fundo vs indice vs categoria, não acho que neste caso em concreto estejas a fazer da forma mais certa: atualmente, o fundo está abaixo de outros da categoria, mas se fores a ver nos anos anteriores esteve praticamente sempre acima, ou seja, se estivesses a fazer esta análise ali mais ou menos em maio de 2013 dizias o oposto, este fundo é bem melhor que a média dos outros da categoria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E eu ainda acrescento mais uma acha à análise desse gráfico, que parece estar a passar despercebida:

Reparem que quando o movimento foi ascendente, o fundo teve um desempenho excepcional, quando houve turbulência, o fundo também teve uma quebra acima da média.

Ou seja, se projectarmos que no futuro a tendência seja de subida, olhando para o histórico, percebe-se que ele terá um desempenho acima da média, caso a política se mantenha.

Não é só olhar para as linhas e ver se está abaixo ou acima em determinado período.

É um gráfico de linhas e serve para mostrar tendências. ;)

Nunca é demais reforçar que: resultados passados não são garantias de resultados futuros. Mas isso qualquer pessoa que se mete em activos de risco sabe, não é?...... (quero acreditar que sim)  :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

PTYEVFLM0007 - NB Plano Dinâmico - Mistos Flexível EUR - Global

bom dia

alguém consegue ajudar na análise deste fundo, que desceu de ontem para hoje -3,70 %.

olhando para a carteira do fundo não compreendo esta descida.

é um valor absurdo para o tipo de fundo que é...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Jaymz e @daniel_ vocês têm razão em tudo o que disseram. Mas para quem está a começar acho que é uma forma simples e directa de fazer eliminação. Este fundo vs um que esteve sempre acima da categoria eu iria escolher o segundo, obviamente que tudo pode acontecer em todos os fundos, mas não podemos ficar na eterna dúvida. Acho que "regra" foi uma palavra muito forte e não é de todo uma regra, é um método como qualquer outro, nenhum é 100% certo senão toda a gente o usava e estávamos todos ricos :D

Vi hoje uma noticia que a amazon subiu 17% após as bolsas fecharem. Que escalada  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

PTYEVFLM0007 - NB Plano Dinâmico - Mistos Flexível EUR - Global

bom dia

alguém consegue ajudar na análise deste fundo, que desceu de ontem para hoje -3,70 %.

olhando para a carteira do fundo não compreendo esta descida.

é um valor absurdo para o tipo de fundo que é...

E que tipo de fundo é que é? vê lá melhor a carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho ideia que a caterpillar tem vindo a ter sucessivos earnings abaixo das expectativas, porque razão só agora?

Se isso já acontece há largos meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho ideia que a caterpillar tem vindo a ter sucessivos earnings abaixo das expectativas, porque razão só agora?

Se isso já acontece há largos meses...

Cardoso,

O vídeo não se debruça apenas sobre a Caterpillar. Faz uma análise da S&P 500. O vídeo refere também resultados maquilhados e estagnação de receitas. Com incidência sobre a produção industrial.

A isto acompanham resultados pouco entusiasmantes na Europa. Quebra do crescimento na China. Comportamento depressivo na América Latina.

Não estou aqui a dizer que isto é, indubitavelmente, o início do Bear Market. Mas que é um indício que nos faz estar alerta, isso é. Não devemos manter um pessimismo militante; mas também não nos devemos deixar levar por um cego otimismo.

As bolsas estão todas a lateralizar desde Abril. Passada a fase do problema da Grécia, que eu pensei que levasse à euforia, voltou tudo ao normal. Esta fase de lateralização que estamos a viver é condicionada pelas férias? Não sei.

Pela minha parte, pelo menos até setembro abandonei o Market Timming. Resgatei os lucros e por ora fico-me só com a "carteira fortaleza". Em setembro logo se vê.   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizem que "resgatam os lucros". Resgatam o valor do fundo, ou apenas das mais valias realizadas?

E o que fazem a esse montante resgatado? Fica em liquidez?

Qual é o objectivo de o fazer? É para reduzir a exposição ao risco de descida?

É porque atingiram o objectivo definido inicialmente?

Faço estas questões porque é uma coisa que ainda não consegui interiorizar bem, que é: Se os fundos são para longo prazo, não é suposto deixa-los andar ao sabor das subidas e descidas? É que se resgato dinheiro dos fundos, que é que faço com ele? Como é que o rentabilizo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando dizem que "resgatam os lucros". Resgatam o valor do fundo, ou apenas das mais valias realizadas?

E o que fazem a esse montante resgatado? Fica em liquidez?

Qual é o objectivo de o fazer? É para reduzir a exposição ao risco de descida?

É porque atingiram o objectivo definido inicialmente?

Faço estas questões porque é uma coisa que ainda não consegui interiorizar bem, que é: Se os fundos são para longo prazo, não é suposto deixa-los andar ao sabor das subidas e descidas? É que se resgato dinheiro dos fundos, que é que faço com ele? Como é que o rentabilizo?

Patanisca,

O teu post vem na sequência do meu, não é? São dúvidas que te suscitam o meu post, certo?

(só para que eu saiba e te possa enquadrar em conformidade, se for o caso)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )