Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Por acaso ontem também estava à espera de ver uma grande valorização dos meus fundos assentes na Europa, particularmente o Caixagest Acções Europa, uma vez que o STOXX 50 subiu mais de 4%.

Mas o que é certo é que só subiu 0,15%. Das duas uma, ou as cotações do fundo não reflectem as cotações das acções que o compõem, no próprio dia, à hora de fecho, ou então algo de muito mau se passa na gestão do fundo.

Ou ainda, está-me a escapar qualquer coisa.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04V8U&tab=1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso ontem também estava à espera de ver uma grande valorização dos meus fundos assentes na Europa, particularmente o Caixagest Acções Europa, uma vez que o STOXX 50 subiu mais de 4%.

Mas o que é certo é que só subiu 0,15%. Das duas uma, ou as cotações do fundo não reflectem as cotações das acções que o compõem, no próprio dia, à hora de fecho, ou então algo de muito mau se passa na gestão do fundo.

Ou ainda, está-me a escapar qualquer coisa.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04V8U&tab=1

Só deve actualizar hoje com base nos dados de ontem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FMI a fazer pirralha  >:(  depois as criançinhas são os Gregos  ???

Eehehe nesta altura vale tudo  ;D  têm sido dias loucos! Quinta-feira deve haver notícias, não sei porquê, mas continuo com a sensação que houve muita gente a comprar no rumor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

neste momento será boa altura para entrar em alguns fundos devido a estrarem em terreno negativo ?

Quando vais a uma loja e vês produtos que queres em promoção , viras as costas e vais comprar quando voltam a subir de preço?

;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando vais a uma loja e vês produtos que queres em promoção , viras as costas e vais comprar quando voltam a subir de preço?

;D

Hahahah, essa está boa, :)

Mas há sempre argumento, amanhã podem fazer uma promoção melhor, vamos esperar...e quem espera...ou não compra ou compra depois sem promoção :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vale mais uma promoção de 10% do que comprar sem promoção depois de esperar pela dos 50% que nunca veio.

Ehehe isso depende do ponto de vista e do resultado final.

Imagina que acabas por comprar sem teres ponderado se efectivamente valia a pena a promoção que te estão a oferecer de 10%. Imagina ainda que podes vir a ter uma promoção de 35%, por exemplo.

Como em qualquer compra (promoções) só compra quem tem dinheiro para o fazer, no doubt.

No entanto saber esperar é uma virtude e nos mercados devemos ser pacientes. Se quiserem olhar às promoções, dou-vos um exemplo.

Quero comprar um portátil novo:

Motivos: O meu portátil actual está com quase 10 anos (topo de gama na altura).

A nível de performance nunca deu problemas, mas para o que pretendo necessito de algo mais. (Ter várias páginas de internet abertas, cotações a correr, plataformas a rodar, acaba por exigir do pobre coitado  :P )

Já ouvi durante este tempo em que tenho procurado, algo deste género "Compra, porque é que andas só a ver?". Eu vou comprar o portátil que quero e próximo do preço que pretendo e não porque os outros acham que o devo fazer.

As lojas (mercado) podem fazer várias promoções ou descontos, eu não vou entrar na primeira promoção sem perceber se vale a pena.

Se não voltarem a fazer tão cedo, espero por outra, o que não faltam são oportunidades.

Edit: A frase no último parágrafo estava estranha  ;D :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Imagina que acabas por comprar sem teres ponderado se efectivamente valia a pena a promoção que te estão a oferecer de 10%. Imagina ainda que podes vir a ter uma promoção de 35%, por exemplo.

Isto é válido para o teu exemplo da compra de portátil.

Mas não considero válido para o cenário em questão no tópico, Fundos. Isto porque tu não tens capacidade de perceber com 100% exactidão se "vale a pena a promoção dos 10%", porque não tens maneira de prever o futuro para "imaginar que vem uma de 35%". Tanto pode vir uma de 35% como uma de "-35%" se é que me faço entender.

Voltando ao exemplo da informática, se fores do tipo de pessoa que anda sempre à espera que os preços baixem, por sairem modelos novos/mais rápidos, então nunca vais comprar, porque a evolução é constante.

Já nos mercados...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é válido para o teu exemplo da compra de portátil.

Mas não considero válido para o cenário em questão no tópico, Fundos. Isto porque tu não tens capacidade de perceber com 100% exactidão se "vale a pena a promoção dos 10%", porque não tens maneira de prever o futuro para "imaginar que vem uma de 35%". Tanto pode vir uma de 35% como uma de "-35%" se é que me faço entender.

Voltando ao exemplo da informática, se fores do tipo de pessoa que anda sempre à espera que os preços baixem, por sairem modelos novos/mais rápidos, então nunca vais comprar, porque a evolução é constante.

Já nos mercados...

Claro que é válido também para o tópico dos FI´s. Basta estarmos atentos ao que tem acontecido.

Obrigações a promoção vai em quanto? Uns quiseram aproveitar 5%, outros 7%, outros 10%, no entanto, continuam as promoções (eu vou aguardar).

Imagina um mercado específico, a China:

Desde o máximo de 12 de Junho já vão mais de 18%.

Ninguém consegue perceber com exactidão, totalmente de acordo. Mas eu devo estar atento aos sinais e neste momento não existem sinais que me façam acreditar que a promoção de 10% seja válida ou compense o risco.

A tendência tanto na China como nas Obrigações é descendente, logo, prefiro esperar por sinais de reversão para comprar.

Tens razão quando dizes que a promoção de 10% pode ser o máximo. Mas se o mercado tiver que continuar a subir, eu estou dentro, se tiver que aumentar o desconto, estou fora a aguardar.

Quanto ao portátil, só agora é que me preocupei mais com isto. No entanto vê a pressão (marketing) que será feito neste fim-de-semana, oferta do IVA, 10-20%. Tal como nos mercados é preciso aguardar, ninguém dá nada a ninguém, e se estão a oferecer estes descontos é sinal que estão à rasca. Portanto vão voltar a fazer e vou comparar estes com os próximos.

De qualquer forma boa sorte com essa aquisição. Vamos ver o que acontece no sábado, se for acordo, então segunda-feira será uma festa. Se voltar o impasse, não será muito bom. Se vier outra coisa, poderá ser desastroso.

Acho que isto só lá vai com um plano B.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )