Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas!

Agora quer estamos perto de 1 junho, qual a vossa opinião, resgato?

Santander Ações Portugal -3,18%, equivale a 5% da carteira.

Boas,

Não quero estar sempre a bater na mesma tecla, mas qual era a estratégia? Vender antes de 1 de Junho? As notícias iam pesar ou era um investimento para X anos dependendo de:

- Se estiver a perder mais de X% resgato.

- Se valorizar y% resgato.

Tenho ideia, posso estar enganado, que subscreveste este fundo há mais de 1 ano, por volta desta altura.

A Grécia terá influência, mas não se esqueçam que "Comprar no rumor, vender na notícia", nem sequer isto interessa para quem está nos fundos para evitar stress´s com as oscilações diárias.

Há quem esteja à espera para entrar, eu por exemplo já estou dentro e vou manter-me, tenho 3 fundos europeus.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Miguel,

Subentendido aos posts supra, estão as seguintes questões:

1) Estás a fazer market timming, puro e duro, com esse fundo?

2) Ou é apenas um fundo no meio de outros, numa estratégia de longo prazo, numa carteira de fundos diversificada, e que representa apenas, por exemplo, 5% ou 10% da totalidade dos teus recursos alocados aos fundos?

3) No caso de ser a primeira hipótese referida em -1) qual foi a estratégia que definiste inicialmente? No teu market timming e de acordo com a tua estratégia inicialmente definida, qual é o valor em que dirás - "pronto, se ganhar a percentagem de x%, eu resgato!"? Ou qual foi o momento em que definiste "quando chegar à data x, resgato!"? ou qual foi o evento que definiste inicialmente no sentido de "se ocorrer o evento y, eu saio!"? Por outras palavras: de acordo com a tua estratégia inicial, quando é que projetavas sair desse fundo?

4) No caso de ser a segunda hipótese (referida em -2), já chegou a hora de rebalanceares a tua carteira?

São estas as questões que terás de responder. E da resposta saberás se deves ou não resgatar; e se deves resgatar na totalidade ou apenas parcialmente (para rebalancear a carteira, por exemplo).

Boas Atlas,

Todas as questões que colocaste são extremamente fulcrais.

Vou ficar à espera que o Miguel te responda.

- Miguel a minha intenção não te foi magoar  :)  No entanto gosto de ser directo e sincero, se acho que algo está errado darei a minha opinião.

Não percebo como é que alguém compara DP´s a FI´s com nível de risco 5/6. O teu motivo, só oferecem 0,5% não faz qualquer sentido. Os DP´s em qualquer outro país (em que a inflação não seja de 2 dígitos são extremamente baixos).

Pior é dizerem-te que pelo que disseste percebes...

Porque razão escolheste aquele fundo? É que nesta altura, qualquer um escolhe algo e ganha dinheiro mesmo com os piores fundos de cada categoria.

Por isso é que disse que não existia estratégia "fundamentada". O que interessa numa estratégia é que dê dinheiro, mas vamos separar as coisas, nesta altura é difícil que não o faça.

Toda a gente comete erros, isso é normal e natural, senão estaríamos todos numa ilha paradisíaca  ;D ;D , agora o ponto fulcral é que exista uma estratégia.

"eu só não tenho dinheiro em D.P neste momento porque acho obsceno as taxas que oferecem.. de resto eu tenho uma estratégia (pode resultar ou não) mas tenho (ainda continuo um pouco magoado com quem disse que eu não tinha ) noção dos riscos.. mas entre o risco de ter o meu dinheiro a render 0.5 como oferecem e ainda arriscar-me a isto ir tudo à falência prefiro o risco (mais ou menos calculado) dos fundos. E uma coisa que nunca farei é culpar este ou aquele por ter entrado neste mundo, se o fiz é porque decidi isso e tenho que aceitar o que os QE me quiserem dar:)"

Se só eu é que acho estranho alguém dizer isto e ter uma estratégia, desculpem então a minha ignorância.

Boa Sorte com a tua estratégia ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...essa dos melhores da categoria tambem tem mais que se lhe diga :-X

Porque razão escolheste aquele fundo? É que nesta altura, qualquer um escolhe algo e ganha dinheiro mesmo com os piores fundos de cada categoria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Miguel,

Subentendido aos posts supra, estão as seguintes questões:

1) Estás a fazer market timming, puro e duro, com esse fundo?

Não, mas devido ao rápido lucro coloquei essa questão de forma inocente porque para mim, e ao contrário de investidores profissionais como vocês, tais taxas colocam essa dúvida em mim. Mil euros a 3 por cento num banco dá 21.90 euros líquidos... Numa semana, e daí as minhas dúvidas, tinha 51.10 euros limpos. Ou seja, dois anos de D.P de valores que já não existem. Poderá não ser a melhor estratégias mas uso os D.P como baliza. Se o fundo cair, tendo disponibilidade para esperar que ele chegue a uma dessas balizas para depois resgatar..

2) Ou é apenas um fundo no meio de outros, numa estratégia de longo prazo, numa carteira de fundos diversificada, e que representa apenas, por exemplo, 5% ou 10% da totalidade dos teus recursos alocados aos fundos?

Sim, tenho outros fundos, dizer que é uma carteira perfeitamente diversificada seria uma longa conversa porque certamente não é, mas foram os fundos que eu escolhi mediante alguma da informação que por aqui li e também pelo meu próprio pensamento. E não, nem aos 5 por cento deve chegar...

3) No caso de ser a primeira hipótese referida em -1) qual foi a estratégia que definiste inicialmente? No teu market timming e de acordo com a tua estratégia inicialmente definida, qual é o valor em que dirás - "pronto, se ganhar a percentagem de x%, eu resgato!"? Ou qual foi o momento em que definiste "quando chegar à data x, resgato!"? ou qual foi o evento que definiste inicialmente no sentido de "se ocorrer o evento y, eu saio!"? Por outras palavras: de acordo com a tua estratégia inicial, quando é que projetavas sair desse fundo?

Julgo que já respondi acima, se chegar a uma taxa equivalente a 2/3 anos de um depósito a prazo tiro-o fora. Mas como ainda é um pouco recente vou esperar mais um pouco.

4) No caso de ser a segunda hipótese (referida em -2), já chegou a hora de rebalanceares a tua carteira?

Sim já, mas pelo que tenho lido tudo está bastante caro, pelo que para já penso manter a minha carteira (bem ou mal resulta do meu pensamento), e dentro em breve penso levantar tudo e aí sim pensar em algo mais profissional, sendo que se no caso grego a coisa descambar certamente existirão algumas oportunidades (capital que tenho à parte caso isso suceda), se não descambar aproveito a onda e mantenho o outro capital onde o tenho.

São estas as questões que terás de responder. E da resposta saberás se deves ou não resgatar; e se deves resgatar na totalidade ou apenas parcialmente (para rebalancear a carteira, por exemplo).

Julgo ter-me explicado :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...essa dos melhores da categoria tambem tem mais que se lhe diga :-X

Porque é que dizes isso?

Não sendo esse um dos factores de escolha "obrigatórios" o facto de um fundo ser dos melhores da sua categoria constantemente não é indicativo da qualidade dos gestores? Para mim mostra que conseguem adaptar-se e reestruturar as suas carteiras sem colocar em causa a performance do fundo.  8)

É claro que ser o melhor da categoria num ano não significa que o seja no próximo, mas para isso é que se analisa  ;D ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Atlas,

Todas as questões que colocaste são extremamente fulcrais.

Vou ficar à espera que o Miguel te responda.

- Miguel a minha intenção não te foi magoar  :)  No entanto gosto de ser directo e sincero, se acho que algo está errado darei a minha opinião.

Não percebo como é que alguém compara DP´s a FI´s com nível de risco 5/6. O teu motivo, só oferecem 0,5% não faz qualquer sentido. Os DP´s em qualquer outro país (em que a inflação não seja de 2 dígitos são extremamente baixos).

Pior é dizerem-te que pelo que disseste percebes...

Por isso é que disse que não existia estratégia "fundamentada". O que interessa numa estratégia é que dê dinheiro, mas vamos separar as coisas, nesta altura é difícil que não o faça.

Toda a gente comete erros, isso é normal e natural, senão estaríamos todos numa ilha paradisíaca  ;D ;D , agora o ponto fulcral é que exista uma estratégia.

"eu só não tenho dinheiro em D.P neste momento porque acho obsceno as taxas que oferecem.. de resto eu tenho uma estratégia (pode resultar ou não) mas tenho (ainda continuo um pouco magoado com quem disse que eu não tinha ) noção dos riscos.. mas entre o risco de ter o meu dinheiro a render 0.5 como oferecem e ainda arriscar-me a isto ir tudo à falência prefiro o risco (mais ou menos calculado) dos fundos. E uma coisa que nunca farei é culpar este ou aquele por ter entrado neste mundo, se o fiz é porque decidi isso e tenho que aceitar o que os QE me quiserem dar:)"

Se só eu é que acho estranho alguém dizer isto e ter uma estratégia, desculpem então a minha ignorância.

Boa Sorte com a tua estratégia ;)

Voltaste a magoar-me pá... (mais a sério a parte da mágoa era ironia). Eu como é óbvio não expliquei aqui toda a estratégia.. Eu não peguei em todo o meu dinheiro e coloquei nesse fundo e fiquei com suores frios aos primeiros lucros. Tenho dinheiro de formas diversificadas, em fundos mais conservadores (a maioria do capital), tenho capital em certificados de aforro (a maior parcela desse mesmo capital). O problema é que vou tendo algum fluxo de capital que vai entrando, e neste momento oferecem-me esses valores para esse montante de dinheiro que eu julgo ofensivos. Vou fazer o quê, ficar com ele no colchão? Decidi arriscar mais um pouco, se correr bem ou mal a opção é minha. Escolhi esse fundo porque tinha vindo de uma forte correcção, parece-me um fundo que investe numa área interessante do globo neste momento, sem expor-me a uma única zona em concreto, onde eu vejo oportunidades, e porque da análise que eu fiz pareceu-me um fundo diversificado, e que no momento da maior crise de 2007/2008 teve um tempo de resposta (recuperação das perdas) que me pareceu interessante (sei bem que os lucros do passado blá blá blá). Mas é uma parte muito pequena do investimento, que não me importo de esperar alguns anos até que me dê o valor que por mim é pretendido. E o que eu acho estranho é que tudo isto se tenha desenvolvido nesta conversa quando eu apenas coloquei a pergunta se deveria resgatar um fundo que me estava a dar 5.tal por cento (depois 7, e agora já entrou em queda espero que não tenham sido castigo divino) apenas por ilusão de new boy fresh in town, julgo que não merecia tamanha reacção de ataques à minha estratégia (modo de vitimização off).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porque é que dizes isso?

Não sendo esse um dos factores de escolha "obrigatórios" o facto de um fundo ser dos melhores da sua categoria constantemente não é indicativo da qualidade dos gestores? Para mim mostra que conseguem adaptar-se e reestruturar as suas carteiras sem colocar em causa a performance do fundo.  8)

É claro que ser o melhor da categoria num ano não significa que o seja no próximo, mas para isso é que se analisa  ;D ;D ;D

No entanto, e como tu bem sabes, muitas das vezes a maior percentagem de lucro vem de fundos que não são os melhores da categoria, nem de longe nem de perto. Vale o que vale.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Voltaste a magoar-me pá... (mais a sério a parte da mágoa era ironia). Eu como é óbvio não expliquei aqui toda a estratégia.. Eu não peguei em todo o meu dinheiro e coloquei nesse fundo e fiquei com suores frios aos primeiros lucros. Tenho dinheiro de formas diversificadas, em fundos mais conservadores (a maioria do capital), tenho capital em certificados de aforro (a maior parcela desse mesmo capital). O problema é que vou tendo algum fluxo de capital que vai entrando, e neste momento oferecem-me esses valores para esse montante de dinheiro que eu julgo ofensivos. Vou fazer o quê, ficar com ele no colchão? Decidi arriscar mais um pouco, se correr bem ou mal a opção é minha. Escolhi esse fundo porque tinha vindo de uma forte correcção, parece-me um fundo que investe numa área interessante do globo neste momento, sem expor-me a uma única zona em concreto, onde eu vejo oportunidades, e porque da análise que eu fiz pareceu-me um fundo diversificado, e que no momento da maior crise de 2007/2008 teve um tempo de resposta (recuperação das perdas) que me pareceu interessante (sei bem que os lucros do passado blá blá blá). Mas é uma parte muito pequena do investimento, que não me importo de esperar alguns anos até que me dê o valor que por mim é pretendido. E o que eu acho estranho é que tudo isto se tenha desenvolvido nesta conversa quando eu apenas coloquei a pergunta se deveria resgatar um fundo que me estava a dar 5.tal por cento (depois 7, e agora já entrou em queda espero que não tenham sido castigo divino) apenas por ilusão de new boy fresh in town, julgo que não merecia tamanha reacção de ataques à minha estratégia (modo de vitimização off).

Eu percebi que era ironia.

Da minha parte não foste alvo de qualquer ataque, apenas tentei perceber...

Eu quando comecei fiz 15% em pouco tempo com o BES, preferia ter encontrado alguém "chato" que me questionasse.

Da minha parte encerro este capítulo, continuação de bons lucros :)

PS- Aqui ninguém é profissional, caso contrário não estariamos aqui, portanto é só aprendizagem  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu percebi que era ironia.

Da minha parte não foste alvo de qualquer ataque, apenas tentei perceber...

Eu quando comecei fiz 15% em pouco tempo com o BES, preferia ter encontrado alguém "chato" que me questionasse.

Da minha parte encerro este capítulo, continuação de bons lucros :)

PS- Aqui ninguém é profissional, caso contrário não estariamos aqui, portanto é só aprendizagem  ;D

Em que ano foi isso (15%)? 2012?

GRANDE começo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava da vossa opinião sobre o seguinte cenário:

Quero aplicar 3000€ que são do meu filho, que vai fazer 5 anos.

O dinheiro estava num DP que venceu este mês.

O horizonte temporal é até ele atingir os 18 / 20 anos, ou seja um horizonte temporal de +-15 anos.

Conto ter em média 500€ extra para reforçar por ano.

Tendo em conta o horizonte temporal não me importaria de optar por um investimento um pouco mais agressivo.

Estou a ponderar 3 cenários, tendo em conta que pelos valores envolvidos não ponho ETFs em cima da mesa:

Cenário 1:

- Dividir 50/50 em dois fundos mistos moderados, por exemplo:

MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836)

Fidelity Euro Balanced E-Acc-EUR (LU0283900842)

Cenário 2:

- Aplicar em fundos de índice, que parece que estão na moda, por exemplo:

1500€ no BNY Mellon S&P 500 Idx Tracker A EUR (IE0004234476)

1500€ no Pictet-Europe Index R EUR (LU0130731713)

Cenário 3:

- Construir uma carteira simples de fundos com uma alocação tipo 70/30 acções/obrigações, por exemplo:

1000€ no Threadneedle Global Eq Inc Retl EUR Acc (GB00B1Z2NR59) - Acções Global Alto Dividendo

500€ no Allianz Europe Equity Growth CT EUR (LU0256839860) - Acções Europa Cap. Grande

500€ no Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318) - Acções EUA Cap. Grande

500€ no ING(L) Renta Fd Euro Long Dur X EUR Acc (LU0546917427) - Obrigações Longo Prazo EUR

500€ no PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) - Obrigações Outros

Opiniões? Outras sugestões?

Desde já agradeço ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No cenário 2 porque consideraste esses 2? Tens conta em que banco/intermediário?

No ActivoBank têm 2 da Amundi mais baratos:

Amundi Funds Index Equity Euro AE-C Class

Amundi Funds Index Equity North America AE-C Class

e ainda tens

Amundi Funds Index Equity Pacific ex Japan AE-C Class

todos a 0,30%/ano. E praticamente tens todas as empresas no mundo desenvolvido. E depois era complementar com Depósitos a prazo ou 1 fundo de obrigações de qualidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No cenário 2 porque consideraste esses 2? Tens conta em que banco/intermediário?

No ActivoBank têm 2 da Amundi mais baratos:

Amundi Funds Index Equity Euro AE-C Class

Amundi Funds Index Equity North America AE-C Class

e ainda tens

Amundi Funds Index Equity Pacific ex Japan AE-C Class

todos a 0,30%/ano. E praticamente tens todas as empresas no mundo desenvolvido. E depois era complementar com Depósitos a prazo ou 1 fundo de obrigações de qualidade.

Limitei-me a ver os que estavam disponíveis no Banco Best, mas realmente esses parecem bem mais interessantes. Não tenho conta no Activo, mas isso resolve-se rápido se for o caso.

Obrigado pela dica

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava da vossa opinião sobre o seguinte cenário:

Quero aplicar 3000€ que são do meu filho, que vai fazer 5 anos.

O dinheiro estava num DP que venceu este mês.

O horizonte temporal é até ele atingir os 18 / 20 anos, ou seja um horizonte temporal de +-15 anos.

Conto ter em média 500€ extra para reforçar por ano.

Tendo em conta o horizonte temporal não me importaria de optar por um investimento um pouco mais agressivo.

Estou a ponderar 3 cenários, tendo em conta que pelos valores envolvidos não ponho ETFs em cima da mesa:

Cenário 1:

- Dividir 50/50 em dois fundos mistos moderados, por exemplo:

MFS® Meridian Glbl Total Return A1 EUR (LU0219418836)

Fidelity Euro Balanced E-Acc-EUR (LU0283900842)

Cenário 2:

- Aplicar em fundos de índice, que parece que estão na moda, por exemplo:

1500€ no BNY Mellon S&P 500 Idx Tracker A EUR (IE0004234476)

1500€ no Pictet-Europe Index R EUR (LU0130731713)

Cenário 3:

- Construir uma carteira simples de fundos com uma alocação tipo 70/30 acções/obrigações, por exemplo:

1000€ no Threadneedle Global Eq Inc Retl EUR Acc (GB00B1Z2NR59) - Acções Global Alto Dividendo

500€ no Allianz Europe Equity Growth CT EUR (LU0256839860) - Acções Europa Cap. Grande

500€ no Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (LU0347184318) - Acções EUA Cap. Grande

500€ no ING(L) Renta Fd Euro Long Dur X EUR Acc (LU0546917427) - Obrigações Longo Prazo EUR

500€ no PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) - Obrigações Outros

Opiniões? Outras sugestões?

Desde já agradeço ;)

Dos 3 cenários, o que eu escolheria seria o 3º (não exactamente com esses fundos).

No cenário 1 gosto do MFS, do Fidelity nem por isso.

No cenários 2, acho que não perdes em escolher um fundo de indice para os EUA mas para a Europa não o faria de maneira nenhuma. Há fundos que batem esse fundos de indice na boa. Dou-te um exemplo:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04GNL

Para os EUA, prefiro o da Pictet :

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MIC1

No cenário 3, para esse "prazo" concordo com a alocação que fazes... provavelmente escolheria outro global que não esse Threadneedle mas gosto das escolhas.

Atenção que para o Allianz o minimo são 1000 €. E reforços tambem são 1000€, só por isso deixava-o de fora.

Fala-se muito nesse ING mas existe um ligeiramente melhor (Axa LU0251661590) só que a subscrição não pode ser feita online, por isso compreendo a escolha do Ing (que na verdade agora é NN).

Já agora tambem podes fazer uma mistura dos 3 cenários embora eu prefira o cenário 3 mas com uma ou outra modificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No cenários 2, acho que não perdes em escolher um fundo de indice para os EUA mas para a Europa não o faria de maneira nenhuma. Há fundos que batem esse fundos de indice na boa. Dou-te um exemplo:

Afinal reparei agora que o D@vid já tinha feito esta comparação. Só vim reforçar a ideia.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Tenho neste momento assim composta a minha carteira de fundos:

- Invesco Global Struct EQ 30,6%

- NB Obrigações Europa      21,74%

- ING R Eur Long Dur          21,19%

- Nord Stable Return          26,48%

Quero diversificar mais um pouco e acrescentar um fundo de investimento de obrigações de alto rendimento USA. Pensei no da blackrock LU0277197595 ou este da Pioneer LU0119438884.

Existe alguma alternativa em que fique melhor servido??? O Objectivo desta carteira é de manter por 20/25 anos

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dos 3 cenários, o que eu escolheria seria o 3º (não exactamente com esses fundos).

No cenário 1 gosto do MFS, do Fidelity nem por isso.

Para os EUA, prefiro o da Pictet :

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MIC1

No cenário 3, para esse "prazo" concordo com a alocação que fazes... provavelmente escolheria outro global que não esse Threadneedle mas gosto das escolhas.

Atenção que para o Allianz o minimo são 1000 €. E reforços tambem são 1000€, só por isso deixava-o de fora.

Fala-se muito nesse ING mas existe um ligeiramente melhor (Axa LU0251661590) só que a subscrição não pode ser feita online, por isso compreendo a escolha do Ing (que na verdade agora é NN).

Já agora tambem podes fazer uma mistura dos 3 cenários embora eu prefira o cenário 3 mas com uma ou outra modificação.

Desde já agradeço as vossas opiniões / sugestões, em especial ao Filip€.

Acabei por optar pelo cenário 3 com algumas alterações e com uma mistura do 2:

Acções (66%)

- Acções Global (33%)

- Invesco Global Structured Eq E (LU0267985314)

- Acções EUA (16.5%)

- Pictet-USA Index R EUR (LU0474966248)

- Acções Europa (16.5%)

- MFS® Meridian Europ Value A1 EUR (LU0125951151)

Obrigações (33%)

- Obrigações Longo Prazo EUR (16.5%)

- ING(L) Renta Fd Euro Long Dur X EUR Acc (LU0546917427)

- Obrigações Outros

- PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A consulta desta semana até doeu, a Grécia está mesmo a fazer arrebentar as obrigações

Pode ser que num futuro próximo se possa voltar ao reforço destes fundos de obrigações

Já os mistos, como o nordea tb levou pancada

Uma boa sorte para todos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )