Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa Noite!

Iniciei-me neste mundo no inicio deste ano e neste momento, apenas 2 estão positivos, iniciei com 10k e neste momento tenho 9805€. É para longo prazo, mas custa sempre estar a perder dinheiro.

Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR -4,89%

MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR -1,49%

Nordea-1 Stable Return E EUR -2,15%

Invesco Pan European High Income E Acc -3,68%

Invesco Balanced-Risk Alloc E -1,73 %

NB Global Bond -2,79%

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R -3,24%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P +2,46%

BGF World Healthscience E2 (EUR) +4,95%

Estás a ter uma desvalorização na tua carteira, não estás a perder dinheiro na acepção da palavra, assim como nos 1ºs meses também deves ter tido uma valorização.

Eu a partir do momento em que ao fim de 6 meses de investir em mercados, neste caso através de fundos de investimento, estivesse sequer com dúvidas do investimento imediatamente resgataria, porque dizes que é para longo prazo mas o teu longo prazo é de apenas 6 meses, e para 6 meses com garantia de capital e taxa fixa existe apenas os depósitos a prazo, tens aqui as últimas noticias sobre os depósitos http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro/detalhe/banca_portuguesa_ja_paga_juros_nos_depositos_abaixo_da_zona_euro.html .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estás a ter uma desvalorização na tua carteira, não estás a perder dinheiro na acepção da palavra, assim como nos 1ºs meses também deves ter tido uma valorização.

Eu a partir do momento em que ao fim de 6 meses de investir em mercados, neste caso através de fundos de investimento, estivesse sequer com dúvidas do investimento imediatamente resgataria, porque dizes que é para longo prazo mas o teu longo prazo é de apenas 6 meses, e para 6 meses com garantia de capital e taxa fixa existe apenas os depósitos a prazo, tens aqui as últimas noticias sobre os depósitos http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/taxas_de_juro/detalhe/banca_portuguesa_ja_paga_juros_nos_depositos_abaixo_da_zona_euro.html .

Não estou com dúvidas David...

Aconteça o que acontecer, é para manter  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vêm para aqui apregoar carteiras e fundos...

Quanto isto está a subir, é só investidores de longo prazo. Vem uma tempestade e começa tudo a fugir?

Então os vossos investimentos não eram para o prazo de 20 ou 30 anos? Não foi para isso que criaram as vossas complexas carteiras de investimento, algumas com mais de 10 fundos? Carteiras que, como diziam, estavam "preparadas para tudo"?

Agora é que se vai ver a vossa fibra.

Pela minha parte, nem sequer vou pensar no que vou perder (para a minha fortaleza, pensada para um prazo de 30 ou 40 anos, isto é uma brisa...). Só penso no que vou ganhar no market timming... com esta loucura das vendas, vou voltar à carga com a liquidez que tenho... vem aí a época dos saldos!!!

;D

1) Eu não ando a apregoar carteiras de fundos. Quanto muito partilho as minhas escolhas para, no espírito do fórum, receber algum feedback e eventualmente ajudar alguém que tenha as mesmas questões;

2) A minha questão não é devida a querer fugir por causa da tempestade nem por ter uma carteira que afinal não estava preparada para tudo. Não a considero uma fortaleza mas para mim chega. A minha questão deve-se, como tentei explicar algumas páginas mais atrás, a tentar perceber se deveria tentar uma estratégia de market-timming (que parece ser uma boa escolha para alguns): vender e realizar as mais valias, deixar cair e entrar novamente em força.

3) Não é esta tempestade que me vai fazer sair do barco. Já entendo os fundos de investimento bem o suficiente para o que pretendo. Também já sei bem a diferença entre os perfis de investimento e os curto, médio e longo prazo. Estou cá para as curvas.

4) Cada vez mais vejo as opiniões aqui a serem bastante redutoras: se alguém aparece com uma questão é porque é fraco e não aguenta as quedas e os fundos não são para ele. Se assim é para continuar vou manter-me como espectador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

4) Cada vez mais vejo as opiniões aqui a serem bastante redutoras: se alguém aparece com uma questão é porque é fraco e não aguenta as quedas e os fundos não são para ele. Se assim é para continuar vou manter-me como espectador.

Eiii... faz lá o que entenderes, mas isto é que não. Não deixes de aqui vir e de aqui escrever.

Prometo que não mais voltarei a comentar nada que escrevas. Não te inibas de aqui escrever por minha causa.

Nunca foi isso que pretendi.

Desculpa.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mistro das finanças demite-se, juros da dívida pública da Grécia a 2 anos quase a 50%... está-se a animar a festa.

A demissão veio atenuar um pouco as quedas hoje para já, os mercados eram para abrir com quedas maiores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então e agora neste cenário.

-Grécia sai do Euro.

-Pequenos investidores que têm fundos em Euros.

-Entidade depositária é um banco grego

O que é que acontece aos fundos?

A) são convertidos para a nova moeda

B) não acontece nada

C) é uma confusão que ninguem se entende, e os fundos vão ficar bloqueados por tempo indeterminado até se decidirem

Apostam em qual, ou existe uma opção D?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    -Grécia sai do Euro.

-Pequenos investidores que têm fundos em Euros.

-Entidade depositária é um banco grego

O que é que acontece aos fundos?

Se os fundos são em euros continuam em euros.

Na eventualidade de a Grécia mudar de moeda (o que não é nada certo, refira-se), o que aconteceria é que quando os investidores fossem resgatar as UPs, poderiam ter que ver convertido o valor para a moeda local.

Tal como acontece, por exemplo, a quem cá em Portugal invista em fundos em dólares - há uma conversão do montante investido para dólares, compradas as UPs correspondentes, e na altura do resgate o valor em dólares é novamente convertido para euros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se os fundos são em euros continuam em euros.

Na eventualidade de a Grécia mudar de moeda (o que não é nada certo, refira-se), o que aconteceria é que quando os investidores fossem resgatar as UPs, poderiam ter que ver convertido o valor para a moeda local.

Tal como acontece, por exemplo, a quem cá em Portugal invista em fundos em dólares - há uma conversão do montante investido para dólares, compradas as UPs correspondentes, e na altura do resgate o valor em dólares é novamente convertido para euros...

E o que impede que essa conversão seja feito no imediato na entidade depositária? Ou seja, feito o câmbio não no levantamento, mas sim o equivalente aos depositos por exemplo.

Na pratica vai levar ao mesmo no curto prazo, a diferença é que num caso a perda era no momento da mudança de moeda e não no momento da mobilização do capital. No longo prazo, poderia ser bem diferente, dado que se poderia aguentar os fundos ate o cambio ser mais favorável.

Dito de outra forma, a localização geográfica da entidade depositária é que vai determinar se se fica sem desvalorização cambial ou não. É a unica certeza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E que fundos têm um banco Grego como depositário? só fundos mesmo Gregos  ;D

Por cá fundos Portugueses os bancos depositários são os bancos que detêm as gestoras de fundos, fundos estrangeiros a maioria são bancos Luxemburgueses e Irlandeses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E que fundos têm um banco Grego como depositário? só fundos mesmo Gregos  ;D

Por cá fundos Portugueses os bancos depositários são os bancos que detêm as gestoras de fundos, fundos estrangeiros a maioria são bancos Luxemburgueses e Irlandeses.

O quê? Então mas os bancos depositários são os bancos onde se deposita o dinheiro destinado aos fundos. Pode é haver uma especia de contas omnibus junto de outros bancos estrangeiros que agregam as contas dos diferentes clientes. Aliás, foi isso que deu molho em espanha como bem sabes,  :)

O BEST, no exercício das suas funções de depositário ou registador de Valores Mobiliários, observará o princípio da segregação patrimonial.
    Está até nas condições gerais.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O quê? Então mas os bancos depositários são os bancos onde se deposita o dinheiro destinado aos fundos. Pode é haver uma especia de contas omnibus junto de outros bancos estrangeiros que agregam as contas dos diferentes clientes. Aliás, foi isso que deu molho em espanha como bem sabes,  :)

Está até nas condições gerais.

O banco depositário é onde a gestora de fundos usa como intermediário para a compra dos activos, os fundos estrangeiros quase todos têm o Luxemburgo como sede, logo os bancos utilizados como depositários são bancos do Luxemburgo, ou falas nos clientes Gregos? só se não percebi a tua questão :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O banco depositário é onde a gestora de fundos usa como intermediário para a compra dos activos, os fundos estrangeiros quase todos têm o Luxemburgo como sede, logo os bancos utilizados como depositários são bancos do Luxemburgo, ou falas nos clientes Gregos? só se não percebi a tua questão :)

Estamos a falar de coisas diferentes. Uma coisa é o banco depositáro da gestora, outra é o banco comercial em que se deposita os fundos, o banco comercial. Qual é o nome que se dá a isso? banco custodiante?

De qualquer forma, parece-me obvio que seria esses dois factores a ter em conta.

Se o banco depositário é grego, e se o banco comercial também o é. O best, invest, etc, lá do sitio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estamos a falar de coisas diferentes. Uma coisa é o banco depositáro da gestora, outra é o banco comercial em que se deposita os fundos, o banco comercial. Qual é o nome que se dá a isso? banco custodiante?

De qualquer forma, parece-me obvio que seria esses dois factores a ter em conta.

Se o banco depositário é grego, e se o banco comercial também o é. O best, invest, etc, lá do sitio.

Pois dá-se o nome de banco depositário ao banco utilizado pela gestora de fundos, por exemplo, compras um fundo da Caixagest no Best ( é digamos o banco intermediário ), o banco depositário é a CGD, é onde a Caixagest faz as transacções, se for um fundo estrangeiro geralmente os bancos estão sediados na Irlanda ou Luxemburgo.

Os activos estão em Euros, Dolares etc, se mudarem de moeda no resgate é feita a conversão, é como teres neste momento fundos em moeda estrangeira, quando resgatas é convertida para euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca andas às compras em quais?

Estou interessado em comprar material. Falta-me exposição a obrigações mundiais e gostava de ter exposição noutro fundo de acções globais. Tens sugestões (destas ou de outras?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca andas às compras em quais?

Estou interessado em comprar material. Falta-me exposição a obrigações mundiais e gostava de ter exposição noutro fundo de acções globais. Tens sugestões (destas ou de outras?)

Eu só tenho acesso a fundos CGD, mas a reforçar, reforço nos de acções Líderes Globais, EUA e Europa. Vou só aguardar por amanhã hoje (afinal hoje é terça) para ver que sinais saem da reunião do eurogrupo com os gregos. Se continuarem a bater pé, mantenho-me quieto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )