Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

ES Liquidez ultrapassa mil milhões em activos sob gestãoConstituído em 2011 é o maior fundo de investimento mobiliário, de acordo com a estatística de Janeiro divulgada pela CMVM.

http://www.fundspeople.pt/noticias/es-liquidez-ultrapassa-mil-milhoes-em-activos-sob-gestao-63993

E ainda vai subir muito mais, pelo menos enquanto o papel comercial for Rei na actual conjuntura económica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Tenho acompanhado as discussões neste topico uma vez que quero iniciar-me no mundo dos fundos com a constituição de uma carteira de 3000€ :)

Abri conta no BEST e solicitei algum aconselhamento uma vez que embora tenha alguma noções não estou muito por dentro deste mundo. A minha ideia de investimento será algo que me de mais rentabilidade que um deposito a prazo mas que com um perfil de risco conservador/moderado numa janela de 3 a 5 anos.

Foram me recomendados os seguintes fundos:

• Eurizon EasyFund Bond High Yield R
    • PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global High Yield Bonds Fund E Acc EUR (Hdg)
    • Fidelity Funds - Euro Corporate Bond Fund A-Acc-EUR
    • Allianz PIMCO Euro Bond AT EUC Acc

Ele não me indicou percentagens é normal?

O que acham destes fundos? e acham que correspondem aos meus objectivos? ideias para percentagens?

Desde já muito obrigado porque para mim este mundo é mesmo novo e como tal qualquer ajuda é muito util.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que a pergunta será fundos de dividendos destribuidos ou reinvestidos.

Os destribuidos "levam" com o IRS do País, mas podes usar o dinheiro para outras coisas.

Os reinvestidos são automaicamente reinvestidos no fundo. Para investimentos de longo prazo são mais otimizados ao nivel de impostos porque normalmente estão no luxemburdo, irlanda ou mesmo offshores onde os impostos são bem mais baixos que os praticados em Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pois mas aqui o que está em causa são de facto 8 % ao ano garantidos e eventualmente mais algum da valor. do fundo

pois mas aqui o que está em causa são de facto 8 % ao ano garantidos e eventualmente mais algum da valor. do fundo

Mas afer sabes como funcionam não sabes? o fundo paga-te isso com decrescimo no valor da UP, que depois pode voltar a reenvestir mas já não será no mesmo valor porque pagas o IRS, só compensa se tiveres uma mais valia de 2% pelo menos de tres em tres meses entendes? que assim não te vai comer ao capital...é um pouco do que aconteceu com o F&C que temos no TOP...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que a pergunta será fundos de dividendos destribuidos ou reinvestidos.

Os destribuidos "levam" com o IRS do País, mas podes usar o dinheiro para outras coisas.

Os reinvestidos são automaicamente reinvestidos no fundo. Para investimentos de longo prazo são mais otimizados ao nivel de impostos porque normalmente estão no luxemburdo, irlanda ou mesmo offshores onde os impostos são bem mais baixos que os praticados em Portugal.

Uma questão, neste caso de distribuição de dividendos trimestrais serão aplicados impostos trimestrais ? E quando quisermos resgatar o fundo, também levamos com os impostos ?

Estes podem ser interessantes para investimentos de curto prazo. Agora sim a longo prazo os reinvestidos parecem-me melhor, na altura de resgate pode ser que tenhamos impostos mais baixos :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão, neste caso de distribuição de dividendos trimestrais serão aplicados impostos trimestrais ? E quando quisermos resgatar o fundo, também levamos com os impostos ?

Estes podem ser interessantes para investimentos de curto prazo. Agora sim a longo prazo os reinvestidos parecem-me melhor, na altura de resgate pode ser que tenhamos impostos mais baixos :P

Para a distribuição de dividendos aplica-se 28%  de imposto. Para o resgate final aplicam-se 28% de imposto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Que acham desta carteira:

• Eurizon EasyFund Bond High Yield R 33%

• PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global High Yield Bonds Fund E Acc EUR (Hdg) 33%
    • Allianz PIMCO Euro Bond AT EUC Acc 33%

• Num perfil prudente para um investimento a 5 anos

Feedback irá ajudar porque não estou muito seguro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Que acham desta carteira:

• Eurizon EasyFund Bond High Yield R 33%

• PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global High Yield Bonds Fund E Acc EUR (Hdg) 33%
    • Allianz PIMCO Euro Bond AT EUC Acc 33%

• Num perfil prudente para um investimento a 5 anos

Feedback irá ajudar porque não estou muito seguro :)

Não gosto muito dos rácios do 1º, embora a 5 anos tenha tido uma rentabilidade anualizada de 11%, se for esse o espaço temporal de investimento força.

Dos dois últimos gosto, bons rácios e rentabilidade.

Os pesos para um perfil mais conservador convêm carregar mais  no Allianz..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vi, aconselhas a alavancagem para investir em fundos?

É uma boa pergunta, respondo a isso de uma forma clara, depende, depende do tipo de crédito utilizado, neste caso falo em concreto do spread do mesmo e desaconselho qualquer tipo de crédito  daqueles que fazem a alvancagem em 2x, 3x a 5x etc, como aqueles créditos conta margem dos bancos BiG, Best etc, no entanto, existe créditos com colateral financeiro em alguns bancos com spreads que pode compensar este tipo de alvancagem, por acaso há dias falaram-me em spreads a rondar os 2%/3%% no Best que se pode negociar?? as contas serão fáceis de fazer, imaginando apenas e só um fundo muito defensivo com uma boa rentabilidade (E.S Liquidez) que tem apresentado rentabilidades liquidas na ordem dos 4,30%, fazendo um crédito destes a 3%+Euribor a 3M temos uma taxa a rondar os 3,20%, para 4,30% ainda se ganha 1,10%, claro que para andar a ganhar 1,10% não interessa, mas numa carteira de fundos a coisa muda de figura, pegando num post que tinha feito com as rentabilidades dos fundos do nosso top, e pegando nos mais defensivos tinhamos isto:

Nordea-1 European Cross Credit E 6,05%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  10,40%

E.S. LIQUIDEZ  6,00%

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  13,20%

35,65%/4= 8,91% 6,41% Liquidos

6,41-3,20= 3,21% = 4,46% Tanb...

Mesmo com os juros do crédito iamos obter uma rentabilidade nesta carteira de 4,46% Tanb...

Pelo que percebi estes créditos têm umas determinadas percentagens de rácios de crédito, ou seja, o valor que os bancos disponibilizam é um apercentagem do valor que está investido, o que dá uma segurança não só ao banco como ao próprio investidor, ter 10 000€ aplicados e nos emprestarem 5 000€ é bem diferente do que ter 10 000€ e emprestarem 50 000€, aqui sim é perigoso e não aconselho de todo, a não ser que se esteja na disposição de poder perder...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

reforço de carteira

PIMCO Diversified

Nordea High Yield

Nordea 1 - european cross

fidelity china

ES global bond

Allianz europe eq.

schrolder isf middle east

threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor

o que acham?

E como vais reforçar? estás optimista em relação ás bolsas europeias? médio oriente? ou mais optimista na China? ou em obrigações HY? depois de reflectires nisso reforças com pesos especificos neste ou naquele fundo de uma forma mais significativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Precisava da vossa ajuda nalgumas questões que eu tenho :P

- Qual é um bom rácio de sharpe num fundo de obrigações classe 2 (3 no máximo)?

- A volatilidade interessa neste tipo de fundos?

- Posso subscrever estes fundos online?

- A comissão de gestão é-me retirada da conta DO associada, ou em unidades de participação?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Precisava da vossa ajuda nalgumas questões que eu tenho :P

- Qual é um bom rácio de sharpe num fundo de obrigações classe 2 (3 no máximo)?

- A volatilidade interessa neste tipo de fundos?

- Posso subscrever estes fundos online?

- A comissão de gestão é-me retirada da conta DO associada, ou em unidades de participação?

Cumps

O David (mentor deste tópico) depois confirma-te melhor  :P

1. Independentemente do nível de risco de um fundo, quanto maior o rácio de sharpe, naturalmente que o FI será melhor. No entanto não nos podemos basear apenas nessa informação isoladamente até porque depende de vários factores. Número de anos que existe o FI, anos de crise, etc... Eu olharia à rentabilidade vs desvio padrão.

2. Estás-te a referir a FI como este (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=FOGBR05KDV&tab=1)?

3. Desde que estejam disponíveis na tua plataforma online (podes) ou está a escapar-me algo na tua pergunta, acredito que sim. No caso do BEST com mais de 2k (? ou já são mais? :P). Caso um dos FI que pretendas não esteja disponível na tua plataforma, podes solicitar ao teu gestor de conta (pode é ter outros custos, não faço ideia, acredito que não tenham, podem é nem os comercializar).

4. O valor que tu vês já contempla essa comissão.

Alguém que confirme estas informações ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E como vais reforçar? estás optimista em relação ás bolsas europeias? médio oriente? ou mais optimista na China? ou em obrigações HY? depois de reflectires nisso reforças com pesos especificos neste ou naquele fundo de uma forma mais significativa.

obrigado pela resposta David, gosto de saber a vossa opinião.

fiz resgate do ES monetário.

e estav a pensar:

PIMCO Diversified - 500

Nordea High Yield - 500

Nordea 1 - european cross - 500

fidelity china - 1000

ES global bond - 1000

Allianz europe eq. - 1000

schrolder isf middle east - 700

threadneedle - fundo de acçõe global cap. grande valor - 800

os 5 primeiros já tenho, tendo os 3 primeiros rentabilidade negativa.

o 4º e 5º acredito no seu potencial.

os últimos 3 é para diversificar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )