Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Está-se a aproximar o grande dia do referendo...

Está tudo com o dedo no gatilho...

Se o sim ganha, é tudo a comprar! ;D

A vitória do SIM pode de facto dar um certo boost nas bolsas mas penso que durará pouco, uma vez que quer ganhe o SIM ou o NÃO terá de haver sempre novas negociações, pelo que os mercados continuarão nervosos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quase que era preferível um NÃO redondo do que um SIM condicionado.

Se o SIM ganhar vão ser mais as incertezas, e que mais tarde ou mais cedo a Grécia acabará por definhar.

Se o NÃO ganhar, poupava-se tempo, a Grécia desviava-se do caminho para o resto da Europa seguir em frente. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma coisa á que ter em atenção, investir em fundos não é igual a investir em acções/obrigações directas, o risco é diluido no  tempo e o impacto de subidas e descidas é menor, é para isso que eles servem, tem de se estar preparado na medida do possivel para alturas de maior volatilidade e de quedas significativas, quanto está a cair a vossa carteira YTD? se investiram 10.000€ e ao fim de um ano a vossa carteira cair 20% ( 2.000€ ) isso é preocupante? se a resposta é sim então os fundos de investimento não será a melhor escolha para um perfil mais conservador.

A minha carteira de Abril a Junho desvalorizou 2,35%, imaginem, se tivesse 100k investidos era uma desvalorização de 2.350€... :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não existe nenhum fundo maravilha com sim ou não, se há capital para investir então é reforçar os que já têm, é minha opinião que ganhe o sim ou o não os mercados continuarão voláteis, a diferença é que se ganhar o sim vamos talvez ter ali alguns dias de fortes subidas, porque nem um sim nem um não é sinónimo de acordo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há dias coloquei a rentabilidade YTD da carteira conservadora do banco Best, estava nos 5% e qualquer coisa, a data na altura era de 30 de Maio, já se encontra actualizada á data de 30 de Junho, está com +3,72%, nos últimos 3 meses caiu -2,07%, é o exemplod e uma carteira pequena de 8 fundos e com uma boa diversificação, volto a quantificar em números em vez de taxas, -2,07% em 10.000€ são 207€...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que fundos já viram para ir as compras após o SIM e após o NÃO?

Há uns dias atrás, com muita sorte, entrei e saí na mesma semana e ainda tive um lucrito de 1,1% neste:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04D3Q

Se ganhar o sim, volto a apostar nele. Se ganhar o não, possivelmente o PSI 20 vai-se espatifar e, nesse caso, talvez daqui a umas semanas volte a entrar no BPI Portugal.

Paralelamente mantenho sempre a minha fortaleza intacta: Pictet Index USA; Pictet Index Europa; Templeton Global Income e Nordea ST Return.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uns dias atrás, com muita sorte, entrei e saí na mesma semana e ainda tive um lucrito de 1,1% neste:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04D3Q

Se ganhar o sim, volto a apostar nele. Se ganhar o não, possivelmente o PSI 20 vai-se espatifar e, nesse caso, talvez daqui a umas semanas volte a entrar no BPI Portugal.

Paralelamente mantenho sempre a minha fortaleza intacta: Pictet Index USA; Pictet Index Europa; Templeton Global Income e Nordea ST Return.

Se tivesses entrado há 3 meses, mesmo com estas quedas todas estavas a ganhar +3,80%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tivesses entrado há 3 meses, mesmo com estas quedas todas estavas a ganhar +3,80%.

Se tivesse entrado há 3 meses onde? No fundo Pioneer?

Há três meses atrás não estava para aí virado. Estava no BPI Portugal (desde Outubro do ano passado), que tu detestas, mas que me tem dado tantas alegrias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não detesto nada :) não detesto a melhor aplicação que existe no mercado ahah, há é fundos que eu não invisto porque não gosto da politica associada aos mesmos, em cerca de 3400 fundos que existem em Portugal tem de haver alguns que não aprecie ehehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E agora? Dou ordem de resgate a tudo e realizo as (poucas) mais-valias que ainda restam?

De cerca de 14% que a minha carteira tinha em Março, sobram pouco mais de 3%...

Ou deixo isto afundar tudo ainda mais?

Bem me parecia que devia ter seguido o meu instinto e ter feito o meu "sell in may"...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E agora? Dou ordem de resgate a tudo e realizo as (poucas) mais-valias que ainda restam?

Bem me parecia que devia ter seguido o meu instinto e ter feito o meu "sell in may"...

Vêm para aqui apregoar carteiras e fundos...

Quanto isto está a subir, é só investidores de longo prazo. Vem uma tempestade e começa tudo a fugir?

Então os vossos investimentos não eram para o prazo de 20 ou 30 anos? Não foi para isso que criaram as vossas complexas carteiras de investimento, algumas com mais de 10 fundos? Carteiras que, como diziam, estavam "preparadas para tudo"?

Agora é que se vai ver a vossa fibra.

Pela minha parte, nem sequer vou pensar no que vou perder (para a minha fortaleza, pensada para um prazo de 30 ou 40 anos, isto é uma brisa...). Só penso no que vou ganhar no market timming... com esta loucura das vendas, vou voltar à carga com a liquidez que tenho... vem aí a época dos saldos!!!

;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As mais valias que se teve até cerca de dia 5 de Abril foram mais valias sobrevalorizadas, houve fundos que chegaram a subir quase 30% em 3 meses, depois disso só caíram por causa da Grécia maioritariamente, porque se não houvesse Grécia imagino onde estariam agora, eu prefiro rentabilizar a minha carteira 1% ao mês do que 12% em apenas 1 mês, preocupa-me por vezes mais as subidas fortes que as quedas.

Essa decisão tem de ser apenas tua, porque cada um é diferente a nível de perfil de risco e estômago :)

Amanhã os índices vão abrir mais ou menos assim:

DAX: -3%

CAC: -3%

FTSE: -2%

AEX: -3%

Na América cerca -1%

EUR/USD está nos 1,10

O mais importante é quantificarem as quedas em capital, e não em percentagem, como já falei num outro post, as carteiras devem estar a cair nestes últimos 3 meses cerca de 2%/3%, ( a não ser que andem a divagar pelas Chinas etc :) ) parece muito mas em 10.000€ são 300€ de menos valias, isto pesa assim tanto? e se caírem 20%? pesa muito no vosso orçamento 2.000€ de desvalorização? se sim então recomendo resgatarem e ficarem quietos :) .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite!

Iniciei-me neste mundo no inicio deste ano e neste momento, apenas 2 estão positivos, iniciei com 10k e neste momento tenho 9805€. É para longo prazo, mas custa sempre estar a perder dinheiro.

Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR -4,89%

MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR -1,49%

Nordea-1 Stable Return E EUR -2,15%

Invesco Pan European High Income E Acc -3,68%

Invesco Balanced-Risk Alloc E -1,73 %

NB Global Bond -2,79%

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R -3,24%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P +2,46%

BGF World Healthscience E2 (EUR) +4,95%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )