Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

" Se não fosse pelo ruído gerado, a cada minuto, sobre a crise da Grécia, atrever-me-ia a afirmar que estamos às portas de um forte movimento de recuperação nas bolsas do Velho Continente. Do ponto de vista da análise técnica, as bolsas europeias parecem seguir um guião. E explico: todas elas voltaram a reagir fortemente em alta na quinta-feira, depois de se apoiarem nos impecáveis canais descendentes desde os máximos de Abril. E já sabem que, por definição, a base de um canal é zona de suporte. Mas, além disso, o facto de muitos dos índices e títulos ‘de peso’ (‘blue chips’) terem marcado na negociação intradiária novos mínimos decrescentes na quinta-feira face aos mínimos de terça-feira pode ser a antecâmara para podermos ter ‘divergências altistas’. Mas o problema continua a residir no impasse em torno da Grécia, pelo que não podemos fiar-nos em tudo o que vemos. Gosto do que estou a ver, mas não consigo evitar ter dúvidas.

Relativamente a Wall Street, a sessão de quinta-feira foi muito interessante, pois os índices superaram as resistências que apresentavam nos últimos máximos decrescentes: os 2.115 pontos do S&P 500 e os 18.110 pontos do Dow Jones. Salvo se inverterem fortemente para a baixa na sessão de hoje, o certo é que a cada dia que passa começa a ganhar corpo a ideia de que os índices de Wall Street poderão dirigir-se nos próximos dias para os máximos anuais, que são também históricos. Resumindo, se não fossem as dúvidas que continuam a pairar devido à crise helénica, seria de apostar num novo desenlace altista para o conjunto das bolsas mundiais nas próximas sessões/semanas".  Commerzbank

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Depois de muito pensar, e apesar de estar já metido na europa por via do Pictet Europa Index, hoje resolvi subscrever metade da carne que eu tinha para o assador, através do fundo

Pioneer Fds European Potential A EUR ND (isin: LU0271656307).

Ou isto hoje corre bem ou arrisco-me a espatifar as mais valias obtidas no BPI Portugal.

Isto tem de correr bem...  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou eu ando a desaprender ou então tá tudo maluco...

Como é que não há acordo e o dax sobe 4% e a Taxa da ot de portugal a 10 anos desce 11% numa sessão...lol  :o

Porque há um principio de acordo, se não houvesse mesmo acordo vinham dizer que era uma brincadeira de crianças e bla bla.

Da forma como o presidente do eurogrupo falou, as noticias que o plano foi bem recebido por parte dos ministros, dá a entender que o acordo está próximo, se dantes já havia essa possibilidade e os mercados já incorporavam essa possibilidade, hoje com este pré acordo dispararam.

Desde que o Ministro das Finanças da Alemanha não fale muito, vamos ver as coisas a subir até 5ª/6ª quando formalizarem o acordo, e depois disso... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A malta do BES também pensava assim, e depois lixou-se.

"Ah ital, depois de uma descida vem sempre uma subida... NOT!"  ;D ;D

Mas neste caso é diferente, não se vai falir um mercado financeiro europeu. Quando muito pode levar um murro e andar a marinar mais 1 ano no limbo.

Mas com os indicadores económicos que andam no ar, o avião já não tem as rodas no chão e prepara-se para voar bem alto.

Aqui e para lá do Atlântico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas neste caso é diferente, não se vai falir um mercado financeiro europeu. Quando muito pode levar um murro e andar a marinar mais 1 ano no limbo.

Mas com os indicadores económicos que andam no ar, o avião já não tem as rodas no chão e prepara-se para voar bem alto.

E os chineses? Quem ainda tem carne a assar que se balde dali e não sei se não virão estilhaços cá parar a este lado ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O alcance das minhas publicações costumam ser naquilo para o qual o tópico foi criado, fundos de investimento :) :) quando falas no BES falas em acções, podia-se fazer um paralelismo nos fundos do GNB, uma vez que os problemas começaram há exactamente 1 ano, quem manteve o capital em fundos da GNB durante 1 ano as rentabilidades foram de:

NB Momentum: +19%

NB Acções Europa: +4%

NB Mercados Emergentes: +10,50%

NB acções América: +22,32%

Quem resgatou á espera do melhor/pior não obteve essas rentabilidades ( pelo menos nestes fundos ), é o que quer dizer esse artigo e esse gráfico, claro que o mesmo tem um horizonte temporal de quase 60 anos, mas façam as contas a curto prazo e verão se não bate certo :) :) até fazia o desafio, de quem resgatou fundos devido á Grécia :) e no final do ano fazer-se contas caso não tivessem resgatado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem está a pensar em começar a molhar os pés em termos de investimento, esta é uma boa altura? É que com toda esta indefinição da Grécia, fico sem saber se é melhor ou não esperar mais um pouco e ficar quieto...

Se o melhor é ficar fora por agora, resposta dada. Se recomendam começar a investir já, é melhor começar pelas obrigações ou pelas acções?

É que eu já tenho bastante liquidez no imediato (DP e CTPM) e pelo que tenho lido aqui, a coisa não anda a correr bem para as obrigações.

Como sou rookie nestas andanças, gostaria de começar com alguns fundos que permitissem um investimento inicial reduzido (até 500 euros) e que permitissem reforços mensais na mesma ordem (<500 €/mês), podendo eu ir criando alguma diversificação à medida que os meses se forem passando, evitando utilizar a liquidez que já tenho e que pretendia manter de lado.

Alguém tem alguma recomendação dum portfólio a construir para este perfil? Uma espécie de poupança mensal, que vai sendo convertida em fundos de diversas áreas, diversificando aos poucos.

Tenho lido muitas coisas, tanto neste tópico como no dos ETF, mas também são quase 500 páginas de posts e nada como ir directo ao assunto - agradecia sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O alcance das minhas publicações costumam ser naquilo para o qual o tópico foi criado, fundos de investimento :) :) quando falas no BES falas em acções, podia-se fazer um paralelismo nos fundos do GNB, uma vez que os problemas começaram há exactamente 1 ano, quem manteve o capital em fundos da GNB durante 1 ano as rentabilidades foram de:

Quem resgatou á espera do melhor/pior não obteve essas rentabilidades ( pelo menos nestes fundos ), é o que quer dizer esse artigo e esse gráfico, claro que o mesmo tem um horizonte temporal de quase 60 anos, mas façam as contas a curto prazo e verão se não bate certo :) :) até fazia o desafio, de quem resgatou fundos devido á Grécia :) e no final do ano fazer-se contas caso não tivessem resgatado.

Claro David, eu percebo que são âmbitos diferentes. Só referi o caso BES no sentido de que não se pode dar nada por garantido, nem mesmo os FI. Risco existe sempre, risco de perda total é mínimo, mas existe! Porque a legislação até pode actualmente proteger X e Y, mas a breve história que vivi, diz-me que as leis também se alteram se for preciso. E quando vejo que as pessoas que têm dinheiro nos bancos gregos, estão/estavam sujeitos a terem o seu dinheiro, que é seu de direito, bloqueado... Afinal já não há nada garantido, só a morte!

Eu não resgatei nada durante estes últimos meses, andar informado, ajuda a manter a sanidade e a perceber que pequenos percalços não significam buracos.

Hoje à noite já vamos ver o resultados do dia de hoje, e preparar aqui mais umas notitas para colocar no projeto Europeu!  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

resgatei 2 obrigações longo prazo 13k

resgatei 1 obrigações flexiveis 10k

resgatei 1 misto global 5k

quase ao mesmo tempo subscrevi

1 misto flexivel eur 10k

1 acções eur 5k

1 dp 3 meses 10k (este não vai acabar acho eu)

[table][tr][td]vai para aqui LU0260085492[/td][/tr][/table]

prai há 1 mes.

confessado ;D ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nisto do "resgata/não resgata", fez bem em "regatar/melhor teria feito se ficasse quietinho..." qualquer análise que possam fazer irá sempre estar correta. E incorreta ao mesmo tempo. Depende dos critérios que adotar (da perspetiva). E do fundo de investimento que estivermos a falar.

Por exemplo, se o período de análise for 1 ano, então, salvo se estivermos a falar do Brasil ou coisa do género, de certeza que estarão a ganhar. Mas se tiverem investido dinheiro no final do mês de Março ou em momento posterior, quase de certeza que estarão a perder.

Outro exemplo: nos fundos europeus, a pessoa que não tenha investido no início do ano, deixou de ganhar. Mas aquela que tiver investido no início do ano e tiver resgatado após o mês de Abril, quase de certeza que ganhou mais do que aquela que ficou sempre investida.

Depois há sempre a questão de nem todos os fundos serem iguais. Há alguns que vale a pena conservar. Noutros, será melhor garantir as mais valias e resgatar a determinado momento. Pessoalmente prefiro esta abordagem mista (porque a vida não é preto e branco, é cinzento escuro ou mais claro), embora confesse que, no meu entender, a nossa maior alocação deverá ser feita de forma passiva (no meu caso, nunca menos de 70% nesta perspetiva passiva, de carteira).

É a minha opinião. Mas cada um sabe de si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

;D ;D ;D

Até ao dia (estou a responder à imagem que colocaste  :P ).

Grande dia, bem falei das aberturas em GAP UP :)

Cuidado ao sell nas notícias...estamos claramente a assistir a um comprar no rumor. Por mais que seja "improvável" que não exista um acordo ou algum plano...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ou eu ando a desaprender ou então tá tudo maluco...

Como é que não há acordo e o dax sobe 4% e a Taxa da ot de portugal a 10 anos desce 11% numa sessão...lol  :o

Compra no rumor, vende na notícia. Isto é tão antigo e tão simples, não percebo porque é que se complica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E os chineses? Quem ainda tem carne a assar que se balde dali e não sei se não virão estilhaços cá parar a este lado ;)

Deixa os chineses...quem está investido na China faz muito bem. É normal que a volatilidade para aqueles lados seja bem maior do que a deste lado (e até mesmo dos US). Os chineses são por natureza, malucos (sem ofensa). Se alguém acha que aquilo está a formar uma bolha (discutível) é melhor ver a forma como a bolsa subiu em 2007.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem quer pôr carne no assador?

E já tem ações globais + o famoso NN.

Ações europeias + obrigações globais são uma boa solução? Ou não ponho bifes nas obrigações devido ao possível aumento das tx de juro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )