Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Para já não estou preocupado, apesar de em uma semana estar com -1.5% nesta carteira de fundos, mas passei cerca de ano e meio a mentalizar-me para criar uma carteira assim e saber aguentar perdas ;) Estou perfeitamente calmo, acompanho porque gosto de ir sabendo mais sobre o assunto, mas penso que a carteira é diversificada o suficiente para não sair a perder, pode é demorar mais tempo do que o planeado, mas não tenho intenções de mexer neste montante rápido ;)

Em relação às commodities, tenho pequena parte investida num fundo acreditando na subida do petróleo. Quando este subir e consequentemente as empresas associadas ao mesmo subirem tenciono sair desse fundo e apostar em commodities de forma mais geral sem grande inclinação para uma em concreto!

-1,5% nessa carteira é "pouco relevante". Continua com essa mentalidade e segue o teu plano ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contentes?  ;D

Até parece que é um dia de subida que altera/inverte a big picture  ;D :P .

Boas. Deu gosto ver isso a verde. Só aqui com a Mota Engil e a Teixeira Duarte é que tinham de estragar o dia.

Então mas tu investes na ME e TDSA neste momento? Com tão melhores alternativas no PSI...

Até prefiro o BCP à ME, nem falo da TDSA ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Cardoso. Não investi agora, já foi há uns meses bem largos, quase um ano. Tenho acções do BCP, TDA, ME e PT. Se as da TDA e da ME me preocupam, já nem falo nas da PT. Essas estou mesmo a ver que são para esquecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Enviei ontem pedido de esclarecimento ao Banco Best, mas em todo o caso queria saber se alguém teve problemas semelhantes. Tive dois:

1) fundos que têm um montante mínimo inicial de 500 ou 1000 euros, que já tenho em carteira, e aos quais quero acrescentar uma quantia reduzida (100-200 euros). Indicam que não há "montante mínimo adicional" (portanto reforços posso fazer os que quiser, presumo eu). O site não me deixa, considera o reforço como "compra" e assume o montante mínimo inicial.

2) incoerência entre algumas indicações sobre fundos: se usar a ferramenta "Pesquisa de fundos", escolher alguns e fizer "comparar", alguns fundos dizem que não há qualquer montante mínimo inicial. Contudo, quando vou directamente ao fundo que quero e proceder à compra, aí sim aparece um montante mínimo adicional. Este segundo problema deixou-me profundamente irritado ontem, porquê? Porque perdi horas durante a semana a pesquisar fundos em várias categorias, e um critério fundamental na minha escolha de fundos era precisamente não haver montante mínimo para investimento inicial (ou haver montante mínimo baixo). A partir daí, seleccionei fundos de acordo com este (e com outros) critério(s), deixei de lado outros, e quando vou para comprar afinal já não dá, e lá se vão as horas de pesquisa, e lá tenho eu de recomeçar, arranjar tempo, analisar, etc.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Enviei ontem pedido de esclarecimento ao Banco Best, mas em todo o caso queria saber se alguém teve problemas semelhantes.

No Best nunca me aconteceu isso, mas no Invest sim. O mínimo de abertura de um fundo era 1000€ (como praticamente todos no Invest) e o adicional era de 1€. No entanto eles fazem como dizes, não há o conceito de reforço, é sempre uma compra nova, logo mais 1000€. Falei com o gestor de conta, ele disse-me que era uma coisa que muitos se queixavam e que o departamento comercial estava a par, mas para já não havia nada a fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Enviei ontem pedido de esclarecimento ao Banco Best, mas em todo o caso queria saber se alguém teve problemas semelhantes. Tive dois:

1) fundos que têm um montante mínimo inicial de 500 ou 1000 euros, que já tenho em carteira, e aos quais quero acrescentar uma quantia reduzida (100-200 euros). Indicam que não há "montante mínimo adicional" (portanto reforços posso fazer os que quiser, presumo eu). O site não me deixa, considera o reforço como "compra" e assume o montante mínimo inicial.

2) incoerência entre algumas indicações sobre fundos: se usar a ferramenta "Pesquisa de fundos", escolher alguns e fizer "comparar", alguns fundos dizem que não há qualquer montante mínimo inicial. Contudo, quando vou directamente ao fundo que quero e proceder à compra, aí sim aparece um montante mínimo adicional. Este segundo problema deixou-me profundamente irritado ontem, porquê? Porque perdi horas durante a semana a pesquisar fundos em várias categorias, e um critério fundamental na minha escolha de fundos era precisamente não haver montante mínimo para investimento inicial (ou haver montante mínimo baixo). A partir daí, seleccionei fundos de acordo com este (e com outros) critério(s), deixei de lado outros, e quando vou para comprar afinal já não dá, e lá se vão as horas de pesquisa, e lá tenho eu de recomeçar, arranjar tempo, analisar, etc.

Cumps

Podes dar exemplos de alguns fundos em que isso aconteceu?

Acho que todos os fundos tem um mínimo de montante adicional ou 1 share.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como geralmente se dá muito mais importância ás quedas...

Foi uma semana de altissima volatilidade, e de grandes quedas nos mercados e os fundos não poderiam fugir á regra.

Peguei nos fundos da 1ª página e vi as rentabilidades a 1 semana de cada um.

Esta "carteira" desvalorizou -3,49%.

Se tivessemos 10.000€ de carteira, sem qualquer mais valia anterior, teriamos á data de hoje 9.651€, 349€ de menos valias.

A realidade é esta, e os números são sempre a melhor forma de espelhar o que realmente aconteceu, é verdade que uma queda de 3,49% é algo brutal, mas para quem tivesse entrado no inicio do ano? com fundos a subir mais de 20% no trimestre? ou quem tem fundos há 1, 2, 3, 5 anos? afectou assim tanto?

Fico de alguma forma agradado com os "corajosos", que vendo o mercado a cair e sabendo que o mercado está mais barato, reforçaram posições, vejam as contas que fiz há uns posts atrás da diferença de perda de € em resgatar fundos numa prespectiva de market timming e o custo de oportunidade que acarreta tais decisões.

A indecisão e a irracionalidade dos mercados não podem de alguma forma nos condicionar nas nossas estratégias, esta questão do Reino Unido foi gritante, tudo apontava para uma grande instabilidade politica, e com consequências nos mercados, afinal nada disso aconteceu e os mercados tiveram consequencias sim, mas muito positivas com 2 dias de fortes valorizações.

Devemos estar atentos sim, mas talvez não muito em demasia, isso condiciona-nos na altura de tomar decisões, os mercados serão sempre isto, de altos e baixos, e se estamos á espera para entrar nunca mais entramos, e se estamos á espera que o mercado vai cair estamos sempre a resgatar, mas isto é uma lenga lenga já antiga  ;D

Buffett: ‘Seja ganancioso quando os outros têm medo, e tenha medo quando os outros são gananciosos’

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fico de alguma forma agradado com os "corajosos", que vendo o mercado a cair e sabendo que o mercado está mais barato, reforçaram posições, vejam as contas que fiz há uns posts atrás da diferença de perda de € em resgatar fundos numa prespectiva de market timming e o custo de oportunidade que acarreta tais decisões.

Só tenho pena de só ter arranjado 1000€ para reforçar, senão tinha entrado em grande.

Ainda assim consegui reforçar dois fundos da carteira satélite, que hoje já estão a valorizar :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes dar exemplos de alguns fundos em que isso aconteceu?

Acho que todos os fundos tem um mínimo de montante adicional ou 1 share.

Olá Filipe,

Com certeza. No caso do montante mínimo adicional, aconteceu-me para dois fundos:

- LU0347184318

- LU0106235707

Relativamente à incoerência de informação entre pesquisa de fundos e condições dos mesmos:

- LU0484424394

- LU0144750105

Entretanto, continuei os meus reforços, alterando as escolhas iniciais por força do problema com as indicações do Best, e optei por reforçar alguns fundos que apresentaram menores subidas ao longo do último ano (e que perderam peso na minha carteira) ou que até têm andado negativos - mas com boas prestações quando comparados com as respectivas categorias de fundos. Acho que assimilei bem as regras básicas dos fundos  8)

De resto, David, excelente post mais uma vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só tenho pena de só ter arranjado 1000€ para reforçar, senão tinha entrado em grande.

Ainda assim consegui reforçar dois fundos da carteira satélite, que hoje já estão a valorizar :)

Cuidado.

Não devemos entrar em pânico por umas descidas, mas também não devemos entrar em euforia porque recomeçaram as subidas.

Eu também gostaria muito que subisse tudo até ao infinito e sinto-em muito contente por, por exemplo, o Pictet Europe Index ter subido mais de 3% no dia 8. Mas é preciso ter calma. De repente pode voltar a cair. Deus queira que eu esteja totalmente enganado e que agora engate tudo a subir, mas eu acho que esta mini-correção não irá impedir uma correção muito superior e a breve prazo (até ao final do ano).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Desde os máximos de Abril até aos mínimos de quinta-feira, as bolsas do Velho Continente registaram uma correcção de 9% em média. Grosso modo, poder-se-á dizer que as bolsas passaram de uma subida de 23% em média desde os máximos de Abril, para ganhos médios actualmente em torno de 15% no conjunto do ano, o que também não está nada mal. A semana que agora termina começou com as bolsas europeias a registarem importantes subidas na sessão de segunda-feira e nas primeiras horas de terça-feira, para depois caírem no final de terça e continuarem a corrigir na quarta e durante grande parte da sessão de quinta-feira. O interessante da semana está na retoma das últimas horas de sexta-feira na Europa, o que nos faz apostar numa retoma de curto prazo.

Não temos de momento figuras de inversão de tendência, mas temos sinais de esgotamento das quedas. Se observarmos os futuros do Euro Stoxx 50, poder-se-á dizer que a projecção mínima teórica de queda das formações de inversão em ‘cabeça e ombros’ foi cumprida com a máxima precisão. Não quero com isto dizer que já assistimos ao final da correcção, porque a informação de que dispomos neste momento é insuficiente para o dizer, mas se a tudo isto juntarmos o facto de a sobrevenda diária estar muito forte, o lógico será apostar numa retoma com alguma consistência nos próximos dias e aí logo veremos o que nos querem dizer as bolsas."

Commerzbank

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Filipe,

Com certeza. No caso do montante mínimo adicional, aconteceu-me para dois fundos:

- LU0347184318

- LU0106235707

Relativamente à incoerência de informação entre pesquisa de fundos e condições dos mesmos:

- LU0484424394

- LU0144750105

Entretanto, continuei os meus reforços, alterando as escolhas iniciais por força do problema com as indicações do Best, e optei por reforçar alguns fundos que apresentaram menores subidas ao longo do último ano (e que perderam peso na minha carteira) ou que até têm andado negativos - mas com boas prestações quando comparados com as respectivas categorias de fundos. Acho que assimilei bem as regras básicas dos fundos  8)

De resto, David, excelente post mais uma vez.

Olá Jmnp,

Vendo caso a caso:

- LU0347184318 : o minimo adicional é de 1 share (170, €) como podes ver aqui:

https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=5&SecurityToken=F000002FBY]2]1]FOPRT%24%24ALL_593&Id=F000002FBY&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

- LU0106235707. Minimo adicional de 500 €.

https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=5&SecurityToken=F0GBR04AFQ]2]1]FOPRT%24%24ALL_593&Id=F0GBR04AFQ&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

- LU0484424394 :  Minimo adicional de 1000 €.

https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=5&SecurityToken=F00000GUWY]2]1]FOPRT%24%24ALL_593&Id=F00000GUWY&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

- LU0144750105 : Minimo de 1 share (883 €).

https://lt.morningstar.com/okhysb8aoh/snapshot/default.aspx?tab=5&SecurityToken=F0GBR04HQ7]2]1]FOPRT%24%24ALL_593&Id=F0GBR04HQ7&ClientFund=1&CurrencyId=EUR

Realmente no comparador de fundos não mostra o mínimo adicional. Eu quando faço essa pesquisa faço-a na pesquisa de fundos. Aí a informação está completa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado.

Não devemos entrar em pânico por umas descidas, mas também não devemos entrar em euforia porque recomeçaram as subidas.

Não foi uma euforia, faz parte do meu plano para 2015 duplicar o valor investido na minha carteira principal, aplicando para cada um dos fundos um valor igual ao já aplicado. Tenho vindo a fazer isso gradualmente com as poupanças mensais e agora só fiquei com pena de não ter mais dinheiro disponível para aproveitar esta correção.

Ou seja, não investi 1000€ só porque houve uma correcção, ia investi-los de qualquer forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@ Filip€: pois  :) . É um bocadinho chato, porque não há nada como comparar fundos, e o comparador deixa um pouco a desejar neste aspecto. A partir de agora verei sempre as condições através da pesquisa de fundos e irei usar o comparador para os restantes critérios.

edit: eles estão agora a par da situação, depois darei feedback no caso de haver melhoria.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Cardoso. Não investi agora, já foi há uns meses bem largos, quase um ano. Tenho acções do BCP, TDA, ME e PT. Se as da TDA e da ME me preocupam, já nem falo nas da PT. Essas estou mesmo a ver que são para esquecer.

Boas ee99161,

Então entraste na altura em que as construtoras começaram a levar porrada. As da PT, infelizmente, vão ser para esquecer.

Espero que não faças PM.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É um small picture Cardoso24  ;D o big picture é olhar para trás e ver as rentabilidades a 1 ano, a 3 ou a 5.

ahaha  ;D

Exacto mas cuidado, a 1/3 ou 5 anos está tudo bonitinho.

Já ouvi falar que os fundos serão os responsáveis pela próxima crise financeira, vamos a ver, mas...é bem possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em USD e tudo :P estás forte  ;D

Vai correr lindamente...

Agora é a idade para arriscar Cardoso :P

Hoje subscrevi mais uns 3... estive a olhar para eles, graficos interessantes, investimentos em empresas de renome, porque nao ahaha

Quando tiver na conta ponho aqui os nomes dos fundos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ahaha  ;D

Exacto mas cuidado, a 1/3 ou 5 anos está tudo bonitinho.

Já ouvi falar que os fundos serão os responsáveis pela próxima crise financeira, vamos a ver, mas...é bem possível.

Essa noticia, em que o protagonista foi alguém que se chama Vitor Constâncio!!, não diz exactamente isso, até porque nunca poderia ser, um fundo não tem mais do que activos do mercado, o que ele especificou, foi que com uma procura maior por parte deste tipo de aplicação em detrimento de produtos de banco, repara bem, produtos de banco como depósitos a prazo, numa queda acentuada de mercados pode haver uma corrida a resgates e com isso haver uma falta de liquidez por parte dos mesmos.

Resumindo, ele tem de vender o peixe dele, e o peixe dele é depósitos, está com receio de os bancos não terem dinheiro ( fundos é património dos clientes ), para fazer as suas jogadas.

Mas numa coisa ele tem razão, é essa tal falta de liquidez, no entanto em 2008 não me recordo de tal ter acontecido.

Recordo só aqui uma parte dessa noticia onde fica tudo dito e demonstra a sua preocupação: "Segundo o vice-presidente do BCE e ex-governador do Banco de Portugal, os bens das entidades financeiras não bancárias mais do que duplicaram na última década, tendo atingido 23,5 mil milhões em Dezembro de 2014."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )