Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Fui consultar a carteira hoje e vejo lá menos 500€ do que ontem! Ai  :police:

Por outro lado, vejo aqui uma boa oportunidade para comprar barato. Vamos ver quem arrisca e adivinha quando é que a correcção termina e isto volta a subir.

O meu fundo de Obrigações LP levou um estoiro que quase me levou as mais valias todas YTD.

As Acções EUA idem, por causa do EUR ter valorizado ~1% hoje e as bolsas terem deslizado pelo 2º dia.

As obrigações LP vão passar um mau bocado nos próximos tempos, cuidado.

Era insustentável ter alguém a pagar para emprestar dinheiro. Aliás bastou um espirro que toda a gente saiu a vender obrigações e deu nisto. Quando houver um crash, vai lá vai  ;D  (Lembrem-se disto).

O ING (L) Agora NN acho que já desvalorizou mais de 8% eu que o tinha quase nos 30%, está abaixo dos 20%.

Pela evolução do gráfico não estou a ver uma boa oportunidade para comprar. Já vai numa das maiores quedas de há 5 anos e de forma rápido. Também não é menos verdade que isto pode fazer efeito elástico mas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Será correto afirmar que na próxima semana os mercados vão voltar á normalidade e os fundos a começarem a ter ganhos?

Ninguém te pode responder a isso.

Se não estás a fazer "Market Timming" qual é a tua preocupação com as recentes quedas? Se é para daqui a +3 anos, não te deves preocupar com as oscilações diárias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Chegou o momento do rebalanceamento anual das minhas carteiras. Estou à procura de dois tipos de fundos de acções globais: um de tipo "Valor" e outro de tipo "Misto", entre Valor e Crescimento. Deparei-me com estes. O que acham?

Valor

Nordea-1 Global Stable Equity Fund Unhedged E EUR (link), ISIN LU0229519805

Não encontro grandes alternativas a este, que estejam disponíveis no Best e não tenham mínimos demasiado elevados para investimento inicial.

Misto

Candriam Eqs L Sustainable Wld N (link), ISIN LU0133360320

Deutsche Invest I Global Thematic NC (link), ISIN LU0298697664

NN (L) Global Equity X Cap EUR (link), ISIN LU0121207616

NN (L) Global Sustainable Eq X Cap EUR (link), ISIN LU0121204431

Cumps

jmnp

Rebalanceamento anual? Em que altura o costumas fazer?

Ou é quando faz 1 ano?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Filip€ tentei fazer uma análise muito por alto ao fundo que escolheste (obviamente serve de treino).

A 3 anos Retorno -> Desvio Padrão

dh8isDV.png

A 1 ano

7Xd8t3C.png

Na minha opinião não fizeste de todo uma má escolha de fundo. Se é o melhor ou não, não sei. Mas tem um comportamento na média

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agora que criei uma carteira diversificada a sério é que isto está com algumas descidas. Bem resta aguardar pelas subidas, espero eu ;)

Tiago24

Se a carteira está diversificada (apesar deste momento) não te tens de preocupar que não desce tudo. As commodities devem ter subido, por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A quem o dizes Cardoso24 tenho 66% da minha carteira investida no ING, até estou a andar de lado. O meu objetivo é reavaliar estratégias em Junho quando pretendo recapitalizar os investimentos, mas mesmo assim nunca pensei que um fundo de obrigações pudesse ser tão volátil. Espero pelo efeito elástico :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Filip€ tentei fazer uma análise muito por alto ao fundo que escolheste (obviamente serve de treino).

A 3 anos Retorno -> Desvio Padrão

dh8isDV.png

A 1 ano

7Xd8t3C.png

Na minha opinião não fizeste de todo uma má escolha de fundo. Se é o melhor ou não, não sei. Mas tem um comportamento na média

Eu não escolhi esse Candriam... estás-me a confundir com o Jmnp. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tiago24

Se a carteira está diversificada (apesar deste momento) não te tens de preocupar que não desce tudo. As commodities devem ter subido, por exemplo.

Para já não estou preocupado, apesar de em uma semana estar com -1.5% nesta carteira de fundos, mas passei cerca de ano e meio a mentalizar-me para criar uma carteira assim e saber aguentar perdas ;) Estou perfeitamente calmo, acompanho porque gosto de ir sabendo mais sobre o assunto, mas penso que a carteira é diversificada o suficiente para não sair a perder, pode é demorar mais tempo do que o planeado, mas não tenho intenções de mexer neste montante rápido ;)

Em relação às commodities, tenho pequena parte investida num fundo acreditando na subida do petróleo. Quando este subir e consequentemente as empresas associadas ao mesmo subirem tenciono sair desse fundo e apostar em commodities de forma mais geral sem grande inclinação para uma em concreto!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para já não estou preocupado, apesar de em uma semana estar com -1.5% nesta carteira de fundos, mas passei cerca de ano e meio a mentalizar-me para criar uma carteira assim e saber aguentar perdas ;) Estou perfeitamente calmo, acompanho porque gosto de ir sabendo mais sobre o assunto, mas penso que a carteira é diversificada o suficiente para não sair a perder, pode é demorar mais tempo do que o planeado, mas não tenho intenções de mexer neste montante rápido ;)

Em relação às commodities, tenho pequena parte investida num fundo acreditando na subida do petróleo. Quando este subir e consequentemente as empresas associadas ao mesmo subirem tenciono sair desse fundo e apostar em commodities de forma mais geral sem grande inclinação para uma em concreto!

perdi 1,4% em 3 semanas, reduzi-a em 60% (não gosto de fazer isto),tirei os fundos de taxa fixa,  agora só reforço com acordo com a grécia...em acções europeias... >:(

...e parabens aos gestores do fundo banco bic investimento que com tudo a levar castanhada subiu 2%...lol :o :o :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Miguel!

Embora haja muitos foristas que não gostem do Japão, eu não sou um deles. Continuo a pensar que, como 3ª economia mundial, tem muito para dar. Tenho as minhas preferências como qualquer um.  Dos fundos que referes conheço alguns e tenho um deles.

Os que estão a ter melhores resultados são os da Schroder. No entanto, o "timing" talvez não seja o mais adequado...eles são muito voláteis e apresentam, por norma, desvio-padrão em torno dos 10%. O da Blackrock Japan também é interessante. O que eu possuo em carteira é o da Pictet que referes no teu post. Mas cuidado...ainda à poucos dias estava em máximos, cerca de 69 euros, e só hoje caiu 3,41%  :o ...

Considera  ;) .

Um abraço!

antes de tudo obrigado pela resposta.. eu tenho visto as quedas, por isso julgo que seja uma boa oportunidade agora.. não me importo que até possa cair mais um pouco desde que com os efeitos do QE a coisa dê a volta.. e como é a 2/3 anos acredito que seja possivel fazer render agora.. O Jpmorgan japan que tenho usado como referência já chegou a cair 4.37. Obrigado pela ajuda novamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sou um dos que não gostam particularmente do Japão mas face ao QE japones e numa perspectiva de diversificação resolvi entrar num fundo de acções Asia (inclui o Japão):

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001WLJ

De todos os que vi na altura pareceu-me ser o melhor.

mas esse não é small/medium caps, pois não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas esse não é small/medium caps, pois não?

Não é um small cap, abrange todos as capitalizações. Diria que é mais capitalização média.

[table][tr][td]Capitalização bolsista[/td][td]% de acções[/td][/tr][tr][td]Muito Grande[/td][td]16.80[/td][/tr][tr][td]Grande[/td][td]17.22[/td][/tr][tr][td]Médio[/td][td]34.11[/td][/tr][tr][td]Pequeno[/td][td]27.36[/td][/tr][tr][td]Micro[/td][td]4.51[/td][/tr][/table]

Dai eu ter escolhido este. É o único fundo que tenho para a Ásia e parece-me bastante abrangente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...."Para os futuros do Euro Stoxx 50 dávamos um objectivo de queda para perto dos 3.430 pontos e para os futuros do alemão Dax os 11.000 pontos. De momento, poder-se-á dizer que os futuros do índice europeu já quase cumpriram o objectivo de queda, se bem que ao alemão ainda falte cair um pouco mais. No entanto, observando os gráficos, poder-se-á dizer que o objectivo de queda já foi cumprido em 80%. De qualquer das formas, insistimos, a correcção que estamos a observar desde os máximos de Abril não representam qualquer mudança na tendência altista de médio e longo prazo. Trata-se apenas do típico ajuste às fortes subidas acumuladas durante o primeiro trimestre e que fizeram os índices subir mais de 20%. Esta queda é apenas mais um mínimo crescente que servirá de origem para o próximo movimento altista em tendência."

Commerzbank

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então podemos afirmar que esta é uma boa altura para investir certo?

D@vid se tivesses que arriscar um número dirias que as correções ocorrem de quanto em quanto tempo?

eu não sou versado sobre a matéria, mas acho que essa pergunta não tem resposta fidedigna por parte de ninguém.. embora a economia seja uma ciência, está longe de ser exacta e ainda mais longe de ser mensurável:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu reparei que foi +/- no final do trimestre. Se este tipo de comportamento for um padrão serve para gerir +/- a altura de capitalizar os fundos. Por exemplo agora será uma boa altura para fazer as entradas nos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se houvesse padrão claro seríamos todos tão ricos, minha nossa, eu neste momento estaria a tomar uma banhoca na piscina de uma vivenda que teria comprado e remodelado ao pé de Vila Viçosa, com jacuzzi e tudo  8)

Há ciclos, sim, com várias amplitudes, um deles gira à volta de 1-3 anos. Obviamente que dizer 1-3 anos é o mesmo que prognosticar um jogo entre derrota 0-2 e vitória 3-0: não permite prever nada e não se está a dizer grande coisa. Até porque depende daquilo de que estamos a falar: variações generalizadas, ou só de (alguns tipos de) acções, obrigações, liquidez...  Mas só assim por acaso, a última forte correcção foi precisamente em Maio de 2013. Esta correcção actual por agora não é nada, quando comparada com 2013.

Quanto à altura para investir: embora seja pouco relevante a longo prazo, sim, é uma boa altura para investir ou reforçar fundos, e é uma péssima altura para resgatar fundos perdedores, algo que curiosamente muitos fazem por se deixarem levar pela emoção. No meu caso, isto calha agora precisamente no momento do rebalanceamento anual da minha carteira. Já tomei a minha decisão de reforços e compras de UP's, independentemente da situação actual (depende apenas do equilíbrio da carteira e da diversificação). Mas já que estamos assim, fixe, vou esperar uns (poucos) dias, a ver se desce mais um bocadinho, e aí reforço e invisto naqueles fundos já escolhidos. Mas daqui a 20 anos, ter esperado 2 ou 10 dias naquele longínquo ano de 2015 será realmente irrelevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu depois de processar a info que li nos media internacionais hoje de manhã tenho algumas dúvidas em reforçar agora, tipo na próxima semana. Há muita indefinição. Ainda agora acabaram de sair dados positivos do desemprego norte americano e as bolsas estão a reagir bem, mas enquanto a situação da Grécia não tiver um destino mais claro, não sei se é boa ideia entrar/reforçar.

É um risco. Se tem risco, tem potencial. :laugh:

Lancem a moeda ao ar! Uns vão ter sorte, outros não.

De qualquer forma é como já se está farto de falar neste tópico, no caso de fundos, que maioritariamente são para LP, é pouco relevante o timming de entrada, quando falamos em pequenas correcções como a desta semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante ideias

esperemos é que nos fundos não se passe o que se passa na gasolina/gasóleo.. Para descer todos santos ajudam, já para subir.... :-[

infelizmente é ao contrário... nos combustíveis, para subir o preço todos os santos ajudam, agora para descer...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então podemos afirmar que esta é uma boa altura para investir certo?

D@vid se tivesses que arriscar um número dirias que as correções ocorrem de quanto em quanto tempo?

Não arrisco :) nem vale a pena sequer vaticinar essas coisas, há alguns ciclos que se vão repetindo por vários motivos, como em Maio haver aquela citação "sell in may and go away" que durante alguns anos, coincidência ou não, fazia com que os mercados corrigissem neste mês, mês de Agosto com tomadas de mais valias para as férias...

Sabendo que historicamente os mercados, podem demorar tempo, mas vão batendo máximos, e os fundos seguem os mercados e eles próprios batem os seus máximos, e sabendo nós que muitos deles o fizeram no mês de Abril devido ás subidas estratosféricas ( parece que se esquece disso ) que obtiveram em 3/4 meses, temos de esperar que voltem a batê-los.

Exercício:

Um fundo comprado a 5€ e 100 Ups = 500€.

Desvalorizou 5%, temos 4,75€, resgatamos perdemos 0,25€*100= 25€

Mantendo o mesmo sem resgatar, valorizou 5% a seguir, temos actualmente 4,9875€...498,75€

Quem resgatou, vendo que está a subir, compra de seguida a 4,9875€, 498,75€, teve de arranjar mais capital ( 23,75€ ) para comprar as mesmas UPs.

Quem manteve está com uma desvalorização de 1,25€ ( 0,25% ).

Quem resgatou está com uma desvalorização de 26,25€ ( 5,25% ) 25€ do 1º resgate e da recompra das mesmas 100 UPs.

São contas que valem o que vale mas que deveria de deixar a pensar quem por impulso resgata ao ver fundos a cair, hoje em dia há a vantagem de se colocar as mais valias no IRS em compensação das mais valias, mas eu prefiro ter mais valias a menos valias :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )