Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Essa noticia, em que o protagonista foi alguém que se chama Vitor Constâncio!!, não diz exactamente isso, até porque nunca poderia ser, um fundo não tem mais do que activos do mercado, o que ele especificou, foi que com uma procura maior por parte deste tipo de aplicação em detrimento de produtos de banco, repara bem, produtos de banco como depósitos a prazo, numa queda acentuada de mercados pode haver uma corrida a resgates e com isso haver uma falta de liquidez por parte dos mesmos.

Resumindo, ele tem de vender o peixe dele, e o peixe dele é depósitos, está com receio de os bancos não terem dinheiro ( fundos é património dos clientes ), para fazer as suas jogadas.

Mas numa coisa ele tem razão, é essa tal falta de liquidez, no entanto em 2008 não me recordo de tal ter acontecido.

Recordo só aqui uma parte dessa noticia onde fica tudo dito e demonstra a sua preocupação: "Segundo o vice-presidente do BCE e ex-governador do Banco de Portugal, os bens das entidades financeiras não bancárias mais do que duplicaram na última década, tendo atingido 23,5 mil milhões em Dezembro de 2014."

D@vid eu não me guio por notícias.

Mas nisto que disseste "é essa tal falta de liquidez, no entanto em 2008 não me recordo de tal ter acontecido."

Pode ser precisamente a falta de liquidez que crie problemas, não estou a dizer que venha a acontecer mas...o mercado financeiro é excelente a inovar.

As obrigações é que pronto :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Os fundos de obrigações andam com uma volatilidade que é qualquer coisa.  :-X

http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-05-12/bond-market-meltdown-deconstructed-five-charts-that-explain-why

Eu acho que já devia ter saído das Obrigações há um mês atrás!  :laugh:

E agora, é motivo para "panicar" e limpar as obrigações e colocar em acções Europeias, uma vez que se estima que o PIB da Eurozone suba este ano?

Estou aqui com mais um monte de notas para aplicar e estou ainda em dúvida onde as coloco:

- Acções EUA: Não sei até que ponto o rally do EUR/USD não irá destruir os ganhos que a economia norte americana venha a ter.

- Acções Europeias: Tudo indica que estamos no bom caminho, mas ainda falta saber info mais definitiva da Grécia que pode afectar. O Timming é importante aqui.

- Obrigações LP de países: Parece-me que virão por aí abaixo, com o crescimento da economia europeia e a subida da inflação, yields...

- Apostar em mercados de acções do oriente (China e Japão) para diversificar. Há sempre o risco do câmbio e também têm vindo de uma subida muito forte no último quarter, existiu também uma correcção agora, mas tenho pouca info para perceber o cenário macro-económico até ao final do ano.

Querem comentar sobre estas observações?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Misturas para quase todos os gostos

Quem tem falta de tempo, conhecimento ou dinheiro para construir uma carteira de fundos diversificada, tem nos fundos mistos uma solução prática. Basta definir o seu perfil de risco. Mas, se preferir uma estratégia mais agressiva, o resultado pode ficar aquém do esperado.

https://www.dropbox.com/s/3o6drb42tppsv81/Fundos_Mistos_Jornal_de_Negocios.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ótimos artigos, obrigado :)

Sinceramente se já tivesse um lazy portfolio interessante (3 a 4 fundos base) pensava seriamente em investir no petróleo acho que irá começar a subir aproveitava a subida e retirava mais valias. O que acham?

Entretanto os meus fundos

sZXbAZz.png

Subam meninos subam :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que a Grécia não irá restar outra alternativa à saída do €...

Os sinais sempre foram de ameaça, mas ultimamente intensificaram-se. Enfim. Espero estar enganado, porque caso contrário irá ser ''lindo'' ver o que se segue.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que a Grécia não irá restar outra alternativa à saída do €...

Os sinais sempre foram de ameaça, mas ultimamente intensificaram-se. Enfim. Espero estar enganado, porque caso contrário irá ser ''lindo'' ver o que se segue.

Isto faz-me lembrar o avanço e recuo por parte da FED da retirada do QE, se tiver que acontecer que aconteça o mais depressa possível, leva-se a pancada e depois estabiliza, se não vamos "sangrando" sem fim á vista...mas...acredito pouco nisso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Saindo um pouco da temática dos fundos...

http://observador.pt/2015/05/13/montepio-adia-o-pagamento-dos-juros-das-obrigacoes/

Isto no limite seria considerado um evento de crédito ou não?  ::)

Não porque mais de 2/3 dos detentores estavam presentes e concordaram. Aliás foi mesmo 90%.

O facto desses 90% que concordaram serem empresas/seguradora/fundos do grupo montepio, ou seja, serem empregados do individuo que está a pedir-lhes isso é pura coincidência nada relevante para o assunto.

Ah e uma vergonha.

::)

Mas segundo informação avançada ao Observador por um investidor que participou nas reuniões realizadas esta quarta-feira, a maioria dos votos registados, cerca de 90%, pertencem a obrigações detidas pelo Montepio Geral e as suas participadas, a Lusitânia e a Futuro. Alguns participantes invocaram que, nos termos legais, deveriam ser suspensos os direitos de voto de entidades emitentes e suas participadas, mas a mesa da assembleia recusou esta interpretação jurídica.

http://observador.pt/2015/05/13/montepio-adia-o-pagamento-dos-juros-das-obrigacoes/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto faz-me lembrar o avanço e recuo por parte da FED da retirada do QE, se tiver que acontecer que aconteça o mais depressa possível, leva-se a pancada e depois estabiliza, se não vamos "sangrando" sem fim á vista...mas...acredito pouco nisso.

...quanto a mim isto vai resolver-se mais depressa do que parece e não vai haver grexit nenhum...isso era o fim do euro e isso não interessa à Alemanha França...etc...apertem os cintos que vai descolar...lol ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...quanto a mim isto vai resolver-se mais depressa do que parece e não vai haver grexit nenhum...isso era o fim do euro e isso não interessa à Alemanha França...etc...apertem os cintos que vai descolar...lol ;)

É a minha opinião, e a saída deste impasse vai ser o próprio povo Grego a dá-la, o Governo faz referendo, os Gregos apesar de tudo são pró Europa, o não ganha e o Governo tem legitimidade para ultrapassar as linhas vermelhas e pronto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Minha opiniao é: a Grecia nao sai... pese embora todo o mal que continua a provocar na Europa

Alias voces sabem isto faz me lembrar quando estamos com pinga no nariz... mas sem febre....andamos nisto alguns dias e às vezes passa outras ficamos 1 2 dias de cama encharcados de comprimidos

HAAHHAHAH

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Minha opiniao é: a Grecia nao sai... pese embora todo o mal que continua a provocar na Europa

Alias voces sabem isto faz me lembrar quando estamos com pinga no nariz... mas sem febre....andamos nisto alguns dias e às vezes passa outras ficamos 1 2 dias de cama encharcados de comprimidos

HAAHHAHAH

É um pouco isso sim :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.bloomberg.com/news/articles/2015-05-12/bond-market-meltdown-deconstructed-five-charts-that-explain-why

Eu acho que já devia ter saído das Obrigações há um mês atrás!  :laugh:

E agora, é motivo para "panicar" e limpar as obrigações e colocar em acções Europeias, uma vez que se estima que o PIB da Eurozone suba este ano?

Estou aqui com mais um monte de notas para aplicar e estou ainda em dúvida onde as coloco:

- Acções EUA: Não sei até que ponto o rally do EUR/USD não irá destruir os ganhos que a economia norte americana venha a ter.

- Acções Europeias: Tudo indica que estamos no bom caminho, mas ainda falta saber info mais definitiva da Grécia que pode afectar. O Timming é importante aqui.

- Obrigações LP de países: Parece-me que virão por aí abaixo, com o crescimento da economia europeia e a subida da inflação, yields...

- Apostar em mercados de acções do oriente (China e Japão) para diversificar. Há sempre o risco do câmbio e também têm vindo de uma subida muito forte no último quarter, existiu também uma correcção agora, mas tenho pouca info para perceber o cenário macro-económico até ao final do ano.

Querem comentar sobre estas observações?

Obrigado.

Ninguém quer mandar aqui um bitaite?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive hoje a explorar mais a ferramenta da morningstar há procura de uma funcionalidade que não encontrei e gostava que alguém me dissesse se ela existe.

Basicamente gostava de procurar um fundo que eu pudesse escolher +/- a  percentagem setorial do dito cujo, é uma conice mas foi só curiosidade  :)

Alguém conhece uma ferramenta que dê para fazer isto?

Patanisca sinceramente eu fazia uma introspecção do teu portfolio atual e tentava encontrar as falhas e colmatar para reduzir a volatibilidade. Se achares que és capaz de market timming e vez uma janela também podes fazer isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Despacha-te GRECIA  :) :'( :);)

€€€€ em The Jupiter Global Fund - Jupiter European Growth Class L EUR Acc

em modo espera... 8) 8) 8)

Se estás à espera que a situação da Grécia se resolva bem podes esquecer.

É bom ter um plano como me parece que tens, não creio é que os mercados estejam preocupados com a Grécia para definir uma tendência de M/LP.

No CP a história é outra, aliás todas as notícias relacionadas com a Grécia provocam barulho e é disso que os DT´s gostam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Está na altura do Eur/Usd desvalorizar um pouco, vamos ver se vêm novamente aos 1,11X e os índices voltam a ganhar força.

Alguns estão próximos de suportes muito importantes, vamos ver como corre a próxima semana.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo a cair, tudo no vermelho!!...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/sp500_atinge_novo_maximo_historico_em_dia_de_maus_dados_economicos.html

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND ( 98% EUA )

YTD: +11,04%

1ANO: +41,34%

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R ( 55% EUA )

YTD: +10,34%

1ANO: +26,16%

:laugh: :laugh: :laugh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )