Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Gostaria de saber o que leva o pessoal a preferir determinados fundos em detrimento dos fundos indexados (não estou a falar dos etfs);

Por exemplo, o Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND é frequentemente recomendado. Todavia, ao fazer uma comparação com o Pictet index USA, temos os seguintes dados:

Pionner:

racio sharpe a 3 anos - 1,93

desvio padrão a 3 anos - 9,75

rendibilidade anuais

2014 - 20,69

2013 - 24,94

2012 - 10,32

Pictet

racio sharpe a 3 anos - 2,17

desvio padrão a 3 anos - 9,08

rendibilidade anuais

2014 - 27,81

2013 - 26,05

2012 - 12,76

Temos ainda:

R Quadrado 3 anos 95,17  97,97 

Alfa 3 anos -2,74  -1,52   

Beta 3 anos 1,01  1,00

Agora adicionando que o Pionner têm uma taxa global de custos de 2,73% e o Pictet de 0,74%, qual é ou quais são os motivos que levam os investidores a preferirem o Pionner?

Não estou a criticar quem escolhe uns ou outros, apenas gostaria de saber se me está a escapar algo na análise comparativa. Obrigado.

Há aí um erro, o Pioneer valorizou 26,69 em 2014 e não 20,69:

Pionner:

racio sharpe a 3 anos - 1,93

desvio padrão a 3 anos - 9,75

rendibilidade anuais

2014 - 26,69

2013 - 24,94

2012 - 10,32

Pictet

racio sharpe a 3 anos - 2,17

desvio padrão a 3 anos - 9,08

rendibilidade anuais

2014 - 27,81

2013 - 26,05

2012 - 12,76

A 1 ano o Pioneer está com 37,44 contra 32,99 do Pictet.

A nivel de fundos de acções EUA até pode ser benéfico ter fundos indexados (embora a difrença não seja muita), já para a Europa não é benéfico de maneira nenhuma.

Edit: Como o Pictet tem menor histórico ficam aqui as reantabilidades do mesmo fundo mas em USD (as rentabilidade são praticamente as mesmas) em comparação com o Pioneer:

2009      2010      2011      2012      2013        2014        a 5 anos

Pioneer  30,18    23,93      7,56      10,32      24,94        26,69        19,90

Pictet    20,29    22,02      4,40      12,76      26,06        27,82        19,11

O Pioneer acaba por se portar melhor do que o Pictet a longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

aquele governo tem que cair...

que confiança pode ter um povo em que o governo os atraiçoa desta maneira?

eu que nao sou grego sinto enojado pelo que foi dito.... sempre disseram NAO e NAO e NAo e agora pronto, está tudo ok.

Enfim... das varias opinioes nos media tudo indica que é o fim da Uniao Europeia... nao sei, poderá ser o inicio do fim da Grecia de vez, pois com uma divida daquele tamanho é IMPOSSIVEL pagar a meu ver!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aquele governo tem que cair...

que confiança pode ter um povo em que o governo os atraiçoa desta maneira?

eu que nao sou grego sinto enojado pelo que foi dito.... sempre disseram NAO e NAO e NAo e agora pronto, está tudo ok.

Enfim... das varias opinioes nos media tudo indica que é o fim da Uniao Europeia... nao sei, poderá ser o inicio do fim da Grecia de vez, pois com uma divida daquele tamanho é IMPOSSIVEL pagar a meu ver!

Desculpa lá mas o que é que isso tem a ver?

Traição seria se o Tsipras deixasse cair a Grécia num tremendo "Default" e sem dinheiro. Achas que as pessoas são parvas? Nem sequer teriam dinheiro para fazer as compras mais básicas.

Dinheiro confiscado.

Vejam o que aconteceu na Argentina, vejam o que passa a Venezuela.

Não estou aqui a comentar a parte da dívida...todos sabem que a dívida é impagável.

O que eu sei é que graças à Grécia os mercados voltaram a ter um boost! Longo, Longo, Longo mas sempre atento ;D

Espero por uma boa abertura dos US hoje  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Com todas estas noticias em redor da grécia, os fundos agora vão recuperar as perdas ao longo das últimas semanas?

Eu diria que ja recuperou nestes tres dias qualquer coisa como 50% das perdas destas ultimas semanas, pelo menos na minha carteira...

Edit: na minha carteira apenas o ING R Eur Long Dur continua como a ovelha ranhosa que continua com (muitas) perdas, e nao ha meio de comecar a recuperar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Traição seria se o Tsipras deixasse cair a Grécia num tremendo "Default" e sem dinheiro. Achas que as pessoas são parvas?

Bem, mas foi isso que as pessoas votaram em referendo. Apesar de se adiar o problema, concordo com o master-chief. Este governo não tem a minima legitimidade, e ainda este ano deve cair como já foi anunciado por fontes internas ao partido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que a questao do acordo é facil de explicar... O Tsipras entre seguir as suas ideias e a "vontade" do povo (?) e arriscar-se a ficar na historia como um dos responsaveis por arrastar a Grecia para (provavelmente) o ponto mais baixo da sua historia, preferiu jogar pelo seguro, passar o acordo e continuar á tona de agua mais uns meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, mas foi isso que as pessoas votaram em referendo. Apesar de se adiar o problema, concordo com o master-chief. Este governo não tem a minima legitimidade, e ainda este ano deve cair como já foi anunciado por fontes internas ao partido.

Jogando axas para a fogueira...e vão votar em quem nas próximas eleições? PASOK? ND? vão continuar com o programa na mesma, ou então vão votar no Aurora Dourada, que é o que esta Europa está a fazer, a empurrar as populações para a extrema direita,  Aurora Dourada na Grécia, Le Pen em França... vai ser o bom e o bonito com a extrema direita cada vez com mais força.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No Best a comissão de gestão é de 1,50% no Pionner e de 0,90% no Pictet-

Perdõem-me a minha ignorância de maçarico, mas em relação à taxa global de custos e à taxa de gastos correntes, é irrelevante para o investidor? 

Por outro lado, como é que os 0,90% comissão no Pictet se reflectem nos seus 0,74% de taxa global de custos? A taxa global de custos não é a soma da comissão de gestão + comissão de depósitos e outros custos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

lúcia_né, deixo-te essa imagem dos mercados, houve muita volatilidade e quedas é verdade, mas reparem só nas rentabilidades numa semana, a 1 mês e até mesmo a 3 meses...e nem vamos falar nas rentabilidades nos 1ºs 3 meses do ano...

Parece que pelo menos até agora nem tudo foi assim tão mau, onde as quedas foram maiores foram nas dívidas com a Alemanha á cabeça, mas para quem tem exposição a acções ( e uma carteira minimamente diversificada convem ter pelo menos 15%/20% de exposição a acções, ) a coisa está a correr muito bem, basta olhar para as YTD.

post-28-14412396780476_thumb.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa noite a todos, ver se estou de volta de novo que tive que ausentar por uns tempos. Será que voltou os tempos de alegria para a malta.

Uiiii, esta semana andou mesmo bom... A minha carteira já recuperou praticamente tudo (senão ultrapassou mesmo) desde que começou a brincadeira da Grecia!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mim ainda me falta uns 2% ou 3% para retomar os ganhos de meio de Abril, onde tinha YTD perto de 10%. Mas espero fechar o ano com pelo menos 10%.

Ainda vou resistindo apenas com fundos CGD. O processo burocrático de criação de conta no Best é o que me tem impedido de mudar. Dava jeito dar para fazer tudo sem sair de casa. Mas tal não é possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado mas eu quando mudar quero ir para o melhor banco de investimento e com a maior oferta, logo terá que ser o Best.

Tenho é que ver se arranjo um tempito.

Só ainda não tratei disso porque a minha carteira na CGD até se tem portado bem, e não podemos esquecer que as cotações dos meus fundos já são líquidas, logo não preciso de deduzir os 28% à minha percentagem de valorização.

Penso eu de que...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )