Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Conseguem fazer Market timming com fundos?

A aquisição do fundo não demora uns dias?

Demora 3 dias úteis. Se comprares depois das 16h30. 2 se comprares antes das 16h30.

Penso eu de que.

Dá para fazer uma espécie de market timming se estiveres atentos às notícias e leres umas coisitas aqui e ali.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mesmo que invista o valor do fundo vendido num novo fundo, ou num reforço imediatamente a seguir?

Em termos práticos, porque tem de ser incluído no IRS? No meu caso pessoal fará com que passe a meter o IRS no mês de Maio em vez de o fazer em Abril, e aparentemente sem vantagens/desvantagens.

Sim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Demora 3 dias úteis. Se comprares depois das 16h30. 2 se comprares antes das 16h30.

Penso eu de que.

Dá para fazer uma espécie de market timming se estiveres atentos às notícias e leres umas coisitas aqui e ali.

Com um timming minimo de 2 dias uteis eu diria que isso é paticamente impossivel, será apenas um exercicio de futurologia. Imagina que sabe-se hoje que a Grecia alcancava um acordo, ou que estaria mesmo iminente. Ias a correr comprar fundos para aproveitar as (provaveis) valorizacoes em resposta a esta noticia, o problema é que em dois dias uteis ja ias perder muito destas subidas. O mesmo se verificava numa situacao de descida, quando a noticia que te levaria a pensar que os fundos iriam desvalorizar saisse dai a dois dias ja os fundos tinham desvalorizado muito do que tinham para desvalorizar.

Resumindo terás sempre que "prever" o que irá acontecer daqui a dois dias, se pretendes fazer market timming com fundos. Nao digo que nao seja possivel, porque é, basta olhares para alguns indicadores que te levam a ter alguma certeza do que se ira suceder daqui a poucos dias, mas nem sempre resulta ou nem sempre estes indicadores existem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até te dou alguns exemplos...

Grecia ira obter um acordo para se manter no Euro. - Penso que seja um facto que maioria dos indicadores fazem prever, mas como ves ja la vao algumas semanas e continuamos sem acordo. Ja houve varios dias em que se achava que era "hoje", portanto quem tivesse apostado neste caso para fazer market timming ja estaria a perder.

Um exemplo de acontecimentos quase impossiveis de prever, por exemplo, o anuncio do referendo foi tao repentino que duvido que alguem o tenha previsto com 2 dias de antecedencia!

Como ves nao é facil, se é possivel, acredito que sim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pedro, concordo plenamente com tudo o que disseste, inclusive essa situação que referiste de quem investiu quando os analistas diziam que um acordo estava para breve e depois houve a surpresa do referendo, aconteceu-me a mim. Arrisquei quando "havia o tal desconto de 10%", e aí ou podia ainda melhorar mais, ou começar a subir caso houvesse acordo.

Bem que se revelou o contrário, a coisa ainda se arrasta, continuam a haver perdas e já estou a perder em vez de estar a ganhar, como tinha apostado. Ênfase na palavra apostado.

Market timming em fundos tem que ter um panorama mais alargado, não do género: "Há acordo, toca de comprar". É mais: Indicadores macroeconómicos globais indicam que EUA tem que crescer este ano, e a Europa ainda mais, e neste mundo anda-se cá para ganhar dinheiro, logo a situação da Grécia a médio prazo, em princípio, resolve-se e voltamos a subir.

A probabilidade de chegarmos ao final do ano e estarmos ainda no limbo é muito baixa. Mas existe.

Tal como existia probabilidade de quem tinha Acções do BES, perder tudo. Era muito baixa, mas existia.

Eu vejo o market timming nos fundos como uma maneira de tentar aproveitar o melhor preço possível, sendo que só se consegue arriscando. Já em stocks, consegues controlar muito melhor isso.

DEFINITION OF 'MARKET TIMING'

1. The act of attempting to predict the future direction of the market, typically through the use of technical indicators or economic data.

2. The practice of switching among mutual fund asset classes in an attempt to profit from the changes in their market outlook.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo com tudo o que disseram, por isso é que não sou apologista de market timming nos fundos, eles não foram feitos para isso, não são aplicações de trading mas sim de asset management.

O que se pode fazer, e neste caso numa perspectiva de carteira estratégica ( de menor prazo ) aliada a uma carteira core ( de longo prazo ), é por exemplo esta questão da Grécia, em que talvez seja preferível estar de alguma forma de fora dessa carteira estratégica ou em fundos de mercado monetário e esperar uma melhor entrada, porque temos algo concreto sobre a mesa, é diferente do que hoje estar tudo bem e amanhã a Rússia invadir os Estados Unidos  ;D , é algo imprevisível, actualmente podemos fazer esse tal, não lhe chamaria market timming, mas previsão de entrada de alguma forma mais barata.

Por acaso o meu PFA falou-me num fundo há umas semanas, que curiosamente vi depois que está no site do Best no portfolio, que é o  MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR LU0219418836, achei interessante por ser um misto com um bom histórico assim como a carteira só estar exposta á zona Euro em pouco mais de 10%, e não ter hedge cambial, concluindo, desde o dia 19 de Junho em que o subscrevi e até agora está com uma valorização de 1,65%, é um misto que acho que casa bem com o muito falado Nordea Stable Return também ele misto e com uma exposição residual á Europa...

Por vezes é preciso também nas nossas carteiras estratégicas, atenção que não falo nas carteiras core, essas para mim é sempre para longo prazo, fazermos estas mexidas e procurar alternativas, neste caso do MFs foi sugestão do PFA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Gostava de aproveitar este momento para reforçar a minha carteira de fundos mas não necessariamente com obrigações europeias (penso que já tenho demasiada exposição e pretendo diversificar).

A minha carteira actual é

Nome do Fundo (% em carteira) Montante em EUR

AXA WF Euro 5-7 - LU0251660279	        (19,01%)	1 615,71 EUR
    AXA WF Gb High Y B - LU0189847253	(18,88%)	1 604,57 EUR
    EEF Cons Stapl R - LU0155230690	        (6,28%)	          533,69 EUR
    JPM ASEAN Equity - LU0155230690	        (5,63%)	          478,56 EUR
    NB Liquidez - PTYEVOHM0002	       	(12,10%)	1 028,58 EUR
    NB Obrig Europa	 - PTYESRLM0008         (18,73%)	1 592,00 EUR
    NB Plano Prudente - PTYEVELM0008	(19,36%)	1 645,74 EUR

TOTAL: 8498,85 EUR	

Esta carteira andava a ter um rendimento YTD de cerca de 6% mas agora está nos 2%, penso que devido a muita exposição de obrigações europeias. Tenho ainda o NB Liquidez porque não encontrei substituto, a ideia era manter esta percentagem em liquidez na carteira.

Tenho 4000 EUR para reforçar a carteira, gostava de diversificar mais principalmente para me proteger um pouco da instabilidade nos mercados financeiros europeus. A estratégia de investimento é de médio-longo prazo mas moderada, para mim rendimentos de 6% já são bastante bons por exemplo.

O que aconselham? Que tipo de fundos devo procurar para adicionar a esta carteira?

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Gostava de aproveitar este momento para reforçar a minha carteira de fundos mas não necessariamente com obrigações europeias (penso que já tenho demasiada exposição e pretendo diversificar).

A minha carteira actual é

Nome do Fundo (% em carteira) Montante em EUR

AXA WF Euro 5-7 - LU0251660279           (19,01%)   1 615,71 EUR
    AXA WF Gb High Y B - LU0189847253   (18,88%)   1 604,57 EUR
    EEF Cons Stapl R - LU0155230690           (6,28%)             533,69 EUR
    JPM ASEAN Equity - LU0155230690           (5,63%)             478,56 EUR
    NB Liquidez - PTYEVOHM0002             (12,10%)   1 028,58 EUR
    NB Obrig Europa    - PTYESRLM0008         (18,73%)   1 592,00 EUR
    NB Plano Prudente - PTYEVELM0008   (19,36%)   1 645,74 EUR

TOTAL: 8498,85 EUR   

Esta carteira andava a ter um rendimento YTD de cerca de 6% mas agora está nos 2%, penso que devido a muita exposição de obrigações europeias. Tenho ainda o NB Liquidez porque não encontrei substituto, a ideia era manter esta percentagem em liquidez na carteira.

Tenho 4000 EUR para reforçar a carteira, gostava de diversificar mais principalmente para me proteger um pouco da instabilidade nos mercados financeiros europeus. A estratégia de investimento é de médio-longo prazo mas moderada, para mim rendimentos de 6% já são bastante bons por exemplo.

O que aconselham? Que tipo de fundos devo procurar para adicionar a esta carteira?

Obrigada

Eu optava por investir nos EUA, em mercado de Acções Large Cap.

EUA é "sempre" valor seguro a longo prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante AntónioR

Por acaso o meu PFA falou-me num fundo há umas semanas, que curiosamente vi depois que está no site do Best no portfolio, que é o  MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR LU0219418836, achei interessante por ser um misto com um bom histórico assim como a carteira só estar exposta á zona Euro em pouco mais de 10%, e não ter hedge cambial, concluindo, desde o dia 19 de Junho em que o subscrevi e até agora está com uma valorização de 1,65%, é um misto que acho que casa bem com o muito falado Nordea Stable Return também ele misto e com uma exposição residual á Europa...

David,

também tenho o MFS. Mas será que este (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04M20&tab=1) não se está a portar melhor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim pessoalmente e para a minha estratégia não, porque não sei a carteira mais actualizada e pelo menos em Março tinha uma exposição de quase 30% á zona euro, e olhando para o curto prazo a 1Semana 1Mês e 3Meses, vê-se bem a diferença entre os dois, não estou a dizer que esse seja mau, estou é a dizer que a minha estratégia passou pela saida á exposição da zona euro e portanto o MFS foi melhor escolha, não quer dizer que numa recuperação o Templeton não deixe de ser uma boa opção. :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu hoje também devo ir às compras.

Eu na Ásia não metia, aquilo está um bocado/bastante instável com subidas loucas. Pode-se fazer muito dinheiro mas também se pode perder muito.

EDIT: Já agora Andei a pescar estes dois:

Tenho o NN L EUR LONG DURATION e o INVESCO Global Structured Equity. Posso aceder a qualquer fundo do Big.

Acções Zona Euro

Allianz Euroland Equity Growth CT EUR

LU0256840793

Fundo de acções mercado emergentes

Vontobel Emerging Markets Equity C USD

ISIN LU0137006218

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após alguma pesquisa árdua destaquei estes 7 fundos para me iniciar.

O último (LU0243956348) já o tenho e serviu de teste e irei entrar nos 2 primeiros já na próxima semana (terei algum $$$ de um DP), ou outros é para ir entrando.

Um dos critérios foi a área de investimento que eu penso que poderá ser uma boa aposta (água e saúde) e nos restantes foi um pouco a diversificação e pela pesquisa feita terem um historial relativamente aceitável.

Se alguém puder opinar agradeço desde já a disponibilidade.

[table] [tr] [td] Pictet – Health HR Eur 

[/td] [td]

LU0248320821

[/td] [/tr] [tr] [td] Picter - Water R Eur

[/td] [td]

LU0104885248

[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td] Amundi Funds Bond Euro High Yield Se.C Class 

[/td] [td]

LU0119111028

[/td] [/tr] [tr] [td] Fidelity Funds – Asian Special Situations Fund A-USD 

[/td] [td]

LU0054237671

[/td] [/tr] [tr] [td] Fidelity Funds - Euro Balanced Fund A-EUR

[/td] [td]

LU0052588471

[/td] [/tr] [tr] [td] UBS (Lux) Equity Fund - Global Sustainable Innovators (EUR) P-acc -

[/td] [td]

LU0130799603

[/td] [/tr] [tr] [td] UBS (Lux) Key Selection SICAV - Global Allocation (EUR) P-acc

[/td] [td]

LU0197216558

[/td] [/tr] [tr] [td] Invesco Funds - Invesco Asia Infrastructure Fund E Acc

[/td] [td]

LU0243956348

[/td] [/tr] [/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, mas quem tiver fundos em USD lá se vai o lucro destas subidas...

O efeito câmbial é um factor de risco associado a fundos de moeda estrangeira ou sem Hedg, perfeitamente normal que quem investe num factor de risco acrescentado tem estar consciente disso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É parece que vai ser desta... Os mercados ja estão em euforia! Eu so faço as compras na segunda.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Se fizesses hoje liquidavam lá para 4a feira, se não houver acordo resgatas, quanto poderias perder? parece-me que minimo, a entrar só na 2a perdes pelo menos 1 dia de valorização.

Ás vezes parece que os fundos são vistos como algo de tudo ou nada, ou se ganha tudo ou se perde tudo, quem interessa ouvir já falou, Hollande e Merkel, qual a dúvida de haver acordo? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fizesses hoje liquidavam lá para 4a feira, se não houver acordo resgatas, quanto poderias perder? parece-me que minimo, a entrar só na 2a perdes pelo menos 1 dia de valorização.

Ás vezes parece que os fundos são vistos como algo de tudo ou nada, ou se ganha tudo ou se perde tudo, quem interessa ouvir já falou, Hollande e Merkel, qual a dúvida de haver acordo? :)

Concordo.

Hoje meti a carne toda no assador! ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo.

Hoje meti a carne toda no assador! ;D

Eu por enquanto mantenho "as brasas acesas", pois mantive a carne no assador, mas se houver realmente acordo tenho mais carne de qualidade para colocar na brasa.

Para já tenho que recuperar do fôlego à carteira actual criada em Abril  :o , mas no geral de mais valias acumuladas em 2015, está +/- 10% liquido do capital destinado a fundos  ;) ;D  e por essa razão muito imposto a pagar em 2016  ???

Bons investimentos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que devido ao tempo que demora a liquidar para aproveitar a subida pós-acordo não compensa investir num ETF (o mesmo montante) e posteriormente colocar a carne no assador (FI?) é que se há acordo suspeito que 2,3 e 4 os mercados vão andar loucos numa espiral ascendente a recuperar o que perderam e é triste perder o comboio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Será que devido ao tempo que demora a liquidar para aproveitar a subida pós-acordo não compensa investir num ETF (o mesmo montante) e posteriormente colocar a carne no assador (FI?) é que se há acordo suspeito que 2,3 e 4 os mercados vão andar loucos numa espiral ascendente a recuperar o que perderam e é triste perder o comboio.

Neste caso "perdes" um dia que pode valorizar ou desvalorizar ;D

Como hoje é 6ª f tenho o fim de semana para meditar e aguardar até Domingo por novas noticias, sejam elas quais forem e Domingo ou 2ª f logo de manhã tomo decisão da subscrição dos fundos que tenho em mente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )