Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A consulta desta semana até doeu, a Grécia está mesmo a fazer arrebentar as obrigações

Pode ser que num futuro próximo se possa voltar ao reforço destes fundos de obrigações

Já os mistos, como o nordea tb levou pancada

Uma boa sorte para todos

Levou pancada mas nada que se assemelhe aos fundos de obrigações. Neste momento de incertezas com os fundos de obrigações, os mistos são melhor opção.

Veja-se a pancada que está a levar o NN (antigo Ing)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Espetacular!  ;D

Tal como anunciado, acabei de resgatar a totalidade do BPI Portugal no início de Junho.

E não é que o PSI 20 já está a afocinhar outra vez aos 5600 pontos???

Se baixa dos 5500, 5400... volto a reentrar!

O Psi 20 quer mesmo dar dinheiro a ganhar!

;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde já agradeço as vossas opiniões / sugestões, em especial ao Filip€.

Acabei por optar pelo cenário 3 com algumas alterações e com uma mistura do 2:

Acções (66%)

- Acções Global (33%)

- Invesco Global Structured Eq E (LU0267985314)

- Acções EUA (16.5%)

- Pictet-USA Index R EUR (LU0474966248)

- Acções Europa (16.5%)

- MFS® Meridian Europ Value A1 EUR (LU0125951151)

Obrigações (33%)

- Obrigações Longo Prazo EUR (16.5%)

- ING(L) Renta Fd Euro Long Dur X EUR Acc (LU0546917427)

- Obrigações Outros

- PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669)

Parece-me muito bem. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com que % atlas? :)

Meto uns 3k assim a abrir. E depois vou reforçando ao longo do tempo... até para apanhar maiores descidas... quando chega aos 10k travo um pouco... O limite é 20k, mas nunca cheguei a esse limite.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos lá ver o tal sangramento... Rentabilidades YTD:

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc  +6,82%

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc -1,17%

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  +2,50%

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc -0,60%

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg -0,26%

E.S. Rendimento Plus FIA  +1,87%

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd +2,69%

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR +2,79%

Nordea-1 European Cross Credit E  +1,00%

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg  +1,57%

AXA WF Euro 5-7 EC EUR  -0,89%

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc  +0,23%

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc -0,64%

Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR +1,73%

Versão Acc: Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc +1,73%

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A +3,02%

Invesco Balanced-Risk Alloc E  -0,27%

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € -0,61%

MS INVF Global Balanced Risk Control B  +7,72%

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc +8,86%

Vontobel Fund Global Value Equity C  +10,22%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C  +6,46%

Pictet Water-R EUR  +10,41%

Allianz Europe Equity Growth CT EUR  +17,55%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc  +21,93%

Franklin European Growth N Acc  +16,03%

F&C European Small Cap A +19,63%

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND +12,78%

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR+4,57%

Alken Absolute Return Europe A  +6,44%

UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P  +11,12%

Qual sangria??  :o ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma pessoa não vê os mercados umas 3 ou 4 semanas, ou a sua carteira, e vai ver os comentários nos vários forums e blogs fica até alarmado  ;D ;D a pensar que estamos num 2008... afinal há fundos da 1ª página a cair uns brutais -1,17% e outros a subir uns míseros +21,93%...

Eu ainda vou fazer uma revisão para ter a certeza, devo ter visto mal só pode... :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fazem o favor de ler? Eu escrevi sangria de mais valias, não sangria de liquidez. Eu já estive com 11% YTD e agora tenho 4%, se isto não é uma diminuição acentuada dos ganhos, não sei o que é. Pode é ser visto como estando normal agora e super valorizado há 3 meses atrás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fazem o favor de ler? Eu escrevi sangria de mais valias, não sangria de liquidez. Eu já estive com 11% YTD e agora tenho 4%, se isto não é uma diminuição acentuada dos ganhos, não sei o que é. Pode é ser visto como estando normal agora e super valorizado há 3 meses atrás.

Não foi nada directamente a ti, usei a palavra sangria porque é o costume utilizar-se, vejo é um pânico generalizado, e esse pânico e certos comentários induzem a comportamentos que acabam por eles sim derreterem carteiras, como certos resgates feitos em timmings errados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    certos comentários induzem a comportamentos que acabam por eles sim derreterem carteiras, como certos resgates feitos em timmings errados.

Se há pessoas que derretem carteiras por lerem comentários em fóruns então se calhar nem sequer deveriam estar a investir neste tipo de produtos, pois a sua literacia financeira é comparável à literacia futebolística da malta que está no café a ver a bola.

Quem anda informado, lê umas coisas aqui e ali, perde umas horas por semana para saber para onde sopram os ventos, já anda certamente com alguma preocupação, já que não se avizinham tempos de ouro como os do Q1 2015, pelo contrário. É pelo menos a minha opinião.

E para aqueles que lêem comentários de fóruns e tomam acções baseadas neles, se calhar convém lerem alguns comentários de que isto não são tudo rosas sempre a florir. Quem entrou neste mundo nos últimos 3 a 6 meses, fica com a ideia (e lendo aqui as últimas páginas) de que os fundos são a melhor coisa do mundo. Depois atiram-se de cabeça, seduzidos pelas rendibilidades YTD altíssimas (e anormais), e daqui a 6 meses, quando o FED lançar a bola de bowling, choram.

Mas lá está, na net escreve-se e lê-se de tudo e ninguém é obrigado a acreditar em tudo o que lê. Há que usar o cérebro e não só os olhos.

D@vid, eu sinceramente estou um bocado preocupado com a evolução a mid-term das coisas. Tanto na Europa como nos EUA. Há alta volatilidade onde há uns tempos atrás não era expectável haver (bonds).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Compreendo o que dizes, mas na verdade volatilidade sempre houve, tivemos foi medidas extraórdinárias que fizeram com que os mercados andassem em piloto automático, porque quem viveu o 2008 aposto que está tranquilo porque olha para o mercado de maneira diferente e o que se vive hoje são peanuts.

Existe um risco acrescido ao que temos vivido ao longo dos tempos, e como já ouvi dizer em tempos, é o maior risco do mercados, risco politico, temos de viver com ele.

Eu por exemplo não concordo com o que dizes relativamente á FED, podemos discutir esse ponto e ver os factos semore que o FED subiu os juros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

M&G Optimal Income já está negativo YTD

Nordea Stable Return está quase após a queda de hoje.

Invesco ballanced risk e pimco global bond também.

Legg Mason global bond tb

Até alguns fundos de acções hedged estão perto de ficar. como o nordea global hedged

Não deve tardar até as carteiras mais defensivas começarem a estar negativas YTD.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

M&G Optimal Income já está negativo YTD

Nordea Stable Return está quase após a queda de hoje.

Invesco ballanced risk e pimco global bond também.

Legg Mason global bond tb

Até alguns fundos de acções hedged estão perto de ficar. como o nordea global hedged

Não deve tardar até as carteiras mais defensivas começarem a estar negativas YTD.

Mais defensivas esperemos que não seja 100% obrigações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por curiosidade fui ver a carteira conservadora do banco Best, está assim:

Rentabilidades:

3 meses: 1,13

6 meses: 5,92

1 ano: 10,08

3 anos: 9,40

5 anos: 7,82

YTD: 5,60

Sharpe 3 anos: 2,80

DP 3 anos: 3,19

Alfa: 2,26

https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/Portfolio_Selector_Review.pdf

Não é nenhuma publicidade no entanto penso que de facto estas carteiras modelos estão bem estruturadas e vê-se pelas performances, não só na rentabilidade como nos rácios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu entrei nos fundos da Caixagest a meados de Março, estou a levar muita pancada. E até tenho uma carteira defensiva. Enfim, entrei na pior altura. Esperarei por melhores dias.

Cumprimentos.

O que é uma carteira defensiva? penso que a palavra certa é conservadora, é diferente :) quem investe no mercado não pode esperar nenhuma defesa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é uma carteira defensiva? penso que a palavra certa é conservadora, é diferente :) quem investe no mercado não pode esperar nenhuma defesa.

Certo é conservadora. Deixei.me levar pelo nome de um fundo que também tenho no Santander, que é Santander Select Defensivo.  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )