Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

tenho este fundo

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06IIZ&tab=1

a render 5.47 em tão pouco tempo.. será errado que 90 por cento de mim queira resgatar o mesmo?

responde:

estás confortavel com o fundo?

sabes o que subscreveste?

Se sim a tudo, deixa-te estar!

;)

tambem tenho uns semelhantes, mas nao penso tocar neles, deixa estar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

responde:

estás confortavel com o fundo?

sabes o que subscreveste?

Se sim a tudo, deixa-te estar!

;)

tambem tenho uns semelhantes, mas nao penso tocar neles, deixa estar

sim, a resposta é sim, mas por vezes tenho medo de ser guloso:) vou deixar andar mais uns tempos..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois já não és o primeiro que me diz para "saltar fora" e lançar-me para outros fundos... Neste momento estou a estudar a possibilidade de investir algum dinheiro e mais uma vez estou a olhar sempre para os fundos caixagest... pode ser que até lá leia mais umas coisas e que me mude para outras paragens (banco best) por exemplo, aí tenho um "mundo" de fundos para escolher...

Depois de ler este artigo do Observador acho que o investimento em fundos de índice me parece uma boa ideia...

Gosto desse artigo. Parece-me uma boa ideia para "pequenos montantes", caso contrário é melhor ir para os ETF´s.

Se queres enveredar pelos FI´s sem dúvida que deves ir para o Banco Best ;) Mas não atrases a abertura de conta, quanto mais rápido tratares, mais depressa te ambientarás ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tenho este fundo

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06IIZ&tab=1

a render 5.47 em tão pouco tempo.. será errado que 90 por cento de mim queira resgatar o mesmo?

O que é render 5,47 em tão pouco tempo? Aparentemente esse fundo está com uma Yield de + 20%.

Ninguém te deve dizer se deves resgatar. Quando existe uma estratégia é para segui-la. Isso não são fundos para semanas ou 1 mês.

Espero estar enganado, mas vejo muita gente a tentar fazer "market timming" ou a fazer uma pequena % e a sair.

Cuidado! Um dia quando entrarem isto vai cair a sério e depois quero ver qual é a estratégia. Provavelmente despachar a perder.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado! Um dia quando entrarem isto vai cair a sério e depois quero ver qual é a estratégia. Provavelmente despachar a perder.

nao compreendo este ponto

porque razao referes quando entrarem e isto cair?

É tudo uma incognita...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

nao compreendo este ponto

porque razao referes quando entrarem e isto cair?

É tudo uma incognita...

Master-Chief a minha observação veio no seguimento do comentário do utilizador anterior (MiguelVieira). Em que sinceramente duvido que exista uma estratégia. Ninguém que está a ganhar X% seja 1 ou 5% pode fazer uma pergunta daquelas, normalmente existe um plano antes de se entrar (pode é sofrer ajustamentos :P)

Por isso é que disse se um dia entrar e isto começar a cair como deve de ser (como aconteceu há mais de 1 ano), depois é que se vai ver ...

Longe de mim estar a afirmar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na vossa opinião é espectável que para a semana com a situação da Grécia é normal que os fundos venham a estar de novo em queda? Pode em pouco espaço de tempo acontecer o que aconteceu no inicio de Maio que houve uma queda geral?

Obrigado pelos ensinamentos :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que é render 5,47 em tão pouco tempo? Aparentemente esse fundo está com uma Yield de + 20%.

Ninguém te deve dizer se deves resgatar. Quando existe uma estratégia é para segui-la. Isso não são fundos para semanas ou 1 mês.

Espero estar enganado, mas vejo muita gente a tentar fazer "market timming" ou a fazer uma pequena % e a sair.

Pouco tempo é uma semana.. e neste momento vai com 6. tal. Eu tenho uma estratégia como é óbvio, tenho dois fundos que embora ligeiramente negativos, mas estão negativos, eu não os levantei por causa disso nem é a minha intenção. O problema é que a minha estratégia passa por ter o meu dinheiro a render mais do que 3 por cento dos bancos convencionais. E daí a minha questão ser específica relativamente a esse fundo. Sei bem que as pessoas mais experientes deixam lá ficar o dinheiro com maior ou menor certeza daquilo que fazem. Como ainda sou novo nestas andanças, estas margens de lucro por vezes iludem. E isso é fácil, numa semana rendou quase o mesmo que um D.P normal de 3 por cento a 2anos. Mas a minha estratégia é a longo prazo, mas por vezes tenho estas dúvidas e acho por bem tentar obter mais algum conhecimento por quem está mais habituado a isto, daí o meu desabafo e não duvida de estratégia.. Se um dia cair a sério, cá estarei a dizer-vos que caiu a sério, tendo fé que um dia se volte a levantar, porque eu tempo tenho, para já...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só tens esse fundo? não está inserido numa carteira? :)

não, tenho mais alguns, mas este está a ter um comportamento excelente, tive sorte e apenas isso no timming daí o desabafo.. mas eu sei bem os meus passos, foi mais um desabafo porque existem sempre abordagens diferentes... É mais aquele receio do "eh pá podia ler resgatado a 6 por cento e agora tá negativo, fui um bocado burro", mas também tenho a noção que pode ocorrer o inverso, e eu resgatar o fundo disparar. Daí a minha tentativa de saber um pouco da vossa opinião nestes casos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Master-Chief a minha observação veio no seguimento do comentário do utilizador anterior (MiguelVieira). Em que sinceramente duvido que exista uma estratégia. Ninguém que está a ganhar X% seja 1 ou 5% pode fazer uma pergunta daquelas, normalmente existe um plano antes de se entrar (pode é sofrer ajustamentos :P )

Por isso é que disse se um dia entrar e isto começar a cair como deve de ser (como aconteceu há mais de 1 ano), depois é que se vai ver ...

Longe de mim estar a afirmar

Agora magoaste-me:) Estratégia existe, pode não estar bem baseada e fundamentada mas existe.. Já entrei noutros fundos que cairam e em que eu não saí e tenho-me mantido firme e hirto. Agora se me perguntarem se tenho 10 anos para esperar por lucros, não não tenho esse tempo, mas tenho uma baliza temporal de 3 anitos em que queria obter o melhor que eu conseguir. E para isso tento desabafar com pessoas mais experientes nestes casos para ver opiniões, obter algum conforto nas minhas decisões que como disse anteriormente não são muito fundamentadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A média a 10 anos do fundo é de 11%, por isso 5% numa semana é muito  ;D , no entanto repara a performance no 1º trimestre, 18% o máximo que tinha rendido em 3 meses foi de 6%, isso deixa bem claro o trimestre atípico que tivemos este ano, por isso eu achar que nada de mais se está a passar nos mercados, se eles não caíssem  iamos ter fundos a render mais de 100% num ano, não é sustentável, é preciso os mercados respirarem, a questão da Grécia vejo-a mais como uma desculpa para as vendas, acho que continuamos de uma forma geral em tendência altista nos mercados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu entrei numa fase em que ele tinha caído uns 8 ou 9 por cento, mas nada disto com grande conhecimento.. apenas é uma área que acho interessante e achei curioso esta sorte de apanhar na maré de subida.. mas se ele cair, e para quem duvidou da minha estratégia  :'(  é voltar a reforçar até dar lucro.. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Miguel parece me claro apos ler o que escreveste que sabes o que andas a fazer

Essa logica do DP versus FI é tambem o meu ponto de vista

só para se ter comparaçao, fiz um DP a prazo a 0.5%... e a verdade é que provalmente se tivesse aplicado o dinheiro num qualquer fundo daqueles mesmo soft's sem risco deveria estar a rentabilizar mais.

Mas nao apliquei porque nao quero os ovos todos na mesma cesta.

E a Grecia... a Grecia nao vai pagar, e a Merkel nao os vai deixar sair do Euro... vai dar outro nó na gravata do grego e obrigar a pagar de outra forma

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu só não tenho dinheiro em D.P neste momento porque acho obsceno as taxas que oferecem.. de resto eu tenho uma estratégia (pode resultar ou não) mas tenho (ainda continuo um pouco magoado com quem disse que eu não tinha ;D ) noção dos riscos.. mas entre o risco de ter o meu dinheiro a render 0.5 como oferecem e ainda arriscar-me a isto ir tudo à falência prefiro o risco (mais ou menos calculado) dos fundos. E uma coisa que nunca farei é culpar este ou aquele por ter entrado neste mundo, se o fiz é porque decidi isso e tenho que aceitar o que os QE me quiserem dar:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu só não tenho dinheiro em D.P neste momento porque acho obsceno as taxas que oferecem.. de resto eu tenho uma estratégia (pode resultar ou não) mas tenho (ainda continuo um pouco magoado com quem disse que eu não tinha ;D ) noção dos riscos.. mas entre o risco de ter o meu dinheiro a render 0.5 como oferecem e ainda arriscar-me a isto ir tudo à falência prefiro o risco (mais ou menos calculado) dos fundos. E uma coisa que nunca farei é culpar este ou aquele por ter entrado neste mundo, se o fiz é porque decidi isso e tenho que aceitar o que os QE me quiserem dar:)

Miguel,

Subentendido aos posts supra, estão as seguintes questões:

1) Estás a fazer market timming, puro e duro, com esse fundo?

2) Ou é apenas um fundo no meio de outros, numa estratégia de longo prazo, numa carteira de fundos diversificada, e que representa apenas, por exemplo, 5% ou 10% da totalidade dos teus recursos alocados aos fundos?

3) No caso de ser a primeira hipótese referida em -1) qual foi a estratégia que definiste inicialmente? No teu market timming e de acordo com a tua estratégia inicialmente definida, qual é o valor em que dirás - "pronto, se ganhar a percentagem de x%, eu resgato!"? Ou qual foi o momento em que definiste "quando chegar à data x, resgato!"? ou qual foi o evento que definiste inicialmente no sentido de "se ocorrer o evento y, eu saio!"? Por outras palavras: de acordo com a tua estratégia inicial, quando é que projetavas sair desse fundo?

4) No caso de ser a segunda hipótese (referida em -2), já chegou a hora de rebalanceares a tua carteira?

São estas as questões que terás de responder. E da resposta saberás se deves ou não resgatar; e se deves resgatar na totalidade ou apenas parcialmente (para rebalancear a carteira, por exemplo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Agora quer estamos perto de 1 junho, qual a vossa opinião, resgato?

Santander Ações Portugal -3,18%, equivale a 5% da carteira.

se é pra resgatar no curto se puderes já agora aguenta 15 dias... ;) se houver acordo na grecia dispara ::) senão é capaz de afundar um bocadinho...eu acho que vai haver entendimento,mas é só a minha opinião.... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se é pra resgatar no curto se puderes já agora aguenta 15 dias... ;) se houver acordo na grecia dispara ::) senão é capaz de afundar um bocadinho...eu acho que vai haver entendimento,mas é só a minha opinião.... ;)

Tem de haver acordo, seja em que moldes for, existe aqui dois medos por parte do resto da Europa, a saída da Grécia do Euro correr muito mal e arrastar o resto da Europa com indefinição sem precedentes nos mercados e não só ( já que nunca aconteceu nenhum País da zona euro sair da moeda única ), ou a saída da Grécia do euro correr muito bem para a Grécia e daqui a 1/2 anos outros Países chegarem á conclusão que medidas de austeridade foram má opção e a própria adopção do euro, com a Grécia com o Dracma a dar exemplo disso mesmo, e quererem seguir o mesmo caminho... por esta e outras indefinições haverá acordo!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Num fundo que distribui rendimentos por exemplo de ano ano ou 3 em 3 meses se resgatar antes da data, eles pagam tipo o juro corrido como nas obrigações ou só se ganha ou perde conforme o fundo subiu ou desceu?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

fui ver este fundo

e acho sensato o que foi dito aqui

espera... assim que a grecia se decida, se o fundo começar a subir ficas, se continuar nesse impasse despacha-o

nao tenho grande confiança nessas empresas tugas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )