Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Tempos incertos, estes.

Tão incertos que resolvi dar um passo atrás - resgatei o Pioneer European Potential. Não sei qual a cotação que o fundo terá hoje, mas neste momento estava a ganhar 0,9% (com a cotação de ontem). Por isso, espero não perder ou perder muito pouco com este resgate.

Fico na Europa unicamente com o Pictet Index Europe.

Segunda feira logo se verá se fiz bem ou mal.

Como diz sabiamente o Cardoso, há que ter um plano B e eu não o tinha. Agora já tenho. O plano A é voltar à carga na segunda feira. O plano B (se não houver acordo) é ficar de fora com esta parte do capital, que, para mim, ainda é substancial.

Deus nos ajude a todos.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Deixa os chineses...quem está investido na China faz muito bem. É normal que a volatilidade para aqueles lados seja bem maior do que a deste lado (e até mesmo dos US). Os chineses são por natureza, malucos (sem ofensa). Se alguém acha que aquilo está a formar uma bolha (discutível) é melhor ver a forma como a bolsa subiu em 2007.

Chinesinhos a pique...lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Chinesinhos a pique...lol

Tens ideia de quanto é que eles subiram de Janeiro até Junho?

3350

5166 (máximo)

54% +-

Parece-me que uma correcção destas é natural e saudável.

Desde que não furem os 4080-4112 +-, tudo bem.

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vai haver acordo nenhum no Sábado, parece-me óbvio, o Governo Grego não tem legitimidade para aceitar algo que perante o seu eleitorado lutou contra, portanto vai ficar tudo em águas de bacalhau, não vai haver nenhum pagamento, é um failure to pay e não um default, ( embora não deixe de ser um evento de crédito ) e o Governo Grego marcará um referendo e só depois dependendo do referendo é que aceita o que a Troika pretende ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há coisas do diabo, quando vi a notícia que o governo Grego se ia reunir de urgencia cheirou-me a referendo, pensei que fosse anunciado Sábado ou Domingo, acabo de escrever o post e ao fim de 10 minutos sai a notícia do referendo.

Agora é mais uma semana de incerteza.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação aos vossos fundos de investimento, estão a tomar alguma atitude defensiva ou estão a manter os fundos que já tinham da mesma forma? ;)

tudo igual

a grecia arrasta-se faz semanas, nao vejo motivo para alterar alguma coisa na minha carteira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    tudo igual

a grecia arrasta-se faz semanas, nao vejo motivo para alterar alguma coisa na minha carteira

Por aqui, vou manter tudo como está. Com o objectivo de longo prazo institucionalizado e análise anual da evolução dos fundos, significa que não me vou preocupar, mas também não me vou esquecer de ir dando uma olhadela.

Em caso de desacordo com a Grécia e eventual hecatombe económica, pouco haverá por fazer a não ser apanhar as migalhas... ou então não. Agora, que seja sim ou sopas, pois esta situação de impasse, é pior do que o pior cenário esperado. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação aos vossos fundos de investimento, estão a tomar alguma atitude defensiva ou estão a manter os fundos que já tinham da mesma forma? ;)

Numa das carteiras daqui a 3 anos analiso, noutra daqui a 40 faco o balanco. Andar a acompanhar esta coisa da grecia ao dia e ao minuto, mais nao e do que uma perda de tempo e de paciencia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda és daqueles que acredita que a Grécia vai sair do Euro? :) :)

david...

o referendo vai ditar a saida da grecia do euro

eles vao votar que nao querem mais austeridade e pimba

la se vai os gregos e as moedas e a europa leva um rombo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

david...

o referendo vai ditar a saida da grecia do euro

eles vao votar que nao querem mais austeridade e pimba

la se vai os gregos e as moedas e a europa leva um rombo

É? quais são as condições para uma saída de um membro do Euro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É? quais são as condições para uma saída de um membro do Euro?

Formalmente não estão previstas condições nenhumas. Não está previsto sequer qualquer saída. Mas se todos os restantes membros estiverem de acordo, qual é a dificuldade?

A partir do momento que a Grécia lançar uma moeda paralela ao Euro - e terá de a lançar, se votar não - a própria Grécia viola os tratados que assinou. O que gera nos restantes a legitimidade moral e jurídica para renunciarem aos tratados e refundarem a Europa com novos tratados, que prevejam a exclusão direta da Grécia.

Qual é a dificuldade?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, pergunto o mesmo, qual a dificuldade, estão á espera do quê não é?  :)

Estão à espera de conseguir aquilo que, estou convencido, irão mesmo conseguir: a Grécia aceitar as imposições da Troika.

Há uma vertente política nisto tudo: restabelecer o status quo, das grandes famílias politicas europeias, impondo ao Syriza uma derrota política que faça renascer a Novademocracia e o Pasok.

Pelo caminho, o "Podemos" é limpo do mapa, porque os espanhóis, ao verem o que sucedeu à Grécia, não irão querer destino igual.

Ou alguém tem dúvidas que as propostas do Syriza, se fossem feitas pelo Pasok ou Novademocracia, já teriam sido aceites? Não foi com o Pasok que perdoaram 100 mil milhões de euros da dívida grega? E agora é tanta coisa por 7 mil e 500 milhões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estão à espera de conseguir aquilo que, estou convencido, irão mesmo conseguir: a Grécia aceitar as imposições da Troika.

Há uma vertente política nisto tudo: restabelecer o status quo, das grandes famílias politicas europeias, impondo ao Syriza uma derrota política que faça renascer a Novademocracia e o Pasok.

Pelo caminho, o "Podemos" é limpo do mapa, porque os espanhóis, ao verem o que sucedeu à Grécia, não irão querer destino igual.

Ou alguém tem dúvidas que as propostas do Syriza, se fossem feitas pelo Pasok ou Novademocracia, já teriam sido aceites? Não foi com o Pasok que perdoaram 100 mil milhões de euros da dívida grega? E agora é tanta coisa por 7 mil e 500 milhões?

Atlas isso que dizes faz todo o sentido.

Parece-me a mim que querem enfraquecer o "Syriza" e assim limpar todos estes grupos que renasceram por força da crise.

Aproveito para deixar aqui para todos, já que gostam de notícias.

"China cuts interest rates after sharemarket slide"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

optimo ponto de vista!
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O parlamento acaba de aprovar o referendo, segundo as últimas sondagens o sim ganharia, vamos ter uma semana, mais uma vez, volátil, conturbada, e n próximo fim de  semana muito provavelmente os Gregos votarão sim e o Governo terá de chegar a acordo com os credores e aceitar a última proposta.

Vamos então ver se vai ser assim ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )